quinta-feira, dezembro 31, 2009

Leitores eletrônicos estarão entre as estrelas de 2010


Quem não comprar um desses no Natal, provavelmente o fará em 2010: os leitores eletrônicos serão, segundo especialistas, a estrela do ano que vem, para o qual se espera uma onda de celulares com o software Android e possivelmente a chegada do esperado Tablet PC da Apple.
Embora o Kindle, da Amazon, seja o mais popular até agora, a oferta de modelos no mercado de e-books é cada vez mais ampla e os preços estão caindo para níveis cada vez mais acessíveis. Analistas preveem que o setor de e-books crescerá de forma exponencial nos próximos anos, modificando o setor editorial do mesmo modo que o iPod da Apple revolucionou o da música online já há quase uma década.

Segundo um recente relatório do banco Credit Suisse, as vendas de leitores eletrônicos passarão do primeiro milhão de unidades registradas em 2008 para 32 milhões em 2014. No ano que vem, o número de concorrentes no mercado só fará crescer.

Spring Design e Plastic Logic, duas companhias da baía de San Francisco (Estados Unidos), entrarão em cena em janeiro com dois esperados leitores eletrônicos focados não só no download de livros, mas também no setor empresarial, porque também permitirão a navegação na internet e trabalhar com documentos de Excel, PowerPoint ou do tipo PDF.

A Apple também pode estar a ponto de entrar neste mercado, mas possivelmente o fará com um aparelho que vai além do leitor eletrônico convencional. Segundo um relatório da empresa de consultoria Oppenheimer baseado nos pedidos de provedores da Apple, a fabricante dos computadores Mac pode lançar seu esperado tablet PC a próxima primavera.

O relatório diz que se trataria de um computador portátil com forma de tábua, tela touch screen de LCD de dez polegadas similar à do telefone celular iPhone e um preço de quase US$ 1 mil nos EUA. Mas pode ser que esta não seja a única surpresa da Apple para 2010.

iPhone 4G
Alguns analistas dão como certo que o iPhone 4G, a nova geração do iPhone, chegará ao mercado antes do meio de 2010, e afirmam que a companhia já entrou em contato com a Foxconn, uma fabricante de produtos tecnológicos com quem a Apple colaborou no passado para a produção do celular.

O próximo iPhone terá provavelmente câmera de 5 megapixels, um processador mais rápido e outras funções como a possibilidade de participar de videoconferências.

Android
Tudo pode ser pouco para manter o ritmo de vendas frente aos telefones celulares com a plataforma do sistema operacional Android, do Google, pois alguns destes modelos, como o Droid, da Motorola, se tornaram sérios concorrentes para o móvel da Apple.

A companhia de pesquisa de mercados CCS prevê uma avalanche de telefones dotados com o Android em 2010. Ao redor de 50 novos modelos chegarão ao mercado no ano que vem, entre eles alguns de fabricantes como HTC e Sony Ericsson.

Paralelamente, os preços dos celulares com este sistema cairão para a faixa dos US$ 100 sem subvenções por parte das operadoras, acrescentam os analistas.

O ano de 2010 pode ser também o ano de outro produto com o qual Google espera revolucionar a forma na qual usamos o e-mail e nos comunicamos na internet.

O Google Wave, a nova ferramenta de colaboração online do site de buscas, poderia ser acessível para o grande público antes de finais de ano, assinalaram recentemente seus próprios criadores. Por enquanto, está disponível só em versão beta e para um reduzido número de internautas convidados por Google.

Robôs cada vez mais funcionais podem roubar empregos


Esta edição da Feira Internacional de Robôs de Tóquio, que abriu suas portas nesta quarta-feira, está mostrando uma nova tendência na indústria robótica japonesa. A crise econômica mundial, que atingiu seriamente o Japão, forçou os pesquisadores a criarem, em menos tempo, máquinas mais práticas, sem tantos detalhes divertidos e com mais funcionalidades reais. O resultado, segundo reportagem publicada pelo The Times de Londres, é que existe uma lista cada vez maior de profissões humanas que os robôs já podem desempenhar mais rápido e melhor.
Como exemplo, o jornal britânico cita o robô Hiro, da empresa Kawada, que consegue identificar cores, formas e faces, e possui uma das melhores mãos mecânicas já criadas. Um dos responsáveis pelo robô Hiro explicou ao jornal que "a linha de produção da fábrica da Nissan, por exemplo, já funciona basicamente com robôs". "No entanto, para algumas funções, eles ainda precisam de pessoas", disse o engenheiro da Kawada.

O fato de fazer o robô humanóide da Honda Asimo passar a correr, ao invés de caminhar, representou um trabalho de décadas, mas muito mais importante foi tornar a máquina um cozinheiro cada vez melhor, afirmou ao Times um engenheiro da Universidade de Tóquio. Os robôs japoneses estão também sendo construídos com softwares de código aberto para encorajar programadores externos a tornarem as máquinas ainda mais úteis.

A nova série de robôs Motoman da Yaskawa foi apresentada durante a feira pela empresa como uma máquina "que em breve vai estar substituindo pessoas sem necessitar de muito espaço ou mudanças nas linhas de produção".

As fabricantes Kawada e Yaskawa, focadas até agora em produzir robôs para a indústria automotiva, segundo a reportagem mudaram seus objetivos e querem ampliar as áreas de atuações das suas máquinas para outros setores, principalmente de serviços e enfermagem.

Por exemplo, o Motoman já pode ser programado, segundo a fabricante, para realizar exames de sangue rotineiros de forma muito mais rápida do que uma equipe inteira de enfermagem. Com o envelhecimento da população japonesa, as empresas de robótica enxergam os idosos e doentes do seu país como um mercado em potencial, desenvolvendo máquinas que poderão atuar como cachorros-guias, enfermeiros, faxineiros e até bombeiros.

A Feira Internacional de Robôs de Tóquio segue até o próximo sábado e reúne mais de 200 empresas e instituições exibindo máquinas e projetos de desenvolvimento robótico.


Feira internacional em Tóquio exibe modernos robôs



A Feira Internacional de Robôs, em Tóquio, abre as portas mostrando aos visitantes o que há de mais moderno em desenvolvimento robótico, com máquinas e projetos expostos por 200 companhias e instituições.
Uma das máquinas que chama a atenção é o robô Nextage, da fabricante Kawada. Ele é equipado com 15 ativadores e duas câmeras. Na demonstração, ele se movimenta e manipula blocos. A feira tem a duração de quatro dias.



Fonte: www.terra.com.br

Novo celular tem sensor de toque que permite 'apertões'


Esqueça as telas sensíveis ao toque. Se depender de um novo projeto desenvolvido pela Synaptics, mais conhecida como a fabricante dos "trackpads" usados em milhões de notebooks ao redor do mundo, em breve você poderá interagir com seu telefone celular de várias outras formas.
Trabalhando em conjunto com a Texas Instruments, Immersion Technologies, The Alloy e The Amazing Tribe, a empresa desenvolveu o FUSE, um protótipo de smartphone que através da combinação de novos sensores e novos conceitos de interface gráfica propõe uma nova forma de interação com dispositivos portáteis.

Há, por exemplo, sensores laterais capazes de detectar um "apertão" e responder ao gesto encerrando uma ligação ou parando a rolagem de uma lista. Acelerômetros respondem ao movimento das mãos, movendo objetos na tela de acordo com a posição do aparelho, e um painel sensível ao toque na traseira permite que se interaja com a interface sem ter de tocar na tela com os dedos.

Segundo o blog Gadget Lab, da revista Wired, a ideia da Synaptics é facilitar o uso do aparelho com apenas uma mão, como era comum há não muito tempo atrás, antes dos Blackberries e smartphones com teclados completos (sejam virtuais ou reais). O conceito utiliza tecnologia já existente, sem futurismos: o protótipo tem um processador Texas Instruments OMAP 3630 (baseado na arquitetura ARM) e tela AMOLED com resolução de 480 x 800 pixels e 3.7 polegadas além de um conjunto completo de sensores de toque, luz, pressão e movimento.

Ainda não há previsão de quando o FUSE chegará ao mercado. A ideia da Synaptics é licenciar o projeto a outras empresas, que poderão produzir os aparelhos e colocá-los nas lojas. Entretanto, um protótipo do FUSE será apresentado durante a feira de eletrônicos CES, que ocorre em janeiro de 2010 em Las Vegas.




Fonte: www.terra.com.br

Net compra direitos de uso de longo prazo de rede da Embratel

A operadora de serviços de telecomunicação e TV a cabo Net anunciou nesta terça-feira que fechou contratos de longo prazo para uso da rede de transmissão de dados da Embratel. Segundo a Net, contratos atuais de capacidade de rede da Embratel de curto prazo e sem garantia de continuidade foram trocados por acordos de longo prazo e irrevogáveis.
A empresa não citou detalhes sobre os contratos nem a capacidade de rede que contratava no backbone IP da Embratel. Em comunicado ao mercado, a Net informou que a nova estrutura de contratos permitirá "melhora da margem Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) sem qualquer alteração material em seu fluxo de caixa".

A operadora divulgou que os novos contratos "foram estabelecidos conforme os atuais preços praticados no mercado e as práticas internacionais de utilização de infraestrutura de terceiros".

A troca na estrutura se deu diante das perspectivas de crescimento do uso da banda larga no Brasil e de "elevados custos de construção de uma rede própria".

No terceiro trimestre, a Net tinha uma base de clientes de acesso rápido à Internet de 2,79 milhões, um crescimento de 35 por cento sobre o mesmo período de 2008.

A companhia anunciou na semana passada adesão ao programa de Internet popular do Estado de São Paulo, estimando entre 1,5 milhão e 1,8 milhão o número de clientes potenciais do novo serviço. Nos acordos com a Net, a Embratel também acertou contratos de "Aquisição de Direito Irrevogável de Uso de Capacidade" para oferta de serviços de telefonia fixa. Tanto a Net como a Embratel tem entre os acionistas o grupo mexicano de telecomunicações


Alemão diz ter decifrado código de privacidade de celulares

Um especialista em computação alemão anunciou ter decifrado o código secreto usado para proteger as conversas de mais de quatro bilhões de usuários de telefones celulares. Trabalhando com outros especialistas, Karsten Nohl passou os últimos cinco meses tentando desvendar o algoritmo usado para codificar a tecnologia GSM.
tecnologia é o padrão mais popular para redes de telefonia celular no mundo, e a descoberta permite que qualquer pessoa ouça conversas telefônicas privadas.

Durante o evento Chaos Communication Congress, em Berlim, na Alemanha, Nohl disse que seu trabalho demonstra que o sistema de segurança da tecnologia GSM é "inadequado". "Estamos tentando informar as pessoas sobre essa ampla vulnerabilidade", ele disse à BBC News. "Esperamos criar pressão e demanda adicional dos consumidores para uma codificação melhor".

A GSM Association (GSMA), entidade que criou o algoritmo de segurança usado no GSA e que supervisiona seu uso, disse que o trabalho de Nohl seria considerado "altamente ilegal" na Grã-Bretanha e em muitos outros países. "Isso não é algo que levamos na brincadeira, de maneira alguma", disse uma porta-voz da associação.

Nohl, por sua vez, disse que consultou advogados antes de publicar seu trabalho e que acredita que o trabalho está dentro da lei.

Algoritmo
Nohl, trabalhando em associação com "algumas dúzias" de pessoas, disse ter publicado as informações que permitem a quebra do algoritmo A5/1, um código de segurança criado há 22 anos e usado por muitas empresas de telefonia celular.

Para quebrar o código, Nohl, que se define como um "pesquisador de segurança na ofensiva", usou redes de computadores para tentar "todas as possíveis combinações" para o código. Ele disse que havia trilhões de possibilidades.

Os resultados estão detalhados em uma vasta tabela, que pode ser usada para determinar a combinação do código usado para proteger uma conversa ou mensagem em texto. "É como uma lista telefônica - se alguém lhe diz um nome, você pode procurar o número", ele disse.

Barateamento
Já era possível decodificar sinais GSM para ouvir conversas, mas o equipamento custa muito caro. Segundo Ian Meakin, da empresa de codificação para celulares Cellcrypt, apenas agências governamentais e criminosos "com bom financiamento" tinham acesso à tecnologia necessária.

O especialista disse que o trabalho de Nohl representa para ele "uma imensa preocupação". "Ele torna mais fácil para pessoas e organizações quebrar ligações GSM", disse Meakin. "(O trabalho) coloca esses instrumentos e técnicas nas mãos de criminosos."

A GSMA, no entanto, disse que não há motivo para preocupação. Segundo a entidade, houve "vários" trabalhos acadêmicos demonstrando como o A5/1 poderia ser prejudicado, mas "nenhum levou a um ataque na prática até agora".

A associação disse que já está trabalhando em uma versão melhorada do algoritmo, conhecida como A5/3.




Fonte: www.terra.com.br

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Netbook do Google com Chrome OS pode vir com multitoque e SSD


Vazaram as especificações do netbook do Google com Chrome OS, e tem muita, muita coisa boa.

De acordo com o IBTimes, o netbook do Google terá a plataforma Nvidia Tegra com um processador ARM. Se os boatos se confirmarem, ele também terá uma tela multitoque de 10,1 polegadas com resolução 1280x720 - ou seja, capaz de reproduzir vídeos em alta definição - além de disco SSD de 64GB, 2GB de RAM, webcam e todo tipo de conectividade: portas USB, porta Ethernet, Wi-Fi, 3G integrado, Bluetooth e, opcionalmente, GPS. E, como era de se esperar, o netbook vai rodar Chrome OS e virá com a suíte de aplicativos web do Google.

Os boatos também indicam que o netbook estará disponível no fim de 2010 pelo preço subsidiado de menos de 300 dólares, o que é impressionante dado o hardware prometido. Ele seria vendido diretamente pelo site do Google, e eles podem se unir a uma operadora móvel nos EUA para vendê-lo com um plano 3G.

Ainda sigo ansioso pelo lançamento do Chrome OS, só não sei pra que 64GB de armazenamento se tudo vai ficar "na nuvem". E, claro, as configurações impressionam agora, mas será que será o caso quando o netbook for lançado, daqui a quase um ano? É esperar pra ver.


GM mostra que seu elétrico Volt anda sobre trechos alagados


Chevrolet Volt, da GM: a montadora diz que trechos alagados não são problemas para ele
Semana passada, enquanto os moradores de São Paulo lutavam contra as enchentes, um pensamento veio à cabeça deste que escreve: “e se, por um azar do destino, houvesse uma oferta de carros elétricos em nosso país, estaríamos vendo agora uma pane geral nos sistemas?”.
Passei o pensamento catastrófico adiante. E confessarei em nome de colegas de redação: muitos desistiram do sonho de, um dia, comprar o próprio veículo ecológico de rouco manso. Pelo menos no tempo em que continuarem a viver na antiga Terra da Garoa.

Se, hoje, até mesmo as autoridades da Terra do Dilúvio justificam os desastres urbanos pela intensidade dos fenômenos naturais, ora, a nós, mortais, só resta a reza e o bom zelo por nossas máquinas à álcool, à diesel ou à gasolina. Assim pensamos. Mas horas depois, lá dos Estados Unidos, a General Motors trovejou um vídeo e nos enviou uma dose de esperança.

Em mais um capítulo da novela Chevy Volt, a montadora mostrou que seu carro, a ser lançado em 2011, não tem o sistema elétrico comprometido ao trafegar por ruas alagadas.

"Máquina do suicídio" ajuda a remover dados de redes sociais



Um novo site promete apagar quase todos os dados criados pelos internautas nas principais redes sociais. Como diz o nome do serviço, a Web 2.0 Suicide Machine remove todos os rastros deixados no Facebook, Twitter, LinkedIn e MySpace.
A "Máquina do Suicídio da Web 2.0" promete eliminar dados pessoais, fotos, comentários e outras informações dos sites compatíveis em menor tempo do que uma remoção manual, e cita o exemplo de tempo médio de 52 minutos para apagar informações no Facebook para um usuário com 1.000 amigos. Na "mão", esse mesmo processo levaria mais de 9 horas e 35 minutos.

O site, gratuito, diz ter ajudado os usuários a deixar de ter mais de 35.535 amigos nas redes. Na prática, a Web 2.0 Suicide Machine não encerra a conta nessas redes sociais, mas consegue apagar a maioria das informações presentes nos perfis do usuário, algo que não pode ser cancelado ou desfeito após o início do procedimento. O endereço do site é www.suicidemachine.org.




Fonte: www.terra.com.br

Rotas aéreas da América viram obras de arte na web


O artista plástico Aaron Koblin se especializou em criar imagens coloridas usando uma matéria-prima incomum: as rotas dos aviões que sobrevoam a América do Norte e partes dos Oceanos Atlântico e Pacífico.
Koblin, funcionário do Google, usa dados fornecidos pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos para conceber as obras, reunidas em seu site pessoal.

Elas mostram a rota de voos na região durante um período de 24h, diferenciando tipo de aeronave, fabricante e altitude percorrida.

As cores mais fortes indicam voos a altas altitudes, e as mais tênues revelam pousos e decolagens. O trabalho dá uma ideia de como é concorrido o céu da América do Norte, onde, diariamente, apenas as empresas aéreas americanas operam cerca de 27 mil voos.





Fonte: www.terra.com.br

Lente de contato controla diabetes


No Canadá, pesquisador desenvolve uma lente de contato que monitora continuamente o nível de açúcar no corpo.


O material das lentes alerta sobre as variações nos níveis de glicose mudando de cor, o que substitui a necessidade de retirar amostras de sangue frequentemente ao longo do dia.
Essa tecnologia não invasiva foi desenvolvida pelo professor Jin Zhang da Universidade de Western Ontario. Ela usou nanopartículas que reagem com as moléculas de glicose encontradas nas lágrimas, causando uma reação química que altera a cor da lente.


Esta semana, o projeto recebeu mais US$216,342 da Canada Foundation for Innovation (CFI) para continuar as pesquisas. Essa mesma tecnologia poderia ser usada em diversas áreas, incluindo empacotamento de alimentos. Filmes com nanopartículas sensíveis poderiam avisariam sobre a entrada de oxigênio, dióxido de carbono e umidade nas embalagens, evitando a ingestão de alimentos


Google pode apresentar seu telefone celular no dia 5

A Google anunciou nesta terça-feira um evento para o dia 5 de janeiro relacionado com o sistema operacional para celulares Android e durante o qual, segundo alguns blogs especializados, poderia apresentar o Nexus One, o telefone celular criado pela companhia.
O convite enviado hoje pela Google à imprensa informa que haverá uma entrevista coletiva sobre o Android na sede da companhia no dia 5, mas não há mais detalhes. A imprensa americana dá quase como certo que o evento servirá para apresentar oficialmente o Nexus One, cuja existência ainda não foi confirmada, mas que já seria usado por muitos funcionários da Google.

Produzido em cooperação com a firma taiuanesa HTC, o Nexus One será distribuído diretamente pela Google e, segundo algumas fontes, também pela operadora T-Mobile. O primeiro telefone celular com a plataforma Android chegou ao mercado há aproximadamente um ano e desde então apareceram diferentes modelos, entre os que o mais popular é, talvez, o Droid, da Motorola.

A Google investiu muito tempo e dinheiro durante 2009 para completar com sucesso sua incursão na área da telefonia celular e promover os telefones de seus parceiros com o Android. Agora, caso os rumores se confirmem, eles terão um novo concorrente com o Nexus One.

terça-feira, dezembro 29, 2009

Loja japonesa faz liquidação de robôs humanóides



Uma loja de departamentos do Japão está fazendo uma liquidação de fim de ano e anunciou a venda de dois andróides personalizáveis, a um preço pouco atraente. Ainda assim, espera-se maior procura do que oferta.
Segundo o site TG Daily, a loja Sogo & Seibu anunciou nesta segunda-feira a venda dos robôs humanóides, fabricados pela empresa Kokoro. A pele dos andróides é feita à base de silicone e sua forma dá ao produto uma enorme semelhança a uma pessoa real.

Os modelos à venda serão capazes de movimentar a parte superior de seus corpos, bem como pronunciar um número limitado de palavras, inclusive podendo usar a voz modulada de seus proprietários.

Alguns robôs humanóides feitos pela Kokoro foram utilizados na Aichi Expo 2005, em Aichi, para ajudar a direcionar as pessoas para locais e eventos específicos.

De acordo com o site de notícias JapanToday, o produto é para poucos, pois cada um deles vai custar cerca de 20 milhões de ienes, ou aproximadamente R$ 395 mil.

Jeremy Hsu, colunista do site PopSci, disse que "a obsessão do Japão por robótica tem levado o mundo de encontro a uma fantasia (ou pesadelo) de ficção científica: robôs em tamanho natural humano, personalizados, semelhantes a você e eu, que falam usando voz humana".

A Seibu & Sogo aceitará encomendas em algumas de suas lojas por no máximo três dias a partir do dia 2 de janeiro de 2010. Apesar do preço salgado, espera-se que haja muitos interessados: se o número de interessados for maior que o estoque, os compradores serão escolhidos por sorteio.




Fonte: www.terra.com.br

Na mão: Asus G51J, o primeiro laptop 3D


Se 2010 promete ser o ano dos equipamentos em terceira dimensão, a Asus acaba de dar uma bola dentro lançando o primeiro notebook compatível com a tecnologia 3D da NVIDIA. O modelo é o poderoso G51J, com tela de 15,6 polegadas iluminada por LED.


A grande novidade da máquina é o display com taxa de atualização de 120 Hz, capaz de proporcionar a experiência de profundidade. Como nosso olho enxerga a cerca de 60 Hz, metade das imagens vai para o lado direito, enquanto a outra vai para o esquerdo.

A configuração do micro acompanha o gás dos jogos mais recentes. Seu processador é um Core i7 720QM, de 1,6 GHz, a memória de 4 GB segue o padrão DDR3 de 1.066 MHz e o disco rígido é de 320 GB. A placa de vídeo é uma GeForce GTX 260M. O conjunto roda Windows 7 Ultimate.
Outro destaque do laptop é o som potente. Ele possui tecnologia EAX Advanced HD 4.0 3D, que simula áudio em terceira dimensão. Na prática, 64 efeitos melhoram o som de 300 jogos compatíveis. É claro que o alto-falante Altec Lansing ajuda muito, por causa dos graves fortes.

Bonito, mas não muito extravagante, o notebook tem acabamento em azul escuro com grafismos e o escudo da série “Republic of Gamers”. Na parte de dentro, o destaque vai para o teclado confortável e iluminado, com botões separados. A parte do apoio aos pulsos é totalmente emborrachada.

O modelo também manda bem nas conexões: tem quatro portas USB, uma HDMI, uma eSATA e uma mini FireWire. Na configuração que estamos avaliando, o Asus G51J custa 6.999 reais e vem com os óculos 3D Vision. Para entender qual é a desse sistema da NVIDIA, veja o review completo do acessório.



Fonte: http://info.abril.com.br/

7 tecnologias que devem bombar em 2010


O ano está acabando, então chegou a hora de despertar a Mãe Dináh que existe dentro de você: e aí, o que vai acontecer no mundo dos gadgets em 2010?

Entre apostas e desejos, chegamos a uma lista com sete tecnologias que devem engrenar de vez no próximo ano. Veja abaixo quais são elas e deixe sua previsão nos comentários.

Leitores de e-book: Agora que as vendas de livros digitais estão superando as dos livros físicos na Amazon, parece ter chegado a hora de aparecer um monte de concorrentes para o Kindle. No Brasil, já existe uma livraria virtual com o mesmo modelo de negócios: a Gato Sabido está vendendo um aparelho e tem 400 títulos em português. Fabricantes como a Plastic Logic prometem telas dobráveis, touchscreen e coloridas. Mas isso deve ficar para 2011.

Tablets: Não se empolguem, arquitetos e ilustradores. Os notebooks em formato de prancheta não vão finalmente decolar. A aposta do mercado é num micro de mão, que seria algo entre netbook e smartphone. Existem mil rumores de que a Apple lançará uma espécie de iPhonão, ainda em janeiro. E até o CrunchPad, agora rebatizado de JooJoo, entra nessa onda.
Android: É difícil prever o que vai acontecer no mundo dos celulares em 2010, mas uma coisa é certa: o Android vai se espalhar como vírus em aparelhos de todas as categorias. Eles serão smartphones poderosos, como o Motorola Milestone, ou modelos modestos, como o Samsung Galaxy Lite. E ainda esperamos modelos realmente básicos e baratos, condizentes com a realidade brasileira.
Netbooks: Eles já encontraram um tamanho de tela ideal (cerca de 10 polegadas). O próximo passo é ficarem mais poderosos. A nova série de processadores Intel Atom, com o modelo N450, vai melhorar o desempenho e fazer a bateria dos minilaptops durar até 8 horas, como prometem os fabricantes. Para completar, o chip gráfico NVIDIA Ion chegará a alguns aparelhos para fazer deles plataformas de games básicos.

Televisão 3D: Desde o início de 2009, vários fabricantes estão prometendo painéis em terceira dimensão. Mas agora a Sony oficializou que sua TV 3D chegará às lojas em 2010. Computadores Vaio, players de Blu-ray e até o Playstation 3 serão compatíveis. Se o assunto for games, a coisa vai ficar linda misturada com o reconhecimento de gestos. Mas a questão é: teremos de assistir a novela com aqueles óculos imensos?
Monitores LED: Eles são melhores, mais finos e gastam menos energia que as telas comuns de LCD. Então só falta baixar o preço. Em 2010, os monitores LED devem ficar mais baratos e apresentar melhorias técnicas consideráveis, incluindo o desejado touchscreen e resoluções de 2.560 por 1.440 pixels, como no novo iMac de 27 polegadas, da Apple.
GPS: Lá fora, fala-se muito em sistemas integrados ao carro para emitir diagnósticos sobre a saúde do possante. A ideia é ligar o GPS ao painel e pegar um relatório completo sobre uso de combustível, situação dos pneus etc. Por aqui, ficaremos contentes se os navegadores ganharem mapas confiáveis e informações de trânsito mais eficazes. E, claro: aguardamos ansiosamente pela chegada do Google Maps com orientações curva-a-curva, já disponível no Android 2.0 nos Estados Unidos.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Desemprego vira isca para crimes virtuais


Uma análise da F-Secure apontou que criminosos começaram a utilizar o tema desemprego como isca para espelhar vírus e roubar dados pessoais de usuários no mundo.

Segundo a empresa de segurança, os índices de desemprego ajudaram a popularizar os serviços de reposicionamento profissional e, consequentemente, o número de spam malicioso com a falsa promessa de vagas.
No blog da empresa, um dos especialistas apontou que os criminosos utilizam dados reais das empresas para enganar os usuários em sites supostamente especializados.

“É possível encontrar mensagens com uma lista fictícia de recrutamento da própria F-Secure, completa com informações de contato. Aparentemente, queremos preencher 200 vagas em Helsinki”, afirma. A empresa informa que todas as ofertas são falsas.
A F-Secure também avisa que os usuários tomem cuidado com sites desconhecidos e mensagens de e-mail com ofertas de emprego. A melhor opção é fazer uma busca sobre a veracidade da mensagem antes de clicar nos links fornecidos.

Mozilla não entrega Firefox 3.6 em 2009


A Fundação Mozilla decidiu adiar o lançamento das versões 3.6 e 4.0 de seu navegador Firefox para 2010.


Segundo a organização, o objetivo era ter a versão 3.6 pronta até o final de dezembro. Agora a proposta é liberar o programa até a metade do primeiro semestre de 2010.
Os usuários interessados no Firefox 4.0 terão de esperar ainda mais. O navegador deve ficar pronto apenas no começo de 2011, com sua fase de testes marcada para o mês de julho.
Entre as alterações principais da 3.6 está a redução do tempo de inicialização no Windows em até 25%, além de ajustes no desempenho e estabilidade do programa. Outra preocupação dos desenvolvedores são as ferramentas de personalização, como o serviço de temas.
De acordo com a Cnet, Mike Shaver, vice-presidente de engenharia da Mozilla, afirmou que os planos da equipe são mais voltados à qualidade do que ao tempo de entrega. Ele também disse que está consciente de que a agilidade é importante para competir no mercado de navegadores.
Quer testar a versão beta do Firefox 3.6? Entre no Dowloands INFO e baixe a última versão do navegador.
Os usuários interessados no Firefox 4.0 terão de esperar ainda mais. O navegador deve ficar pronto apenas no começo de 2011, com sua fase de testes marcada para o mês de julho.
Entre as alterações principais da 3.6 está a redução do tempo de inicialização no Windows em até 25%, além de ajustes no desempenho e estabilidade do programa. Outra preocupação dos desenvolvedores são as ferramentas de personalização, como o serviço de temas.
De acordo com a Cnet, Mike Shaver, vice-presidente de engenharia da Mozilla, afirmou que os planos da equipe são mais voltados à qualidade do que ao tempo de entrega. Ele também disse que está consciente de que a agilidade é importante para competir no mercado de navegadores.
Quer testar a versão beta do Firefox 3.6? Entre no Dowloands INFO e baixe a última versão do navegador.




Fonte: http://info.abril.com.br

Dados sobre netbook do Google vazam na web


O tão aguardado netbook do Google com Chrome OS já teria configurações definidas e lançamento agendado para o final de 2010, segundo o IBTimes.


De acordo com o site, o micrinho contará com a plataforma NVIDIA Tegra – ou seja, será algo parecido com o smartbook mostrado pela fabricante de chips. O processador virá acompanhado por armazenamento de 64 GB em SSD e memória de 2 GB.

Outra informação que deixou blogueiros do mundo todo animados foi a de que o modelo terá tela multitoque de 10,1 polegadas, com resolução de 1.280 por 720 pixels. Na conectividade, o pacote vai ser completo: USB, Wi-Fi, 3G integrado, Bluetooth e até GPS opcional.

Ainda segundo o IBTimes, a máquina já teria até preço estimado: cerca de 300 dólares, com subsídio de alguma operadora móvel americana, ainda não definida, num plano 3G. Especula-se que o netbook seria vendido diretamente pelo site do Google.

Pela quantidade de detalhes, obviamente a notícia merece um olhar desconfiado. Mesmo porque definir configurações e preços de máquinas um ano antes do lançamento não é uma característica peculiar do mercado de informática e eletrônicos.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Agenda da Campus Party 2010 está pronta


A organização da Campus Party Brasil divulgou a agenda oficial de atrações para a terceira edição do evento no país.


Segundo os responsáveis pela programação, ainda há a possibilidade de alterações, já que boa parte do conteúdo foi sugerido pelos próprios campuseiros.
“A Campus Party mostra o que vem por aí. Um dos temas de destaque esse ano é a Realidade Aumentada, uma área de pesquisa que estuda a combinação da realidade com o virtual. Isso vai mudar o ambiente urbano”, destaca Sergio Amadeu, diretor de conteúdos do evento.
Assim como nos anos anteriores, os temas foram divididos em quatro áreas específicas: Ciência, Criatividade, Entretenimento Digital e Inovação. Para 2010, o evento ainda deve contar com a apresentação de Scott Goodstein, o guru da campanha de Barack Obama, e do hacker Kevin Mitnick.
Os interessados em acompanhar a programação completa podem acessar a página oficial do evento em: www.campus-party.com.br/agenda.html.

Confira alguns dos destaques da Campus Party 2010:

- Modding: construções de antenas wirless, pinturas especiais em cases e uma tentativa de quebrar o recorde mundial de overclock.

- Blog: estudo de caso do site Jovem Nerd e um painel sobre blogs, redes sociais e celebridades.

- Design: oficina sobre modelagem 3D com Blender.

- Fotografia: como fazer boas fotos utilizando qualquer tipo de câmera e tratamento de imagem.

- Música: discotecagem com o jogo Guitar Hero, debate sobre compartilhamento e pirataria e produção musical de baixo custo com software livre.
- Vídeo: o uso da realidade aumentada em dispositivo de vídeo.

- Games: campeonatos de MMOs com premiações para os campuseiros.

- Simulação: Apresentações com o simulador Motion Tercetrex. O primeiro no Brasil criado com alumínio estrutural e atuadores lineares de última geração. Outro destaque fica por conta da cabine de simulador de voo Advanced.

- Desenvolvimento: desenvolvimento de jogos em Adobe Flash e a criação e lançamento de um site em 42 minutos com Ruby e Sinatra.

- Software Livre: apresentação “Your Business on Open Source”, sobre implantação de infraestrutura com software livre.

A Campus Party Brasil 2010 acontece entre os dias 25 e 31 de janeiro no centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O preço do ingresso é R$ 140, com camping opcional no valor de R$ 15. O pacote que inclui alimentação sai por R$ 165.


As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.



FOnte: http://info.abril.com.br/

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Americanos ficam 13 horas na web por semana

Uma pesquisa feita pela Harris Interactive apontou que os usuários americanos de internet ficam, em média, 13 horas por semana conectados à internet.


Segundo o estudo, o número caiu em relação ao ano passado, quando a média era de 14 horas. O número foi atribuído ao interesse pela campanha eleitoral para presidente nos Estados Unidos.
Outro dado interessante aponta que usuários entre 30 e 39 são os mais ativos na web, ficando conectados por aproximadamente 18 horas semanais.


A pesquisa também mostra que o número de adultos na rede não se alterou desde 2007, se mantendo em torno de 148 milhões de pessoas conectadas em colégios, trabalho ou suas residências. Ao todo, 98% dos usuários de computador nos EUA estão na internet.


FotoMix facilita a manipulação de imagem por leigos


Confira os passos para criar efeitos em suas fotos.
Mesmo sem saber muito é possível fazer montagens sofisticadas.

Pra quem gosta de brincar com fotos ou mesmo deseja fazer algo mais elaborado, o FotoMix é uma boa ferramenta para atingir esses objetivos.
Se você quer ir além, mas esbarra na barreira do conhecimento (afinal, não é todo mundo que sabe usar o Photoshop em nível avançado), tem a opção desse software gratuito e relativamente simples de usar. Assim, colocar efeitos em suas fotos ou imagens ilustrativas fica mais fácil.
O programa é leve, tem apenas 5,8 MB, roda no Windows XP, Vista e no 7. Sua interface é simples e voltada para aqueles que não querem perder muito tempo “caçando” as opções, pois a maioria delas já está presente logo na primeira tela. As outras subopções vão aparecendo à medida que se clica na aba correspondente ao recurso que você deseja trabalhar.

A ideia é ser o mais objetivo possível e cumprir o papel de facilitador, não de complicador. E ele cumpre bem essa tarefa. Como exemplo, o FotoMix traz duas fotos: uma de um conhecido árbitro e outra de belos raios no céu.
Para criar uma montagem a partir de duas fotos, basta seguir os seguintes passos:

- clique na aba Background para escolher uma imagem de fundo. Depois, no menu à esquerda, clique em Start a New Empty Project (inicar um novo projeto) e vá em import/open e informe a pasta onde está a foto que você quer inserir. O programa aceita vários formatos de imagem: jpg, gif, png, tif e bmp.
- Se quiser recortar parte da imagem, escolha a opção Crop. Os demais ajustes finos (deformar, brilho, saturação, etc.) ficam à disposição no menu contextual.

- Para carregar a imagem principal, clique na aba Foreground e repita os passos (import/open). Caso necessite remover o fundo, use a ferramenta Color Erase com a tolerância alta, próxima a 90.
- Da mesma forma que a etapa anterior, caso precise fazer algum ajuste fino, basta escolher a respectiva opção exibida à esquerda no menu.

- A aba Composition permite ajustes finais e a Touch Up mostra como será a versão definitiva. Gostou do que fez? Então basta clicar na aba Finish para salvar, imprimir ou copiar.

Além do recurso mostrado acima, também é possivel fazer substituição de rostos ou ainda contar com a opção de suavizar as imperfeições da pele. A ferramenta que oferece o "peeling" virtual é o filtro Soft, encontrado na opção Effects (efeitos), disponível nas abas Background ou Foreground. Veja exemplo abaixo. Além de suavizar, foi aplicada uma leve maquiagem.
O FotoMix é cheio de funções. O limite dele depende mais da sua imaginação e criatividade do que propriamente dos recursos que ele oferece.




Fonte: http://g1.globo.com

Conheça as tendências de CRM para 2010


Relacionamento com os clientes é um dos pontos mais importantes para empresas de TI. Celso Tomé Rosa, vice-presidente da Infor Brasil aponta quais são as principais tendências de CRM para 2010.
Segundo o executivo, o processo de fidelização de clientes ficou mais complicado com o passar dos anos por conta de sua percepção de mercado.
O consumidor agora tem mais ferramentas de pesquisa para identificar melhores preços e melhores condições oferecidas pela competição.
“Campanhas de marketing que focam na individualidade dos clientes contribuem para sua fidelização, ao mesmo tempo em que geram margens maiores de retorno sobre o investimento”, afirma Rosa.


Confira as tendências para 2010 de acordo com o vice-presidente da Infor Brasil:

- Mantenha seus clientes atuais

Adquirir um cliente novo é 10 vezes mais caro do que retê-lo. Em tempos de orçamentos mais enxutos, o pessoal de marketing deve olhar para as estratégias de retenção.
Mesmo que em períodos de crise ou de retomada de crescimento, os clientes atuais representam grande potencial de receita, desde que se façam ofertas adequadas a eles. Dados da CMO Council dão conta de que 76% dos executivos seniores de marketing acreditam que haja o subaproveitamento desde potencial.

- Conheça o cliente

Saber quem compra de você é fundamental. Mas conhecer o cliente é ir além do histórico de compras e de dados genéricos. Deve-se criar meios de interação com ele, seja pessoalmente, via e-mail, pelo Twitter ou por telefone.
Clientes que interagem por múltiplos canais gastam em média de 30 a 50 % a mais do que aqueles que se comunicam por um único meio. E conhecer os clientes implica pensar em maneiras de mudar seu comportamento, como, por exemplo, incentivá-los a usar os canais de comunicação mais baratos. Dessa forma, economizam dinheiro e o diálogo passa a ser mais frequente.
- Comunicação inteligente
Assim como a comunicação é a base do CRM, as interações inteligentes são a chave para a rentabilidade dos contatos. Hoje a tecnologia permite que os CRMs sejam dotados de funções analíticas, que reúnem em tempo real todas as informações colhidas ao longo do relacionamento do cliente com a empresa.
E ela deve estar equipada para fazer de cada nova interação do consumidor uma oportunidade para atender a suas expectativas, por meio da oferta mais precisa de produtos/serviços.

O vendedor de cores


Adhemas Batista conta como nasce uma de suas premiadas ilustrações


Quem entra no site do artista gráfico Adhemas Batista (www.adhemas.com) depara com a frase “eu vendo cores”. É uma referência aos tons intensos das suas ilustrações. Batista, um paulista que hoje mora em Los Angeles, na Califórnia, já recebeu dois primeiros lugares no evento britânico London International Awards e um Leão de Ouro no festival de publicidade de Cannes, na França, entre outros prêmios. Ele conta, aqui, como desenvolveu uma série de anúncios para o MySpace Music, a área da rede social onde artistas divulgam suas músicas. Como em outros trabalhos, ele usou o Photoshop e o Illustrator, da Adobe. Feitos sob encomenda do estúdio Exopolis no ano passado, os anúncios não chegaram a ser publicados, mas dão uma boa ideia de como Batista cria suas premiadas obras.
Branco e preto


O MySpace queria apresentar seu serviço MySpace Music como um ponto de encontro entre os músicos e seus fãs. Para isso, encomendou anúncios que deveriam ser veiculados em revistas e outdoors. Batista decidiu trabalhar com duas fotos: uma do ator e músico Robert Downey Jr., protagonista do filme O Homem de Ferro, e outra de um modelo desconhecido. O plano era mostrar os dois mergulhados no mesmo universo musical. O primeiro passo foi tratar as duas fotos, que eram originalmente coloridas. No Photoshop, Batista zerou a saturação por meio de uma camada de ajuste. Um mapa de gradiente determinou o tom de cinza exato correspondente a cada cor. Outras camadas foram usadas para equilibrar a luminosidade e o contraste das fotos, deixando-as com aspecto similar.
Hora de desenhar


Ao redor das fotos de Robert Downey Jr. e do modelo aparecem grafismos que remetem ao mundo da música. Batista desenhou a maior parte deles no papel. Depois, digitalizou-os por meio de um scanner. A função Trace, do Illustrator, foi empregada para convertê-los em traços vetoriais. O Illustrator também foi usado para produzir os textos que seriam aplicados aos anúncios. Depois, tudo isso foi importado no Photoshop para montagem, aplicação de cores e acabamento. “Sempre começo com cores fortes. Nesse caso, escolhi dois tons contrastantes, um frio e outro quente”, diz Batista. No anúncio em que as duas fotos se fundem, ele aplicou as cores em gradiente, acentuando o efeito de fusão.


Tons fortes no Windows 7
Quem configurar a interface do Windows 7 com o tema Cenas verá uma ilustração de Adhemas Batista entre as opções de papel de parede. Batista fez essa ilustração no ano passado para a agência 72andSunny, contratada pela Microsoft para montar os temas artísticos do Windows 7. O trabalho foi desenvolvido no Illustrator, com extenso uso de gradientes e, claro, cores fortes.


Marco regulatório da internet deve ir ao Congresso até março

Até março do próximo ano deve chegar ao Congresso Nacional o projeto de lei do novo marco regulatório da internet. Produzido pelo Ministério da Justiça, o marco civil, como está sendo chamado, deverá tratar de direitos fundamentais dos usuários de internet, responsabilidades desses usuários e deveres do Estado.
"A ideia é criar uma primeira camada de interpretações para assuntos legais relacionados à internet, lançando pedras fundamentais para depois tratar outras questões", afirmou o coordenador do projeto, Paulo Rená da Silva Santarém.

Temas polêmicos como direitos autorais, pedofilia e outros assuntos de direito penal, contudo, devem ficar de fora do novo marco. De acordo com Rená, esses assuntos estão com o debate mais estruturado socialmente e possuem projetos de lei específicos.

"Atualmente você pode ter duas decisões judiciais sobre um mesmo assunto completamente diferentes. E as duas estarão embasadas legalmente nos preceitos constitucionais", disse. "É preciso criar diretrizes para guiar essas decisões."

O texto, que teve a primeira parte em consulta pública até o último dia 17, vai ser focado em questões como anonimato, privacidade e divulgação de dados dos usuários.

Sobre este último tópico ainda não está decidido o que exatamente a nova lei determinará, mas se sabe que a orientação é para que as informações sobre a movimentação do usuário dentro de uma página não possam ser compartilhada entre empresas livremente.

Alguns projetos prevêem a necessidade de registro biométrico para o uso da internet e a obrigatoriedade da instalação de câmeras de vigilância em lan houses. "A intenção do projeto é não começar a regular pela porta da cadeia, o objetivo é ampliar a liberdade", afirmou Rená.

Essa liberdade faz parte de um conjunto de diretrizes lançadas pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), órgão que cuida da governança da internet no Brasil, que prevê também a neutralidade da rede, a inimputabilidade da rede pelas violação de direitos que possam ser cometidas e ambiente legal regulatório, entre outros.

Também devem ser incorporados ao projeto os princípios do Plano Nacional de Banda Larga, que será divulgado até o fim de janeiro. Junto com a previsão do plano de levar internet rápida e barata para todo o País, universalizando o acesso, o novo marco regulatório irá incluir esse acesso como preceito constitucional.

"A ideia é transformar uma política de governo em política de Estado. Como direito fundamental do cidadão, isso passará a ser um compromisso estatal", afirmou o coordenador.

O novo marco civil deverá passar por uma segunda consulta pública quando a minuta do projeto estiver pronta, entre janeiro e fevereiro. A primeira consulta ficou disponível na internet durante 45 dias, quando recebeu média diária de 1,3 mil visitas.



Fonte: www.terra.com.br

Brasil vai sediar encontro ambiental em 2012

O Brasil deve sediar um encontro das Nações Unidas para discutir avanços no combate ao aquecimento global em 2012.


A cidade brasileira que receberá os chefes de Estado deve ser o Rio de Janeiro.
O Brasil deve sediar um encontro das Nações Unidas para discutir avanços no combate ao aquecimento global em 2012.


A cidade brasileira que receberá os chefes de Estado deve ser o Rio de Janeiro.





Fonte: http://info.abril.com.br/

domingo, dezembro 27, 2009

Photocopier dispensa copiadora


Programa gratuito combina scanner com impressora para gerar cópias de documentos impressos

Tem uma impressora e um scanner, mas sente falta de uma copiadora? Não precisa gastar nada na aquisição de um novo equipamento. O freeware Photocopier combina as duas máquinas que você já tem para gerar cópias de materiais impressos. Tudo o que você tem de fazer é colocar o documento no scanner, abrir o programa e clicar no botão Copy. O Photocopier digitaliza o trabalho e o deixa pronto para ser enviado à impressora. Você pode ainda definir o número de cópias, ajustar o brilho, escolher entre impressão colorida, preto e branco ou em tons de cinza e reduzir o tamanho da cópia para 70% do original.


Star Trek é o filme mais baixado do ano



Star Trek é o filme mais baixado do ano, diz Torrent Freak

O filme Star Trek foi a obra de cinema mais baixada do ano em serviços de compartilhamentos P2P, aponta o site Torrent Freak.
O site contabilizou 10 milhões de downloads do filme de ficção científica, o que o coloca à frente de outros sucessos de bilheteria este ano, como Transformers (segundo mais baixado), Missão Impossível III e Crepúsculo.
Os milhões de downloads de filmes anotados pelo Torrent Freak acontece em um ano particularmente difícil para os buscadores de torrent. Sites populares como ThePirateBay e Mininova sofreram duros revezes na justiça.
O sueco ThePirateBay teve seus criadores condenados, em primeira instância, por crime contra os direitos autorais na Suécia. Já a justiça da Holanda obrigou o Mininova a remover milhares de links para torrents que apontavam para conteúdos protegidos.
Apesar dos golpes, no entanto, o torrent não perdeu força entre os usuários.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Gamers processam melhor informações


Comparando pesquisas já publicadas a respeito dos efeitos do videogame, cientistas concluem que os jogos fazem bem ao cérebro.


As análises, publicadas na Psychological Science, mostraram que jogadores freqüentes de videogame processam informações de forma rápida e precisa, e não somente durante as partidas, mas em situações reais do dia a dia.
Os pesquisadores da Universidade de Rochester utilizaram toda a literatura existente sobre os games e descobriram dados interessantes. Por exemplo, que em testes de laboratório os gamers assíduos possuíam reflexo mais rápido que aqueles não jogadores.
A equipe liderada por Matthew Dye acredita que isso seja resultado de uma maior cognição visual nos jogadores. Entre outros benefícios, jogar videogame se mostrou bom para a memória visual e espacial e para tarefas que requerem atenção dividida.
O estudo conclui que videogames poderiam ser usados para melhorar essas habilidade e, inclusive, combater alguns dos declínios cognitivos associados à idade.

Jobs tem salário de US$1, mas lucra US$1 bi


Steve Jobs, CEO da Apple: parte do executivo na companhia vale atualmente 1.1 bilhão de dólares.

O CEO da Apple, Steve Jobs, recebeu seu tradicional salário de 1 dólar em 2009, mas a força da companhia durante a crise econômica mundial aumentou os lucros do executivo.


Jobs não recebe bônus como a maioria dos outros CEOs, de acordo com um documento entregue ontem à SEC.
Entretanto, o CEO, de 54 anos de idade, possui 5,5 milhões de ações preferências da Apple. Em 2008, o valor da parte de Jobs na empresa diminuiu pela metade, devido às preocupações de investidores de que os caros produtos da marca não teriam um bom desempenho em épocas de turbulência financeira global. Já em 2009, as ações da companhia registraram alta de 42%, levando a parte de Jobs ao valor de 1.1 bilhão de dólares.


O CEO também é o maior acionista individual da The Walt Disney Company, e sua parte de 7,4% da gigante do entretenimento atualmente vale 4,5 bilhões de dólares.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Cartões de débito falham em pleno Natal


Uma associação nacional de lojistas ameaça ir à Justiça contra a administradora de cartões de crédito e débito Redecard por falhas no sistema de pagamentos em plena véspera de Natal.


No dia 24 de dezembro, dia de maior movimento nas lojas de varejo e shopping centers em todo o ano – devido às compras de Natal de última hora – o sistema da Redecard ficou indisponível por cinco horas.
A falha atingiu a rede da empresa em todos os Estados do Brasil, inviabilizando pagamentos eletrônicos das bandeiras RedeShop, Maestro, MasterCard e Diners, tanto nas funções crédito como débito.
Em nota, a assessoria de imprensa da Redecard admitiu os problemas, disse que seu sistema de contingência foi acionado e o problema resolvido com agilidade, embora admitisse que instabilidades e falhas pontuais fossem registradas ao longo do dia 24 de dezembro.
O presidente da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Júnior, criticou duramente a Redeshop e disse que a associação avalia entrar na Justiça contra a Redecard, uma vez que a pane prejudicou as vendas do comércio num dia estratégico.
A CNDL é uma crítica antiga da Redecard e sua rival Cielo (antiga Visanet), que juntas concentram 90% dos cartões de crédito e débito em uso no país. Para a associação, o duopólio é ruim para os lojistas e para os consumidores. Entre as principais críticas da CNDL está a taxa cobrada pelas redes para uso de seu sistema de débito, considerada alta demais pelos lojistas.


Blogueiro terá pena de 11 anos na China


A China condenou a onze anos de prisão o professor de literatura Liu Xiaobo que matinha um blog crítico ao governo local em funcionamento.


Xiaobo foi considerado culpado pelo crime de incitar à rebeldia e a práticas subversivas. Na verdade, o blog do professor servia de ponto de discussão para estratégias da população civil para conseguir mais direitos e pressionar o governo chinês por abertura democrática.
A condenação a onze anos de prisão de Xiaobo recebeu a reprovação da comunidade internacional e é interpretada como um endurecimento do governo local no combate às pressões por abertura política.


Apesar do vigoroso sucesso econômico, a China mantém um rígido controle sobre a circulação de informação no país e um intenso monitoramento sobre o que os chineses fazem na internet, o que inclui filtros e bloqueios a sites considerados "subversivos".



Fonte: http://info.abril.com.br/

sábado, dezembro 26, 2009

Designers desenvolvem "trenós do futuro" para o papai-noel


Para quem depende da velocidade para entregar presentes a todas as crianças do mundo em apenas uma noite, o tradicional trenó do papai-noel parece um tanto quanto antiquado. Pensando nisso, designers das principais fabricantes de automóveis britânicas redesenharam o veículo do bom velhinho para o mercado de carros modernos de 2010. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os especialistas desenvolveram opções de "trenós do futuro" com o objetivo de facilitar o trabalho do papai-noel em tempos de crescente população mundial que torna o calendário de Natal cada vez mais agitado. Chegar aos quatro cantos da Terra em questão de horas exige o máximo em tecnologia, com velocidade aerodinâmica, e a habilidade de voar.

Segundo os designers, o novo veículo necessita ter espaço para as pernas grandes do papai-noel e seus ajudantes, além, é claro, de um módulo capaz de carregar os presentes natalinos. Os "trenós do futuro" contam com um equipamento em 3D de monitoração por satélite e sensores com um software de reconhecimento de chaminés para facilitar o estacionamento do papai-noel sobre as casas.

Os novos modelos foram encomendados pela revista Carro e a linha completa pode ser vista no endereço eletrônico www.carmagazine.co.uk




Fonte: www.terra.com.br

Aplicativo permite carregar lista telefônica no celular


Um aplicativo para celulares voltado para o público brasileiro permite baixar uma lista telefônica comercial com mais de 80 mil contatos em todo o País gratuitamente. O arquivo final, com apenas 500 KB, pode ser consultado pelo usuário a qualquer momento, sem necessidade de conexão à internet.
A Agecel, empresa responsável pelo software, explica que o aplicativo utiliza tecnologia Java, compatível com maior parte dos celulares à venda no Brasil. "Ninguém carrega uma lista telefônica convencional no bolso, ainda mais quando tudo se converge para a área digital", diz o analista de sistemas Leonir Campos, diretor da Agecel no Paraná, unidade da empresa responsável pelo software.

O aplicativo pode ser baixado através do portal da Agecel (www.agecel.com.br), onde o usuário encontra uma espécie de "páginas amarelas" com diversas informações para cada cidade escolhida. A empresa afirma ter mais de 40 cidades cadastradas no serviço, com informações de restaurantes, bares, hotéis, telefones, ruas e telefones úteis.


Rumores sobre tablet levam ações da Apple a baterem recorde


Novos rumores divulgados nesta semana sobre o provável lançamento do novo produto da Apple levaram as ações da empresa a baterem recordes nesta quinta-feira na Bolsa de Valores de Nova York, mesmo que a empresa de Steve Jobs nunca tenha confirmado a existência deste aparelho.
As expectativas giram em torno do lançamento do computador tablet da Apple. "Os investidores estão empolgados sobre um lançamento antecipado de um Apple Tablet", disse William Lefkowitz, estrategistas de opções da vFinance Investments, em Nova York. "A gente espera que seja um produto que permita à Apple seguir com seu forte crescimento", acrescentou.

O volume operado com opções de título da Apple nesta quinta-feira com ações da Apple superou a média diária recente, segundo o Trade Alert. As ações da empresa atingiram o recorde de US$ 209,35 durante esta quinta-feira, ultrapassando o recorde anterior de US$ 208,71, antes de fecharem o dia com 3,4% de alta a US$ 209,04 no índce Nasdaq, que reúne apenas empresas de tecnologia.

Na última quarta-feira, o jornal Financial Times publicou em seu blog que a empresa teria alugado um espaço de eventos em San Francisco para fazer "um grande anúncio de produto" no próximo dia 26 de janeiro. A Apple não comentou o assunto.

O computador tablet poderia ser um aparelho com tela sensível ao toque parecido com um iPod ou iPhone mas com tamanho um pouco maior. Analistas de mercado acreditam que o produto custará entre US$ 500 e US$ 1 mil e poderá chegar ao mercado entre março e abril de 2010.




Fonte: www.terra.com.br

iPhone foi o celular mais vendido dos EUA em 2009


O iPhone ocupa o primeiro lugar na lista de celulares mais vendidos nos Estados Unidos em 2009. De acordo com pesquisa da consultoria Nielsen, feita de janeiro a outubro deste ano, as vendas dos dois modelos do aparelho da Apple, 3G e 3GS, ficaram com 4% das vendas de dispositivos móveis.

Segundo o estudo, a fabricante com maior fatia de mercado é a LG (6,4%), seguida de perto pela RIM (Research in Motion), produtora do BlackBerry, com 6,3%. No entanto, ambas as empresas possuem múltiplos aparelhos à venda, enquanto Apple possui apenas dois.

Na lista, parecem ainda modelos da Motorola (RAZR V3, em terceiro lugar, com 2,3%) e da Samsung (SPH-M540, em sexto lugar, com 1,5%).

De acordo como o site CNET, a pesquisa mostra um mercado bastante fragmentado. Os dez telefones mais vendidos representam apenas cerca de 20% do total de aparelhos.




Fonte: www.terra.com.br

Designer cria torradeira em forma de impressora


O designer Othmar Mühlebach ganhou o segundo lugar em uma premiação suíça de melhores criações de design com sua torradeira que imita o movimento de uma impressora de papel ao tostar o pão. Os juízes consideram o design do aparelho "esteticamente agradável".
Segundo o site Gizmag, as fatias são colocadas num alimentador situado na parte de cima do aparelho, como se fossem folhas de papel. Ao ligar o aparelho, elas passam pelo aquecedor no centro da torradeira, são tostadas e caem no prato num movimento similar ao das impressoras.
O projeto, chamado de "Print Your Toast", ficou em segundo lugar no concurso Berner Design Awards 2009, no qual os juízes declararam que seu desenho não era apenas um conceito interessante, mas também esteticamente agradável.

Mais fotos da torradeira-impressora podem ser vistas no site do designer: tinyurl.com/yezesr4.




Fonte: www.terra.com.br

Ataque de hackers afeta Amazon.com nas vésperas do Natal

Um ataque direcionado contra os servidores DNS de algumas das maiores empresas de comércio eletrônico dos Estados Unidos, incluindo Amazon, Wal-Mart e Expedia, tirou do ar diversos sites de compras na última quarta-feira à noite, dois dias antes do Natal.
Segundo informações da CNN, a empresa provedora dos serviços de DNS Neustar confirmou que os ataques ocorreram na última quarta-feira à tarde, tirando os sites do ar ou deixando-os muito lentos por aproximadamente uma hora. Segundo Allen Goldberg, vice-presidente de comunicações da empresa, um número desproporcional de consultas foram recebidas pelos sistemas no mesmo momento, levantando as suspeitas de um ataque. A empresa ativou uma "resposta de mitigação" poucos minutos depois, conseguindo controlar o problema dentro de uma hora.
Além dos grandes sites de comércio eletrônico, também pequenos sites, hospedados pelo portal da Amazon, foram atingidos pelo problema. Diversos consumidores relataram problemas para fazer as últimas compras de Natal, segundo o site de notícias CNET.
O sistema da Neustar sofreu um ataque parecido no início deste ano, segundo a CNN, afetando sites como Amazon, Salesforce e outros. Goldberg afirmou que o ataque de dois dias atrás foi menor do que o primeiro. No entanto, a empresa ainda não conseguiu determinar quem realizou o ataque.



Fonte: www.terra.com.br

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Um vaso sanitário feito de garrafas PET


Por essa ninguém esperava: alunos de engenharia projetam um vaso sanitário feitos com garrafas PET.


No último ano do curso de Engenharia Mecânica, oito colegas da FEI (Fundação Educacional Inaciana) escolheram trabalhar com um material ainda pouco utilizado para criar um objeto de grande uso no dia-a-dia das pessoas.
“Nenhum de nós trabalha na área, mas queríamos levantar a questão ecológica, que é um grande problema e chama a atenção das pessoas”, diz Bruno Barbosa, um dos integrantes da equipe.
O vaso sanitário é feito de peças desmontáveis, o que permite a troca de partes específicas em caso de problema. A parte interna da cuba foi tratada para se tornar impermeável com uma camada de prime e outra de tinta epóxi.
“Ele não duraria tanto quanto um vaso de cerâmica, porém, além da vantagem ambiental, existe o fato de se poder substituir apenas partes, e não trocá-lo por completo”, diz Barbosa.
Cada vaso sanitário utilizaria cerca de 380 garrafas plásticas moídas para gerar o flake, os grãos de PET que seriam moldados nas formas desejadas. Outra preocupação ambiental foi o desperdício de água e, para combatê-lo, os alunos projetaram o vaso com um sistema de descarga de dupla vazão.
“A caixa acoplada com controle de vazão permite a escolha entre meia vazão (três litros) e vazão total (seis litros)”, explica Barbosa. “Além disso, ela foi projetada seguindo os padrões dos vasos sanitários cerâmicos, o que permite a instalação na tubulação já existente”, diz.
Uma das principais dificuldades do grupo foi encontrar informações a respeito do uso do PET, já que não existe uma vasta literatura sobre o material. Outro problema para os alunos foi conseguir financiamento para montar o vaso sanitário: assim como todo produto, seus custos inicias são caros e incluem, por exemplo, a fabricação de moldes específicos.
Por enquanto, as ideias de Bruno Barbosa e seus colegas Bruno Claudio, Douglas Malia, Fabio Makin, Gabriel Bueno, Luiz Gustavo Balzan, Marcelo Moreira Smith e Raffael Sueza Raffa estão só no papel. Mas, quem sabe, em breve elas não se tornem uma realidade?



Fonte: http://info.abril.com.br/

Sennheiser HDR130, fone sem fio para VIPs



Acessório produz som claro e com graves decentes, mas custa 1.200 reais

O grandalhão Sennheiser HDR130 abraça as orelhas para transmitir um som claro, com bons níveis de grave e volume suficiente para isolar ruídos. Esse fone sem fio tem alcance de 10 metros, bateria recarregável e conchas confortáveis para usar durante um período longo. O acessório só desagrada por produzir algumas interferências e por não ser, digamos, muito acessível: ele custa 1.200 reais.

Durante os testes realizados pelo INFOLAB, notamos a boa qualidade de som que esse fone produz, com graves acima da média para a categoria. Ele não possui isolamento ativo, mas suas conchas eliminam os ruídos externos com eficiência, na maioria dos casos. Apesar disso, quando tocamos músicas em baixo volume num ambiente de escritório com cerca de dez pessoas, foi possível ouvir conversas externas.

O modelo seria um acessório indicado para audiófilos, se não sofresse com a interferência de outros eletrônicos. No laboratório de testes, com vários computadores e aparelhos de som ligados, o fone chiou bastante, mesmo perto da base. Para resolver o problema de estática, o HDR130 trabalha com três frequências diferentes. Mesmo assim, nem sempre o método de chaveamento funciona.

Esse fone do tipo concha cobre toda a orelha e possui um suporte acolchoado para a cabeça. Confortável, ele não incomoda durante uso prolongado e não esquenta muito. Os controles de volume, freqüência, surround e o botão liga/desliga ficam no próprio aparelho. Sua bateria interna é recarregável e dura cerca de oito horas.



Fonte: http://info.abril.com.br/

As maravilhas do cérebro em 2009


Transmissão de sinais via web, ressonâncias que lêem pensamentos e até técnicas para apagar o que você não quer da memória.


Em 2009, as pesquisas apontaram novos rumos para o controle cerebral – e também mostraram algumas curiosidades relacionadas ao funcionamento da mente. Reveja aqui seis matérias que deram o que falar no ano.

1)Cientistas conseguem apagar lembranças ruins Pesquisadores americanos descobriram uma maneira de bloquear lembranças que causam medo, abrindo caminho a novos tratamentos para stress.


2) Voluntários digitam com o poder da mente Ondas cerebrais conseguem digitar letras em número em computador da Mayo Clinic, nos Estados Unidos.


3)Estar em forma ajuda a ter QI mais alto Jovens adultos que estão em forma têm QI mais alto e maior probabilidade de ir à universidade. A afirmação faz parte da conclusão de um estudo realizado com 1,2 milhões de homens suíços


4) Homem amnésia tem cérebro dissecado na web Um dos cérebros mais famosos do mundo está passando por um processo de dissecação e mapeamento, com imagens transmitidas via internet.


5) Sinal telepático é transmitido via internet Pesquisadores da Universidade de Southampton afirmam que é possível fazer duas pessoas se comunicarem pelo poder da mente.


6) Ressonância magnética adivinha pensamentos Pesquisadores dos Estados Unidos estão investindo em uma técnica de observação do cérebro conhecida como ressonância magnética funcional de memória que, até agora, mostrou resultados promissores.



Fonte: http://info.abril.com.br/

´Quero ser promovido em 2010´


Como colocar a almejada promoção em prática? Wagner Piolla, diretor da Search Consultoria em Recursos Humanos, explica.


O segredo é uma junção de fatores. “Prestar atenção na empresa, no mercado, se atualizar... Enfim, tudo está interligado”, diz.
A seguir, veja algumas dicas para quem quer se reposicionar dentro da empresa.


1- Conheça a sua empresa: “Entender o negócio no qual se está inserido, saber qual é a visão do cliente, onde a empresa está posicionada no mercado... Tudo isso fortalece o profissional. Quem conhece consegue emitir opiniões e informações que podem contribuir para o desenvolvimento da empresa”.


2- Se interesse pelo trabalho dos colegas: “As pessoas são mais produtivas quando têm uma visão de tudo. Já parou para pensar o que acontece depois de você? Qual o impacto se você deixar de fazer algo? O grande segredo é ter o entendimento do negócio e não ser passivo, mostrar interesse e puxar relacionamentos”


3 - Tenha jogo de cintura: “Não é preciso mudar sua personalidade, mas sim se moldar às políticas e situações da empresa: ter adaptabilidade para a cultura da organização e saber que uma personalidade expansiva, por exemplo, pode não funcionar em todo tipo de ambiente. Isso vale para seus conhecimentos técnicos, sua personalidade, sua aparência... É importante se adaptar para não criar um distanciamento do que a empresa precisa e espera de você”.
4- Não se feche em uma bolha: “Melhore o canal de comunicação com o gestor e a empresa. Fique atento a tudo o que se passa dentro e fora do seu local de trabalho. É importante conhecer o mercado, mas também é necessário buscar aprimoramento pessoal, com um curso de línguas, um MBA, um mestrado...”
5- Não seja subaproveitado “Às vezes as pessoas estão fazendo uma tarefa X, mas poderiam contribuir com muito mais – só que, quem acaba recebendo as responsabilidades é outro colega, de mesmo cargo. Essa questão tem dois aspectos, e o primeiro deles é o profissional ter envolvimento com aquele que faz. Ir além, superar expectativas. O segundo é a comunicação. Sente com seu gestor de forma séria e mostre que está comprometido e que poderia fazer mais”.


6- Tenha atitude: “A empresa não vai nos oferecer tudo o que a gente quer, ou espera. Muita gente parte do princípio que a organização tem que saber o que você quer, só que isso não acontece se você não se posicionar. Mas lembre-se que alcançar um próximo degrau não significa apenas maior salário, mas um aumento de responsabilidade também...”


7- Saiba como mostrar interesse em uma vaga “Nunca perca de vista qual é o código da empresa. Alguns lugares têm políticas totalmente abertas, e você pode se candidatar para uma vaga sem falar com seu gestor antes; outros já têm procedimentos formais.”



Fonte: http://info.abril.com.br/

Lula entrega laptops e anuncia internet gratuita no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar na manhã desta terça-feira da inauguração de parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos complexo de favelas do Alemão e de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, entregou dez laptops ao moradores da comunidade beneficiados pelo programa e anunciou que todos os 608 apartamentos terão computador com internet gratuita.
"Pobre não gosta de coisa boa. Gosta de coisa muito boa. Cada apartamento vai ter um computador com internet grátis. As famílias já foram sorteadas e poderão passar o Natal aqui", afirmou o presidente ao entregar os computadores portáteis para as famílias. Lula também ressaltou que as obras são resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O presidente estava acompanhado da chefe da Casa civil, Dilma Rousseff, do governador do Rio, Sergio Cabral, e do prefeito Eduardo Paes.

As obras do PAC nas comunidades incluem um conjunto residencial com 192 apartamentos para moradores da favela do complexo do Alemão e 416 apartamentos no complexo de Manguinhos.

O projeto do governo não previa a instalação de computadores nas residências e foi um elemento surpresa na cerimônia. Os netbooks são parte de um projeto de pesquisa financiado pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Todos os 608 apartamentos entregues terão um computador com acesso à banda larga 3G. Os netbooks modelo Mobo 3G com Processador Intel® Atom N270 de baixo consumo de energia foram subsidiados e fornecidos pela fabricante Positivo Informática.

Os investimentos do PAC nas obras inauguradas somam R$ 990,9 milhões e beneficiarão cerca de 50 mil famílias.



Fonte: www.terra.com.br

Tablet da Apple será anunciado em janeiro, diz jornal

O lançamento de um possível novo dispositivo portátil da Apple voltou à tona hoje, com a informação de que o tablet da companhia será lançado em janeiro, de acordo com informações obtidas pelo jornal Financial Times.

Citando fontes próximas ao assunto, o jornal diz que a Apple vai lançar em 2010 um novo serviço de assinatura de programação de TV pela internet nos Estados Unidos e está discutindo com as emissoras, incluindo a CBS e a Disney. O texto nota a preocupação da remuneração das emissoras em um novo modelo de distribuição de conteúdo online.

Segundo o jornal, o serviço de assinatura de TV será oficializado ao mesmo tempo que o tablet da Apple. O anúncio deve ser feito já em janeiro, com produção iniciada em fevereiro. Segundo o FT, editoras como Condé Nast e Time já prepararam versões digitais das suas revistas para funcionar com novos tablets de fabricantes como a Apple, HP e Samsung.

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Luzes de Natal podem afetar sinal da internet sem fio


Durante o período das festas, o provedor de internet britânico Talk Talk recebe dezenas de ligações de seus clientes, que reclamam de uma lentidão acima do normal em suas conexões. Analisando os casos, a empresa percebeu que uma porcentagem significativa é devida à interferência das luzes de Natal, diz Sylvain Thevenot, gerente sênior em Londres, no blog da empresa.
Enquanto vários usuários de internet banda larga se preocupam com a lentidão provocada pelo congestionamento do tráfego e distância da linha telefônica, muitos não percebem que outros fatores também interferem no desempenho da rede, explica Thevenot.

A experiência mostrou que as instalações elétricas caseiras, incluindo as natalinas, interferem nos sinais wireless e reduzem a velocidade das conexões banda larga em até 25%, podendo afetar milhares de consumidores neste Natal. De fato, a instalação elétrica em uma residência é muito mais simples do que, por exemplo, em uma loja ou fábrica. Por conta disso, é mais provável que um equipamento vá interferir no outro. Um exemplo clássico é o do liquidificador que, quando ligado, produz chuviscos na imagem da TV.

O gerente ainda acrescenta que, embora pareça estúpido, a interferência proveniente das luzes e do cabeamento doméstico é um dos principais problemas da tecnologia Wi-Fi, que acaba agravado na época do Natal. Thevenot orienta os usuários que as luzes devem ser mantidas afastadas o máximo possível dos computadores e roteadores, para preservar as conexões wireless.

O crescente número de gadgets hi-tech nas casas faz com que a interferência elétrica também aumente. Roteadores, televisores e outros aparelhos funcionam em frequências e escalas similares, podendo gerar ruídos que interrompem o sinal de outros dispositivos.

O site do jornal britânico The Telegraph sugere, para minimizar o problema, que os usuários de banda larga instalem filtros baratos na linha de telefone para tentar bloquear as interferências.




Fonte: www.terra.com.br

Imagens projetadas em tela de água são atração em Tóquio


No final da tarde desta segunda-feira em Tóquio foi inaugurado um show de imagens sobre o nascimento da Terra projetadas em uma tela de água. As fotos são projetadas sobre uma tela de 40 m em forma de leque criada por um chafariz localizado na ilha artificial de Odaiba, na baía de Tóquio.

O show, que dura 15 minutos, será projetado quatro vezes por noite até o próximo dia 11 de janeiro.



Fonte: www.terra.com.br