quarta-feira, setembro 14, 2011

Programa Central de Estágio da Shell aceita inscrições até domingo 18/09 para 30 vagas.


Estudante de Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Geologia, Geofísica, Informática, Psicologia e Engenharias, a Shell Brasil está recebendo inscrições para preencher 30 vagas de estágio distribuidas entre essas formações. É uma oportunidade de fazer parte de uma excelente empresa.

A Shell Brasil Petróleo encerra no próximo domingo (18) o prazo de inscrições para o Programa Central de Estágio. O processo seletivo oferece 30 vagas para estudantes dos cursos de Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Geologia, Geofísica, Informática, Psicologia e Engenharias.

As oportunidades são para o Rio de Janeiro, com início no segundo semestre de 2011. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vagas.com.br/estagioshell .

De olho no crescimento do mercado de energia, que tem exigido cada vez mais mão de obra qualificada, a Shell busca formar novos talentos para atuarem, principalmente, nas áreas de negócio em expansão como exploração e produção e lubrificantes. Para ingressar no programa, o universitário deve ter previsão de formatura entre junho e dezembro 2013.

Os candidatos serão avaliados em cinco etapas eliminatórias entre elas: triagem de currículos, prova online de conhecimentos gerais, raciocínio lógico e inglês, dinâmica de grupo e entrevistas individuais.

Desenvolvimento profissional


Ao ingressar no Programa, o estudante fará parte de uma metodologia de desenvolvimento e integração, gerenciada pela área de Recursos Humanos, com o objetivo de incentivar e agregar valor e conhecimento ao período de estágio. Assim, o futuro profissional terá a oportunidade de participar de palestras internas com executivos da empresa, grupos de discussão, estudos de caso e visitas aos pontos de fabricação dos produtos da Shell. Os estagiários serão acompanhados diretamente por um supervisor, responsável pela definição de metas e avaliação de resultados.

Todas as vagas são anunciadas na intranet da companhia o que permite ao estagiário a oportunidade de se movimentar na empresa e conhecer diferentes áreas do negócio.

Para os estagiários que estiverem a seis meses da formatura, serão realizados workshops com foco em plano de carreira e avaliação do período de estágio.

Além das vagas abertas pelo programa no Rio de Janeiro, a Shell possui ainda estagiários em outros locais, como São Paulo, Brasília e Bahia. O processo de seleção para essas vagas acontece pontualmente, de acordo com a demanda local, e conta com as mesmas etapas de avaliação.

Programa de Estágio Shell 2011

• Carga horária: 4 horas por dia, podendo ser de 6 horas no período de férias universitárias
• Bolsa-auxílio: R$ 1.250 para 4 horas e R$ 1.875 para 6 horas durante o período de férias na universidade
• Recesso: 15 dias a cada seis meses
• Período de provas: No período de provas, a carga horária deve ser reduzida pela metade, de 4 para 2 horas
• Contrato: Renovável a cada seis meses com prazo máximo de dois anos

Processo Seletivo

• Triagem de currículos
• Provas online de conhecimentos gerais, raciocínio lógico e inglês
• Dinâmica de grupo
• Entrevistas individuais com o RH e o supervisor da vaga
Informações adicionais
• Perfil do candidato: Universitários
• Cursos: Administração, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Geologia, Geofísica, Informática, Psicologia e Engenharias
• Previsão de formatura: De junho a dezembro de 2013

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/

Os riscos da indústria do Petróleo e nossa fé.




Trabalhar Offshore tem muitas vantagens, porém também tem suas desvantagens, como eu enumerei no artigo que fiz sobre As Vantagens e Desvantagens em se trabalhar embarcado. E uma dessas Desvantagens são justamente os riscos inerentes ao trabalho, e um deles é o risco de acidente de helicóptero, que infelizmente acabou ocorrendo no ano mês passado.


Mas os riscos não estão limitados apenas à viagem de helicóptero, nem somente ao ambiente offshore. Ocorrem também em Bases e Fábricas que trabalham com trabalhos periculosos. E muitas vezes, riscos que nem sempre estão envolvidos diretamente conosco.

Nesse cenário, estava pensando em como somos indefesos em relação a isso, e como devemos confiar na vontade de Deus, por isso, resolvi escrever uma reflexão sobre o tema.

RISCOS EM UMA PLATAFORMA E A NOSSA FÉ


Uma plataforma é uma verdadeira bomba relógio, que qualquer falha, seja na cimentação, na injeção de fluidos para o poço ou a entrada em uma zona perigosa pode causar um blow-out e consequentemente uma explosão. Além de ter diversos equipamentos dentro da Plataforma que podem gerar uma explosão também, um motor que vaza diesel e ao esquentar pega fogo, um curto circuito e etc. Sem contar os riscos de vazamento de gás, como o famoso H2S, que mesmo em pequena quantidade pode ser mortal se exposto por um certo tempo.

Outro grande risco é na movimentação de carga. Equipamentos e Conteiners de milhares de toneladas são içadas diariamente dentro de uma Plataforma. Testes de Pressão também são realizados frequentemente. Isso só para citar alguns riscos.

Já pensou em quanto riscos estamos cercados e como são vulneráveis a isso? Muitos desses riscos que falei aqui não tem nem ligação direta conosco, pode ser um colega de trabalho que falhou ou foi negligente em alguma tarefa, pode ser devido as condições do mar por exemplo, quando faz a plataforma balançar e fazer rolar um tubo de toneladas.

Por isso que as empresas tem investido tanto em treinamentos, seja técnico ou de segurança, cursos como Primeiros Socorros, Combate Avançado à Incendio, Segurança em Movimentaçao de Cargas, Well Control, CBSP, HUET, dentre outros. Justamente para que possamos saber agir na hora que ocorrer o sinistro. Mas até que ponto esses treinamentos são eficazes, se muitas vezes esquecemos na semana seguinte o que aprendemos? Será que na hora H lembraremos dos conceitos aprendidos ou agiremos no impulso?

Obviamente que os cursos nos dão uma boa noção, porém a verdade é que é sempre difícil de afirmar isso com certeza, pois a realidade é totalmente diferente de um treinamento. Quando ocorre o sinistro de verdade, existe o medo, a adrenalina, o pânico, as condições adversas e etc, que não existem num treinamento. Sem contar que muitos acidentes acontecem não por falta de conhecimento técnico ou de segurança, e sim por falta de atenção, distrações, enfim, pequenos detalhes ou segundos.

Por isso, meu maior treinamento é confiar em Deus. Você começa a perceber isso quando você recebe livramento em algumas coisas que por detalhes poderia ter sido pior, ou poderia ser fatal. Não poderia ser nós dentro daquele helicóptero? Não poderia ser nós dentro da Deepwater Horizon ou da P-36?

Muitos podem chamar isso de conscidência, mas seria muito vago e sem sentido acreditar nisso. Acredito na vontade de Deus na minha vida e por isso que entrego à Ele todos os dias da minha vida, pedindo para me guardar de todo mal e fazer a vontade dEle em minha vida.

CONCLUSÃO

No mundo atual, com tantos acontecimentos e desastres ocorrendo, junto com os riscos da nossa indústria nos mostra como devemos ter fé pois como diz na palavra de Deus: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11.6)

Muitos podem se perguntar por que essas coisas acontecem, será que não é para termos mais fé?
Além disso, gostaria de destacar a importância dos cursos que são feitos. Não façam os cursos apenas por serem pré-requisitos para sua função ou para conseguir um emprego. Levem-os a sério, pois na hora que precisar deles, será tarde demais.

Espero que tenham gostado da reflexão!


Que Deus abençoe a todos!

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/

Porto do Rio de Janeiro amplia sua capacidade de operação



O movimento do porto poderá ser de até 2 milhões de contêineres por ano até 2020

O Porto do Rio de Janeiro ampliou sua capacidade de operação. Foi finalizada a primeira etapa de dragagem do terminal, na última sexta-feira (dia 2/09). A informação é da Secretaria dos Portos, que prepara a segunda fase da obra e anunciou uma licitação de R$ 95 milhões para 2012. A meta é aumentar a profundidade do canal, de 15 metros para 17 metros.

De acordo com a Companhia Docas do Rio de Janeiro, com a segunda etapa da dragagem, o Porto do Rio poderá movimentar até 2 milhões de contêineres por ano até 2020 - número superior aos 400 mil contêineres que passaram pelo terminal em 2010. Neste ano, com aumento do calado de 13 metros para 15 metros, o volume de carga também tende a ser maior.

Entre os benefícios do aprofundamento do terminal está a redução do preço do frete cobrado pelos navios, já que o porto poderá receber embarcações maiores. Segundo o engenheiro naval Marcos Nicoletti, consultor em dragagem, o valor não cai imediatamente porque depende de fatores como a concorrência, mas a escavação permite ao menos que embarcações maiores atraquem.

A primeira fase da dragagem do porto durou cerca de um ano e consumiu R$ 138,8 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra foi feita pelo grupo holandês Van Oord. O terminal poderá receber agora navios com até 8 mil contêneires, 3 mil a mais do que anteriormente.

Segundo Nicoletti, outra vantagem da obra no local são os custos da dragagem e da manutenção do calado do Porto do Rio. Por estar localizado na Baía de Guanabara, onde a sedimentação é do tipo lama, que gera menos assoreamento e é mais fácil de ser retirada do que a areia, comum nos terminais de Santos (SP), Vitória (ES) e Paranaguá (PR), por exemplo.

"A lama, mais comum em portos de baía, é mais fácil e mais barata de dragar do que a areia, proveniente da sedimentação de portos em boca de rio”, como é o caso dos portos citados.

Para adequar o Porto do Rio às exigências da Vigilância Sanitária, a Secretaria dos Portos também anunciou que o terminal participará de um projeto com mais 21 terminais para coleta e descarte de resíduos sólidos. Serão destinados ao programa R$ 125 milhões em três fases.

Fonte: Agência Brasil