sexta-feira, março 19, 2010

Olympus X-920, uma câmera peso-pena


Com 126 gramas, compacta agrada pela empunhadura e tira boas fotos ao ar livre

A câmera digital X-920, da Olympus, é uma boa pedida para quem não quer sentir peso no bolso. Com apenas 126 gramas, ela até passa a impressão de ser oca. Por fora, é simples de tudo, mas tem bom acabamento. Nos testes do INFOLAB, produzimos com ela fotos de qualidade, embora o modelo não tenha um leque de recursos tão variado. Por tudo isso, o preço de 699 reais pode ser considerado razoável.

Com resolução de 12 megapixels e LCD de 2,7 polegadas, essa máquina possui uma lente da própria Olympus que trabalha com ISO de 80 a 1.600. Sua abertura fica entre f/2,6 e f/5,9 e a distância focal é de 26 a 105 mm, ou seja, permite aumentar a cena em até 4 vezes. Além disso, ela possui 19 MB de memória interna e aceita cartões SD ou xD de até 2 GB.

Na hora de capturar as imagens, a X-920 não decepcionou, apresentando cores vivas, principalmente ao ar livre. Em cenas pouco iluminadas, a forte redução de ruído aplicada pela câmera à imagem acaba matando os detalhes. Mas a lente, apesar de ser bastante versátil, com alcance até a faixa de grande-angular, peca por ter forte distorção geométrica quando usada com zoom mínimo ou máximo.

No quesito velocidade, o equipamento não se destaca. Ele faz um disparo em 0,15 segundo e realiza o boot em 2,3 segundos. O alcance do flash também não impressiona, chegando no máximo a 4,7 metros. Entre os demais recursos, esse modelo filma em resolução de até 720p e possui detector de faces (que não funciona muito bem). Fica faltando o estabilizador óptico, que evitaria a tremedeira evidente em algumas fotos.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Anatel determina desbloqueio de celulares


Uma decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que o desbloqueio de celulares deve ser efetuado pelas operadoras sem custo para o consumidor e a qualquer momento do contrato, sem multas.
O desbloqueio gratuito já era uma exigência da Agência, mas uma regra garantia às teles o direito de manter o cliente preso a ela por um período máximo de 12 meses nas ocasiões em que um novo aparelho é cedido gratuitamente ou de forma subsidiada.

Segundo o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, agora o consumidor pode solicitar o desbloqueio mesmo se tiver recebido um celular de forma subsidiada e estiver ainda sob os 12 meses de contrato fidelizado.
“O desbloqueio é um direito do consumidor que pode ser solicitado, sem multas e custo, a qualquer momento”, disse Sardenberg, para quem as teles não têm o direito de negar o desbloqueio sob o argumento de que o cliente recebeu um celular subsidiado.
O texto divulgado pela Anatel afirma que o desbloqueio não significa que o usuário vá renunciar a seu contrato. Ou seja, o consumidor pode pedir o desbloqueio para usar mais de um chip em seu celular e manter o chip da telecom que lhe forneceu o aparelho, mantendo seu contrato.
Se quiser romper o contrato, mesmo no período de 12 meses, o cliente pode fazê-lo sem multas, sob o argumento de que a tele não o atendeu com qualidade, o que configura quebra de contrato.
Nesse caso, no entanto, a tele deve liberá-lo do contrato, mas poderá questionar o motivo do rompimento e, caso prove ter razão (ter prestado um ótimo serviço, por exemplo) cobrar multas do consumidor.
A mesma resolução determina que cobrar o ponto-extra em serviços de TV paga é proibido, mas libera a cobrança de aluguel do conversor. O que, na prática, não evita a cobrança de uma taxa mensal por ponto-extra.




Grupo brasileiro projeta prédio modulável




Projeto mostra edifício sustentável


Cansou da vista da sua varanda? Quer variar a vizinha ou quem sabe tomar novos ares na praia? Então feche a sua casa, coloque em um caminhão e leve para onde quiser.

Esta é a proposta do arquiteto brasileiro Felipe Campolina, que projetou a Portability Housing - casas moduláveis que podem ser facilmente transportadas e encaixadas em uma estrutura vertical, formando um edifício.
O mineiro de 28 anos criou o design para um concurso internacional de Arranha Céus do Futuro organizado pela revista eVolo. “O projeto se desenrolou a partir de outro já existente, o da unidade pré fabricada”, explica ele. “Na verdade, o que apresentei agora foi o desenvolvimento da torre para abrigar uma grande quantidade delas”, diz.

O diferencial das casas de 32m2 é que a parte do banheiro e do quarto podem ser fechadas sobre a sala e cozinha, formando uma estrutura de apenas 17m2 facilmente transportável.

Toda construída em chapas de compensado de madeira (OSB), ela recebe reforço de aço e, por fora, um de parede verde. As plantas cultivadas nesses nichos externos ajudam a manter o conforto térmico e acústico, diminuindo a necessidade de consumo de energia.

“Minha inspiração foi um movimento do Japão pós-guerra. Nos anos 50, surgiu um grupo de arquitetos chamados Metabolistas, que trabalhava com essas unidades pré-fabricadas”, diz Campolina.
A grande vantagem desse tipo de construção é a rapidez e uniformidade das casas. Além disso, ela utiliza diversos materiais reciclados e recicláveis, além de possuir um sistema de reaproveitamento da água.

No caso da torre planejada, rampas fariam a elevação dos módulos para espaços previamente separados. Lá, bastaria “abrir” a parte sobreposta e mobiliar a casa.

No entanto, vale ressaltar que o projeto tem uma questão utópica, pois foi desenvolvido para um concurso. “A unidade é perfeitamente factível, mas na torre, em si, não trabalhei ainda algumas questões, como a parte hidráulica”, diz o arquiteto.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Google Code celebra quinto aniversário


A equipe do Google pediu até para ´buscar´ um bolo para comemorar a data


Há cinco anos, o Google anunciava o lançamento do seu site de conteúdo para desenvolvedores, o Google Code, que faz aniversário nesta semana.
O portal virou ponto de parada para programadores interessados em produzir aplicativos e projetos com base no código aberto fornecidos pela empresa.
“Com a ideia de código aberto na cabeça, o Google Code começou a promover as boas práticas em documentação, criação de comunidade e desenvolvimento, além de demonstrar o poder das nossas tecnologias”, afirma Chris DiBona, gerente do de programas open source do Google.

Tudo começou em 2005, quando a empresa tinha poucos projetos disponíveis, além de links para oito APIs. O número cresceu para 60 APIs, que recebem quase quatro bilhões de cliques por dia, de acordo com a companhia.

Junto com o lançamento da página, o Google anunciou seu programa Summer of Code, que entra na sexta edição agora, em 2010. Nele, os estudantes têm a oportunidade de estudar e trabalhar com soluções baseadas em software livre por um período de três meses.

“Hoje são mais de 240 mil projetos por dia, com 17 mil pedidos por dia. Uma média de um a cada cinco segundos. São 800 projetos da casa, incluindo Android, Chrome, Chrome OS e o GWT”, diz DiBona.

Como presente aos desenvolvedores, a empresa fez uma atualização nos servidores. Agora, o espaço para armazenar arquivos de projetos subiu de 1GB para 2GB.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Anatel proibe novamente cobrar ponto-extra

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quinta-feira, após reunião de conselheiros, uma súmula que interpreta as resoluções já existentes sobre a cobrança do ponto extra por companhias de TV por assinatura.


O documento reitera que qualquer mudança nos contratos entre empresa e assinante deve ocorrer de comum acordo.

Também mantém a interpretação de que é vedada a cobrança pelo serviço de ponto extra. Nada impede, no entanto, cobrança por instalação, assistência, aluguel, venda ou comodato do decodificador.


"A súmula não cria nenhum dever, nenhum direito, nenhuma regra... Na realidade, o ponto extra continua sem poder ser cobrado", disse o conselheiro João Rezende.




Fonte: http://info.abril.com.br/