domingo, abril 22, 2012

Joint venture entre MPX e E.ON cria nova empresa de energia para o Brasil


Juntas, as companhias irão desenvolver projetos de geração de energia convencional e renovável, além de atividades de suprimento e comercialização no Brasil e no Chile

Rio de Janeiro (RJ) - A MPX, empresa de energia do Grupo EBX, e o player global E.ON AG, sediado na Alemanha, anunciaram nesta quarta-feira (18) a assinatura dos contratos definitivos para a criação de uma joint venture (JV) 50/50 para formar a maior empresa privada de energia do Brasil. Juntas, as companhias irão desenvolver projetos de geração de energia convencional e renovável, além de atividades de suprimento e comercialização no Brasil e no Chile.

O grupo alemão vai investir cerca de R$ 850 milhões no negócio. Com o acordo, que prevê um aumento de capital de R$ 1 bilhão na MPX, a E.ON ficará com participação de 10% na empresa de energia de Eike.

Para concluir o processo de estabelecimento da JV, algumas etapas relativas às questões financeiras e legais precisam ser finalizadas. As empresas acreditam que a transação será fechada até julho deste ano, quando as atividades serão iniciadas para fortalecer e assegurar a produção de energia para o Brasil e Chile.

“A parceria estratégica com a E.ON nos ajudará a crescer de forma rápida e com competência técnica. Possuímos amplo conhecimento do mercado brasileiro e 14.000 MW em projetos já licenciados, dos quais 11.000 MW serão desenvolvidos em parceria com a JV. Já a nossa parceira E.ON tem grande expertise em geração de energia, operando 69.000 MW no mundo, em gás, carvão e energia renovável”, afirma Eike Batista, presidente do Conselho de Administração da MPX.

“Hoje tivemos um importante marco para o desenvolvimento da E.ON como uma empresa internacional de energia. Ao criar a maior empresa privada de energia do Brasil, em parceria com a MPX, alcançaremos nosso objetivo estratégico de estabelecer uma posição significativa no país, um de nossos mercados-alvos. Assim que as etapas da transação forem concluídas, podemos colocar em prática a nossa visão de criar valor em energia térmica e renovável, no Brasil e no Chile”, disse Johannes Teyssen, CEO da E.ON AG.

Da Redação Macaé Offshore

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/

Parceria cria evento para os setores naval e offshore no RJ



II Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio de Janeiro acontece na próxima terça (24), na sede da Firjan, no Centro do Rio

RIo de Janeiro (RJ) - As principais lideranças da indústria naval, offshore e logística portuária do país reúnem-se nesta terça-feira, 24 de abril, a partir das 8h30, no auditório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) na segunda edição do Balanço do Setor Naval e Offshore do Rio de Janeiro.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Sistema Firjan, Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) e dos jornais O DIA e Brasil Econômico, o evento foi criado em 2010 para discutir sobre os desafios e tendências do setor para o estado do Rio de Janeiro.

Respondendo por aproximadamente 50% da força de trabalho do setor no país, o Rio de Janeiro sempre foi considerado o berço da indústria naval, e passa hoje por uma revitalização que confirma sua vocação natural nesta área. O estado conta com 15 dos 25 principais estaleiros em operação associados ao Sindicato Nacional da Indústria Naval, além de dois novos em construção.

Com o plano nacional de investimentos da indústria de óleo e gás, incluindo o pré-sal, o setor de construção naval e offshore terá imensos desafios e oportunidades. O Brasil receberá grande quantidade de encomendas e o Estado do Rio de Janeiro vai ampliar consideravelmente sua participação na Indústria Naval e Offshore nos próximos anos.

Há também expectativas sobre a revolução portuária e logística pela qual o estado deve passar nos próximos anos, com a construção de três terminais ao sul, além do Super Porto do Açu no Norte Fluminense e o Terminal Ponta Negra (TPN).

Os temas serão abordados pelos empresários e especialistas que estão engajados nestes novos investimentos. Para a abertura do evento, está confirmada a presença do governador Sergio Cabral e do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, Julio Bueno.

Confira a programação integral no site http://www.balanconaval.com.br/

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/

PETRODART seleciona 10 Plataformistas para o Mercado.


Senhores,


Nós da PETRODART fomos solicitados pela maor empresa operadora de campos onshore do Brasil, possuidora de 4 sondas próprias a selecionar 10 plataformistas oriundos de nosso curso de formação de operadores de plataforma e encaminha-los prontos à empresa.

Qual foi nosso critério de seleção? O MÉRITO, claro! Os 10 alunos de cada turma, são 2, com as 10 melhores notas da turma que completa o curso no próximo sábado (28/4). Ontem (20/04) a primeira turma teve uma aula minha de revisão de conteúdo e, a outra terá essa mesma aula na segunda dia 23/4, na terça (24/4), teremos a prova de seleção para todos os alunos chamado no auditório. Tudo isto de forma gratuita!

Este fato se deveu a, quando da confecção do programa do curso, eu visitei cada uma das empresas contratadora deste tipo de a-de-obra perguntando: Como seria para sua empresa a formação do plataformista dos seus sonhos? Compilei todas as respostas e formulei o programa do curso em cima disto criando ferramentas adicionais auxiliares na formação, tal como, simulador de poço e coluna, dispositivo que permite as conexões/desconeções no próprio local do curso e, o uso constante destes, virou "lugar comum" no dia-a-dia de aulas do curso.

Além das 2 visitas técnicas que fazemos, a 1ª , na sonda-escola da Petrobras, inoperante, mas, com todos os equipamentos/ferramentas em seus devidos lugares permtindo aos alunos contato íntimo com eles e, a 2ª em uma sonda em operação onde, lógico, por medida de segurança mantemos um distancia de 50 metros da operação, mas, como os alunos já viram os equipamentos e manobras na teoria, praticaram nos simuladores, tiveram a noção exata das dimensões e formas na sonda inoperante, eles não tem dificuldades em reconhecer quais manobras e equipamentos/ferramentas estão sendo usados, mesmo a esta distancia, da sonda em operação.

Os 10 melhores aprovados serão, então, embarcados na van do curso e levado a empresa para as formalidades de praxe na admissão e irem de encontro a seu sonho de futuro.

E aguarde ocurso de operações de sonda para Engenheiros e Tecnólogos em maio!

Parabens a eles! Aqui o mérito sempre será valorizado!


Abraços a Todos.

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/