quinta-feira, novembro 15, 2012

Pré-sal contará com inovação para superar desafios

O mercado brasileiro de petróleo e gás é considerado uma importante plataforma para o desenvolvimento dos negócios na América Latina, que ainda concentra oportunidades, principalmente pela extração dos poços do pré-sal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), apenas 10% de todo potencial foi explorado no Brasil. Atualmente, o Brasil é um dos destinos preferidos do investimento estrangeiro direto, sendo a sexta maior economia do mundo e, cada vez mais, posicionado como um dos principais produtores de petróleo em nível mundial. Para se ter uma ideia, o pré-sal exigirá investimentos, no País, de R$ 250 bilhões em dez anos, segundo estudo realizado pela Ernst & Young e Fundação Getúlio Vargas.
Entretanto, a indústria de petróleo e gás enfrenta desafios cada vez mais complexos, como a exploração de reservas em águas profundas, caso do pré-sal. Além disso, a falta de mão de obra especializada é uma questão importante a ser tratada para o desenvolvimento da indústria. Há tantas oportunidades quanto desafios. Atenta a isto, a GE tem trabalhado para desenvolver uma cadeia de fornecedores focada em atender o mercado de petróleo e gás, especialmente do pré-sal, que conta com questões particulares, como o trabalho em profundidades elevadas, com equipamentos funcionando sob maior pressão.
A companhia inovou ao adaptar algumas empresas no mundo do setor automotivo, por exemplo, para suprir as demandas do setor petrolífero. As primeiras peças fabricadas por esses fornecedores no Brasil, para equipamentos de petróleo e gás, estão sendo produzidas agora no segundo semestre de 2012.
“Extrair petróleo na camada pré-sal é uma atividade que exige excelência em todas as áreas. Estamos atentos a esse grande desafio para que a falta de mão de obra especializada e os altos índices de nacionalização não ameacem o desenvolvimento do setor. Todas as projeções apontam para o sucesso no pré-sal”, afirma Eduardo Berkovitz, secretário-executivo do Comitê de Petróleo e Gás da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O executivo participa hoje do evento +Brasil, realizado pela GE em São Paulo, para discutir os avanços que o País necessita em infraestrutura e para o desenvolvimento do pré-sal no Brasil.
Inovação no Brasil-Outra iniciativa da GE, para ajudar a solucionar os gargalos locais em infraestrutura e colaborar para suprir as necessidades do Brasil, foi trazer o seu primeiro Centro de Pesquisas Global da América Latina para o País. “Parte das atividades do Centro em construção no Rio de Janeiro será focada em petróleo e gás, no nosso Centro de Excelência em Subsea, onde já começamos a pesquisar e desenvolver alta tecnologia para a exploração da camada pré-sal. Afinal de contas, somos uma empresa de inovação”, afirma João Geraldo Ferreira, presidente e CEO da GE Oil & Gas para a América Latina.