quinta-feira, abril 26, 2012

Confira dicas de estudos para a prova do concurso da Petrobrás


As remunerações vão de R$ 1.994,30 para os cargos de nível médio a R$ 6.883,05.

O concurso para a Petrobras está chegando, será no dia 6 de maio, e quem se inscreveu precisa aproveitar muito bem estes últimos dias de preparação. É importante manter o equilíbrio e o foco, porque entrar em pânico pode impedir de chegar à reta final com qualidade e comprometer todo o trabalho feito até aqui.
São 1.521 vagas oferecidas no concurso da Petrobras – 647 para nível superior (distribuídas em 29 cargos) e 874 para nível médio/técnico (distribuídas em 31 cargos). As remunerações vão de R$ 1.994,30 para os cargos de nível médio a R$ 6.883,05 para os de nível superior, mais benefícios.
As vagas podem ser para qualquer cidade onde a Petrobras possua instalações ou específicas para determinado polo de trabalho, com oportunidades em diversas localidades do país. Será mantido cadastro de reserva (banco de aprovados fora das vagas oferecidas no edital) de até 5 vezes o número de vagas do cargo/polo, sendo de no mínimo 10 aprovados).
Haverá provas objetivas para todos os cargos. Para quem concorre ao cargo de advogado júnior haverá também prova discursiva (no mesmo dia da objetiva), composta de duas questões, valendo 10 pontos cada. Será preciso fazer o mínimo de 60% para não ser eliminado. Mas somente os classificados em até 10 vezes o número de vagas para cada polo terão a discursiva corrigida.
Já para os cargos de inspetor de segurança interna júnior e técnico de perfuração e poços júnior haverá exame de capacitação física (somente eliminatório), que constará de barra fixa, flexão abdominal e corrida, em data posterior e somente para os classificados em até 10 vezes o número de vagas do cargo/polo.
Na barra fixa, será eliminado o candidato que não atingir, no mínimo, três repetições.
No teste de flexão abdominal, será eliminado o candidato do sexo masculino que não atingir o mínimo de trinta e duas repetições no tempo máximo de um minuto e a candidata do sexo feminino que não atingir o mínimo de vinte repetições no tempo máximo de um minuto.
Na corrida, durante 12 minutos de teste, o candidato do sexo masculino deverá percorrer, no mínimo, uma distância de 2.400 metros e a candidata do sexo feminino deverá percorrer, no mínimo, uma distância de 1.800 metros.
No dia 31 de maio será publicado edital específico de convocação para essa fase, mas é importante que os candidatos a esses cargos iniciem já a preparação física.
Estudos
O que vai nortear os próximos passos são as informações do edital quanto ao formato da prova. Com relação a isso, observamos que as provas de conhecimentos básicos serão somente eliminatórias, o que significa que o candidato deve se preocupar apenas em garantir a pontuação mínima exigida e dedicar a maior parte do tempo dos próximos dias às disciplinas que efetivamente vão garantir a classificação nas melhores posições – as que constarão das provas de conhecimentos específicos (eliminatórias e classificatórias).
A prova de conhecimentos básicos consta de português e matemática para os cargos de nível médio, e de português e inglês para os de nível superior.
O conteúdo programático de português dá algumas dicas do que pode ser cobrado. No quesito ortografia, informa que será exigida a nova ortografia, acentuação, emprego do hífen. Menciona também emprego das palavras “porque”, “por que”, “por quê” e “porquê” (veja dica no Blog de Português do Professor Sérgio Nogueira) e o uso de “há” e “a”. Há outros itens, com pequenas diferenças entre as provas de nível superior e médio, e as provas de concursos anteriores elaborados pela mesma banca examinadora – a Fundação Cesgranrio – serão bom parâmetro para o candidato conhecer o nível de exigência e o estilo de questões.
Também no conteúdo de matemática há diversos tópicos. Uma boa estratégia para o candidato que não tiver tempo de estar bem em todos os itens seria selecionar a maior quantidade de assuntos em que tenha facilidade, em vez de gastar muito tempo com poucos temas muito complexos. Assim, aumenta a possibilidade de fazer 50% das questões. Importante lembrar que também não pode zerar nenhuma das matérias de conhecimentos básicos.
Quem vai concorrer a cargo de nível superior e não tem bom conhecimento de inglês, pode estudar a partir das provas anteriores – apenas para não zerar a prova -, e se garantir nas questões de português para obter 10 pontos do total das duas disciplinas.
Uma sugestão para o tempo que resta seria o candidato resolver as questões de conhecimentos básicos para saber se está suficientemente preparado para fazer o mínimo exigido. Neste caso, poderá realmente dedicar-se às específicas do seu cargo. Caso contrário, precisará aprofundar a teoria, com base nos itens do edital, para garantir que não será eliminado. Afinal, todo o resto dependerá disso. Há diversas provas anteriores, com gabarito, na página de concursos da Petrobras. Clique em “provas e gabaritos”, selecione o ano e o cargo. Mesmo que não tenha havido seleção para o seu cargo em determinado ano, escolha qualquer outro de mesmo nível de escolaridade, porque as provas das matérias básicas são similares.
Sempre que estamos na proximidade de uma prova, é preciso ter consciência de que não dá mais para aprender muita coisa. Esse tempo deveria ser utilizado para revisões dos conteúdos. Mas, o que fazer se ainda faltarem assuntos a serem estudados? Também nos tópicos dos conhecimentos específicos não há mínimo por bloco (1, 2 e 3). Então, também neste caso é mais produtivo o candidato selecionar mais assuntos pequenos e simples em vez de consumir muito tempo com poucos tópicos muito complexos. Essa estratégia é válida, já que todas as questões valem o mesmo: 1 ponto.
Lembramos que o dia 1º de maio é feriado nacional, e isso pode ser um tempo extra para estudo/revisões.
Por outro lado, no dia 5, véspera da prova, a melhor estratégia é relaxar e procurar afastar da cabeça a preocupação com o dia seguinte. Fazer uma caminhada e estar com amigos é mais indicado do que cansar o cérebro com estudos de última hora. Veja os principais cuidados para o dia da prova.
Concurso da Transpetro
Mas, há ainda uma excelente notícia! A Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, subsidiária da Petrobras, acaba de divulgar edital com as mesmas características, praticamente para os mesmos cargos, com as mesmas exigências e os mesmos conteúdos programáticos do edital da Petrobras. São 145 vagas (mais 1305 de cadastro de reserva) no concurso da Transpetro.
Então, se este for o seu caso e o tempo até o dia 6 de maio não for suficiente para um resultado favorável, basta seguir estudando, porque haverá uma “prorrogação de jogo” até o dia 10 de junho (data prevista para a prova da Transpetro).
Além disso, a Petrobras tem noticiado planos de contratar mais de 22 mil novos funcionários nos próximos 4 anos. Tudo indica que novas oportunidades virão para quem continuar estudando e qualificando a sua preparação.

Fonte:180graus

Royalties: relator afasta possibilidade de acordo

mbróglio em torno da mudança (ou não) na lei de distribuição dos royalties do petróleo pode levar ainda mais tempo para ser dirimido pelos deputados federais

Brasília (DF) - O relator do grupo de trabalho que está analisando a proposta partilha dos royalties do petróleo na Câmara dos Deputados, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), quer aumentar a distribuição dos recursos destinados aos municípios produtores e diminuir o percentual para os estados.
O parecer do deputado foi apresentado na terça-feira (24) e prevê que até 2020, tanto estados como municípios produtores vão receber 11% dos royalties, a União ficará com 20%, os fundos especiais de estados e municípios ficarão com 27,5% cada, e os municípios afetados por operações de embarque e desembarque receberão 3%.
Pela proposta aprovada em outubro no Senado, os estados e municípios produtores, que atualmente recebem 26,5% cada, chegariam em 2020 recebendo 20% e 4% do total dos royalties, respectivamente.
Segundo Zarattini, a intenção é garantir o equilíbrio entre municípios e estados. “Trabalhamos para que os municípios não fossem prejudicados, não tivessem a receita reduzida drasticamente como propôs o Senado. Os municípios têm as finanças muito mais delicadas do que os estados”.
Os recursos dos fundos especiais serão divididos entre os estados e os municípios não produtores de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Durante a reunião, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) apresentou um projeto de lei alterando os critérios de distribuição do FPE, que passaria a ser calculado levando em consideração a população, a renda per capita e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada estado.
Para Molon, essa alteração terá mais chance de ser aprovada. “Se isso for acatado, os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão ganhar uma participação maior, os estados do Norte e do Nordeste terão uma participação menor”. Segundo ele, com a mudança, 281 deputados devem ser favoráveis à proposta de redistribuição dos royalties e 232 contrários.
Já o relator da proposta acredita que a mudança nos critérios do FPE não deveria ser discutida neste momento. “Essa é uma outra discussão, e acho que a gente não deveria contaminar a discussão dos royalties que já é bastante complicada, com uma outra discussão que ainda não foi aberta”, avaliou Zarattini.
O grupo de trabalho vai se reunir novamente no dia 8 de maio para analisar a proposta e tentar chegar a um consenso antes de a matéria ser levada ao plenário da Câmara.
Fonte: Agência Brasil

Eurocopter entrega modelo EC225 para a operadora Omni no Brasil

A Eurocopter entregou a primeira unidade de um contrato inicial de quatro helicópteros EC225 para a subsidiária brasileira da OMNI Helicóptero Internacional (OHI), que já assinou um novo pedido para mais seis unidades desse modelo, elevando para 10 o número total de EC225 que a empresa utilizará em atividades de Oil & Gas no Brasil.Entregue na configuração offshore, este helicóptero será operado pela Omni Taxi Aéreo, contratada pela Petrobras. O segundo EC225 do contrato inicial será entregue em maio deste ano e os dois restantes em 2013. A entrega dos seis helicópteros pedidos no segundo contrato está prevista para acontecer até 2015.Este novo helicóptero também é o primeiro EC225 da Eurocopter para a OHI desde que esta empresa formou uma parceria com a Milestone Aviation Group, líder mundial no setor de locação e financiamento de helicópteros. No curto espaço de tempo desde a sua criação, a Milestone tornou-se uma peça fundamental na organização de soluções de financiamento para os operadores. A Eurocopter se esforça para trabalhar em estreita colaboração com a Milestone, a fim de encontrar novas oportunidades e soluções para seus clientes ao redor do mundo.”Trabalhamos com a Eurocopter há mais de 10 anos e agora estamos muito satisfeitos de trazer o EC225 para compor a nossa frota”, disse Rui Almeida, Presidente da OHI. “Esse helicóptero vai nos ajudar a responder às necessidades de nosso principal cliente, a Petrobras, que exige aeronaves cada vez mais poderosas e mais seguras para garantir o transporte de muitos funcionários em grandes distâncias.”Com a descoberta de reservas de gás e petróleo na camada pré-sal, o Brasil está buscando tornar-se um produtor mundial de petróleo, com capacidade para ser o quarto maior do mundo, em 2030. A Petrobras, que explora a maior parte desses recursos, está se preparando para construir plataformas de petróleo cada vez mais longe da costa marítima. Com um alcance de até 600 milhas náuticas quando equipado com tanques externos de combustível, o EC225 oferece um excelente desempenho em tais condições. Com a entrega realizada à OMNI, já existem três empresas que operam atualmente o EC225 para a maior companhia petrolífera brasileira. “O sucesso do EC225 no segmento Oil & Gas se deve, em particular, à sua excelente confiabilidade nas condições operacionais mais exigentes”, explicou Olivier Lambert, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Relações com Clientes da Eurocopter. “Somos gratos à Omni Helicópteros Internacional pela confiança que depositaram nas aeronaves que compõem a gama Eurocopter, e estamos confiantes de que o novo EC225 irá garantir o sucesso de muitos novos projetos”. A Omni Taxi Aéreo opera uma das maiores frotas civis de aeronaves Eurocopter na América Latina, com cinco EC155, seis EC135, quatro AS365 N3, um AS365 N2 e quatro BO105, além do novo EC225. Todas essas aeronaves são utilizadas para operações de petróleo e gás no Brasil, principalmente no transporte de passageiros entre as plataformas de petróleo e o continente, além de realizar serviços de emergência médica.Em seus esforços para apoiar este crescente setor no Brasil, mercado offshore que mais cresce no mundo, a Eurocopter está finalizando os procedimentos para fabricar o EC225 em sua subsidiária brasileira, a Helibras. A filial está prestes a abrir as novas instalações que produzirão, inicialmente, o EC725, versão militar do helicóptero para as Forças Armadas brasileiras. A estrutura de produção e de serviços para os modelos será reforçada com a instalação de um simulador de voo completo EC225 (FFS), no Rio de Janeiro.O EC225 oferece ótima segurança com velocidade e alcance superiores aos concorrentes, além da capacidade para carga útil e confiabilidade em voo. Utilizado em todo o mundo em atividades civis, militares e missões de salvamento, bem como offshore e voos de transporte de passageiros, o modelo é o membro da mais recente geração da família Super Puma / Cougar, que já registrou mais de quatro milhões de horas de voo em operações em todo o mundo. Atualmente, existem cerca de 70 helicópteros EC225 em operação no mercado de Oil & Gas em diversos países. Esta aeronave é perfeitamente adequada para operar em condições climáticas adversas. Projetado para atender às mais altas exigências de segurança, é apoiado por redundância de sistemas, controle de voo automático de alta capacidade e capacidade de degelo completo, que permite o voo em todas as condições de ocorrência de gelo conhecidas. Os EC225 também podem ser rapidamente reconfigurados para missões de resgate.

Fonte: Fator