quarta-feira, agosto 08, 2012

Incêndio em refinaria da Chevron na Califórnia é apagado

A refinaria é a maior da Costa Oeste, processando mais de 240 mil barris de petróleo bruto por dia, de acordo com o site da Chevron

Estados Unidos - gado na manhã desta terça-feira (horário local). O fogo lançou uma grossa camada de fumaça preta sobre a á área da baía de São Francisco, mandando dezenas de pessoas para hospitais reclamando de problemas respiratórios.

A companhia disse na segunda-feira que ainda não sabe se a produção será afetada. O incêndio começou por volta das 18h (horário local) de segunda-feira. Um funcionário ficou levemente ferido

Funcionários de saúde utilizaram chamadas telefônicas automáticas para alertar os moradores. Eles foram orientados a ficar dentro de casa, desligar aquecedores, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, e a taparem as entradas de ar nas portas e janelas.

Fonte: Estadão

Petrobras será prejudicada com proibição a Transocean

A Petrobras está sujeita a perder 11 por cento da sua frota de perfuração porque o Brasil proibiu a Transocean Ltd. de explorar em campos de águas profundas, o mais recente passo em falso entravando o desenvolvimento das maiores descobertas de petróleo da América Latina desde 1976.

Um tribunal brasileiro ordenou em 31 de julho à Transocean, maior contratante do mundo de perfuração offshore, para suspender as operações dentro de 30 dias após uma de suas plataformas ter se envolvido em um derramamento no campo offshore de Frade, operado pela Chevron Corp A proibição ameaça paralizar 7 das 66 plataformas da Petrobras perfuração ao largo da costa do Brasil, onde acredita-se existirem mais de 50 bilhões de barris de petróleo bruto.

A Petrobras já cortou as suas metas de crescimento no plano de investimentos de $ 236.5 bilhões anunciado em junho, em parte devido a atrasos na aquisição de equipamentos necessários para perfurar poços em águas profundas. A Petrobras deve divulgat amanhã (hoje) uma queda de 70 por cento no lucro ajustado do segundo trimestre, após ter perdido as metas anteriores de produção, de acordo com a mediana das estimativas de 10 analistas em uma pesquisa da Bloomberg.

A Transocean é “um dos principais fornecedores de plataformas-chave para a Petrobras,” Scott Gruber, analista da Sanford C. Bernstein & Co., em Nova York, disse em uma entrevista por telefone. “A perda colocaria em risco as metas, já revistas, de produção no futuro”

A atuação passada

A Petrobras não alcançou as suas metas de produção no mínimo nos últimos oito anos, porque a produção das águas ultra-profundas não conseguiu compensar o decínio da produção dos seus campos, já ficando maduros, na Bacia de Campos. A empresa, que prevê que a sua produção até 2013 continue quase inalterada, tem tido uma série de atrasos nas datas de término dos seus projetos, devido aos requisitos governamentais de compras de equipamentos de fornecedores locais, o que tem contribuido para os atrasos, segundo declarou a CEO da empresa, Graça Foster, em 25 de junho, ao apresentar o plano da empresa de investimento de cinco anos para investidores e analistas.

A Chevron – a segunda maior empresa petrolífera dos EUA, que também foi ordenada por um tribunal regional federal a suspender as suas operações – pretende recorrer da liminar e se prepara para retomar a produção em Frade, a empresa disse ontem, em uma resposta por e-mail às perguntas. A Transocean usará “todos os meios legais necessários” para provar que o caso não tem mérito, a empresa disse em um comunicado enviado por email. A Petrobras não respondeu a um telefonema e a e-mail solicitando seus comentários.

Alvos submarinos

Magda Chambriard, a chefe (diretora geral) do regulador de petróleo do Brasil ANP, disse em 19 de julho que a Transocean não teve nenhum papel nos derramamentos de Frade e que a agência está em conversações com a Chevron para retomar a produção. O tribunal brasileiro disse que a suspensão das operações vai durar até que o Ministério Público Federal, a ANP e os órgãos ambientais concluam as investigações do vazamento.

“No final, se eles quiserem fazem disso um caso tão grande, é o Brasil que vai se machucar”, Cleveland Jones, um especialista em petróleo e professor de geologia na UFRJ, disse em entrevista por telefone, ontem. “A Petrobras já está sob a mira com relação às metas de produção perdidas. Se algo como isso acontecer, eles naufragariam, certamente. ”

A Chevron e a Transocean também estão lutando em duas ações judiciais que reeinvidicam 40 bilhões de reais (19,6 bilhões dólares) em danos relacionados aos derramamentos. A Petrobras pode ser responsável por 30 por cento de quaisquer danos que a Chevron tiver que pagar no Frade, porque é um parceiro minoritário no campo, a Petrobras disse em 30 de março .

Campos gigantes

A descoberta de campos gigantes na chamada Brasil da região do pré-sal, uma área do tamanho da Flórida, em águas profundas ao largo da costa sul do Brasil, impulsionou a Petrobras para se tornar o segundo mais caro produtor de energia do mundo em 2008, valendo (nas bolsas) 17 vezes o seu lucro, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Desde então, a Petrobras caiu para o 10 º lugar nesta categoria, valendo uma proporção de cerca de oito vezes os seus rendimentos, segundo os dados mostram.

A Petrobras perdeu 14 por cento este ano em termos de dólares norte-americanos, o pior desempenho de uma empresa global de petróleo com um valor de mercado de mais de US $ 50 bilhões, segundo dados compilados pela Bloomberg. A Ecopetrol da Colômbia retornou 40 por cento aos seus investidores, enquanto a chinesa CNOOC Ltd. e a americana Chevron registraram 16 por cento e 5,6 por cento de retorno, respectivamente.

A Petrobras caiu 0,7 por cento, para 19,69 reais às 15:07 horas (de 02/08/2012), na Bovespa.

Perda de produção

A Petrobras já perdeu a sua meta de produção este ano, devido à paralisação de Frade, que bombeava 60.000 barris por dia.

A empresa vai tomar medidas para evitar uma escassez de equipamentos como resultado da decisão do tribunal, disse Wagner Freire, ex-diretor da Petrobras (?). A Petrobras tem 66 sondas no Brasil, de acordo com o Rigzone, um site que monitora a perfuração global de petróleo .

“Esta decisão vai causar um monte de questionamentos, principalmente da Petrobras”. Freire, que era o encarregado da divisão de produção durante o período de 1985-1990 , disse em uma entrevista por telefone. “A Petrobras vai reclamar porque você não pode parar de perfurar” disse ele.

Fonte: BusinessWeek