terça-feira, agosto 11, 2009

NASA tira foto inédita do centro da galáxia


Centro da Via Láctea é fotografado pelo telescópio espacial Spitzer

O telescópio espacial Spitzer conseguiu registrar o centro da Via Láctea, uma região escondida por nuvens de gás e poeira.
Com suas lentes infra vermelhas, ele fotografou o coração da nossa galáxia, um local há cerca de 26 mil anos luz de distância da Terra, em direção à constelação de Sagitário.

O amontoado de pequenos pontos é falsamente colorido pelo efeito da câmera, e mostra estrelas mais velhas e frias em tons azulados. As nuvens de poeira brilhantes e vermelhas indicam estrelas mais jovens e quentes nos berçários estelares.
A imagem tem um alcance de cerca de 900 anos luz.

Fonte: www.info.abril.com.br

Veja os 5 netbooks mais vendidos no mundo

A categoria de subportáteis, ou netbooks, cresceu de maneira vertiginosa desde o seu nascimento, no início de 2008. Especialistas acreditam que sua popularidade entre os consumidores deve-se principalmente a seu baixo custo e bom desempenho.



A oferta de netbooks no mercado é enorme. Uma infinidade de modelos, com diferentes designs e características, povoam as vitrines das lojas de eletrônicos.
Para tentar tornar mais fácil a tarefa de escolher um modelo, listamos abaixo os cinco netbooks mais vendidos no mundo no primeiro semestre de 2009, segundo o site Ezine Articles.
Em primeiro lugar está o Asus EEE PC 1005HA. Um dos lançamentos mais recentes da Asus, em pouco tempo se tornou o preferido do público. Possui tela de 10.1 polegadas, processador Atom da Intel, 2 GB de memória RAM, capacidade de armazenamento de 160 GB, conexão Wi-Fi, bateria de longa duração e um teclado 92% do tamanho de um teclado normal.
O Acer Aspire One AOD250 está em segundo lugar. Mesmo com um teclado menor do que a maioria dos netbooks, este modelo oferece as mesmas características do Asus EEE PC 1005HA mas por um preço menor.

Na terceira posição está o Lenovo Ideapad S12, que tem como diferencial uma tela de 12 polegadas que permite reproduzir vídeos a 1080p. O teclado é amplo e mais cômodo do que a maioria dos netbooks.
O netbook Toshiba NB205 ocupa a quarta posição neste ranking. Se destaca por seu desempenho e por ter uma bateria que dura mais de 8 horas.
O HP Mini 2140 se caracteriza por ser um dos computadores mais resistentes da sua categoria. Tem um corpo desenhado para ter durabilidade e para suportar um usuário que esteja sempre em movimento.
O fato que estes modelos sejam os mais vendidos não quer dizer necessariamente que são os melhores, mas seu sucesso comercial já é um bom indício.


Fonte: www.terra.com.br

Celular é feito para o Twitter e "fala" com Macs


A fabricante inglesa de celulares INQ lançou dois novos modelos de aparelhos que se conectam rápido a redes sociais, com recursos de integração com o Twitter e sincronização de mídia com PCs e Macs.

Os dois modelos, Chat 3G (com teclado) e Mini 3G, contam com acesso à rede 3G e já vêm prontos para funcionar como modem. Ambos contam com integração nativa ao Twitter, com um aplicativo desenvolvido em parceria com os criadores da rede de 140 caracteres. As atualizações de status no Twitter aparecem direto na tela principal do telefone.
Além do Twitter, os modelos da INQ contam com programas de acesso rápido ao Facebook, Skype e mensagens instantâneas. Os dois celulares sincronizam mídia (música, vídeo e fotos) direto do Windows Media Player, no PC, ou do iTunes, no Mac.
O Chat 3G oferece GPS integrado, câmera digital de 3,2 megapixels, além do teclado. O Mini 3G tem uma câmera de 2 megapixels. Ambos aceitam cartões de memória de até 8 GB para armazenamento de dados e permitem trocar a capa traseira com sete opções de cores.
Os celulares da INQ serão lançados no fim do ano no Reino Unido e em Hong Kong. O preço não foi informado.

Popularidade no Twitter define emoções de robô musical


Como se fosse uma banda de rock iniciante, o Cybraphon toca vários instrumentos, gosta de ter público e é obcecado pelos comentários em seu blog e com o número de amigos e seguidores que possui nas redes sociais online. Mas, seu diferencial, é que se trata de um robô musical que mistura equipamentos de última geração com instrumentos músicais de mais de cem anos de idade e cujas emoções são medidas pela sua popularidade online.

O robô, construído em oito meses por três artistas britânicos com um orçamento de 5 mil libras esterlinas (cerca de R$ 15 mil), consiste em um antigo guarda-roupa que abriga mais de 60 componentes robóticos, desde instrumentos musicais como baterias, órgãos e um instrumento clássico indiano chamado Shruti até computadores de última geração, conforme explica reportagem do site Wired.
O aparelho é dotado de equipamentos que procuram 24 horas por dia menções do seu nome na internet e o número de amigos em sites como Facebook e MySpace. De acordo com os dados processados por softwares específicos, o humor do Cybraphon se modifica e, por consequência, também a música que toca.
Por exemplo, se a agulha que mede as emoções atinge o nível "Rapture" (Êxtase), a orquestra mecânica construída dentro do aparelho ressoa uma música otimista, mas se a atenção que recebe dos internautas está em baixa e a agulha chega ao outro extremo da escala, "Misery" (Angústia), produz uma música melancólica.
O estado de humor do Cybraphon é medido por um galvanômetro de mais de 100 anos de idade e disponibilizado online através do seu perfil no Twitter. Sua música, no entanto, não está disponível online, apenas em vídeos gravados encontrados em sites como YouTube.
Um notebook MacBook Pro é o cérebro deste robô musical, que através de softwares específicos monitora a internet e atualiza o estado emocional do Cybraphon de acordo com a sua popularidade online. "O software recebe os emails de alerta de sites como Facebook e Google, processa eles e compara a atual atividade com os dados das últimas 24 ou 48 horas para calcular o nível de mudança", explica Simon Kirby, um dos criadores do aparelho, em declarações ao Wired. O artista também explica que, eventualmente, o Cybraphon pode entrar em depressão, mesmo que esteja com bons níveis de popularidade. "Nós o modelamos em uma faixa insegura e egoísta", acrescenta. "O Cybraphon tem um desejo quase egoísta por fama".
O Cybraphon terá uma performance neste mês na Inspace Gallery, em Edimburgo, na Escócia, durante o Festival de Arte da cidade. Mais fotos do aparelho estão disponíveis em sua página no Flicker, mas lembre-se que, uma visita ao site pode mudar o humor do aparelho.

Brasileiro lança livro sobre o Twitter nesta segunda


Tudo que você precisa saber sobre Twitter é o nome do livro que será lançado nesta segunda às 16h, via Twitter, que pretende ensinar tudo sobre o microblog. O livro eletrônico é gratuito e pode ser baixado, impresso e distribuído livremente graças a uma licença Creative Commons.

Juliano Spyer, autor da obra, diz em seu blog (www.naozero.com.br) que "queria tanto escrever um guia sobre o Twitter - tanto, tanto, tanto - que estimei que conseguiria fazer isso em uma semana: cinco dias úteis. Agora que ele finalmente está pronto, penso na corrida de montanha-russa que foram os últimos 40 dias e me pergunto como eu cheguei a esse prazo tão otimista/sem noção". O prefácio do livro é do apresentador de TV Marcelo Tas.
O livro, de 110 páginas, traz lições básicas para iniciantes, dados sobre o uso do microblog por empresas, notícias e até campanhas políticas e informações para usuários avançados. Além de ensinar o que é Twitter, o autor (@jasper na rede) também lista "twitteiros recomendados" para começar a seguir.
A obra sobre o Twitter pode ser baixada gratuitamente em www.talk2.com.br e www.naozero.com.br. A capa, índice e introdução já podem ser lidas em http://www.scribd.com/doc/18220355/Tudo-Do-Twitter-Indice-Intro.


Quase um milhão para projetos de tecnologia

Quinze unidades da Embrapa receberam 994 mil reais para projeto de transferência de tecnologia. Parte desse dinheiro vai para tecnologias limpas.
São quinze unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária responsáveis por 26 ações de Transferência de Tecnologia. Entre os projetos beneficiados estão pesquisas ligadas a agricultura sustentável e aproveitamento dos recursos naturais.
As ações de transferência de tecnologia servem, basicamente, para disseminar conhecimento e processos tecnológicos. “São cursos de capacitação, palestras, treinamento. É como uma transferência de conhecimento”, explica o pesquisador Alexandre Barcellos, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do PAC Embrapa.
“Claro que existe uma preocupação da Embrapa voltada para a sustentabilidade, mas os projetos não são escolhidos por isso”, diz Barcellos. Um dos programas de fortalecimento e crescimento da Embrapa, por exemplo, é de projetos de bioenergia. “Existe o interesse em disseminar tecnologia voltada para as energias limpas”, afirma.
O Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa) é composto por 10 projetos. Desses, pelo menos cinco têm ligações com o meio ambiente. São eles: agroenergia, Agricultura Amazônia sustentável, Aproveitamento dos recursos naturais e produção agrícola sustentável, Competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar, Agroenergia e Monitoramento por satélite das obras do PAC e de seus impactos.
Os 994 mil reais repassados somam-se a outros 4,6 milhões de reais investidos desde o começo do ano. Em 2008, este valor chegou a 8,7 milhões de reais.

Fonte: www.info.abril.com.br