quinta-feira, março 10, 2011

Petróleo e gás no AM criam boas chances


Candidatos a uma das vagas oferecidas pelo setor, no entanto, precisam estar bem qualificados para aproveitá-las

O Amazonas é o maior produtor de gás natural em terra firme e o terceiro em produção de óleo do País, ficando atrás do Espírito Santo e Rio de Janeiro, respectivamente, segundo dados de janeiro deste ano, divulgados pela Petrobras. A área de petróleo e gás na região oferece muitas oportunidades de trabalho e emprego, mas falta mão de obra qualificada no Estado preocupa.

Além da exploração de petróleo e gás natural na província de Urucu, novas perspectivas se abrem com os campos nos municípios de Tefé e Carauari. A empresa HRT Oil & Gás, por exemplo, deve começar nas próximas semanas a explorar petróleo em Tefé.

Mesmo em fase operacional, a empresa petrolífera já contratou 800 funcionários e tem perspectiva de chegar a 2 mil ainda este ano. Os engenheiros a empresa trouxe de Belém (PA), mas cerca de 600 pessoas de Tefé foram contratados para o trabalho de campo, como montagem, topografia, transporte fluvial, segurança do trabalho.

Nos bastidores, empresa prestadora de serviço para a Petrobras está prospectando aqui profissionais, como engenheiros - de petróleo e gás, civil, mecânico, eletricista -, projetista, desenhista. Áreas operacionais como operador de sonda também requer de pessoas habilitadas, mas em falta.

“Essa é a área que mais cresce na região. Novas empresas estão vindo e esse é um mercado muito promissor. E quem estiver preparado vai se dá muito bem”, disse a tecnóloga e especialista em petróleo e gás, Neymara Silva Costa, que é professora do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás no Centro Universitário do Norte (Uninorte).

O curso do Uninorte, tecnologia, é uma graduação de curta duração, com foco para o mercado. A primeira turma de Petróleo e Gás forma-se este ano. O curso é composto por 2.500 horas e prevê certificações intermediarias de analista, operador gestor. Isso proporciona ao aluno trabalhar na pesquisa, prospecção, operação, distribuição, gestão e logística da cadeia. Apesar de recente, a procura pelo curso, que oferecia 150 vagas semestrais, só aumenta. “Tive de abrir seis turmas de 50 alunos à noite. Sem contar as duas turmas da manhã e com perspectiva de abrir uma a tarde”, contou a coordenadora do curso, Alzira de Oliveira .

Ufam possui curso de pós graduação
Outra instituição que oferece curso de graduação nesse campo é a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A instituição possui o curso de Engenharia de Gás e Petróleo, nos turnos vespertino e noturno. São disponibilizadas 25 vagas pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC) e 25 pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O Senai (Bola da Suframa), possui o curso técnico em Sistemas à gás, mas ele é voltado para a área industrial. Ele qualifica o profisisonal como operador de sistema de combustão e mecânico de sistemas à gás. Além disso, a escola possui um núcleo de gás, que desenvolve cursos de apoio ao segmento de gás, como sistema de gás, instrumentista e combustão. Esses cursos de capacitação ocorrem conforme a demanda de empresas.

Fonte: http://acritica.uol.com.br

Quip inicia a construção da P-63 em Rio Grande


A Quip S/A já começou as atividades de construção e montagem da plataforma P-63 em seu canteiro de obras em Rio Grande, localizado na ponta Sul do Porto Novo. Os serviços iniciados consistem na calibragem de equipamentos e recebimento de material. Já chegaram ao canteiro de obras em torno de três toneladas de aço.

Conforme informações da assessoria da empresa, no último dia 7 houve uma cerimônia interna de início das atividades, com a presença de representantes da Petrobras. No entanto, o início oficial das obras de construção da terceira plataforma a ser feita em Rio Grande e a reinauguração do canteiro, que está sendo ampliado, devem ocorrer no final deste mês ou início de março.

A P-63 se constitui em um investimento de US$ 1,3 bilhão e sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. No pico de sua construção, deverão ser gerados em torno de 3 mil empregos diretos e outros 4,5 mil indiretos. O contrato para a P-63 é executado através de joint-venture formada pelos Grupos Quip e BW Offshore.

A Quip construirá os módulos de processo e completará a integração deles no casco do navio tanque BW Nisa, que está sendo convertido em casco desta plataforma na China, na cidade de Dalian, em parceria com o Grupo BW Offshore. A chegada do casco em Rio Grande deve ocorrer em setembro ou outubro de 2011.

Desde o ano passado, a Quip já vinha realizando trabalhos para construção da P-63, com a execução do projeto de engenharia, no Rio de Janeiro, e reforma no canteiro de obras em Rio Grande. A P-63 é uma plataforma do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), que terá 334 metros de comprimento e irá operar no Campo de Papa Terra, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Terá capacidade para processar 140 mil barris por dia de petróleo e 1 milhão de Nm³/dia de compressão de gás. A unidade gerará 98 Mwh de energia e armazenará até 1,4 milhão de barris de petróleo.

A empresa já construiu a plataforma P-53 em Rio Grande, também em seu canteiro de obras no Porto Novo, e está executando parte da P-55 no Estaleiro Rio Grande, onde está localizado o primeiro dique seco de grande porte do País

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/

Recorde na produção impulsiona conferência de petróleo Offshore


Conferência Internacional acontece na Feira Brasil Offshore, de 14 à 17 de junho, em Macaé, RJ

São Paulo, fevereiro de 2011- Capital da indústria offshore do País, a cidade de Macaé vai receber de 15 à 17 de junho mais de 360 congressistas, entre eles profissionais ligados ao setor de exploração e produção de petróleo, para participar de mais uma Conferência Internacional Brasil Offshore. Organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado em parceria com o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e a SPE (Society of Petroleum Engineers), esta edição será presidida por Fernando Machado, da Petrobras, e Johan Mikkelsen, da Statoil.

Depois de bater recorde na produção diária de petróleo em 2010, com mais de 2,18 milhões de barris, o Brasil precisa preparar-se para atender às perspectivas de crescimento exponencial do setor, especialmente com a futura produção chamada camada pré-sal, além de suprir as necessidades de um mercado emergente. A Gerente de Unidades de Negócios de Congressos e Conferências do evento, Márcia Coimbra, explica a importância das discussões para o segmento. "É imprescindível que estes profissionais estejam sintonizados às novas tecnologias e desafios que a Indústria Offshore vai demandar nos próximos anos. Os dados da própria Agência Nacional do Petróleo já apontam que o crescimento e exigências da indústria serão exorbitantes", diz ela.

"A Conferência Brasil Offshore focará nos aspectos críticos relacionados aos desenvolvimentos em águas profundas. A conferência direciona-se aos envolvidos com projeto e gerenciamento de campos, construção de poços, FPSO & Semi-Submersiveis, gerenciamento da produção e de reservatórios, que desejam aprender e se beneficiar com a troca de experiências em projetos com cenários desafiadores", esclarece o co-chair da Conferência, Fernando Machado.

Em 2009, a Conferência apresentou 48 trabalhos técnicos oriundos da OTC(Offshore Technology Conference), com abordagem de temas como construção de poços, sistemas de produção e os desafios do pré-sal. Em 2011, foram inscritos 258 trabalhos de mais 30 países. Isso representa um crescimento superior a 100% no número de cases para debate.

A programação completa do evento e as inscrições para participação estão disponíveis no site www.brasiloffshore.com.

Tópicos específicos tratados:

-Estimulação de carbonato;
-Vida útil de estrutura existente em campos Offshore;
-Engenharia que prolonga capacidade operacional;
-Gerenciamento inteligente do reservatório;
-Novos sistemas para perfuração e extração com boa relação custo-benefício em cenárioscomplexos;
-Perfuração em sal;
-Tecnologia IOR/EOR;
-Controle e gerenciamento de areia.

Mais informações: www.brasiloffshore.com

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BRASIL OFFSHORE:
Local: Macaé Centro - Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho - Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé RJ
Data e Horário: Abertura dia 14, às 16h. Dias 15 a 17 de junho, das 8h30 às 17h30.
Acesso: A programação completa do evento, as inscrições e valores para participação estão disponíveis no site www.brasiloffshore.com.

BRASIL OFFSHORE
Local: Macaé Centro - Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho - Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé – RJ
Data: 14 a 17 de junho de 2011
Horário: Das 14h às 21h.
Acesso: Entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/