sábado, março 24, 2012

Vale e Petrobras estão entre as empresas mais lucrativas das Américas


Mineiradora ganhou uma posição e foi a quinta companhia de capital aberto que mais lucrou em 2011; Petrobras caiu seis posições e ficou em oitavo lugar.

A Vale e a Petrobras terminaram 2011 entre as empresas mais lucrativas dos Estados Unidos e da América Latina, segundo levantamento da empresa de informação financeira Economatica. Com 20,2 bilhões de dólares de lucro no ano passado, a Vale ganhou uma posição em relação a 2010 e se tornou a quinta empresa das Américas. Com 17,8 bilhões de dólares, a Petrobras caiu da segunda para a oitava posição no ranking.

Se consideradas apenas as empresas da América Latina, a Vale alcança a liderança e a Petrobras, a segunda posição. Entre as dez primeiras do ranking das Américas elaborado pela Economatica, apenas as duas não são americanas.

Estados Unidos – A Exxon Mobil permaneceu na liderança da amostra em 2011. A petroleira americana teve lucro de 41,1 bilhões de dólares no ano passado, à frente da Apple, segunda colocada, com 33 bilhões de dólares. Levantamento da Economatica mostra a gigante do setor tecnológico como a única empresa com valor de mercado acima de meio trilhão de dólares. Em 2010, ela ocupava a oitava colocação.

Outro destaque do ranking é a AIG. A empresa de seguros, que em 2010 ocupava a 27ª colocação, subiu 19 posições e, com um lucro de 17,8 bilhões de dólares, fechou 2011 à frente da Petrobras. Completam a lista das dez maiores a petroleira Chevron Texaco (3ª posição), a empresa de software Microsoft (4ª), o banco JP Morgan Chase (6ª), a rede Walmart (9ª) e o banco Wells Fargo (10ª).

Fonte: VEJA

Pré-sal traz nova realidade à exploração de petróleo no mundo, destaca Dilma


Rio de Janeiro – A presidenta Dilma Rousseff afirmou que a nova diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, assume o cargo em um momento em que a entidade defende a garantia de uma exploração sustentável, com respeito aos principais requisitos de segurança. Ela destacou que os desafios do pré-sal trazem uma “nova realidade à exploração e prospecção de petróleo no mundo”.

“Ninguém aqui desconhece que diante da importância da economia internacional o petróleo não é pura e simplesmente uma mercadoria. Estamos vendo isso quando temos uma recessão nos países desenvolvidos e o petróleo chega a US$ 124, US$ 125 o barril”, disse, durante a cerimônia de posse de Magda Chambriard.

A presidenta acrescentou que diante desse cenário, a agência tem diante de si um grande desafio que “é a regulação e a estabilização da exploração do pré-sal”. Segundo a presidenta, o governo vai enfrentar isso “com toda a tranquilidade”. “O governo com sua parte, a ANP com autonomia, mas com respeito à legislação vigentes no país”, destacou.

Ela ressaltou que os protocolos existentes no país devem ser cumprimos por todas as empresas que já estão instaladas em território nacional e por aquelas que pretendem atuar no Brasil. “As empresas que aqui vierem se instalar, bem como as que já estão aqui, devem saber que protocolos de segurança existem para serem cumpridos. Nessa questão não há exceções. Devem saber que é necessário ficar dentro dos limites de segurança e às vezes abaixo deles, nunca os pressionar e jamais os ultrapassar”, enfatizou.

Fonte: Agência Brasil/Thais Leitão

Empresas japonesas investirão em projeto da Petrobras


Tóquio – Três companhias japoneses Mitsui & Co., Mitsui O.S.K. Lines e Marubeni Corp. fecharam um acordo para investir em uma FPSO (unidade que produz e armazena petróleo) da Modec, que será usado pela Petrobras, anunciaram as companhias japonesas. O valor do investimento não foi revelado.

Sob os termos do acordo, as três companhias investirão na unidade holandesa da Modec, que tem um contrato de 20 anos com a PNBV, unidade holandesa da Petrobras, para fretar a FPSO para a produção na área de Cernambi Sul, na camada pré-sal na costa do Brasil.

A unidade está sob construção e programada para iniciar operações no terceiro trimestre de 2014 com uma capacidade de produção de 150 mil barris de petróleo bruto por dia e 280 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado – Uma empresa do Grupo Estado