terça-feira, fevereiro 15, 2011

PETROBRAS PLANEJA INFRAESTRUTURA PARA O COMPERJ




Com as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) a pleno vapor – a fase de terraplanagem foi concluída e a parte de construção e montagem das principais unidades de refino, iniciadas – o destaque das notícias relacionadas ao complexo voltaram-se para a infraestrutura da região. Petrobras assinou um Convênio de Cooperação com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo.

O acordo trata da implantação da infraestrutura necessária - dragagem, píer e seu retroporto e via de acesso - para transporte de equipamentos especiais para o Comperj. Na oportunidade, também foi assinado Protocolo de Intenções entre a Petrobras, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de São Gonçalo para desenvolvimento do Projeto Porto Praia da Beira. Presente no evento, o governador do Rio, Sérgio Cabral, aproveitou para ressaltar que o porto em questão, findadas as obras do complexo petroquímico, abrigará também um terminal de passageiros.

“Este é um dos maiores investimentos da história da Petrobras e vai ajudar a colocar nosso país como ator relevante em uma indústria cada vez mais globalizada, como a petroquímica. Vamos produzir derivados de altíssima qualidade”, disse o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, durante a cerimônia em São Gonçalo. Costa lembrou, ainda, que o projeto usa as mais modernas técnicas para preservar o meio ambiente, profundamente afetado pela grandiosidade do Comperj.

O Comperj é um dos principais empreendimentos da história da Petrobras e tem a primeira fase de sua operação prevista para ser iniciada no final de 2013, com capacidade de processamento de 165 mil barris de petróleo por dia. Na segunda fase, esse volume será alçado ao seu máximo, de 330 mil barris diários de óleo. Nas Unidades Petroquímicas, serão produzidos produtos básicos, como eteno, propeno, benzeno, p-xileno e butadieno, e petroquímicos associados, como estireno, etilenoglicol, polietilenos, polipropileno, entre outros. Já a Refinaria irá gerar diesel, GLP, querosene, nafta, óleo combustível, coque e enxofre.

Composição

Por ocasião da assinatura dos convênios em São Gonçalo, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, declarou que a estatal que concluir, ainda no primeiro semestre, as conversações para fechar a composição da participação acionária do capital do Comperj. De acordo com Costa, a refinaria será controlada na totalidade pela Petrobras e o controle da Petroquímica Básica será dividido. Já outras unidades, deverão ter sua operação debatida com a Braskem.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Refino de petróleo – Parte II


Duas características são importantes nos hidrocarbonetos:

- eles contêm muita energia. Muitos dos produtos derivados de petróleo bruto como a gasolina, óleo diesel, parafina sólida e assim por diante,são úteis graça a essa energia;

- eles podem ter formas diferentes. O menor hidrocarboneto é o metano (CH4), um gás mais leve do que o ar. Cadeias mais longas contêm cinco carbonos ou mais e são líquidos; já nas cadeias muito longas há hidrocarbonetos sólidos, como a cera. Ao ligar quimicamente cadeias de hidrocarbonetos artificialmente, obtemos vários produtos, que vão da borracha sintética até o náilon e o plástico de potes para alimentos.

As principais classes de hidrocarbonetos em petróleo bruto incluem:

- Parafinas
* fórmula geral: CnH2n+2 (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
* as moléculas são cadeias ramificadas ou não
* em temperatura ambiente podem ser gases ou líquidos, dependendo da molécula
* exemplos: metano, etano, propano, butano, isobutano, pentano, hexano

-Aromáticos
* fórmula geral: C6H5 - Y (Y é uma molécula mais longa e não ramificada que se conecta a anéis benzênicos)
* estruturas em anel, com um ou mais anéis
* os anéis contêm seis átomos de carbono, com ligações duplas e simples alternando-se entre os carbonos
* geralmente são líquidos
* exemplos: benzeno, naftaleno

-Naftenos ou cicloalcanos
* fórmula geral: CnH2n (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
* estruturas em anel, com um ou mais anéis
* os anéis contêm apenas ligações simples entre os átomos de carbono
* em temperatura ambiente, geralmente são líquidos
* exemplos: ciclohexano, metilciclopentano

- Outros hidrocarbonetos

-Alcenos
*fórmula geral: CnH2n (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
*moléculas de cadeias ramificadas ou não que contêm uma ligação dupla carbono-carbono
*podem apresentar-se nos estados líquido ou gasoso
*exemplos: etileno, buteno, isobuteno

-Dienos e Alcinos
*fórmula geral: CnH2n-2 (n é um número inteiro, geralmente de 1 a 20)
*moléculas de cadeias ramificadas ou não que contêm duas ligações duplas carbono-carbono
*podem apresentar-se nos estados líquido ou gasoso
*exemplos: acetileno, butadieno

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/