segunda-feira, agosto 10, 2009

Internet substitui café da manhã como 1ª tarefa do dia


Karl e Dorsey Gude, de East Lansing, Michigan, se lembram de manhãs mais simples, não muito tempo atrás. Sentavam-se à mesa e conversavam durante o café da manhã. Liam o jornal e só tinham de competir com a televisão, pela atenção de seus dois filhos adolescentes.

Isso foi no século passado. Hoje, Gude acorda às 6h para verificar suas contas de e-mail, Facebook e Twitter. Os dois filhos, Cole e Erik, começam cada manhã com mensagens de texto, videogames e visitas ao Facebook.
A nova rotina rapidamente se tornou fonte de conflito na família, e Dorsey se queixa de que a tecnologia está reduzindo o tempo de convivência familiar. Mas até mesmo ela terminou por sucumbir, ao menos em parte, à tendência, e costuma abrir seu laptop depois do café da manhã para verificar mensagens e atualizações.
"Coisas que eu considerava inaceitáveis alguns anos atrás agora são comuns em minha casa", disse. "Por exemplo, nós quatro começarmos o dia cada um em um cômodo, com um computador".
A tecnologia alterou muitas das rotinas da vida, mas para muita gente ela alterou completamente os rituais no passado previsíveis com que o dia era iniciado.
A era da internet mudou a cara das manhãs nos Estados Unidos. Depois de seis ou oito horas de desconexão com a rede - um período também conhecido como "sono" -, as pessoas cada vez mais acordam e ligam ansiosamente seus celulares e laptops, às vezes até antes de saírem da cama e de se dedicarem a atividades biologicamente mais urgentes.
"A rotina diária costumava envolver acordar, ir ao banheiro, escovar os dentes e depois apanhar o jornal", diz Naomi Baron, professora de linguística na American University e autora de trabalhos acadêmicos sobre a interferência da tecnologia na vida cotidiana. "Mas agora aquilo que fazemos primeiro mudou dramaticamente. E eu mesma sou a primeira a admitir: quando acordo, a primeira coisa que faço é verificar meu e-mail".
Os filhos dos Gude dormem com os celulares na cabeceira da cama, e por isso começam seus dias recebendo mensagens de texto em lugar de com o barulho de um despertador. Karl Gude, professor na Universidade Estadual do Michigan, envia mensagens de texto aos filhos para acordá-los.
"Usamos mensagens de texto como uma espécie de interfone residencial", diz ele. "Eu poderia subir e acordá-los, mas eles sempre respondem as mensagens de texto". Os Gude recentemente começaram a manter seus aparelhos eletrônicos desligados, para compensar a perda de tempo de convivência familiar durante a semana.
Em outros domicílios, o impulso de entrar online antes mesmo de sair de casa faz aumentar ainda mais o caos da rotina já bastante apressada de uma manhã.
As manhãs de dias de semana há muito tempo se transformaram em um processo frenético, atabalhoado. Agora, as famílias que um dia costumavam brigar para ver quem lia o jornal ou usava o chuveiro primeiro em lugar disso brigam pelo acesso ao computador, se a casa só tiver um deles - ou brigam sobre o uso de aparelhos eletrônicos em casa, quando as pessoas poderiam, em lugar disso, estar se comunicando diretamente, como família.
"No passado eles não iam a lugar algum sem os seus cobertorezinhos de estimação; agora, os trocaram por celulares, que têm até um cordão umbilical: o carregador", diz Liz Perle, mãe em San Francisco que lamenta a imersão de seus dois filhos adolescentes em procedimentos tecnológicos, a cada manhã. "Se as camas deles ficassem longe das tomadas, provavelmente dormiriam no chão".
O aumento no número de pessoas que levantam cedo se reflete nos padrões de tráfego da Internet. As empresas de Internet costumavam ver tráfego pesado só quando as pessoas ligavam seus computadores no trabalho, mas agora o movimento pesado começa mais cedo.
A Arbor Networks, empresa de Boston que analisa o tráfego de Internet, diz que o tráfego de Web nos Estados Unidos se reduz gradualmente entre a 0h e as 6h, na costa leste, mas depois, quando chega a manhã, recebe uma forte injeção de cafeína. "É como um foguete que decola às 7h", diz Craig Labovitz, diretor científico da empresa.
A Akamai, que ajuda empresas como Facebook e Amazon.com a acompanharem a demanda dos visitantes, diz que o tráfego começa a mostrar elevação ainda mais cedo, lá pelas 6h. A Verizon Wireless reporta que o número de mensagens de texto enviadas entre as 7h e as 10h aumentou em 50% em julho, ante o mesmo mês em 2008.
Tanto adultos quanto crianças têm bons motivos para se conectar logo que acordam. Os pais podem ter de responder a e-mails de colegas que trabalham em outros fusos horários. Os filhos verificam mensagens e posts de Facebook de amigos que vão dormir em horário diferente - e ocasionalmente se esquecem de suas tarefas como parte do processo.
Em maio, Gabrielle Glaser, de Montclair, Nova Jersey, comprou para Moriah, 14 anos, sua filha, um laptop Apple como presente de aniversário. Nas semanas seguintes, a menina perdeu o ônibus escolar três vezes, e em vez de brincar com o cachorro da família por 20 minutos a cada manhã, antes de sair para a escola, passou a apenas abrir a porta para que ele pudesse sair ao quintal.
Moriah reconhece que negligenciou a escola e o cachorro, e diz que a culpa é do Facebook, já que atualizações importantes de parte de seus amigos podem estar à espera dela quando acorda. "Tenho amigos que acordam e já conversam online desde cedo", disse. "Isso certamente me levar a querer verificar o site".
Algumas famílias tentam limitar o uso matinal de Internet. James Steyer, fundador da Common Sense Media, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com crianças e entretenimento, acorda todo dia às 6h e dedica uma hora ao seu BlackBerry, respondendo a contatos vindos de todo o mundo.
Mas na mesa do café, quando se junta à sua mulher, Liz, e aos quatro filhos do casal, com idades dos cinco aos 16 anos, laptops e celulares estão proibidos.
Steyer diz que ele e os filhos sentem a tentação matinal da tecnologia. Kirk, 14 anos, muitas vezes esgota seu tempo diário permitido de videogame, uma hora, ainda de manhã.
Até Jesse, 5 anos, começou a perguntar se pode jogar com o iPhone do pai, pela manhã. E Steyer diz que as mensagens que sabe que estão aguardando sua atenção no BlackBerry sempre parecem estar atraindo sua atenção, até mesmo no horário matinal reservado à convivência familiar.
"Mas é preciso resistir ao impulso. É preciso trocar o modo trabalho pelo modo paterno", diz. "Mesmo assim, admito que cumprir minhas normas é difícil até para mim".

Fonte: www.terra.com.br

Feira em SP mostra câmera 3D e outras novidades


Mais de 130 expositores e 200 marcas estarão mostrando as novidades para o público, em São Paulo, a partir desta terça-feira, quando começa a PhotoImage Brazil 2009. A 17ª edição da feira internacional de imagem vai reunir empresas como Canon, HP, Kodak, Samsung, Panasonic, Fuji, Nikon, Sony e outras, apresentando o que há de novo em câmeras, impressão, vídeo, acessórios, web design, tecnologia móvel e eletrônica de consumo.

Entre os destaques desta edição está a FinePix Real 3D W1 da Fuji, a primeira câmera digital com tecnologia de imagem real em 3D. A Samsung mostra a WB1000, que traz como novidade o sistema Beauty Shop, que identifica imperfeições - na pele, por exemplo - e as retoca, como se fosse um maquiador profissional.
A Panasonic mostra a G1, câmera com a tecnologia Micro Four Thirds System que elimina o jogo de espelhos e possibilita compactar o corpo da máquina. Ela é 27% menor do que as SLR convencionais. A Sony lança a Cyber-shot DSC-HX1, primeiro modelo compacto com a função Sweep Panorama, para tirar fotos panorâmicas com apenas um clique.
Também há câmeras que funcionam dentro e fora da água, um modelo que detecta automaticamente o melhor foco para até 35 rostos no momento de enquadramento da fotografia e outras inovações, além de impressoras, bolsas e outros acessórios.
Além da mostra de produtos e soluções, a PhotoImage Brazil oferece um fórum para debate de tendências com profissionais como o australiano Marcus Bell, o americano Mark Seliger e os brasileiros Bob Wolfenson, Marcio Scavone e Everton Rosa. O fórum se realiza durante os três dias da feira com os temas Casamento de A a Z (11), Foto em Foco (12) e Estúdio em Foco (13).
Na edição do ano passado, a PhotoImage Brazil atraiu cerca de 29 mil pessoas e teve um volume de negócios de R$ 48 milhões, segundo a organização. A meta para este ano é manter, se não aumentar, estes números.
A PhotoImage Brazil 2009 se realiza de 11 a 13 de agosto, das 13h às 21h, no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo. A entrada de menores de 16 anos é proibida.
Mais informações, a programação completa e inscrições para o fórum podem ser conferidas no site do evento, no endereço http://www.photoimagebrazil.com.br/.


Seminário gratuito aborda ferramentas para empreendedorismo online

E-commerce marketing, logística e pagamento eletrônico estão entre os temas abordados no evento da Camara-e.net, no dia 11 de agosto, em Salvador.

A Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico, Camara-e.net, vai realizar um seminário gratuito sobre empreendedorismo online no dia 11 de agosto em Salvador (BA).O evento tem como temas o comércio eletrônico, marketing, logística, exportação, meios de pagamento eletrônicos e análise de risco.Ferramentas de hardware (Intel), registro de domínio (Verisign), hospedagem (UOL Host e Locaweb), vitrine virtual (Terra) e lojas virtuais (Correios, Locaweb e UOL Host) também serão apresentadas, bem como links patrocinados (Google e UOL Links). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento chamado Ciclo pme.net. Na página da ficha de inscrição é possível acessar também outras datas e cidades onde o seminário será realizado. Mais informações pelo telefone (11) 3237-1102.

Fonte: www.uol.com.br

Nova lei eleitoral que permite uso da web em campanhas é aprovada

Poucos deputados da Câmara se manifestaram contra texto, que libera uso de blogs e redes sociais nas campanhas eleitorais de 2010.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8/7), o projeto de lei que trata da reforma eleitoral. Poucos deputados se manifestaram contra a emenda substitutiva global apresentada pelo relator Flávio Dino (PCdoB-MA).
Entre os avanços do texto aprovado, está a liberação da internet nas campanhas - de blogs a redes sociais -, com algumas regras de proteção dos candidatos, dos partidos e da sociedade. Para as Eleições de 2008, era permitido o uso apenas de uma página oficial, sob o domínio 'can.br'.O projeto agora será encaminhado para o Senado Federal e, se aprovado e promulgado até o início de outubro, as novas regras eleitorais valerão para as eleições de 2010."O uso da internet, se empregado de forma ética, responsável e respeitando a legislação em vigor, será uma poderosa ferramenta capaz de influenciar no resultado de uma eleição. Prova disto foi o uso das modernas tecnologias durante a campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos", aponta o advogado Hélio Camargo de Abreu, sócio da Mariani & Santos Advogados Associados, em um artigo sobre o tema, enviado por e-mail.Segundo Abreu, o candidato deve observar as regras para não ter os recursos contra ele. "O candidato também será responsabilizado por opiniões deixadas pelos visitantes nos canais eletrônicos. Se permitir, por exemplo, que opiniões de caráter difamatório permaneçam nestes espaços, o candidato poderá ser responsabilizado", explica.Por isso, o advogado acredita que o direito de resposta será um desafio no meio digital. "Os comentários ofensivos se espalham rapidamente pela internet", diz. Este fator exigirá a "criação de estratégias para fornecer respostas rápidas aos atos ilícitos perpetrados por profissionais da imprensa, partidos políticos ou mesmo eleitores."Com a reforma eleitoral, "aumentaram as responsabilidades dos candidatos e cabe a eles estarem estruturados, tanto para aproveitar este novo canal como para se prevenir contra oponentes mal intencionados",

Fonte: www.uol.com.br

Claro fatura R$ 2,9 bilhões no 3° tri e adiciona 2,6 milhões de clientes

O presidente da operadora, João Cox, disse que concorrência com a Oi em São Paulo "não assusta" durante anúncio dos resultados.

A Claro faturou 2,9 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2008, o que representa um crescimento de 48% em relação ao trimestre anterior e 16%, na comparação anual. O lucro operacional alcançou 103 milhões de reais no período.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 673 milhões de reais no trimestre representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA no terceiro trimestre foi de 22,8%.
Com uma fatia de 25,3% de participação do mercado brasileiro, atrás apenas da Vivo, a Claro afirma não temer a nova concorrente Oi, que chegou recentemente no mercado paulista e já soma um milhão de clientes. A Claro adquiriu 2,6 milhões de novos clientes neste período.
“Um novo rival não assusta, o setor tem mesmo que oferecer opções de escolha para o consumidor”, diz João Cox, presidente da Claro.
A operadora possui atualmente 35,7 milhões de assinantes, um aumento de 27,5% em relação ao terceiro trimestre de 2008. Sem revelar o número de vendas do iPhone, Cox revelou que a operadora já recebeu mais uma quota do produto, além dos 30 mil de estoque que a companhia possuía para a ocasião de lançamento do aparelho.

Fonte: www.uol.com.br

Operadora do Japão lança dispositivo que leva TV digital ao iPhone 3G

Softbank começa a vender em dezembro um acessório que envia o sinal 1-seg por rede Wi-Fi para o aparelho da Apple.

A partir de dezembro, os japoneses poderão assistir a TV Digital no iPhone 3G. A operadora Softbank vai lançar um dispositivo, denominado "WANSEGUCHUNA TV & Battery", que funciona como sintonizador de TV Digital (na resolução 1-seg) e recarregador de bateria do iPhone.
Para viabilizar as transmissões, o aparelho envia o sinal 1-seg das emissoras de TV via Wi-Fi para o iPhone. A Softbank diz que a bateria do aparelho - ainda sem preço definido - dura até três horas.Para ver TV Digital no iPhone, será preciso instalar um aplicativo da Softbank no celular, que será oferecido gratuitamente via App Store Japão.
Quando a TV não estiver em funcionamento, o dispositivo serve ainda para recarregar a bateria do iPhone, via cabo USB. Na teoria, o dispositivo pode funcionar no Brasil, já que o padrão brasileiro de TV digital é baseado no padrão japonês ISDB.

Ingleses preferem cortar gastos com viagens do que com tecnologia

Celulares e outros serviços só ficam abaixo da alimentação para eles
Por Stella Dauer
Em tempos de crise e corte de gastos, do que a população prefere abdicar e o que prefere manter? Pelo menos para os ingleses a tecnologia é algo indispensável, e até as férias anuais ficam de fora para que as pessoas possam garantir sua TV, seu celular ou seu computador.
Um estudo publicado pelo Ofcom, escritório de comunicações do Reino Unido, mostrou que apesar da alimentação ser prioridade no orçamento dos ingleses, esses preferem a tecnologia a qualquer outro motivo em segundo lugar nas suas preferências.
Segundo o site da BBC 40% dos 862 entrevistados pela Ofcom declararam que em tempos apertados acabam cortando gastos com jantares fora de casa e viagens, enquanto apenas 19% disseram que economizariam na conta do celular, seguidos por 16% que cancelariam o serviço de TV por assinatura e outros 10% que desistiriam da banda larga.
O motivo da preferência seria justamente a própria crise, que obriga as pessoas a passarem mais tempo dentro de casa e longe de amigos e parentes. Sem sair, as pessoas vêem muito mais televisão e passam mais tempo navegando na rede, além de utilizarem mais o celular para falar com conhecidos.
“Apesar da recessão, as pessoas estão passando mais tempo assistindo televisão, usando seus celulares ou acessando a internet. Eles preferem não jantar fora ou ficar sem viajar do que desistir de seus telefones, banda larga ou TV à cabo” declarou Peter Phillips em nota publicada no site Digital Trends .
Mas esses dados não significam que os ingleses gastam a torto e a direito com esses serviços. A pesquisa também revelou que eles estão ficando mais prudentes com o dinheiro que gastam com tecnologia. “Quase a metade de nós economiza contratando um pacote de serviços de comunicações de um único fornecedor, enquanto um quinto opta por contratos de celular mais baratos que não incluam um telefone novo e caro” completou Phillips.

Fonte: www.yahoo.com.br


A internet tem mudado o comportamento do consumidor de ir ao supermercado. Com redes oferecendo os produtos com foto e descrição em sites, muitos optam por fazer as escolhas em um clique e receber os produtos na porta de casa. Para comprar, é preciso apenas se cadastrar nos sites dos supermercados. Na hora de receber, o consumidor agenda a data da entrega e ainda opta pela forma de pagamento.
O professor Alberto Menegotto, morador de Porto Alegre (RS), diz que está "encantado com o serviço". Ele diz que costuma fazer as compras online de 20 em 20 dias no site do Nacional e para isso só gasta 30 minutos, menos do que ter de ir até o supermercado. Essa prática ocorre desde 2008. Em 2001, ele afirma que já havia feito compras online, mas, na época, o preço total saía entre 20% a 25% mais caro, pois a empresa não era um supermercado, apenas prestava o serviço.
"Hoje gasto R$ 5,97 com a entrega. É muito menos do que se gasta com gasolina ou com táxi." Menegotto, que costuma fazer propaganda do serivço aos amigos e aos familiares, costuma pagar as contas com cartão de crédito. O professor não vai a supermercados no intervalo das compras online, apenas busca pão na padaria.
O Sonda Delivery (http://www.sondadelivery.com.br), que realiza entregas na capital paulista, no ABC e em Guarulhos (SP), começou com o serviço online em novembro de 2004. O site comercializa mais de 10 mil itens, e os preços podem ter diferença em comparação aos das lojas físicas. De acordo com o Sonda, a atividade acompanha a evolução do uso da internet e cresce a uma taxa média de 45% ao ano.
O site do Pão de Açúcar Delivery (http://www.paodeacucar.com.br/), que existe desde 1995 e possui mais de 12 mil produtos de diversas categorias, atende o município de São Paulo, Grande ABC, litoral de São Paulo, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Americana, Indaiatuba, Itu, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Curitiba. A empresa não informa os números do crescimento, mas o gerente de comércio eletrônico do Pão de Açúcar Delivery, Fabrício Ferreira, afirma que "o PA Delivery cresce ano a ano, tendo, desde a sua inauguração, fidelizado um grande número de consumidores".
O Wal-Mart gerencia quatro sites de venda - o Mercadorama (http://www.mercadorama.com.br), que atende Curitiba (PR), o Nacional (http://www.nacional.com.br), que faz a entrega em Porto Alegre (RS) e o BIG (http://www.big.com.br/alimentar), que presta o serviço em Joinville (SC). Tem ainda o site www.walmart.com.br, que atende a todo o Brasil e vende somente itens não alimentares. Os preços dos produtos nos sites Nacional, BIG e Mercadorama são os mesmos das lojas físicas. O www.walmart.com.br apresenta alguns preços diferenciados. O site do Pão de Açúcar tem sua própria política de preços - que acompanha todas as ofertas das lojas físicas e oferece ofertas e promoções exclusivas.
Classes A e BSegundo o Sonda, o perfil do consumidor é das classes A e B, sendo que 60% são do sexo feminino. Nos sites do Nacional, Mercadorama e BIG, a maioria dos compradores também é de pessoas das classes A e B e tem entre 25 e 50 anos. De acordo com o gerente de comércio eletrônico, o perfil dos consumidores do Pão de Açúcar Delivery é de "pessoas já acostumadas a comprar pela internet, com bom nível sócio econômico, acima dos 35 anos, que têm pouco tempo disponível para fazer compras e gostam da comodidade e praticidade do serviço".
EntregaO horário da entrega varia entre os supermercados que oferecem o serviço. No Sonda, o consumidor pode agendar a data, mas não é possível agendar horário ou o turno, pois o supermercado depende do volume de pedidos para fazer o roteiro de entregas, que ocorrem diariamente das 8h às 20h. O Sonda cobra um frete de R$ 11,90, independente do valor das compras e do local da entrega.
A taxa é de R$ 5,97 no Nacional, no Mercadorama e no BIG. Para compras acima de R$ 450, é de R$ 2,97. No site de eletroeletrônicos, o frete pode variar.
O Pão de Açúcar cobra taxa de R$ 11,90 em São Paulo e de R$ 13,90 se a compra for com hora marcada. "Temos uma política de frete regressivo - quanto maior o valor da compra, menor é o frete, podendo chegar a zero. Nas duas primeiras compras, o cliente não paga frete e na terceira, paga somente 50% do frete. O cliente pode escolher quando quer receber suas compras de acordo com os horários disponíveis no site", afirma Ferreira.
De acordo com o gerente de comércio eletrônico do PA Delivery, a empresa monitora diariamente os estoques. "Se algum produto estiver em falta, o procedimento é procurar em todas as lojas do Pão de Açúcar para entregá-lo ao cliente. Nosso índice de faltas é muito baixo. A taxa de entrega apresenta um ótimo custo benefício, pois os clientes compram com maior comodidade, economizam tempo e combustível."
PagamentoOs supermercados aceitam cartões de crédito ou cheques como formas de pagamento. De acordo com o Sonda, a opção predominante é o cartão de crédito, essa forma predominante de pagamento também ocorre no Pão de Açúcar.
Na rede Wal-Mart é possível parcelar os itens não alimentares. No Sonda, as compras podem ser parceladas em duas vezes sem juros nos cartões Sonda MasterCard, American Express e outros cartões com a bandeira da MasterCard. Em alguns supermercados, como no Sonda ou no site www.walmart.com.br também são aceitos boleto bancário. No PA Delivery, o boleto bancário só é aceito para pessoas jurídicas. Além de cartões de crédito, o Pão de Açúcar aceita cartões alimentação e cheque. O comprador não tem a possibilidade de parcelar as compras.
Se os compradores ficarem insatisfeitos com alguma mercadoria, ela pode ser trocada, geralmente nas lojas físicas. Também há a possibilidade de o consumidor entrar em contato com os serviços de atendimento ao cliente para resolver a questão. O professor Menegotto diz que nunca precisou devolver produtos ou fazer trocas, pois as figuras ilustrativas do site orientam bem o comprador.


Fonte: www.terra.com.br