quarta-feira, janeiro 30, 2013

Suspensor de coluna (TH)

Sua função é alinhar o bore de 4” e receptáculos da DHSV em relação à saída das linhas e fluxo, auto orientando-se (range 180) na bucha helicoidal da base adaptadora de produção durante a instalação.

Prover orientação para ANM (ajuste fino nos castelos) e interface com a coluna de produção, duas linhas de controle da DHSV e conector elétrico do PDG.

Prover perfil de assentamento de plug ou coletor de detritos na linha de produção.

Promover a vedação do anular do poço, após retirada da ANM ou ferramenta do suspensor em conjunto com a VDV instalada no bore de 2”ou pela válvula “AI” da BAP.

Ferramenta do suspensor (THRT)

Travar no suspensor, possibilitando operar na descida ou retirada, sem requerer pressurização constante nas funções hidráulicas.

Prover acesso ao bore de produção e receptáculos da DHSV.

Travar e destravar o suspensor de coluna no perfil interno existente no mandril através de acionamento hidráulico.

Fonte: Petrobrás

Brasil Offshore 2013

O evento atraiu em 2011, uma visitação superior de 52.000 profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais

Macaé (RJ) - Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, é realizada a cada dois anos em Macaé, base das operações e responsável por mais de 80% da exploração Offshore do Brasil.

Consolidado no mercado com mais de 10 anos de existência, o evento é organizado e promovido em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP- Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e SPE - Sociedade de Engenheiros de Petróleo.

O evento permite que profissionais de E&P busquem e discutam novas tecnologias de exploração e produção, debatam novas ideias e descubram as soluções que os permitam observar o potencial do mercado Offshore brasileiro.

A diversidade de expositores combinada à visitação especializada e ao alto poder de decisão resume a receita do sucesso da terceira maior feira da indústria offshore do mundo. Quem faz a afirmação são os 855 expositores nacionais e estrangeiros e os 52.000 visitan­tes que participaram do evento em 2011.

Ficha Técnica:

Nome: Brasil Offshore
Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás

Data: 11 a 14 de Junho de 2013

Local: Macaé Centro - Macaé/RJ

Acesso dos Visitantes: Credenciamento online gratuito ou convite de expositor

Pré-sal aumentou o número de profissionais estrangeiros, diz Firjan

Para o presidente em exercício da Firjan, Carlos Mariani Bittencourt, o novo fenômeno da imigração de mão de obra apresenta desafios cruciais que o país precisa ultrapassar.

Rio de Janeiro (RJ) - Foi realizada nesta terça-feira (29), na sede das Federações das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o seminário “Política Migratória, Produção e Desenvolvimento”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Para o presidente em exercício da Firjan, Carlos Mariani Bittencourt, o novo fenômeno da imigração de mão de obra apresenta desafios cruciais que o país precisa ultrapassar.

“Nos últimos dois anos, houve 64% de aumento de profissionais expatriados no Brasil, sobretudo no setor de petróleo e gás devido à descoberta do pré-sal. A entrada de estrangeiros para suprir necessidades eventuais é bem-vinda”, declarou Bittencourt, que disse ainda que o estado do Rio está sofrendo muito com a burocracia para a concessão de vistos de trabalho para estrangeiros.

De acordo com Bittencourt, o Brasil precisa suprir a demanda de engenheiros na área de petróleo e gás. Em seguida, afirmou que o Rio de Janeiro foi o estado que mais concedeu vistos à trabalhadores estrangeiros em 2012.

Presente no Seminário, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco afirmou que, para compensar a escassez de profissionais qualificados, especialmente nas áreas técnicas, é necessário facilitar a vinda de estrangeiros gabaritados para o país.

Na ocasião, o ministro lembrou o discurso de posso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama sobre a manutenção da política migratória no país. Segundo Moreira Franco, a ampliação de mão de obra qualificada estimula o aumento da produção e facilita a incorporação de novas tecnologias e inovação.

“Precisamos ter uma sociedade mentalmente aberta e o debate sobre política migratória deve passar pelo plano político”, destacou o ministro.