sábado, outubro 31, 2009

Samsung Star mergulha na TV digital


Celular touchscreen básico capricha na interface, mas fica devendo 3G ou Wi-Fi



O celular basicão touchscreen mais divertido ganhou um recurso para fazer até os donos de iPhone morrerem de inveja: sintonizador de TV digital. Agora o Samsung Star TV GT-i6220 aproveita sua tela de 3 polegadas para exibir a programação dos canais abertos, seja ao vivo ou por meio de gravações – sim, dá para salvar as imagens no cartão de memória. De resto, tudo é como na versão comum do aparelho, que tem interface divertida, mas nada de 3G, Wi-Fi ou GPS. A brincadeira sai por 799 reais.Nos testes realizados pelo INFOLAB, a recepção do sinal foi ótima, assim como a gravação. O modelo capturou os vídeos nos formatos MPEG-4 e TS, sendo que três minutos de um programa viraram um arquivo de 6 MB. Também dá para pegar snapshots dos canais, e tudo é feito diretamente pelo LCD, sem precisar de botões físicos. Para ligar a TV, por exemplo, basta clicar num widget, que pode ser colocado na tela principal.Em vez daquela tradicional caneta stylus embutida, o Star TV tem uma antena, que não aparenta fragilidade. O som nos alto-falantes tem potência razoável para um celular. Também dá para ouvir a novela ou o jogo de futebol com fones de ouvido. A única chatice é que só dá para usar o fone da Samsung. O conector tem formato proprietário e, diferentemente do que ocorre em outros celulares, o fio não vem com adaptador para plugues P2.





Fonte: http://info.abril.com.br

NASA atualiza o ´GPS´ do espaço


Utilizando corpos celestes a bilhões de anos-luz, a NASA criou um sistema de localização no espaço que é utilizado, inclusive, pelo GPS do seu carro.



Muitos experimentos da agência espacial americana parecem longe da realidade do dia a dia da maioria das pessoas, mas este não é o caso do International Celestial Reference Frame (ICRF).

O projeto localiza pontos de referência para o posicionamento da Terra – fornecendo informações que serão utilizadas para viagens espaciais, mas também permitindo que o GPS do seu carro funcione.
Se ainda ficou confuso, imagine que o seu aparelho de localização funciona porque um satélite envia sinais ao navegador, que calcula seu posicionamento. A distancia é determinada por quanto tempo os sinais de vários satélites levaram para chegar ao seu receptor.
Mas, se o navegador sabe onde está pelo posicionamento do satélite, o que diz ao satélite qual a sua posição? Qual é o ponto de referência utilizado?
Justamente esse sistema criado por astrônomos para posicionar a Terra, baseado em outros corpos celestes. Mas para que isso funcione, os objetos precisam estar tão distantes que sua noção de movimento não seja perceptível – por isso as estrelas não são uma boa opção.
Eles também precisam ser brilhantes o bastante para serem detectados e, por isso, a escolha da NASA foram os quasars, corpos mais brilhante que um bilhão de sóis.
Acredita-se que esses corpos seriam abastecidos por buracos negros gigantes, que comprimiriam gás aquecido a milhões de graus gerando intensa luminosidade e radiação.
Uma coleção de quasars, há bilhões de anos-luz, foi escolhida para formar o primeiro mapa de marcos celestiais que orientam a Terra, feito em 1995 com600 objetos.
Este ano, o ICRF foi atualizado e, com quase três mil quasares catalogados, passou a ser reconhecido como a referência internacional de astronomia.
Além de ajudarem os GPSs na Terra, eles irão ajudar na navegação espacial e também em pesquisas astronômicas que, ao traçarem melhor o movimento de estrelas e planetas, podem dar mais pistas sobre a origem e evolução do Universo.


Fonte: www.terra.com.br

Os plugues de eletrônicos vão mudar


Os fabricantes de eletrônicos no Brasil serão obrigados, a partir do início de 2010, a só vender produtos com um novo tipo de plugue, que usará três pinos redondos.



A decisão é do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) e deve causar dificuldades a todos os brasileiros que comprarem eletrônicos novos, já que nem sempre eles vão funcionar nas tomadas de casa.

De acordo com o Inmetro, a mudança foi necessária para dar mais segurança ao consumidor, já que a nova tomada com três plugues e formato sextavado impede o contato da mão do usuário com os pinos do plugue quando este está inserido na tomada. Assim, evitariam-se os choques.
O lado negativo é que os usuários deverão trocar as tomadas de casa ou usar adaptadores para cada eletrônico novo que comprarem. Novas residências já são construídas com o novo padrão, o que, neste caso, gera problemas com os eletrônicos antigos: eles é que vão precisar de adaptadores.
Para os críticos do novo padrão, o risco de choque pode ser evitado mesmo com os atuais plugues, apenas exigindo que os fabricantes produzam pinos em parte recobertos por uma camada plástica isolante, o que já é feito voluntariamente por vários fabricantes.
O Inmetro, órgão responsável por implementar a decisão, vai certificar ainda a produção de adaptadores, evitando que produtos inseguros circulem no mercado. O órgão deseja banir, no entanto, os populares “benjamins”. Segundo o instituto, estas peças sobrecarregam a rede elétrica e não deveriam ser comercializadas. Este tipo de adaptador, que permite a conexão de vários plugues, deve ter sua venda totalmente suspensa a partir de 2010.

Fonte: www.terra.com.br

Busca de convite para novo Orkut pode esconder golpe


A busca por convites para o novo Orkut, lançado ontem pelo Google, já fez surgir comunidades de aproveitadores online que podem roubar senhas e informações dos usuários mais afoitos.
Uma das comunidades "Quero convite para o novo Orkut", com 3.871 membros, mostrava, na noite desta quinta-feira, instruções para que os usuários copiassem um código JavaScript e colassem no campo de endereços do navegador com a promessa de, em dois minutos, ter acesso à nova interface.
Na manhã desta sexta-feira, essa comunidade aparecia com a mensagem "Comunidade temporariamente fechada até resolvermos o problema do Danilo Fake que fica roubando o perfil da galera. Boa champ, você conseguiu."
O Google diz que as únicas maneiras de conseguir um convite para o novo Orkut são acompanhar o blog do personagem fictício Danilo Miedi (em http://danilomiedi.blogspot.com/) ou encontrar um amigo que já tenha acesso ao novo sistema e é identificado com um símbolo em forma de "O".
Danilo Miedi tem também uma comunidade chamada "Quero Convite para o novo Orkut" - e a maioria dos dados foi copiada naquela página falsa de mesmo nome -, e tem um perfil no Twitter (@danilomiedi).
Existem, entretanto, comunidade válidas onde as pessoas trocam convites para o novo Orkut, como a "Novo Orkut, quero convite".



Google inaugura campus que traz "mimos" para os funcionários


A gigante da informática, Google, abriu nesta semana seus novos escritórios perto de Seattle, mais precisamente na cidade de Kirkland, Washington, no noroeste dos Estados Unidos. O campus tem vários restaurantes e até uma parede de escalada, disponibilizada aos funcionários, entre outras comodidades.
Mais de 350 dos cerca de 20 mil empregados do Google estão no terreno em Kirkland, onde podem comer de graça em diversos restaurantes, localizados dentro dos escritórios. O Google aplica uma política de ter fontes de alimento para os seus trabalhadores a não mais de 150m de distância.
Um sistema de "microcozinhas", um local especial para o café-da-manhã e a instalação de máquinas de bebidas são parte do plano da empresa para "mimar" seus empregados. Há também uma sala de jogos com pebolim e confortáveis sofás para relaxar durante os intervalos de trabalho.
Para que tanta comida não engorde os trabalhadores, as instalações incluem um ginásio e uma parede de escalada. Os funcionários podem fazer pausas curtas do esforço intelectual envolvido na sua jornada de trabalho para fazer algum esforço físico.



Universidade indiana oferece aulas pelo celular

A universidade indiana IGNOU (The Indira Gandhi National Open University) investiu em um projeto de criação de salas de aula nos telefones celulares. Para a implementação, a instituição de ensino fechou uma parceria com a Ericsson, responsável em criar um ambiente 3G para que os alunos possam fazer o download de conteúdo dos cursos e também receber alertas SMS em seus celulares.
O projeto faz parte de uma política do governo da Índia em querer aumentar o acesso ao ensino superior no país. Atualmente apenas 15% da população chega à universidade. Com isso, a IGNOU quer aproveitar o aumento da teledensidade na Índia ¿ baseada principalmente no crescente número de assinantes móveis no país ¿ para levar os benefícios da banda larga para a arena da educação.
A IGNOU foi criada e baseada na ideia de que a educação deve ser oferecida também às classes sociais menos favorecidas da sociedade. No seu histórica a instituição tem como o título de ser uma das pioneiras no país, na criação de cursos à distância. A universidade tem mais de dois milhões de alunos matriculados na Índia e também em 34 países.