domingo, outubro 28, 2012

Programa Internacional de Talentos da Aker quer Brasileiros

A Aker Solutions, grupo internacional da área de óleo e gás, abriu as inscrições para seu Programa Internacional de Talentos. O Brasil foi escolhido como fonte de talentos entre cinco países no mundo.
O programa é uma experiência prática de aprendizado de dois anos, que consiste em três etapas de oito meses cobrindo funções, negócios e locais diferentes na rede global de escritórios e centros de tecnologia e fabricação da Aker Solutions.
Este ano, os talentos serão selecionados no Brasil, Malásia, Noruega, Reino Unido e EUA.
Esta rodada de captação dos melhores jovens talentos do ramo de óleo e gás é a sexta desde 2006. A edição anterior, realizada em 2011, atraiu mais de 1.400 inscritos no total, sendo 237 do Brasil.
Tanto portadores de passaporte nacional quanto estrangeiro no Brasil podem se candidatar.
“O objetivo do Programa Internacional de Talentos é atrair e desenvolver talentos que construam nossa empresa de forma global. Recrutamos talentos de algumas de nossas regiões de crescimento estratégico. Designar-lhes várias tarefas dentro da organização lhes permitirá compartilhar experiências de vários segmentos de negócios, regiões e culturas. Esta é uma parte importante da realização das nossas ambições nacionais e internacionais de crescimento”, disse o vice-presidente de Recursos Humanos e Comunicação da Aker Solutions no Brasil Markus Busch.
A Aker Solutions fornece produtos, sistemas e serviços de campo de petróleo para clientes da indústria de óleo e gás. A empresa emprega aproximadamente 25.000 pessoas em mais de 30 países ao redor do mundo. No Brasil, a Aker Solutions tem aproximadamente 1.400 funcionários.
“Eu gostaria de incentivar todos os que preenchem os requisitos a se candidatar, pois estamos buscando diferentes indivíduos e qualidades pessoais. No total, esperamos selecionar aproximadamente 15 candidatos dos cinco países que estamos recrutando este ano”, acrescenta o vice-presidente.
O candidato típico ao programa é aquele que se formou na área de negócios em nível de mestrado, tendo preferencialmente um diploma em Engenharia. Por se tratar de um programa global, a exposição internacional também é um requisito, juntamente com a fluência em Inglês.
Além das três etapas de oito meses, os candidatos participarão regularmente de workshops ao redor do mundo, nos quais se reunirão para discutir seu progresso e compartilhar experiências. Cada talento será encaminhado ao um mentor pessoal com vasta experiência e habilidades de coaching, que acompanhará o talento ao longo do programa para facilitar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
As inscrições se encerram no dia 11 de novembro. Para mais detalhes acesse www.akersolutions.com
 

Eike Batista desafia mercado e ações da OGX disparam

Empresário se dispôs a comprar até US$1 bi de papéis com um valor 20% acima do mercado
 
São Paulo - As ações da OGX (OGXP3) abriram o pregão de hoje em forte alta, reagindo ao anúncio do empresário Eike Batista de que irá aplicar 1 bilhão de dólares em ações da petroleira. Na máxima do dia, as ações chegaram a uma alta de 7,56%, negociadas a 4,98 reais.
Risco
Os analistas Frank McGann e Conrado Vegner, do Bank Of America Merrill Lynch, enxergam a atitude de Eike como positiva já que uma de suas maiores preocupações no médio prazo para a OGX têm sido a necessidade de financiamento enquanto a empresa caminha para desernvolver mais rapidamente seus ativos.
Os papéis da OGX encerraram o pregão de ontem negociadas a 5,02 reais, 20% abaixo do valor proposto por Eike. No ano, os papéis acumulavam queda de 66% (ante -0,81% do Ibovespa). “Sem a opção, o perfil de risco da empresa, em nossa visão, poderia subir rapidamente nos próximos doze meses”, explicam os analistas.
A recomendação de desempenho abaixo da média do mercado e o preço-alvo de 5 reais foram reiterados pelo banco.
Desconfiança
A queda expressiva no ano se explica pela falta de confiança do investidor na empresa. Os papéis da OGX despencaram 41% em apenas uma semana em junho após o mercado receber mal o detalhamento sobre a vazão de dois poços no Campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos.
Após testes, a empresa concluiu que a área tem uma capacidade de vazão ideal de 5 mil barris de óleo equivalente por dia para os dois primeiros poços em estágio inicial. O mercado esperava algo em torno de 15 mil a 20 mil barris por dia.
A OGX vai divulgar seus resultados do terceiro trimestre de 2012 no dia 8 de novembro, quinta-feira, após o fechamento do mercado.
Fonte: Exame.com

Oferta de gás da Petrobras sobe 40% para atender termelétricas

Segundo a empresa, só foi possível atender à alta recorde de demanda graças ao aumento da produção nacional, em especial nos campos da bacia de Santos e do pré-sal
 
Rio de Janeiro (RJ) - A oferta de gás da Petrobras ao mercado disparou 40 por cento no mês de outubro em relação ao mesmo período do ano passado, puxada pela grande demanda das térmicas para geração de energia elétrica, num momento em que essas usinas são acionadas para suprir a menor produção nas hidrelétricas.
 Dados da estatal enviados à Reuters por email mostram que as vendas médias diárias subiram para 90,1 milhões de metros cúbicos/dia neste mês, ante 64,4 milhões de metros cúbicos diários em outubro de 2011.
As importações do insumo da Bolívia via gasoduto também estão em sua capacidade máxima, além de ter havido aumento na produção dos terminais de Gás Natural Liquefeito da estatal no Ceará e no Rio de Janeiro.
A demanda do mercado por gás vem batendo sucessivos recordes nos últimos meses. No dia 28 de setembro a estatal entregou ao mercado 96,1 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, volume considerado recorde pela empresa.
O recorde anterior, de 91,4 milhões de metros cúbicos em um dia, havia sido alcançado uma semana antes, no dia 21 de setembro, segundo Petrobras. Antes dessas duas máximas históricas, o volume mais alto de gás entregue havia sido em 12 de novembro de 2010, quando atingiu 85 milhões de metros cúbicos.
Térmicas
Do total vendido, boa parte é destinada para abastecer o mercado de geração termelétrica, que está produzindo energia para poupar reservatórios das hidrelétricas após um inverno seco em diversas regiões do país.
Cerca de 38 milhões de metros cúbicos/dia são destinados para as usinas térmicas, segundo a Petrobras, um crescimento de 192 por cento ante os 13 milhões de metros cúbicos/dia destinados às térmicas em outubro de 2011.
A geração de eletricidade com gás está 400 por cento maior em comparação com o ano passado, atingindo 7.600 megawatts, ante 1.500 megawatts em outubro de 2011, segundo a estatal.
"Essa movimentação excepcional de gás natural deve-se ao substancial aumento da geração de energia termelétrica em atendimento ao despacho do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que aciona as termelétricas para complementar o suprimento energético do país em períodos de baixa nos reservatórios hidrelétricos", disse a Petrobras em comunicado na época dos recordes de fornecimento.
Térmicas a óleo
A necessidade de geração térmica está tão alta neste ano que, mesmo com todas usinas a gás ligadas, foi necessário acionar térmicas a óleo combustível desde a semana passada, disse a estatal.
Todas as térmicas à gás produzem juntas cerca de 7.600 megawatts e, atualmente, cerca de 20 usinas a óleo combustível também estão em funcionamento para suprir o sistema elétrico nacional, somando cerca de 2.100 megawats, segundo o ONS.
Até o fim da semana, outras usinas a óleo devem ser ligadas porque as chuvas ainda não foram suficientes para encher os reservatórios das hidrelétricas ao nível desejado. A perspectiva é aumentar a geração de energia termelétrica a óleo para entre 3.500 megawatts a 4.000 megawatts.
Fonte: Reuters