sábado, julho 23, 2011

Amazonas lidera produção de petróleo por terra no país



O estado do Amazonas mantém a liderança na produção de petróleo por terra no país. Durante o mês de maio, o Estado alcançou o total de 52.226 barris por dia.

O número ficou 1,05% abaixo da marca alcançada no mês de abril, que foi de 52.782, mas, ainda assim, foi a maior entre as regiões produtoras. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já a produção de gás natural atingiu um total de 10.775. Com os resultados em petróleo e gás, o Amazonas alcançou a terceira posição no ranking (119.997 barris por dia), ficando atrás apenas de Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O primeiro Estado atingiu uma produção de 1.604.898, enquanto que o segundo ficou com 346.499.

Logo atrás do Amazonas, aparecem três Estados do Nordeste. A Bahia produziu por dia 74.729 barris por dia, o Sergipe aparece com um registro de 68.607 e o Rio Grande do Norte fabricou 66.653 barris por dia.

A produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil no mês passado foi de 2.361.080 barris de óleo equivalente por dia. A produção de gás natural em maio foi de 56 bilhões 899 milhões de metros cúbicos.

Vale anuncia parceria com Governo de São Paulo



A Vale e o Governo de São Paulo assinam nesta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin , protocolo de intenções para a realização de investimentos voltados à promoção do desenvolvimento do Estado e melhoria de sua infra-estrutura logística nos próximos anos.


A empresa, em nota, diz que "atua no Estado de São Paulo com atividades nas áreas de logística e fertilizantes, pretende investir aproximadamente R$ 3,5 bilhões, parte deste valor com seus parceiros comerciais e parte com recursos próprios. Os investimentos estão sujeitos à aprovação do Conselho de Administração da empresa".

Ainda de acordo com o comunicado, "os recursos serão alocados, principalmente, no incremento das atividades portuárias localizadas em Santos, na ampliação de pátios intermodais e na construção de armazéns portuários".

No dia 14 de julho, a Vale assinou acordo para constituição de uma joint venture com o propósito de explorar a concessão do Terminal Marítimo da Ultrafertil (TUF). O terminal, situado em Santos, movimenta cargas como enxofre, amônia e fertilizantes em geral, e está estrategicamente interligado à malha ferroviária da Vale.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, o investimento reforça a tendência de crescimento econômico projetado para a região nos próximos anos.

- Por conta da exploração das reservas petrolíferas e da ampliação das atividades portuárias, o projeto da Vale chega em um momento oportuno para o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista, trazendo novas oportunidades de geração de emprego e renda para os moradores da região - explica, ressaltando que o Governo de São Paulo também está investindo na criação de cursos de capacitação profissional para atender às novas demandas do mercado de trabalho por intermédio do Via Rápida Emprego.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, também destaca a importância do projeto da Vale para a região.

- Este investimento está sintonizado com o Plano Estratégico do Município de Santos, que prevê, em nossa Área Continental, um complexo portuário e de apoio para a exploração de petróleo e gás capaz de responder às necessidades do país para as próximas décadas.

O plano de investimentos da Vale contará com o apoio da Investe São Paulo, órgão do governo estadual ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que prestará serviços de assessoria ambiental, tributária e de infra-estrutura. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados.

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/