sábado, abril 30, 2011

COMO ENTRAR EM CONTATO COM AS EMPRESAS


PASSO 1

De posse das planilhas, sugiro que crie uma coluna chamada "FOLOW-UP". O que seria Folow-up? Folow-up é um termo técnico utilizado em atendimento ao cliente que consiste na resposta do cliente em uma determinada abordagem, para manter um histórico de contatos com o mesmo. No nosso caso, a abordagem é o contato com a empresa. Desta forma você poderá saber o que aquela empresa falou, se mudou de endereço e etc. Assim ajudará num futuro contato com a mesma. Um exemplo prático: Você liga para a empresa e pergunta se eles estão contratando Engenheiros de Petróleo (caso esta seja sua formação), a pessoa te informa que no momento não estão mas que em maio abrirá vagas. De posse desta informação, você anotará na sua coluna de Folow-up a seguinte informação: Processos Seletivos serão abertos em Maio. Entenderam? Desta forma, você saberá que só poderá entrar em contato com ela novamente em Maio. Para isso servirá esta coluna.
OBS.: Eu sugeri este nome "Folow-up" por ser o termo técnico para isso, mas você pode colocar qualquer um a sua escolha, por exemplo, RESPOSTA DA EMPRESA. Também pode ser.


PASSO 2

Feita a mudança (dê um bom espaço para escrever), imprima as listas para que possa te-las em mãos, eu particularmente prefiro assim. Tendo em mãos, fica muito mais fácil para rabiscar, marcar, escrever alguma coisa. Separa 1 semana inteira para fazer isso. Tire pelo menos 2 horas do seu dia para entrar em contato com elas, seja por telefone ou e-mail, de preferência das duas formas.

Melhor forma de se entrar em contato.
Acredito que muitos tem essa dúvida. Qual a melhor forma? Ser ousado? Por e-mail, valorizo muito aquela pessoa que manda seu currículo em anexo, colocando no assunto sua formação e no corpo do e-mail coloca uma breve apresentação dela, suas habilidades e experiências que podem agregar àquela função ou empresa, a meu ver isso chama muito a atenção, principalmente porque o recrutador não te conhece, então como saberá se você é bom? Com essa apresentação facilita muito as coisas. Capriche nela. Já por telefone, a cordialidade é a chave, seja o mais educado e cordial possível, mas é claro demonstrando sua admiração pela empresa e vontade em trabalhar nela. (não seja chato) Com certeza, um recrutador vai se sensibilizar com sua atitude, pois você mostrou ser determinado, e poderá te chamar para uma entrevista. Digo isso, pois um amigo já conseguiu uma entrevista assim!


Feito todos os contatos possíveis, anote as respostas na coluna Folow-up (ou o nome que você escolher). Depois passe para a planilha que está no PC para manter salvo e atualizado.


PASSO 3

Depois que fizer todos os contatos, com certeza terá alguma noção de que empresas estão contratando ou se terá chance em alguma. Por isso, este passo 3, é para aqueles que obviamente tem disponibilidade e ousadia. Como já falei, sugiro que passe de 1 semana a 1 mês em Macaé (caso possa). Pois desta forma você estará no berço do mercado offshore, onde as oportunidades aparecem, sendo muito mais fácil de obter as informações. E se possível, faça algum curso, recomendo o CBSP (antigo salvatagem), pois para embarcar, você precisa dele. E você tendo já o curso, com certeza conseguirá alguma coisa.
Vá na sede das empresas e pergunte sobre oportunidades, peça uma oportunidade sei lá. Diga que veio de longe, enfim, mostre-se determinado e que você fará a diferença na empresa, não será apenas mais um.

CONCLUSÃO
O objetivo de passar para vocês esses procedimentos é apenas para mostrar o quão importante é o contato com as empresas. Porque muitos acabam não entrando em contato, pois acham que nunca terão retorno, ou não acreditam. Não pense dessa forma! Afinal de contas, qual será a chance maior, não mandando ou mandando? Obviamente será mandando. Mas não pode ser apenas mandando seu currículo, colocando no assunto: CURRICULO e no corpo do e-mail: QUERO UMA OPORTUNIDADE. O Recrutador vai olhar para lá e vai dizer: QUEM É ESSE CARA? Coloque no assunto sua formação (assim ele saberá onde pode atuar) e no como disse capriche na apresentação, é isso que vai chamar a atenção e fazer o recrutador olhar seu currículo, pode ter certeza!

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/

HRT inicia perfuracao na Bacia de Solimoes no Amazonas.



A HRT Participações em Petróleo S.A. anunciou hoje que as quatro sondas contratadas para a perfuração de poços exploratórios na Bacia do Solimões já estão no Amazonas, seguindo o planejamento elaborado pela Companhia para a região. A primeira sonda já está na locação de destino, para iniciar o trabalho de perfuração ainda este mês; a segunda sonda estará na base de campo da HRT e será transportada para o local de sondagem, para iniciar o trabalho de perfuração ainda no mês de maio. Ambas foram contratadas junto à canadense Tuscany.


As outras duas sondas, contratadas junto à Queiroz Galvão Perfurações e construídas na China, vão se deslocar do Porto de Manaus para as bases de campo, com vistas a iniciar os trabalhos de perfuração nas suas respectivas locações, também no mês de maio de 2011. Segundo o comunicado da petrolífera, " a HRT Participações esta abrindo uma nova licitação para adquirir, ainda este ano, duas novas sondas heli-transportadas e uma de work-over." O movimento, de acordo com a empresa, demonstra confiança no potencial da Bacia do Solimões, que superou a Bacia do Espírito Santo, em fevereiro, tornando-se a segunda maior produtora de petróleo e gás do país. A região no Amazonas produziu 105 mil de boe/d, contra 93,4 mil de boe/dia da Bacia do Espírito Santo.


A HRT detém 55% de participação em 21 blocos exploratórios localizados na Bacia do Solimões. A companhia também é operadora de cinco blocos exploratórios na costa da Namíbia, em dois deles, na Sub-Bacia de Walvis, com 100% de participação e nos três restantes, na Sub-Bacia de Orange, 40%.

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/