terça-feira, outubro 27, 2009

Microsoft facilita a instalação do Windows 7 em netbooks


Um dos méritos do Windows 7 em relação ao seu antecessor é o desempenho claramente superior. Ao contrário do Windows Vista, o "7" roda confortável em um netbook de configuração modesta, com um processador Atom de 1.6 GHz e 1 GB de RAM. Infelizmente, não existe uma forma fácil para os usuários de netbooks instalarem o novo sistema em suas máquinas: o Windows 7 é distribuído exclusivamente em DVDs, e a esmagadora maioria dos netbooks no mercado não tem um drive óptico.

Usar um leitor/gravador de DVDs externo, conectado a uma porta USB, é uma possibilidade, mas não é uma solução barata se você já não tem (ou não conhece quem tenha) tal acessório. Durante a coletiva de lançamento do Windows 7 em São Paulo, um executivo da Microsoft chegou a comentar que a empresa iria divulgar um "tutorial" explicando como copiar o conteúdo do DVD para um pendrive e fazer a instalação a partir de lá. "Mas não é tão fácil", comentou.
Felizmente, a Microsoft decidiu simplificar as coisas. O Windows 7 USB/DVD Download Tool (por enquanto disponível apenas em inglês pelo site tinyurl.com/yz654ly) permite transferir o conteúdo de uma imagem ISO do DVD de instalação do sistema para um pendrive de 4 GB ou maior.
Entretanto, a ferramenta foi feita pensando nas versões "download" do Windows 7, comercializadas apenas no exterior, e não permite transferir diretamente o conteúdo de um DVD original para o pendrive. Mas não vemos motivo para ela não funcionar: basta, antes, o usuário criar uma imagem ISO de seu DVD usando um utilitário gratuito como o ImgBurn (www.imgburn.com).
Lembramos que a ferramenta da Microsoft copia apenas os arquivos do DVD para o pendrive, e você ainda precisará da chave de ativação (inclusa com o DVD original) para instalar o sistema.
Quem não tem medo da linha de comando tem alternativas, como o tutorial disponível pelo atalho tinyurl.com/yf3n7bs. Outra opção é o utilitário A bootable USB (em tinyurl.com/lo9dhl), gratuito.



Apple pode ter de pagar até US$ 1 bilhão para a Nokia


A Apple enfrenta a possibilidade de ter que pagar até 1 bilhão à Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, pelo uso de tecnologia da empresa finlandesa em todos iPhones vendidos até o momento, caso perca uma ação judicial aberta pela Nokia, afirmam analistas.

A Nokia entrou com o processo nos Estados Unidos na quinta-feira, alegando que a Apple teria infringido 10 patentes suas e acusando a fabricante do iPhone de tentar se aproveitar do investimento em tecnologia da Nokia.
A Apple, que chegou tarde ao mercado de celulares, abocanhou uma fatia considerável do mercado de alto padrão, mas detém pouca propriedade intelectual em comparação com suas concorrentes no setor, que trabalham sob acordos de compartilhamento de licenças.
O analista Niel Mawston, da Strategy Analytics, disse que a Apple pode acabar pagando à Nokia qualquer valor entre US$ 200 milhões e US$ 1 bilhão pelas patentes usadas nos 34 milhões de iPhone vendidos até agora.
Analistas dizem que a Nokia tem bons argumentos para comprovar seu direito a uma indenização, já que é uma das principais detentoras de patentes sobre tecnologias móveis, junto com a Qualcomm e a Ericsson.
"É quase impossível imaginar que alguém possa produzir qualquer aparelho celular sem usar tecnologias patenteadas pela Nokia", disse o diretor de pesquisas da CCS Insight, Ben Wood.
Um porta-voz da Ericsson afirmou nesta sexta-feira que a empresa mantém um acordo de licenciamento com a Apple.
A Nokia afirma em seu requerimento que ofereceu diversos preços diferentes à Apple, tanto por cada patente individual quanto por um pacote, mas a empresa norte-americana rejeitou as ofertas.


Celular Jalou "veste " Dolce & Gabbana


A Sony Ericsson começou a vender uma versão especial do seu celular Jalou com detalhes em ouro e assinada pelos estilistas Dolce & Gabbana.

O Jalou by Dolce & Gabbana será comercializado apenas em uma edição limitada, na cor "Sparkling Rose". O aparelho, em formato clamshell, tem design inspirado em "jóias" e, em sua versão fashion, tem acabamento em ouro 24 quilates.
Nos recursos, é um celular 3G com câmera de 3,2 megapixels, GPS, tela externa monocromática e interna colorida com resolução de 240 x 320 pontos e pesa apenas 83 gramas. Ah, sim, sua tela se transforma em um espelho também.
A campanha publicitária do Jalou by Dolce & Gabbana foi feita pelos estilistas italianos. Os anúncios para revistas e TV vão "mostrar cinco lindas e enigmáticas mulheres que fazem suas próprias regras para encontrar o último grito da moda", de acordo com a Sony Ericsson.
Acompanha o celular um fone de ouvido Bluetooth da mesma cor do aparelho. O preço não foi divulgado, e o Jalou está à venda em "mercados selecionados" (Brasil fora da lista, por enquanto).



Relógio leva e-mails do BlackBerry para o pulso


Depois dos relógios-celular com 3G integrado, será lançado em fevereiro de 2010 um acessório muito parecido que mostra o conteúdo de e-mails e mensagens de texto recebidos em um aparelho BlackBerry. O inPulse, criado por uma empresa nos Estados Unidos, usa o Bluetooth para trocar informações com o smartphone.

O inPulse (www.getinpulse.com) não envia ou recebe e-mails, apenas mostra alertas de ligações, SMS, compromissos da agenda e e-mails que chegam ao BlackBerry, que precisa rodar um aplicativo para sincronia dos dados. A bateria do relógio dura cerca de quatro dias com uma média de 30 mensagens por dia, de acordo com a fabricante. A recarga é feita por meio de uma porta USB.
O relógio se integra a qualquer aparelho BlackBerry com sistema operacional 4.3 ou superior. Vai ser vendido por US$ 149, inicialmente apenas nos Estados Unidos e Canadá.
Samsung e LG apresentaram recentemente relógios que têm um celular funcional, que faz ligações e recebe e-mails. O modelo da LG, o GD910, será lançado até o final do ano no Brasil.



Robô ajuda cientistas no aperfeiçoamento de implantes visuais


Cientistas da Califórnia desenvolveram um robô movido por controle remoto para ajudar a testar a efetividade das próteses visuais, como uma retina artificial, que são implantadas em deficientes visuais.

Segundo o site Gizmag, a novidade tem o nome de Cyclops e permite que os médicos vejam os resultados dos implantes sem a necessidade de testá-los nos pacientes.
Esta é a primeira máquina que reproduz a visão dos cegos que recebem implantes, disse ao site CNET Wolfgang Fink, professor do California Institute of Technology, onde o projeto está sendo desenvolvido.
O robô possui uma retina artificial feita com um chip de silicone repleto de eletrodos, que estimulam as células nervosas e os gânglios da retina, responsáveis por levar a informação visual para o cérebro. O dispositivo pode usar uma mini-câmera, interna ou externa, que captura as imagens, que são processadas e transferidas para o chip.
Espera-se que a descoberta diminua o número de procedimentos desnecessários e, no futuro, ajude a promover uma maior independência das pessoas cegas.
Com o uso do robô, por exemplo, quando os pesquisadores quiserem saber quão melhor é a resolução de uma prótese da retina com 50 pixels em comparação com uma de 16, eles podem testar ambas no Cyclops antes de usá-las nos pacientes.
O Cyclops, equipado com uma retina artificial de 50 pixels de resolução, pode passar com segurança por uma sala com uma cadeira, sofá e uma mesa, e os cientistas esperam que o resultado seja o mesmo para deficientes visuais.
O dispositivo possui uma câmera móvel, podendo reproduzir os movimentos da cabeça na horizontal e na vertical. O receptor da câmera roda em uma plataforma computadorizada, que processa a imagem em tempo real.
O controle do robô pode ser feita via joystick ou via conexão de internet wireless de qualquer lugar do mundo.
"Nós temos os algoritmos de processamento de imagem rodando localmente, na plataforma do robô - mas nós queremos dar-lhe completo controle sobre suas reações", planeja Fink.
O desenvolvimento do Cyclops foi descrito em artigo para a revista Computer Methods and Programs in Biomedicine.



Site de namoro que exclui "feios" chega ao Brasil


Uma agência de namoro online, que exclui a participação de integrantes "feios" chega ao Brasil nesta segunda-feira. Apesar do rótulo de fútil que recebeu de alguns críticos, o site conta até agora com cerca de 180 mil membros em todo o mundo. O lançamento completa a expansão global do site em todo o território da Europa, Ásia, Australásia, Oriente Médio e das Américas, tornando-o um serviço mundial.

Para participar do Beautifulpeople.com, o usuário deve mandar uma fotografia para que seja autorizada a sua participação na rede de contatos. A partir da imagem enviada, os atuais integrantes da rede decidem, através de um sistema de classificação online, se os novos candidatos são atraentes o suficiente para serem admitidos.
Apenas uma em cada cinco tentativas de participação dos internautas na rede é bem sucedida. Os integrantes da rede têm até 48 horas para dar sua opinião sobre os novos candidatos.
O site foi lançado na Dinamarca há alguns anos e, desde então, foi inagurado em diversos outros países como Grã-Bretanha, Estados Unidos e Japão.
Greg Hodge, 34, diretor-gerente do site, afirma: "É superficial querer estar com alguém por quem você se sente atraído? Se você está em um bar ou em um clube e quer se aproximar de alguém, você vai abordar alguém que você se sente atraído. Não há nada de raso nisso".
"As pessoas estão cansadas de perder tempo e dinheiro em grupos de contatos pouco atraentes na rede", afirmou Hodge.
Os usuários já aceitos são convidados a avaliar as fotografias daqueles que querem participar, votando em opções de aceitação ou rejeição como "Sim, definitivamente", "Hmm, sim OK", "Hmm, não, não" ou "Não definitivamente não". Depois disso, uma decisão é tomada com base na votação total.
Os candidatos podem ver o seu processo de classificação em um gráfico em tempo real na internet, com mudanças entre vermelho e verde, dependendo de como estão sendo julgados pelos integrantes do site. Apesar de as rejeições já terem provocado ameaças de morte aos criadores do site, a glória de ser aceito faz com que centenas de aspirantes a membro se inscrevam diariamente.
"Outros sites são reservas de hipopótamos e javalis africanos. O BeautifulPeople é uma maravilhosa reserva de caça de gatos e tigresas", afirmou Robert Hintze, fundador do site "só para bonitos".
"Tenho certeza de que o Brasil terá uma alta porcentagem de candidatos bem-sucedidos, afinal de contas este é o país de Gisele Bundchen e Felipe Simão, apesar de vocês terem também o José Wilker", disse Hodge no comunicado enviado à imprensa.