O Twitter, serviço de microblogs muito popular mas ainda deficitário, está contratando engenheiros e especialistas que ajudarão a tirá-lo do vermelho. A empresa de internet criada há dois anos e meio cujas mensagens curtas de texto, ou "tweets", se tornaram um fenômeno mundial das redes sociais, está montando uma equipe cujo foco será a geração de receita, com uma linha de produtos ainda não lançados, a julgar pelos anúncios de empresa no site do Twitter.
Entre as 26 vagas anunciadas no site do Twitter, quatro são identificadas especialmente como dedicadas à "monetização". Fechar acordos de licenciamento é a tarefa primária para duas outras vagas.
"O Twitter está em busca de novos membros para a nossa equipe técnica a fim de trabalhar em projetos avançados de monetização", afirmam diversos dos anúncios.
A decisão de investir nesse tipo de projeto sinaliza que faturar está se tornando uma prioridade mais séria no Twitter, à medida que este tenta evoluir de uma das empresas de mídia social de mais rápido crescimento na web para um negócio online sustentável.
"A empresa iniciou uma fase na qual monetização importa. Eles estão acelerando esse lado", disse uma fonte próxima ao Twitter que não quis que seu nome fosse mencionado com relação a qualquer discussão das finanças da empresa.
Uma porta-voz do Twitter disse que o co-fundador Biz Stone não estava disponível imediatamente para comentar. A empresa tem cerca de 120 funcionários, disse ela.
Os tweets, limitados a 140 caracteres, se transformaram em uma forma estabelecida de comunicação que desempenhou papel chave em eventos mundiais como os protestos pós-eleitorais no Irã, no ano passado.
"Eles sabem que estão aqui em longo prazo, agora, de modo que precisam acionar os motores da monetização", disse Jeremiah Owyang, analista do Altimeter Group. O Twitter, uma empresa de capital fechado, não divulga resultados financeiros, mas seu site informa: "Enquanto nosso modelo de negócios estiver em fase de pesquisa, nós gastaremos mais dinheiro do que ganhamos."
O site fechou acordos em outubro, publicados pela imprensa como valendo um total de US$ 25 milhões, para licenciar dados para o Goole e Microsoft, permitindo que os mecanismos de busca das duas empresas exibam tweets em seus resultados.
O Twitter, que recentemente mudou sua equipe para um escritório maior em San Francisco, teve 19,4 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos em novembro, segundo a comScore, ante 1,5 milhão um ano antes. Muitos observadores da indústria afirmam que o número mundial de usuários do Twitter é muito maior, uma vez que muitas pessoas acessam o serviço por aplicativos desenvolvidos por terceiros em vez de usar a ferramenta diretamente no site.
Em setembro, o Twitter levantou US$ 100 milhões em uma operação que avaliou a companhia como valendo US$ 1 bilhão, segundo uma fonte próxima do assunto. Entre os investidores desta rodada estavam a gigante dos fundos mútuos T. Rowe Price e a companhia de investimento de risco Insight Venture Partners.
Nos avisos de vagas de emprego no Twitter há um que busca um gerente de marketing de produto que se dedicará a "atrair usuários corporativos que entendam o valor do Twitter".
Fonte:
www.terra.com.br