segunda-feira, agosto 02, 2010

Europa terá carregador universal de celular


SÃO PAULO - A partir de 2011, todos os celulares vendidos na União Européia deverão ter suas baterias recarregadas por um aparelho universal.


Em 2009, as fabricantes Nokia, Sony-Ericsson e Samsung já haviam assinado um acordo para implementar a padronização.
Segundo informações da AFP, a Comissão Européia confirmou ontem que as normas técnicas para garantir a compatibilidade e segurança dos carregadores universais avançam bem.


Apesar de manterem as marcas individuais, os carregadores poderão ser utilizados em quaisquer aparelhos do tipo smartphone por meio de conexão micro-USB. Os telefones mais antigos precisarão de um adaptador.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Twitter agora indica perfis


SÃO PAULO - Os usuários do Twitter agora contam com uma nova ferramenta que sugere perfis para serem seguidos.


Quem acessa a conta encontra, logo abaixo de sua foto, duas recomendações feitas pela rede e baseadas nas atividades do restante de seus contatos.
Clicando em “View all” o usuário é direcionado á uma nova página chamada “Suggestions For You”. Lá, estão listadas todas as sugestões que o Twitter separou.


A idéia tem o mesmo princípio do Facebook, que indica novos amigos a partir dos contatos que seus conhecidos possuem.

http://info.abril.com.br/noticias/internet/twitter-agora-indica-perfis-01082010-3.शल

Fonte: http://info.abril.com.br/

Acordo visa combate à pirataria no país


Ministério da Justiça e governo do DF firmarão parceria para promover ações de combate à pirataria no âmbito do projeto Cidade Livre de Pirataria


SÃO PAULO – O Ministério da Justiça e o governo do Distrito Federal vão formalizar um acordo de cooperação, ainda sem data a ser celebrado, para promover uma série de ações conjuntas de combate à pirataria no âmbito do projeto Cidade Livre de Pirataria.
Na última quinta, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), André Barcellos, esteve com servidores da Secretaria da Ordem Pública e Social do Distrito Federal para explicar como vai funcionar essa parceria.
No dia 26 de agosto, o governo do Distrito Federal realizará um seminário de capacitação contra a pirataria, com o apoio do CNCP.
O projeto Cidade Livre de Pirataria, constante do Plano Nacional de Combate à Pirataria, prevê o trabalho integrado entre o governo federal e prefeituras de cidades brasileiras contra a falsificação de produtos.
A iniciativa já vem sendo adotada em São Paulo e Curitiba, e começa a ser estendida para outras cidades, como Brasília, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto (SP).
O projeto atua junto às empresas que criam os produtos originais para buscar formas de reduzir o preço final e tornar os produtos originais mais acessíveis à população, além de promover campanhas educativas com a população.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Antena do iPhone 4 é a pior, diz estudo

SÃO PAULO - Os problemas de sinal no smartphone da Apple são piores do que os de outros aparelhos, mostra estudo da PA Consulting Group

Apesar de um teste com diversas marcas mostrar que o iPhone 4 está dentro da mesma faixa de performance que outros celulares, o produto da maçã encontra-se na parte inferior, bem abaixo dos concorrente.
Segundo informações do Telegraph, a PA conclui que o problema no aparelho de Steve Jobs é pior do que em qualquer outra marca. Os testes realizados confirmaram o problema com a chamada “pegada da morte” - quando a mão esquerda cobre o canto inferior esquerdo do aparelho – que impede o aparelho de manter o sinal original.

A análise revelou ainda que o telefone da Apple tende a perder chamadas antes do que outros aparelhos e sofre mais em áreas de pouco sinal. No geral, no entanto, ele ainda está dentro da faixa de seus concorrentes.

A Apple recentemente admitiu a existência de um problema na antena e, em coletiva de imprensa, Steve Jobs anunciou que daria a todos os usuários do iPhone 4 uma capinha que evita a queda do sinal.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Brasileiros desenvolvem cola para nervos


Agência FAPESP – A realização de reparos eficientes em lesões do sistema nervoso é um desafio para a medicina. Compreender o rearranjo dos circuitos neurais provocado por essas lesões pode ser um passo fundamental para otimizar a sobrevivência e a capacidade regenerativa dos neurônios motores e restabelecer os movimentos do paciente.


A partir de investigações sobre esses mecanismos de rearranjo dos circuitos nervosos, um grupo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo um modelo inovador que associa terapia celular ao reimplante das raízes nervosas.
Para restabelecer a conexão entre o sistema nervoso periférico e o central, os pesquisadores utilizam células-tronco mononucleares de medula óssea e uma “cola” desenvolvida a partir do veneno de serpentes.
O projeto é coordenado por Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira, professor do Departamento de Anatomia, Biologia Celular e Fisiologia e Biofísica, e conta com apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

Participam também do projeto Roberta Barbizan, orientanda de doutorado de Oliveira no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural da Unicamp, Rui Seabra Ferreira Júnior, professor do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por imagem da Faculdade de Medicina (FMB) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Botucatu e Antônio de Castro Rodrigues, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP.
Coordenador do Laboratório de Regeneração Nervosa da Unicamp, Oliveira apresentou na segunda-feira (26/7), durante o 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, em São Paulo, modelos utilizados por sua equipe para investigar os mecanismos de regeneração do sistema nervoso central e periférico.
Este ano, o grupo já publicou artigos sobre o tema nas revistas Neuropathology and Applied Neurobiology, Journal of Comparative Neurology e Journal of “Após lesão no sistema nervoso – periférico ou central –, ocorre um rearranjo considerável dos circuitos neurais e das sinapses. Entender esse rearranjo é importante para determinar a sobrevivência neural e a capacidade regenerativa posterior”, disse Oliveira à Agência FAPESP.
Para estudar os mecanismos de regeneração, os cientistas utilizam técnicas que unem microscopia eletrônica de transmissão, imuno-histoquímica, hibridação in situ e cultura de células gliais e neurônios medulares.
“Procuramos associar a terapia celular ao reimplante das raízes nervosas. Para isso, temos usado células-tronco mesenquimais e mononucleares no local da lesão ou nas raízes reimplantadas. A ideia não é repor neurônios, mas estimular troficamente essas células e evitar a perda neural, de modo a conseguir otimizar o processo regenerativo”, disse.
O projeto mais recente do grupo envolve o uso de um selante de fibrina – uma proteína envolvida com a coagulação sanguínea –, produzido a partir de uma fração do veneno de jararaca pelo Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu.
“Os axônios dos neurônios motores saem da medula espinhal e entram na raiz nervosa, dirigindo-se aos nervos. O nosso modelo emprega essa ‘cola’ biorreabsorvível para reimplantar as raízes nervosas na superfície da medula, onde o sistema nervoso periférico se conecta ao sistema nervoso central. Associamos essa adesão às células-tronco, que produzem fatores neurotróficos – isto é, moléculas proteicas capazes de induzir o crescimento e a migração de expansões das células neurais”, explicou Oliveira.
Quando as raízes motoras são arrancadas, cerca de 80% dos neurônios motores morrem duas semanas após a lesão. Mas os motoneurônios que sobrevivem têm potencial regenerativo após o reimplante de raízes nervosas.

Fonte: http://info.abril.com.br/