terça-feira, outubro 26, 2010

SETOR DE PETRÓLEO VAI LIDERAR OS INVESTIMENTOS NO BRASIL


A última semana no setor de petróleo começou com a notícia de que, mesmo na fase preliminar da exploração da camada pré-sal, a indústria do petróleo e gás vai liderar os investimentos no Brasil nos próximos anos. Sua participação no total da formação bruta de capital fixo (FBCF) anual do país deve alcançar 14,7% em 2014, mais que o dobro dos 6% de 2000. A conclusão é de um estudo ainda inédito do BNDES. O trabalho será editado na "Visão do Desenvolvimento", uma das publicações do banco estatal. A Formação Bruta de Capital Fixo mede quanto o país investe em máquinas e equipamentos e na construção civil em um determinado período.
Na terça-feira, dia 19, foi inaugurada a 4ª edição da Santos Offshore Oil & Gas, que já é considerado o 3° maior evento do setor no país. No evento, que está sendo realizado no Mendes Convention Center, Santos/SP, estão sendo esperados mais de 20 mil empresários e profissionais do setor e vai reunir mais de 300 empresas expositoras em uma área de 18 mil m². "Superamos nossa expectativa, registrando 30% de crescimento neste ano, e consideramos excelente a procura e interesse dos empresários em se envolver nos negócios da cadeia produtiva de petróleo e gás, principalmente na Bacia de Santos", analisa Valmir Semeghini, diretor da organizadora AGS3 Promoções e Eventos.
A feira trouxe ainda como novidade, um catálogo virtual: uma ferramenta eletrônica que permite aos expositores cadastrarem seus produtos e serviços, que ficarão disponíveis na internet, abrindo a oportunidade da realização de grandes negócios. No evento, foi realizado o Canal Fornecedor, projeto que apóia o empresariado no cadastramento junto à Petrobras. A Rodada de Negócios, realizada pelo SEBRAE-SP promoveu reuniões entre empresas compradoras e fornecedoras de produtos e serviços, com expectativa de participação de todos os setores envolvidos. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, participou da solenidade de abertura da Santos Offshore 2010.
Ainda no mesmo dia, o presidente Lula afirmou que investimentos da Petrobras vão transformar o Brasil em um exportador não só de petróleo, mas também de seus derivados. Segundo ele, a venda desses produtos para o mercado externo trará mais renda para a empresa e para o país como um todo. “Não queremos exportar somente o óleo cru”, disse o presidente. “Queremos exportar derivados do petróleo, com maior valor agregado, com mais investimento tecnológico, para que a gente possa ganhar mais dinheiro”. Também na terça-feira, foi noticiado que a LLX está negociando a construção de uma unidade de tratamento de petróleo no Porto do Açu, em São João da Barra, norte fluminense, avaliada em US$ 1,4 bilhão, conforme informou o diretor financeiro da empresa, Leonardo Gadelha. A unidade de tratamento terá capacidade de processar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.
OGX faz descoberta
Quase terminando a semana, a OGX Petróleo e Gás, braço do setor de petróleo do grupo de Eike Batista, descobriu hidrocarbonetos na seção albiana do poço OGX-21D, localizado no bloco BM-C-41, em águas rasas da parte sul da Bacia de Campos, no qual a empresa detém 100% de participação. Foi identificada até o momento, uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 21 metros e net pay (área com óleo de fato) em torno de 14 metros. A empresa explica em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que o OGX-21D é o "primeiro poço delimitatório da acumulação de Waimea, descoberta pelo poço OGX-3" e que os dados correspondem aos mesmos descobertos pelo pioneiro OGX-3.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

COMPROVAÇÃO DE RESERVAS DE ÓLEO EXIGE TRÂMITES LEGAIS


No início do mês de outubro, o Iraque anunciou o aumento de suas reservas comprovadas de petróleo em 24%, em relação ao último balanço, realizado em 2003. De acordo com o ministro do Petróleo, Hussein Al-Shahristani, o país agora possui 143 bilhões de barris, ante a estimativa anterior, em torno de 115 bilhões de barris. Agora, o Iraque irá informar à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) o novo número para o reconhecimento internacional das reservas.

Esse processo acontece porque no setor de petróleo há diferenças entre as reservas potenciais de um país e as comprovadas. Ambas, no entanto oscilam com o tempo. “A duraçao de uma reserva de petróleo de um país consiste na relação entre todo o petróleo disponível (em barris) e o consumo anual (barris/ano). Todavia, deve-se considerar que este cálculo é pontual, pois existe grande oscilação no consumo e a busca por novas reservas, sendo, portanto apenas um indicador”, explica o consultor da Petrobras, Alexandre Guimarães.

De acordo com a Opep e o governo norte-americano, mesmo com o aumento, o Iraque ainda ocupa a quarta posição no ranking dos países com maior volume de reservas de petróleo do mundo, atrás de Arábia Saudita, Canadá e Venezuela. Ainda segundo o ministro do Petróleo iraquiano, o país teve a ajuda de companhias internacionais para alcançar o novo número, que ainda irá aumentar, quando forem desenvolvidas novas técnicas e descobertos novos campos.
Processo da ANP

Solicitada pelo Nicomex Notícias a esclarecer o processo de comprovação de reservas no país, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), por meio de sua assessoria, explica que “os critérios para definição de reservas no Brasil estão previstos na Portaria 9 de 2/1/2000 da ANP, que contém o Regulamento Técnico de Reservas de Petróleo e Gás Natural, que estabelece critérios para apropriação de reservas e traça diretrizes para estimativas”.

Segundo o documento, o concessionário que esteja operando um campo de produção no país fica obrigado a informar anualmente seus volumes de produção à ANP. A partir daí, são definidas as reservas provadas, através da seguinte definição da Portaria 9: “reservas de petróleo e gás natural que, com base na análise de dados geológicos e de engenharia, se estima recuperar comercialmente de reservatórios descobertos e avaliados, com elevado grau de certeza, e cuja estimativa considere as condições econômicas vigentes, os métodos operacionais usualmente viáveis e os regulamentos instituídos pela legislações petrolífera e tributária brasileiras”.

Como o volume de reservas de um país varia, baseado em descobertas e produção, a melhor base de comparação encontra-se relatórios anuais, como o Anuário Estatístico 2010, da ANP, que consolida os dados referentes ao desempenho da indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e do sistema de abastecimento nacionais no período 2000-2009. De acordo com o documento, o Brasil fechou o ano passado com reservas provadas de 12,9 bilhões de barris, um aumento de 0,48% em relação ao exercício anterior.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Aker Solutions abre inscrições para Programa Brasileiro de Trainee 2010

A subsidiária brasileira da Aker Solutions, uma das maiores multinacionais da indústria de Petróleo & Gás no País, anuncia a abertura das inscrições para o seu programa local de Trainee 2010. A companhia norueguesa irá selecionar 14 jovens profissionais das áreas de Engenharia Eletrônica e Mecânica para um intensivo de nove meses remunerado. Os selecionados serão capacitados para atuar nas áreas Fabril e de Engenharia, na sede da companhia em Curitiba, Paraná, e na unidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
Para inscrição é preciso ser formado, ou estar cursando o quinto ano de Engenharia Eletrônica ou Engenharia Mecânica, com inglês fluente e disponibilidade para residir nas cidades indicadas. O programa brasileiro de Trainee 2010 da Aker Solutions terá duração de nove meses e é uma excelente oportunidade para jovens talentos desenvolverem carreira profissional, com atrativo pacote de remuneração. As inscrições encerram no próximo dia 30 de novembro. Para os candidatos selecionados as atividades terão início em Janeiro de 2011.
A Aker Solutions expande a cada dia sua presença local e opera no Brasil com 13 unidades de negócios – nove delas com bases ou plantas fabris locais – de quatro divisões globais. A companhia emprega diretamente cerca de mil funcionários e oferece soluções de engenharia para os mais complexos projetos ligados ao setor de Petróleo & Gás.
Para participar do Programa Brasileiro de Trainee 2010, os interessados devem acessar o site www।focotalentos.com.br/akersolutions e cadastrar o currículo.