sábado, março 10, 2012

Confirmado potencial da Área Nordeste de Tupi


Até o momento, foi identificada uma coluna de petróleo de mais de 290 metros de espessura em reservatórios carbonáticos do pré-sal

Rio de Janeiro - O segundo poço perfurado pela Petrobras, após a assinatura do contrato de Cessão Onerosa com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade na área denominada Nordeste de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos.

Esse poço, denominado 1-BRSA-976-RJS (1-RJS-691), está localizado a Nordeste do campo de Lula, na profundidade de água de 2.131 metros, e a uma distância de 255 km da cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro poço perfurado na Cessão Onerosa foi o 3-BRSA-944-RJS (3-RJS-688A), na área de Franco.

A descoberta foi comprovada por meio de amostras de petróleo de 26º API, em teste, colhidas a partir de 4.960 metros de profundidade. Foi identificada, até o momento, uma coluna de petróleo de mais de 290 metros de espessura em reservatórios carbonáticos do pré-sal.

O poço está sendo revestido no intervalo dos reservatórios. A continuidade da perfuração do poço tem como objetivo investigar a profundidade final destes reservatórios e constatar o contato óleo/água.

Após a conclusão da perfuração, está programado um Teste de Formação para avaliar a produtividade dos reservatórios.

A Petrobras dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Programa Exploratório Obrigatório (PEO) do contrato de Cessão Onerosa, que prevê, para essa área, a realização de um Teste de Longa Duração.

Fonte: Petrobras

Plataformas do pré-sal terão dessalinizadores nacionais





Parceria entre empresas brasileiras vem viabilizar fabricação dos equipamentos que tornam água marinha própria para o consumo

Por Marcus Lotfi

A partir de agora, as plataformas que estão sendo construídas para atender à demanda do pré-sal brasileiro já serão equipadas com dessalinizadores de fabricação inteiramente nacional. O equipamento retira o sal da água do mar e a torna própria para o consumo. A oficialização aconteceu na manhã da última terça (6), com a criação da Aqua-Chem Brasil Ltda. A nova empresa, em parceria com a Vicel, trabalhará na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras, garantindo conteúdo local para os equipamentos.

A Aqua-Chem é uma das líderes do mercado global em dessalinizadores de água do mar para aplicações industriais e a Vicel é uma empresa nacional de serviços de engenharia com sede em Rio das Ostras (RJ). A criação desta empresa mostra a iniciativa das empresas em aderir à política nacional de conteúdo local para as novas encomendas da Petrobras e dos estaleiros e consórcios nacionais.

A Aqua-Chem já equipa outras instalações em operação na Bacia de Campos e através da Vicel, acaba de receber encomendas de dessalinizadores RO para várias plataformas em operação na Bacia de Campos e já tem também em carteira encomendas de equipamentos para pressurização do sistema de água potável dos oito cascos de plataformas que serão fabricados pela ECOVIX em Rio Grande (RS).

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/