Até o momento, foi identificada uma coluna de petróleo de mais de 290 metros de espessura em reservatórios carbonáticos do pré-sal
Rio de Janeiro - O segundo poço perfurado pela Petrobras, após a assinatura do contrato de Cessão Onerosa com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade na área denominada Nordeste de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos.
Esse poço, denominado 1-BRSA-976-RJS (1-RJS-691), está localizado a Nordeste do campo de Lula, na profundidade de água de 2.131 metros, e a uma distância de 255 km da cidade do Rio de Janeiro.
O primeiro poço perfurado na Cessão Onerosa foi o 3-BRSA-944-RJS (3-RJS-688A), na área de Franco.
A descoberta foi comprovada por meio de amostras de petróleo de 26º API, em teste, colhidas a partir de 4.960 metros de profundidade. Foi identificada, até o momento, uma coluna de petróleo de mais de 290 metros de espessura em reservatórios carbonáticos do pré-sal.
O poço está sendo revestido no intervalo dos reservatórios. A continuidade da perfuração do poço tem como objetivo investigar a profundidade final destes reservatórios e constatar o contato óleo/água.
Após a conclusão da perfuração, está programado um Teste de Formação para avaliar a produtividade dos reservatórios.
A Petrobras dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Programa Exploratório Obrigatório (PEO) do contrato de Cessão Onerosa, que prevê, para essa área, a realização de um Teste de Longa Duração.
Fonte: Petrobras