terça-feira, maio 04, 2010

Inédito nos EUA, Homem de Ferro 2 cai na web


Durante último fim de semana, Homem de Ferro 2 arrecadou 100,2 milhões de dólares, em 53 países. Nos Estados Unidos e no Canadá, o longo só chega às telonas somente na próxima sexta, 7


SÃO PAULO - O filme Homem de Ferro 2, cuja estreia nos cinemas brasileiros ocorreu na última sexta, já ganhou cópias para download em redes de compartilhamento de arquivos (P2P).

No mundo, dezenas de gravações do longa já caíram em páginas como The Pirate Bay e IsoHunt.
A prática, conhecida por “cam rip”, tem se intensificado nos últimos tempos e virado algo corriqueiro no universo virtual.

Após o lançamento do filme nos cinemas, alguns usuários levam câmeras, gravam as cenas para depois publicarem nas redes P2P.

No Brasil, o estrago é um pouco menor, uma vez que o filme já chegou aos cinemas, situação bem diferente dos Estados Unidos e no Canadá, cuja estreia do longa está prevista somente para a próxima sexta-feira, dia 7.

Esses países viram no fim de semana passado a refilmagem do filme de terror "A Hora do Pesadelo".

Em geral, a qualidade dos filmes baixados nesses sites é baixa, a imagem treme e o som não é de boa qualidade, bem diferente do original, nos cinemas.

Homem de Ferro 2, que já passou em 53 países, durante o último fim de semana, arrecadou 100,2 milhões de dólares, segundo estimativas publicadas ontem, informa a agência Reuters.




Fonte: http://info.abril.com.br/

A mordida da maçã


SÃO PAULO - Sob o comando de Steve Jobs, a Apple vira sinônimo de inovação e vive o melhor momento de seus 34 anos.
De tempos em tempos, uma empresa consegue ascender ao posto de símbolo de sua época - algo não coincidentemente ligado à inovação que é capaz de produzir. Esse posto foi da IBM nos anos 70, e, antes dela, da General Motors. A Microsoft teve seu lugar no início da década de 90 e depois foi superada pelo Google. Agora, é a vez da Apple. A empresa fundada 34 anos atrás por Steve Jobs e Stephen Wozniak numa garagem do Vale do Silício virou centro das atenções em tecnologia. Qualquer produto que ela apresente desperta opiniões apaixonadas - a favor e contra. Cada mínimo suspiro de Jobs vira assunto nos noticiários. Seus produtos custam mais que os dos concorrentes, mas os fãs pagam a conta sem reclamar. Essa condição de empresa queridinha do público é passageira, como mostram os exemplos do passado. Mas Jobs e sua equipe estão aproveitando como poucos o momento favorável.
A Apple atual é resultado de uma metamorfose que começou com a volta de Steve Jobs à empresa, em 1996, após 11 anos de ausência. A companhia de Cupertino, Califórnia, sempre teve seus fãs e sempre foi marcada pela inovação. Mas, até o final dos anos 90, ela era vista por muita gente como fabricante de computadores de nicho, apreciados sobretudo por designers e artistas. Durante anos, os Macintosh mal apareciam nas estatísticas de participação no mercado. Além disso, em várias ocasiões, a turma da maçã tropeçou em produtos que fracassaram, como o Lisa, o Newton e o Pippin. Não faltaram rumores de que a empresa seria comprada por alguma corporação maior, como a Sony, a Disney ou a Sun. Pelo menos no caso da Sun (hoje pertencente à Oracle) a compra quase aconteceu, como já revelou Bill Joy, um dos seus fundadores. Na época, Scott McNeally, o CEO da Sun, no seu mais autêntico estilo provocador, entrou numa convenção para analistas de mercado, em Los Angeles, mordendo uma maçã. E afirmou: “Isto é tudo o que tenho a dizer sobre a Apple”.
De volta ao comando da empresa em 1996, Jobs começou injetando ousadia na linha Macintosh, que ganhou gabinetes coloridos e transparentes, além de formas arredondadas incomuns. Em seguida, liderou o desenvolvimento do produto que iniciaria a transformação da fabricante de computadores em fornecedora de produtos de entretenimento — o iPod. Desde 2001, 250 milhões de iPod foram vendidos. Na loja de músicas iTunes, que entrou no ar em 2003, foram feitos cerca de 10 bilhões de downloads, o que dá à Apple a liderança na venda de música na internet. A Apple deixava de ser apenas uma fabricante de tecnologia para virar uma empresa de mídia. A mudança de foco seria formalizada em 2007, com a alteração do nome da empresa de Apple Computer para simplesmente Apple. Hoje, os micros Macintosh e os periféricos como impressoras e dispositivos de rede são fonte de apenas 36% da receita da Apple. Uma parcela muito maior, de 59%, vem do iPhone, do iPod e da iTunes Store. Mas não é só isso. Enquanto as vendas de computadores encolheram 3% no ano passado, as de produtos de entretenimento cresceram 31%. Essa tendência deve continuar, de modo que os computadores serão cada vez menos importantes para a Apple.
O mais recente dos acertos da Apple, o iPhone, levou-a a conquistar 14% do mercado de smartphones em menos de três anos, segundo os números divulgados pelo Gartner Group. Só no ano passado, 25 milhões desses celulares foram vendidos. Em 2009, o iPhone tomou, do Windows Mobile, o terceiro lugar em volume de vendas entre as plataformas de smartphones. Agora, o celular da maçã fica atrás apenas das plataformas Symbian (46,9% do mercado) e Blackberry (19,9%).
Máquina de lucrar
Embora não seja a maior fabricante de celulares, a Apple é a que ganha mais dinheiro. Quando se consideram todos os tipos de celulares, sua participação no mercado mundial é de meros 2,5%. No entanto, em valores absolutos, seu lucro com o iPhone no terceiro trimestre de 2009 foi 45% maior que o da Nokia, a número um em volume. Esse valor faz parte de um estudo divulgado no final do ano passado pela empresa americana Strategy Analytics. O estudo diz que a Apple conseguiu essa enorme lucratividade por meio de “volumes expressivos, preços altos e controle de custos cuidadoso.”



Fonte: http://info.abril.com.br/

NASA identifica vazamentos de óleo no oceano


Mancha tem mais de 1.500 Km²

SÃO PAULO – Com o auxílio dos satélites Terra e Aqua, a NASA e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) identificaram manchas de óleo no Golfo do México.

O equipamento foi utilizado para capturar imagens depois que a plataforma Deepwater Horizon, localizada a 92 km do delta do Mississipi, pegou fogo e sofreu danos por explosões em abril deste ano.

Segundo a agência espacial, a área do vazamento chegou a mais de 1.500 Km². Para fotografar o local, os satélites utilizaram o Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), equipamento capaz de avaliar a temperatura da superfície do oceano e sua cor.

A NOOA estima que, na época do incidente, quase 800 mil litros de óleo foram lançados ao mar por dia. O cálculo foi baseado em observações e relatos de uma falha no encanamento da instalação.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Mamutes possuíam sangue anti-congelante


SÃO PAULO – Analisando o DNA de animais já extintos, cientistas descobrem que o mamute possuía uma característica extra para sobreviver no frio: sangue que podia correr gelado nas veias.


A equipe liderada por Kevin Campbell, da Universidade de Manitoba no Canadá, descobriu o truque fisiológico que permitiu aos animais sobreviver à Era do Gelo.
O material genético foi extraído de restos de mamute com mais de 43 mil anos achados na Sibéria. O DNA da hemoglobina foi isolado e comparado com o código genético de elefantes modernos africanos e asiáticos.

Essa comparação revelou uma adaptação na hemoglobina do mamute (a célula responsável por carregar oxigênio na corrente sanguínea) que permitiu que eles sobrevivessem em latitudes altas sem perder muito calor. O DNA do mamute apresentava mudanças pequenas, mas significativas, em apenas 1% das proteínas estudadas. Elas mostraram que a hemoglobina do animal precisava de menos energia para liberar oxigênio no corpo enquanto passava pelas artérias - o que literalmente permite que o sangue corra frio.

Os ancestrais do mamute se originaram na África equatorial há cerca de sete milhões de anos. Algumas populações migraram para o norte há mais de um milhão de anos, enquanto outras permaneceram em áreas quentes e deram origem aos elefantes modernos.

Com suas orelhas grandes, os elefantes africanos e asiáticos são adaptados para se refrescarem em ambientes quentes - já os mamutes sobreviveram evoluindo de forma a salvar calor. Sem essa adaptação, os mamutes perderiam mais calor no inverno, e teriam que comer mais para sobreviver – só que, no inverno, não há muito alimento disponível.

O estudo publicado na Nature Genetics abre caminho para mais pesquisas que ajudem a compreender melhor a morfologia e fisiologia de animais já extintos.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Acer lançará celulares inteligentes depois de fusão HP-Palm

A Acer, segunda maior fabricante mundial de computadores pessoais, anunciou que planeja lançar quatro modelos de celulares inteligentes este ano um dia depois que a rival HP estabeleceu presença no crescente mercado.

Enquanto a economia mundial mostra mais sinais de recuperação, a Acer também anunciou na quinta-feira que antecipa que novos laptops elevem sua margem de lucro, depois da alta de 62% registrada no primeiro trimestre.

"A vantagem competitiva dos novos produtos pode nos ajudar a reforçar a lucratividade no terceiro trimestre", disse J. T. Wang, presidente do conselho da Acer, em conferência com investidores, ainda que os smartphones respondam por proporção muito pequena nas vendas de sua companhia, por enquanto.

Os analistas afirmam que os grupos asiáticos de tecnologia em disputa por uma fatia maior do aquecido mercado de celulares inteligentes agora enfrentarão batalha árdua, depois da aquisição da Palm pela HP, a maior fabricante mundial de computadores.

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Mas a Acer também antevê crescimento PCs, prevendo 30% de expansão anual no mercado mundial de laptops, nos dois próximos anos, ainda que certos analistas afirmem que uma escassez de componentes essenciais continua a preocupar e possa prejudicar as margens dos fabricantes de computadores nos próximos meses.

"Sua margem no segundo trimestre pode ser afetada mas o impacto deve ser limitado", disse Vincent Chen, analista da Yuanta Securities, em referência à alta nos preços de componentes essenciais, tais como os chips de memória.

"A Acer tem escala e sabe muito bem como controlar custos, e as vendas do terceiro trimestre devem crescer mais rápido", disse Chen.

As vendas de computadores pessoais costumam crescer no terceiro trimestre, graças ao período de volta às aulas no hemisfério norte e à demanda pré-natalina.

A Acer, uma das poucas marcas de computadores taiuanesas que conta com reconhecimento internacional, anunciou lucro líquido de 23,9 bilhões de dólares taiuaneses (US$ 105 milhões) no primeiro trimestre, ante 2,03 bilhões de dólares taiuaneses no período um ano antes e 3,52 bilhões de dólares taiuaneses no trimestre precedente.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/