quarta-feira, junho 17, 2009

Brasil tem forte crescimento em novas linhas de celular

O número de linhas de celular no Brasil apresentou crescimento expressivo em maio, com cerca de 2,9 milhões de novas habilitações sobre o mês anterior. Nos quatro primeiros meses do ano, a base de usuários havia registrado a metade da expansão vista no mesmo período de 2008.
O crescimento de 1,8% em maio sobre abril, de 154,6 milhões para 157,5 milhões de novas linhas, consta em levantamento preliminar divulgado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Incluindo os números de maio, o número de novas linhas habilitadas no país nos cinco primeiros meses do ano soma cerca de 6,85 milhões, ante cerca de 9,6 milhões adicionadas no mesmo período do ano passado.
O desempenho em maio marca a primeira vez em que o número de linhas adicionadas no mês no país supera o do mesmo período de 2008.
Marca ainda uma performance melhor do que as vendas de 2,8 milhões de linhas em maio do ano passado, quando o mercado ainda não havia sido atingido pela crise financeira internacional.
A Vivo encerrou o mês passado com participação de 29,38% do mercado, com 46,27 milhões de linhas. Em abril, a participação da operadora era de 29,55%.
A Claro também registrou perda de participação no período, passando de 25,76% para 25,51%. Enquanto isso, a TIM registrou ligeiro avanço, de 23,58% para 23,59%.
A Oi, incluindo os números da Brasil Telecom, fechou maio com participação de 21,14%, crescendo sobre os 20,73% de abril.

Fonte: www.terra.com.br

EUA: celular pode ser usado para alerta em caso de desastres

Nos Estados Unidos, quando acontece um ataque terrorista ou chega um furacão, o governo pode operar o Sistema de Alerta de Emergência (EAS), que entra em todas as frequências de rádio e televisão em todo o país e transmite a mensagem de perigo. "Infelizmente, a maioria dos pretendidos receptores não estarão com seus rádios ou suas TVs ligadas quando um desastre ocorrer", diz Jerome Vogedes, engenheiro da Motorolam, que registrou a patente (pode ser ida no atalho tinyurl.com/m4qs9j) de uma nova tecnologia para o celular em casos de desastres.
» Redes sociais ajudam a enfrentar desastres naturais
De acordo com o site New Scientist a tecnologia permite que, em situações de emergência, os celulares possam funcionar como uma rede peer-to-peer (P2P), similares às utilizadas para troca de arquivos na internet, para passar mensagens de um celular à outro.
Ou seja, o primeiro celular que receber a mensagem de alerta ativará um sistema para detectar o celular mais próximo e estabelecer uma conexão por meio da rede Wi-Fi. Esse segundo celular fará o mesmo, espalhando a mensagem rapidamente a todos os que possuírem aparelhos, que não são poucos hoje em dia.
A tecnologia é inusitada e bastante curiosa, já que seria muito mais fácil usar o sistema de mensagens SMS já existente nos celulares para esse fim. O sistema peer-to-peer proposto teria, entretanto, vantagens, pois funcionaria mesmo que a rede celular fosse derrubada por um desastre natural ou ataque terrorista.
Por ter a patente registrada somente no final de maio, o site Switched especula que ainda deve demorar para que a tecnologia chegue aos aparelhos que são utilizados no dia-a-dia.

Fonte: www.terra.com.br

Brasileiros com acesso à web chegam a 44,5 milhões em maio

O número de brasileiros que tem acesso à internet em casa ou no trabalho atingiu os 44,5 milhões em maio, enquanto o de usuários ativos ficou em 34,5 milhões, informou nesta segunda-feira a empresa de pesquisa de mercado Ibope Nielsen Online.
Segundo a companhia, o Brasil continuou primeiro colocado no mundo em tempo de navegação, com 40 horas e 41 minutos em maio. A França registrou 34 horas e cinco minutos, seguida pela Espanha, com 32 horas e 23 minutos; e por Alemanha, com 30 horas e 20 minutos.
"Esse tempo mantém o Brasil na liderança também quando se junta a navegação residencial com a do trabalho", afirma em relatório José Calazans, analista de mídia da empresa de pesquisa.
A quantidade de pessoas com acesso à rede apenas em casa alcançou 40,1 milhões em maio. Dentre estes, 25,6 milhões se conectaram à internet no mês passado.
A empresa projetou ainda em 62,3 milhões o número de brasileiros com 16 anos ou mais de idade que possuem acesso algum tipo de acesso à web, seja no trabalho, em casa, escolas, lan houses, bibliotecas ou telecentros.

Fonte: www.terra.com.br