domingo, outubro 23, 2011

Quem é Quem numa Plataforma de Exploração


A EQUIPE DE ENGENHARIA E TECNICOS é constituída por grupos de especialistas que embarcam em determinadas fases da construção ou manutenção do poço de petróleo e desembarcam assim que terminam seus trabalhos, abrindo vagas para especialistas da próxima fase. Tais especialistas, coordenados pelo Engenheiro Fiscal (company man) cuidam do acompanhamento geológico, equipamentos de cabeça de poço, perfuração direcional, perfilagem, revestimento, cimentação, canhoneio de revestimento, avaliação de formação, instalação de colunas de produção, instalação de equipamentos submarinos, operações com slick line, operações com coiled tubing, etc. Boa parte destes técnicos trabalha em regime de sobreaviso com altas cargas de trabalho. É comum que os técnicos que fazem a instalação final da cabeça do poço (árvore de natal seca ou molhada) recebam a delegação do comando em certos momentos. Entretanto, em caso de dúvidas voltem a recorrer ao engenheiro fiscal.

A EQUIPE DE ROV (Remoted Operated Vehicle) O robô submarino é imprescindível para operações que exigem imagem da cabeça do poço ou acionamento de válvulas e outros dispositivos nesta. A equipe normalmente é constituída por: supervisor, um piloto e um técnico encarregado do guincho de descida e subida do robô. A manutenção rotineira é feita pela própria equipe, só embarcando especialistas em casos excepcionais. A equipe de ROV em uma UPM trabalha em regime de sobreaviso, alternando períodos sem operações, com exceção do mergulho diário de teste, com períodos de trabalho intenso. Assim, ocorrem situações em que a equipe chega a trabalhar mais de 24h contínuas. Esta é a razão pela qual as equipes de ROV preferem trabalhar em navios de serviços de mergulho e de ROV, onde duas equipes se revezam em dois turnos de 12 horas por dia, evitando assim, a alternância entre sobrecarga de trabalho e monotonia. Exige-se da equipe conhecimentos em várias áreas como mecânica, eletrônica, hidráulica, transmissão de dados e um grande treinamento e habilidade na operação do veículo, que por sua vez exige visão espacial e habilidades manuais excepcionais.

O trabalho do Técnico de Segurança (safety man)…

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Fonte: http://www.petroleoetc.com.br/

Início de Poço



A perfuração sem riser caracteriza-se pelo não retorno do fluido de perfuração para a superfície, ou seja, o poço não é “trazido” para a sonda. É o chamado “início de poço” ou “spud in”, que inclui a descida dos revestimentos estruturais. A instalação do condutor de 30″ pode ser feita pelo sistema convencional, descendo-o após a perfuração com broca de 26″ e “hole opener” de 36″, e neste caso o condutor é cimentado. Também pode ser posicionado simultaneamente à perfuração, e neste caso a operação denomina-se jateamento. Para isso utiliza-se uma ferramenta denominada Jet Cam e BHA com motor de fundo. Após a penetração do condutor de 30″ (em geral 3 tubos) e assentamento da base de jateamento no “mud line”, libera-se o mandril da Jet Cam (a camisa fica travada no alojador de baixa pressão ou “conductor housing”) e perfura-se avante a fase de 26″. A seguir, retira-se a coluna de jateamento (o mandril da Jet Cam é reconectado na camisa e o conjunto é trazido de volta à superfície) para descida posterior do revestimento de 20″. O alojador de alta pressão (“housing”) é conectado na última junta de 20″ e travado no alojador de baixa, cimentando-se o revestimento até o “mud line”. Atualmente, a grande maioria das operações de início de poço é do tipo jateamento.

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Fonte: http://www.petroleoetc.com.br/