quarta-feira, maio 19, 2010

TV desliga quando você dorme


Se você adora pegar no sono com a TV ligada, mas sempre tem dor de cabeça quando chega a conta de energia elétrica, escuta essa: o modelo Bravia WE5, da Sony, vem com um aplicativo que desliga automaticamente o aparelho caso o usuário durma enquanto assiste algum programa.

Um sensor de calor e movimento detecta se o ambiente está vazio e um outro dispositivo também adequa a luminosidade da TV de acordo com a luz local.

"Se você sair do local para fazer uma xícara de chá, ainda poderá escutar a TV, mas não gastará energia com a exibição da imagem", disse um porta-voz da Sony que afirmou ainda que a imagem retorna no momento em que a pessoa volta à sala.

A iniciativa faz parte de uma estratégia da Sony de reduzir o consumo anual de energia de seus aparelhos em 30% até 2015 e a empresa promete levar a tecnologia para outros modelos da linha Bravia 2010.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Por que no Brasil os impostos de eletrônicos são tão altos?


A saída de muitas pessoas é comprar aparelhos em sites do exterior; mas isso pode trazer problemas


Todo mundo sabe que o Brasil não é nenhum paraíso da compra de eletrônicos. Os impostos são altos e muitas vezes um gadget vendido aqui sai até 3 vezes mais caro do que lá fora. Nossa taxação é uma das maiores do mundo. A explicação do governo é que se trata de uma política de incentivo para a compra de eletrônicos produzidos aqui no país. E que essa política onera apenas os produtos que são 100% montados no exterior.

"Via de regra, como funciona? Um produto que ele é importado por um fabricante ou por um canal aqui para o Brasil, ele é taxado em aproximadamente 45% de impostos, isso incluindo todos os impostos e o produto que é fabricado aqui no Brasil, ele é taxado em aproximadamente 2% apenas, pouco mais de 2% e tem inúmeros incentivos do governo", explica Luciano Crippa, analista do setor de PCs da IDC.

Discussões tributárias à parte, a verdade é que a tecnologia de ultima geração produzida lá fora demora muito para chegar por essas bandas. Um exemplo é o iPad, a mais nova sensação da Apple. O Gadget que chegou no mercado norte americano no começo de abril ainda nem tem previsão de quando estará disponível no mercado nacional. Nessa mesma lista, está o Kindle da Amazon, que abriu o mercado de livros digitais e que também não deve chegar por aqui.

Tentados pelas novidades, quem pode recorre ao mercado internacional. É o caso do administrador de empresas Patrick Bailey, que sempre compra eletrônicos quando vai aos Estados Unidos, ou apela para sites como eBay e a Amazon.

“Das diversas coisas que eu já comprei, acho que um bom exemplo pra hoje seria o iPod Shuffle, o último que saiu, o 3G. No mercado brasileiro ele custa em torno de R$ 360,00, o de 4 gigas, lá nos EUA eu paguei US$ 50,00,então, a diferença é bem grande, mesmo com o dólar 1.8 é bem grande a diferença”, diz Patrick Bailey, administrador de empresas.

Aproveitar a viagem para rechear a mala requer cuidados. Na tentativa de driblar a alfândega, muitos turistas não declaram suas compras. Mas isso pode não ser uma boa ideia. Se você for barrado pela Receita Federal, deverá pagar até 100% sobre o valor do produto. É bom lembrar que somente compras acima de 500 dólares são taxadas, menos que isso, não é necessário pagar impostos. Outra dica é ficar de olho se o produto que você trouxe de fora tem assistência técnica por aqui.

“Já aconteceu de eu comprar um produto lá fora, um computador, que aqui eles apenas ofereciam aquele modelo de 13 polegadas, então, quando eu tive um problema na caixa de som e na tampa dele, eles negaram assistência para mim, então eu tive que recorrer para os EUA aí eles enviaram para a casa da minha irmã lá e ela enviou para mim”, diz Patrick Bailey.

Já se você está afim de recorrer aos sites de comércio eletrônico, é bom avaliar se o produto corresponde mesmo às suas expectativas, para não comprar gato por lebre. Em sites como o ebay e Amazon, há fóruns com opiniões sobre os gadgets e os vendedores.

Uma dificuldade extra é que muitas vezes um cartão de crédito internacional sozinho não resolve a compra: muitos vendedores exigem também que você tenha um endereço fixo no local da compra.

“Muitos vendedores só vendem para compradores dos EUA com residência nos EUA, então, mesmo nesse perfil que eu citei que é o meu, os vendedores não vendem, por que eles querem o USA Residence que é endereço de cobrança e entrega dentro dos EUA. E não adianta você por o endereço de entrega e de cobrança lá, se a cobrança chega na sua casa aqui., por que eles fazem a verificação, obviamente, e aí eles constam que tem alguma coisa errada”, explica Patrick Bailey.

Ter um eletrônico de última geração por um preço mais em conta pode ser bem atraente, mas é bom lembrar que se houver imprevistos – como extravio e demora na entrega –, não há nenhum órgão nacional ao qual você possa recorrer, e são inúmeras as dificuldades para encontrar ajuda em outro país. Por isso, antes de se aventurar no mercado gringo, é bom analisar se a relação custo/ beneficio vale mesmo a pena!




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Minicâmeras HD conquistam mercado


Diversos modelos de mão já captam imagens em alta definição e sobem material diretamente para a rede


Cada vez mais, as pessoas se sentem à vontade para produzir conteúdo multimídia para a Web. Youtube, Picasa e Flickr são algumas das plataformas que ajudam no processo. Para acompanhar esta tendência, as fabricantes de hardware estão desenvolvendo equipamentos portáteis que facilitam a captura desse tipo de conteúdo. Câmeras de mão que captam em alta definição se tornaram febre entre blogueiros, twitteiros e todos aqueles que adoram subir fotos e vídeos em redes sociais.

Elas não oferecem a mesma quantidade de recursos das maiores e nem têm uma lente tão poderosa assim, mas quebram o galho quando a idéia é apenas documentar o momento. Cabem dentro da bolsa de qualquer mulher ou até mesmo dentro do bolso de uma calça comum. O melhor: custam barato – menos de 1000 reais - e são facílimas de usar.

Esta categoria de produtos sempre traz um software proprietário que facilita o envio do conteúdo multimídia para as plataformas online. Esta câmera aqui, por exemplo, traz o software armazenado em sua própria memória. Basta plugar o equipamento na entrada USB de qualquer computador, seja PC ou Mac, e executá-lo. Aí, é só arrastar os arquivos gravados para onde quiser: seja para o Youtube, Flickr, Picasa ou o próprio HD do computador.

Mas ao comprar um desses equipamentos, tenha em mente que ele possui limitações! Você não irá substituir a sua câmera HD por uma dessas, mas talvez a pequenininha poderá se transformar na companheira perfeita para passeios descompromissados junto a amigos ou família! Aqui embaixo, você encontra um comparativo entre os dois modelos testados por nós: a Bloggie e a Flip. Veja que características de uma e de outra mais te agradam!




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

NASA volta a procurar por vida em Marte


NASA atualmente não é capaz de bancar financeiramente uma missão como esta, por isso recentemente se uniu à Agência Espacial Européia para planejar um projeto em conjunto.


MONROVIA - Durante a última década, a estratégia da NASA para explorar Marte foi orientada pela busca de água.

Sinais de água foram encontrados em rochas desgastadas, depósitos minerais e planícies árticas. Agora, os cientistas querem novamente procurar por vida, algo que a agência não faz diretamente desde 1976, quando a missão Viking retornou sem descobertas.
Desta vez, há a intenção de trazer rochas e solo Marciano para a Terra. Dessa maneira, essas amostras poderiam ser analisadas em busca de resquícios fossilizados de bactérias alienígenas ou indícios químicos ou biológicos que só poderiam ser resultado de vida.

A NASA atualmente não é capaz de bancar financeiramente uma missão como esta, por isso recentemente se uniu à Agência Espacial Européia para planejar um projeto em conjunto.

Especialistas em política especial acreditam que agora é o momento adequado para investir nessas pesquisas, mesmo com os riscos e o gasto (de até 10 bilhões de dólares) que ela implica.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Japão cria sonda espacial movida a Sol


Sonda japonesa usa energia solar para deslocar-se no espaço


SÃO PAULO - A Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa, na sigla em inglês) planeja lançar na manhã da sexta-feira (21), mais precisamente às 6h58min22 do horário local (18h58min22 de quinta em Brasília), a primeira sonda espacial movida a energia solar.

O equipamento, Ikaros, mais parecido com uma pipa e apelidado de "veleiro solar", servirá para testar a performance das células solares para a criação de equipamentos de baixo custo que utilizem a tecnologia, bastante em voga por seu caráter ambientalmente correto.
O lançamento do Ikaros estava planejado inicialmente para a segunda-feira (17), mas por conta das condições meteorológicas, o projeto foi adiado. Nesta sexta-feira, ao mesmo tempo em que o Ikaros será levado aos céus, a Jaxa lançará também a sonda Akatsuki, que estudará a atmosfera de Vênus, planeta importante para a compreensão das mudanças climáticas terrestres por é considerado "irmão" da Terra. A partida de ambas as sondas para o espaço poderá ser acompanhada, ao vivo,pelo site da Jaxa.

Ikaros e Akatsuki serão lançados no foguete H-IIA do Centro Espacial de Tanegashima, ilha localizada no sul do arquipélago japonês.

Depois de se desprender do foguete, o Ikaros começará a girar a uma velocidade de 20 rotações por minuto, desprendendo uma fina membrana que captará a luz solar e converterá em energia. Capacidade de aceleração e navegação usando a energia do Sol devem ser observadas dentro de seis meses.

Segundo a Jaxa, a missão tem o objetivo de baixar custos de fabricação de células solares, cujo crescimento é um fator chave contra mudanças climáticas. Além disso, essas células de baixo custo deverão, no futuro, estar presentes em satélites movidos à energia solar.




Fonte: http://info.abril.com.br/