domingo, dezembro 05, 2010

Tecnologia tubular expansível


Desafios
Dois desafios que enfrentam a indústria do óleo & do gás estão alcançando os reservatórios novos que atualmente não podem ser alcançados economicamente e produção rentável mantendo de produzir uns campos mais velhos. A tecnologia tubular expansível é considerada uma das tecnologias as mais revolucionárias que beneficiarão a indústria do óleo e do gás dentro dos últimos 10 anos. O desenvolvimento desta tecnologia foi iniciado pela necessidade da indústria reduzir-se perfurar custos, aumenta a produção de poços confinados tubulação e permitir operadores de alcançar os reservatórios que não poderiam de outra maneira ser alcançados economicamente. As aplicações encaixotando expandidas concentram em reduzir o perfil telescópico de projetos bons com um processo da expansão do tubo do downhole. Umas aplicações mais largas da tecnologia existem por exemplo água fechada fora, e reparos da embalagem em poços velhos.


Encurtando bem o projeto
Para compreender o valor potencial enorme da obrigação tubular expansível da tecnologia uma compreenda primeiramente o conceito de encurtar bem o projeto e os confinamentes que coloca em perfurar convencional.

Durante os estágios de planeamento, uma das considerações preliminares de que o coordenador bom faz exame no cliente está a uma densidade (ou a um “peso”) do líquido perfurando. Deve ser pesado bastante suprimir todos os líquidos exercidos pressão sobre contidos pela rocha (assim evitando um blowout), e ilumina bastantes para evitar de quebrar abaixo a rocha própria. Ambos os parâmetros aumentam geralmente com profundidade, e críam uma janela entre que a densidade fluida perfurando é segura. Entretanto, a densidade da lama requerida para suprimir as pressões fluidas em 9000 ' quebraria geralmente abaixo a formação mais mais acima do bem em 1000 '. Conseqüentemente, o poço é seções dentro perfuradas funcionando cordas da embalagem para cobrir as escalas da profundidade entre que as densidades requeridas da lama são apropriadas para a escala inteira. Entretanto, cada bocado deve ser menor do que a corda precedente da embalagem, que por sua vez tem que ser menor do que o furo precedente.

Esta exigência do projeto bom cría um poço onde cada seção do furo seja ever-decreasing no diâmetro. A única maneira convencional combater este efeito é começar com um furo enorme no superior (às vezes 30 ") a fim funcionar cinco cordas encaixotando e terminá-las ainda acima com " o furo uns 6 no reservatório alvejado. E isto projeto bom sae de pouco quarto para o erro: se os perfuradores forem forçados a funcionar uma corda da embalagem no cliente de formação inesperada exerce pressão sobre então a formação do alvo pode ser impossível alcançar. Assim há uma cenoura enorme em um sistema da embalagem que perca - ou possivelmente No. - o diâmetro mínimo ao ainda isolar uma seção inteira. Muitos sistemas atuais têm o alvo de produzir um monobore bem, isto é, bem com um único diâmetro do alto ao fundo. Mas o os poços rasos enlatam perfurado com diâmetro uniforme.


Tecnologia
Para reduzir a perda do diâmetro cada vez que uma corda ou um forro novo da embalagem são ajustados, um processo da trabalho a frio foi desenvolvido por meio de que a embalagem ou o forro podem ser expandidos por até 20% no diâmetro após ser para baixo-furo funcionado.

Para esta finalidade, uma ferramenta da expansão que exceda o diâmetro interno do tubo pela quantidade requerida de expansão é forçada através da tubulação. Isto é feito ou hidraulicamente, aplicando a pressão da lama, ou mecanicamente, puxando ferramenta cónica \ afilada da expansão. A expansão necessita ser de confiança, ao expandir diversos abaixo da superfície. Isto pode ser de 30ft - 6,000ft no comprimento


Aplicações
As aplicações podem ser grupos em duas categorias principais - furo encaixotado e abrir o furo. O trabalho encaixotado do furo realiza-se principalmente para baixo durante o trabalho excedente ou a fase da conclusão de um poço. Os produtos abertos do furo são usados durante o período perfurando de um poço.

Os produtos desenvolvidos e hoje disponível no trabalho encaixotado do furo são o gancho expansível do forro e o furo encaixotado clad. O gancho expansível do forro é bàsicamente uma evolução de equipamento existente usada atualmente na indústria de óleo, em um produto com furo direto melhor e na confiabilidade mais elevada envisaged. O furo do caso clad fornece um remendo da embalagem através de uma seção danificada da embalagem, ou ao fim fora de embalagem previamente perfurada. Este produto tem duas vantagens principais - perda direta mínima do furo [bàsicamente duas vezes a espessura de parede de tubular que está sendo expandido] e desempenho de alta pressão da integridade.

As aplicações abertas do furo são onde a tecnologia expansível traz vantagens reais ao operador. Atualmente os produtos disponíveis são forro aberto do furo e abrem clads do furo.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Tubulação de broca Wired


Diversas companhias de serviço do oilfield estão desenvolvendo atualmente sistemas wired da tubulação de broca. Estes sistemas usam os fios elétricos construídos em cada componente do drillstring, que carregam sinais elétricos diretamente à superfície. Estes sistemas prometem às ordens das taxas da transmissão de dados de valor mais grandes então qualquer coisa possível com pulso da lama ou telemetria eletrônica do pulso, ambos da ferramenta do downhole à superfície, e da superfície à ferramenta do downhole. O IntelliServ [2] a rede wired da tubulação, taxas de dados oferecendo para cima de 56.000 bocados por o segundo, tornou-se comercial em 2006. Os representantes de BP América, de StatoilHydro, de INTEQ, e de Schlumberger apresentaram três histórias do sucesso usando este sistema, onshore e offshore, no março, uma conferência perfurando de 2008 SPE/IADC em Orlando, Florida[3].


Ferramentas Retrievable
As ferramentas de MWD podem semi-permanently ser montadas em um colar de broca (somente removível em facilidades prestando serviços de manutenção), ou podem ser self-contained e wireline retrievable.

Ferramentas Retrievable, sabidas às vezes como Ferramentas Slim, pode ser recuperado e usar-se substituído wireline though a corda da broca. Isto permite geralmente a ferramenta seja substituída muito mais rapidamente em caso da falha, e permite que a ferramenta seja recuperada se drillstring se tornar furado. As ferramentas Retrievable devem estar muito menores, geralmente aproximadamente 2 polegadas ou menos no diâmetro, embora seu comprimento pode ser 20 pés ou mais. O tamanho pequeno é necessário para a ferramenta para caber com drillstring, entretanto, limita também as potencialidades da ferramenta. Por exemplo, as ferramentas slim não são capazes de emitir dados nas mesmas taxas que ferramentas montadas colar, e são limitadas também mais em sua abilidade de comunicar-se com e fornecer o poder elétrico a outras ferramentas de LWD.

ferramentas Colar-montadas, sabidas também como Ferramentas gordas, não pode geralmente ser removido de seu colar de broca no wellsite. Se a ferramenta falhar, drillstring inteiro deve ser puxado fora do furo para substitui-lo. Entretanto, sem a necessidade caber com drillstring, a ferramenta pode ser maior e mais capaz.

A abilidade de recuperar a ferramenta através do wireline é frequentemente útil. Por exemplo, se drillstring se tornar furado no furo, a seguir recuperar a ferramenta através do wireline conservará uma quantidade substancial de dinheiro comparada a deixá-la no furo com a parcela furada do drillstring. Entretanto, há algumas limitações no processo.


Limitações
Recuperar uma ferramenta que usa o wireline não é necessariamente mais rápida do que puxando a ferramenta fora do furo. Por exemplo, se a ferramenta falhar em 1.500 ft (460 m) ao perfurar com um equipamento se triplicar (capaz de tropeçar 3 junções da tubulação, ou pés de aproximadamente 90 ft (30 m), em um momento), a seguir ele seja geralmente mais rápido puxar a ferramenta fora do furo então que seria equipar acima do wireline e recuperar a ferramenta, especialmente se a unidade do wireline dever ser transportada ao equipamento.

Os retrievals do Wireline introduzem também o risco adicional. Se a ferramenta se tornar destacada do wireline, a seguir cairá para trás para tragar drillstring. Isto causará geralmente os danos severos à ferramenta e aos componentes drillstring em que assentam, e requererá drillstring a ser puxado fora do furo para substituir os componentes falhados, assim tendo por resultado um custo total mais grande que puxa então fora do furo no primeiro lugar. A engrenagem do wireline pôde também não tranca na ferramenta, ou no exemplo de uma falha severa, pôde trazer somente uma parcela da ferramenta à superfície. Isto requereria drillstring a ser puxado fora do furo para substituir os componentes falhados, assim fazendo à operação do wireline um desperdício do tempo.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Registros elétricos


Em 1928, Irmãos de Schlumberger em France desenvolvido o workhorse de toda a avaliação da formação dirige: o registro elétrico. Os registros elétricos foram melhorados a um grau elevado de precisão e de sophistication desde esse tempo, mas o princípio básico não mudou. As formações as mais subterrâneas contêm a água, frequentemente água de sal, no seu pores. A resistência à corrente elétrica da formação-rocha total e líquido-em torno do borehole é a soma das proporções volumetric de grões minerais e do espaço de pore water-filled condutor. Se os pores forem enchidos parcialmente com o gás ou óleo, que são resistente à passagem da corrente elétrica, a resistência maioria da formação é mais elevada do que para pores enchidos água. Para a causa de uma comparação conveniente da medida à medida, registrar elétrico dirige a medida a resistência de um medidor cúbico da formação. Esta medida é chamada resistivity.

As ferramentas registrando do resistivity moderno caem em duas categorias, Laterolog e indução, com vários nomes comerciais, dependendo da companhia que fornece os serviços registrando.

As ferramentas de Laterolog emitem uma corrente elétrica de um elétrodo no sonde diretamente na formação. Os elétrodos do retorno são posicionados na superfície ou no sonde próprio. As disposições complexas dos elétrodos no sonde (elétrodos do protetor) focalizam a corrente na formação e impedem que as linhas atuais ventilem para fora ou fluam diretamente ao elétrodo do retorno através do líquido do borehole. A maioria de ferramentas variam a tensão no elétrodo principal a fim manter uma intensidade atual constante. Esta tensão é conseqüentemente proporcional ao resistivity da formação. Porque a corrente deve fluir do sonde à formação, estas ferramentas trabalham somente com líquido condutor do borehole. Realmente, desde que o resistivity da lama é medido em série com o resistivity da formação, as ferramentas do laterolog dão os mais melhores resultados quando o resistivity da lama é baixo com respeito ao resistivity da formação, isto é, na lama salty.

Os registros da indução usam uma bobina elétrica no sonde gerar um laço atual alterno na formação pela indução. Este é o mesmo princípio físico que é usado em transformadores elétricos. O laço atual alterno, por sua vez, induz uma corrente em uma bobina de recepção situada em outra parte no sonde. A quantidade de corrente na bobina de recepção é proporcional à intensidade do laço atual, daqui ao conductivity (recíproco do resistivity) da formação. As bobinas transmissoras e de recepções múltiplas são usadas focalizar radial (profundidade da investigação) e axialmente laços atuais da formação (definição vertical). Até os 80's atrasados, o workhorse de registrar da indução foi o sonde 6FF40 que é composto de seis bobinas com um afastamento nominal de 40 polegadas. Desde todos os 90's as companhias registrando principais usam ferramentas so-called da indução da disposição. Estes compreendem uma única bobina transmissora e um grande número bobinas de recepção. Focalizar radial e axial é executado pelo software melhor que pela disposição física das bobinas. Desde que a corrente da formação flui em laços circulares em torno da ferramenta registrando, o resistivity da lama é medido na paralela com resistivity da formação. As ferramentas da indução dão conseqüentemente os mais melhores resultados quando o resistivity da lama é elevado com respeito ao resistivity da formação, isto é, lama fresca ou líquido non-conductive. Na lama da óleo-base, que é non condutora, registrar da indução é a única opção disponível.

Até os registros elétricos dos 1950s atrasados, os registros da lama e os registros da amostra compreenderam a maioria do armamentarium do oilman. As ferramentas registrando para medir a porosidade e a permeabilidade começaram a ser usadas naquele tempo. O primeiro era o microlog. Este era um registro elétrico diminuto com dois jogos dos elétrodos. Um mediu o resistivity da formação aproximadamente 1/2 " profundamente e o outro aproximadamente 1 " - 2 " profundamente. A finalidade desta medida seemingly pointless era detectar a permeabilidade. As seções Permeable de uma parede do borehole desenvolvem uma camada grossa de mudcake durante perfurar. Os líquidos da lama, chamados filtrate, embebem na formação, deixando os sólidos da lama atrás a - sele idealmente a parede e pare o filtrate “invasão” ou embeber. O elétrodo curto da profundidade do microlog vê o mudcake em seções permeable. O 1 mais profundo " elétrodo vê a formação invadida filtrate. Em seções nonpermeable ambas as ferramentas lêem igualmente e os traços caem no alto de se no registro stripchart. Em seções permeable separam.

Também os registros de medição em 1950s da porosidade atrasada eram desenvolvidos. Os dois tipos principais são: registros nucleares da porosidade e registros sonic.

Fonte: http://www.worldlingo.com