sexta-feira, agosto 17, 2012

Sotreq inicia projeto de expansão em Macaé

Unidade de Petróleo e Marítimo, que comercializa motores e grupos geradores Caterpillar e MaK, adquiriu terreno de 25 mil m2

Rio de Janeiro (RJ) - A Sotreq está em processo de expansão em Macaé, conforme anunciou recentemente o diretor da unidade de Petróleo e Marítimo da empresa, Gustavo Sepúlveda. Em entrevista à Macaé Offshore, realizada durante a Navalshore 2012, o executivo revelou que o objetivo da Sotreq é reforçar sua presença na região, que é responsável por 83% da produção nacional de petróleo e concentra grandes projetos de energia.

“A Sotreq está presente em Macaé há mais de dez anos e, desde a sua chegada, tem oferecido um suporte ao produto bastante diferenciado nas áreas de indústria naval, petróleo e gás. Nossa estrutura na cidade será significativamente ampliada para trazer mais benefícios e melhor atendimento aos clientes da região. Adquirimos um terreno de 25 mil m2 e instalaremos uma nova filial, atualmente em fase de projeto, com previsão de entrega para junho de 2013. Nessa unidade, a Sotreq vai focar na prestação de serviços técnicos de montagem, operação e manutenção de motores e grupos geradores, além de estoque de peças sobressalentes”, detalha Sepúlveda.

Mais sobre a empresa

A Sotreq faz parte de um grupo empresarial que atua em vários setores, como construção, mineração, energia, movimentação de materiais e trading. No segmento de óleo e gás, sua atuação é feita por meio do fornecimento de uma ampla linha de motores para aplicação na indústria do petróleo onshore e offshore.

“Temos uma das maiores linhas do mercado, que vai de motores de alta rotação de pequenas e altas potências a motores de média rotação, com alto desempenho e grandes potências. Além de grupos geradores oferecemos também motores para acionamento mecânico de bombeamento de óleo, compressão de gás e combate a incêndio”, completa o diretor.

Entre os equipamentos comercializados, destacam-se os motores diesel marítimos da linha Caterpillar para propulsão mecânica na faixa de 93 bkW a 7.200 kW, propulsão diesel-elétrica de 189 bkW a 5.420 bkW e grupos geradores marítimos de 11 ekW a 5.200 ekW. Destaque também para os motores da linha MaK (diesel e óleo pesado), com marítimos de propulsão, de 1.020 bkW a 16.000 bkW e grupos geradores de 970 ekW a 15.360 ekW.

Segundo Gustavo Sepúlveda, 2011 foi marcado pela realização de grandes negócios e, para 2012, as perspectivas positivas estão mantidas. “Os resultados têm sido muito bons. Estamos acima da perspectiva de crescimento que havíamos projetado. Na verdade, estamos colhendo aquilo que vem sendo semeado ao longo dos anos, quando investimos em pessoas, infraestrutura e ferramentas. Aqui na Navalshore, compartilhamos esse sucesso com os clientes.”

Conteúdo local

A questão do conteúdo local vem sendo analisada em profundidade há vários anos pela Sotreq. “O conteúdo local é resultado de uma política governamental bastante acertada e que deve perdurar. Na fábrica da Caterpillar em Piracicaba (interior de São Paulo), entregamos grupos geradores da família 3.500 com índice de nacionalização acima de 60%. Na linha de motores de média rotação, também já evoluímos significativamente nesse sentido e poderemos anunciar oficialmente, em breve, novos compromissos com o mercado”, adianta Sepúlveda.