quinta-feira, março 04, 2010

Primeira TV 3D chega ao Brasil em abril, diz LG


A LG anunciou nesta terça-feira sua linha de produtos para 2010, que inclui os primeiros televisores 3D a chegarem ao mercado brasileiro. Serão quatro séries de produtos, duas com lançamento previsto para abril e outras duas para o segundo semestre.

Os primeiros modelos serão da série LX9500 (telas de 55 e 47 polegadas) e LX6500 (telas de 42, 47 e 55 polegadas). Para o segundo semestre, estão previstas as séries LEX9 (72 e 60 polegadas) e LEX8 (55 e 47 polegadas). Os televisores 3D serão Full HD (1080p) e têm frequência de 480 Hz, que melhora o contraste e nitidez das cenas.

Além das telas 3D, a LG apresentou novos modelos com tecnologia LED que serão lançados a partir de abril, mantendo o design ultrafino nos aparelhos. Os dois primeiros modelos são da série LX9500, com telas de 55 e 47 polegadas. Em maio, chega a série LE8500, com tela de 42″, e no segundo semestre, as séries LEX9 (72″ e 60″) e LEX8 (55″ e 47″), que também têm recursos 3D. Os modelos LEX8 fazem parte da linha Infinita Live Borderless, um modelo com apenas de 0,69 cm que conta com um controle remoto sensível a movimentos.

A linha de TVs da LG, composta de 33 modelos para 2010, conta com o sistema Wireless AV Ready, que usa tecnologia sem fios para transmitir áudio e vídeo entre a TV e outros dispositivos, facilitando a instalação e liberando o ambiente de fios. O preço das TVs não foi divulgado pela fabricante coreana.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Plug de tomada controla energia


Argentino cria plug de tomada programável, ideal para aparelho que não precisam ficar ligados na tomada o dia todo.


A invenção de Santiago Cantera foi apresentada na Green Gadgets, feira de produtos verdes em Nova York.

Chamado de Energy Fair Clock, o plug possui um timer que permite acertar os horários em que a energia será ligada ou desligada daquele aparelho. Para quem trabalha fora de casa, por exemplo, é possível estipular que a TV passe o período das 9h às 18h sem consumir energia da rede – mesmo conectada à tomada.


Dá para criar quantos intervalos desejar: ligado entre as 14h e as 15h, desligado até as 18h; plugado novamente até as 21h e etc... Já para quem tem o hábito de carregar o celular à noite, é possível estipular que o plug funcione por um período X, o suficiente para reabastecer o aparelho sem consumir energia pelo restante da noite.


Para se ter uma ideia desse gasto no modo “stand by” de aparelhos como microondas (que passam o dia plugados), uma televisão e um receptor de TV por assinatura apenas ligados na tomada, mas sem uso, consomem em média 10 watts por hora.





Fonte: http://info.abril.com.br/

"Touca" que controla pinball com cérebro é atração na Cebit


A interface cérebro-computador melhora a detecção e decodificação de sinais cerebrais


Reduzir Normal Aumentar Imprimir Uma interface que recebe sinais do cérebro e é capaz de jogar pinball, o tradicional jogo de fliperama, é uma das atrações que chama atenção dos visitantes na Cebit 2010, a maior feira de tecnologia do mundo, realizada até o próximo sábado em Hannover, na Alemanha.

De acordo com cientistas do Instiuto Fraunhofer para Arquitetura de Computadores e Tecnologia de Software de Berlim, a chamada interface cérebro-computador é uma tecnologia que melhora a detecção e decodificação de sinais cerebrais. Ao contrário dos sensores tradicionais, aplicados diretamente ao couro cabeludo, o equipamento usa uma touca que capta as ondas.

No estante da Universidade, os visitantes são convidados a usar o aparelho e medir e visualizar seu grau de relaxamento (ondas alfa). Como é preciso treinamento para jogar apenas usando as ondas cerebrais, podem apenas observar a demonstração.

Na Universidade, os pesquisadores já promovem competições de videogames controlados apenas pela interface cérebro-computador. De acordo com os pesquisadores, no longo prazo o impacto poderá ser grande na sociedade, permitindo as pessoas com deficiências motoras graves uma maior autonomia em atividades como usar o telefone ou traduzir pensamentos em palavras escritas.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Estrago de rede "zumbi" poderia ter sido maior, diz polícia

Os administradores da rede que controlava 13 milhões de computadores em 190 países e que foi descoberta pela polícia espanhola não chegaram a aproveitar todo o seu potencial daninho, afirmaram autoridades nesta quarta-feira, voltando a defender a necessidade de "navegação responsável" na Internet.
"Tivemos sorte por essa 'botnet' com 13 milhões de máquinas estar sob o controle de pessoas que não perceberam as potencialidades que ela oferecia", disse o comandante Juan Salón, chefe da unidade de crimes de computação da Unidade Central de Operações da polícia espanhola, em entrevista coletiva concedida em Madri.

Segundo as autoridades espanholas, a rede descoberta era a maior já desarticulada até agora pela polícia no mundo.

"Temos que nos conscientizar de que a rede pode ser muito positiva mas é preciso tomar certas medidas básicas.... Para mim, a principal medida de segurança é a navegação responsável", afirmou.

Três jovens espanhois com idades entre 25 e 31 anos foram detidos em Balmaseda (Vizcaya), Santiago de Compostela e Molina de Segura (Murcia), acusados de dirigir uma rede que controlava os computadores depois de infectá-los por meio de um cavalo de Troia. A rede permitia aos acusados roubar dados bancários, de correio eletrônico e senhas de milhões de usuários, empresas e até instituições governamentais, ou bloquear suas páginas, segundo as autoridades.

Com essa rede, de acordo com a polícia, poderia ter sido realizado um ataque ciberterrorista muito mais sério do que os executados contra a Estônia ou a Geórgia.

Para definir a importância da operação, o tenente-coronel José Antonio Berrocal, chefe do departamento de investigação de crimes econômicos e tecnológicos da Unidade Central de Operações da polícia espanhola, indicou que as estimativas são de que existam entre 60 milhões e 100 milhões de computadores infectados em todo o mundo.

Na Espanha, de acordo com a Panda Security, uma companhia espanhola de segurança na computação que colaborou com as investigações, a estimativa é de que existam 200 mil máquinas infectadas. No computador do acusado detido em Vizcaya, visto como o maior responsável pela rede clandestina, foram encontrados dados pessoais sobre mais de 800 mil internautas.

A investigação contra a rede, realizada em conjunto com o FBI e a empresa canadense Defence Intelligence, começou em maio de 2009, quando a empresa detectou a rede, chamada de "Mariposa".

O programa malicioso que os acusados usaram para criar a rede foi adquirido no mercado negro, mas as autoridades disseram que não se sabe ainda quanto foi pago e a quem.

O programa se propaga por redes de troca de arquivos, arquivos anexados em emails e por serviços de mensagem instantânea e dispositivos USB.

"As redes P2P são um foco de infecção", afirmou Salón citando necessidade de meios que "vacinem" pendrives USB para não propagarem vírus.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Câmara implanta ponto eletrônico biométrico

A Câmara dos Deputados inicia amanhã um controle maior na frequência dos servidores, com a implantação do ponto eletrônico biométrico para a marcação das horas extras dos servidores da Casa.


A ideia, segundo a assessoria de imprensa da Câmara, é até o final deste mês ou no início de abril, a implantação total do ponto eletrônico biométrico para servidores efetivos, ocupantes de cargos em comissão (CNEs) e secretários parlamentares.
Na primeira fase, servidores efetivos e ocupantes de CNEs devem marcar as horas extras das sessões noturnas por meio do ponto biométrico. O total a ser pago é de duas horas diárias, mas os servidores que ultrapassarem esse limite terão o excedente em um banco de horas, que poderão ser compensadas com folgas.





A implantação do novo sistema de frequência, que atenderá aos cerca de 17 mil servidores da Câmara entre concursados, ocupantes de CNEs e secretariado parlamentar, custará em torno de R$ 2,8 milhões entre equipamentos e serviços.


Inicialmente foram instalados 92 postos para que servidores marquem suas frequências, mas no total serão colocados 150 postos para isso.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Hackers na China roubaram código fonte, diz empresa de segurança

Os hackers responsáveis pelos ataques ao Google e diversas outras companhias na China roubaram valiosos códigos fonte ao entrarem nos computadores pessoais de funcionários com acesso privilegiado, afirmou uma empresa de segurança nesta quarta-feira.
O alvo dos hackers foi um pequeno grupo de funcionários que controlava os sistemas de gerenciamento do código fonte, que operam as diversas mudanças feitas por desenvolvedores de software, disse o vice-presidente de tecnologia da fabricante de softwares antivírus McAfee, George Kurtz.

As informações divulgadas pela McAfee mostram como a violação de apenas um PC em uma grande empresa pode ter repercussões em toda a companhia.

O Google afirmou em janeiro que detectou um ataque contra sua infraestrutura originado na China que resultou no roubo de propriedade intelectual da empresa. O Google disse que mais de 20 outras companhias foram infiltradas, e citou o ataque, bem como as práticas de censura à Internet do país, como razões para considerar sua retirada da nação asiática.

Já o governo chinês afirma que a alegação do Google de que teria sido atacado por hackers chineses "não tem fundamento".

Kurtz disse nesta quarta-feira que acredita que os hackers, que ainda não foram presos, conseguiram driblar as defesas de pelo menos 30 companhias, talvez até 100.

Ele afirmou que o detalhe em comum em muitos dos casos estudados pela McAfee é de os hackers usaram um software de gerenciamento de códigos fonte da Perforce Software, que tem entre seus clientes o Google e muitas outras grandes empresas.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br