quarta-feira, junho 23, 2010

Mercedes exibe superesportivo com 4 motores elétricos


Mercedes-Benz SLS AMG E-Cell: parece amarelo, mas é totalmente verde



Você, leitor, já deve ter visto centenas de protótipos de superesportivos com motor elétrico. É uma tendência antecipada do mercado automobilístico, assim como as portas com abertura vertical no estilo do Batmóvel, dizem.
Mas nós garantimos que ninguém havia visto tudo isso no corpo de um Mercedes-Benz. Nesta semana, pois, a montadora alemã deu umas voltinhas pelas estradas européias com o seu SLS AMG E-Cell e mostrou ao mundo a tecnologia dos quatro motores elétricos capazes de gerar 532 cavalos (ou 392 Kw, se preferir) e 89,7 kgfm de torque.

Em essência, os motores do E-Cell são instalados próximos às rodas para funcionarem direcionados em cada uma delas, por meio de uma transmissão feita por eixo. Só assim, esclarece a Mercedes, foi possível substituir o antigo motor 6.3 V8 de 573 cavalos de potência, à gasolina.

Com o “verde” E-Cell (não estamos falando da polêmica cor do modelo exposto nesta página), a montadora diz que consegue fazê-lo acelerar de 0 a 100 em cerca de quatro segundos.

O interessante é que, para construir a nova motorização, os engenheiros da companhia não precisaram modificar a estrutura do SLS. As únicas mudanças estéticas estão nos detalhes internos, como a adição de um painel de instrumentos no console central para indicar níveis de potência dos quatro motores e de carga de bateria.

As baterias de íon-lítio, por sinal, são agrupadas e distribuídas de maneira equilibrada atrás dos bancos.

Ainda não há previsão de lançamento do carro. A expectativa, porém, é alguns exemplares surjam no mercado em meados de 2013.



Fonte: http://info.abril.com.br/

iPhone 3G ganha multitarefa com jailbreak


Destravamento do iOS 4 leva multitarefa ao iPhone 3G: em fase beta, jailbreak foi liberado há pouco pelo iPhone Dev Team


SÃO PAULO – Nem bem o lançamento do iOS 4 completou 24 horas e os hackers do iPhone Dev Team anunciaram, hoje, que já está liberado um jailbreak beta para destravar todos os recursos do sistema operacional móvel para iPhone 3G.

Com o desbloqueio, os usuários conseguem utilizar, por exemplo, as opções de multitarefa e de papel de parede, que, na versão oficial, são restritos aos usuários de iPhone 3GS e do iPhone 4.
O administrador de sistemas Linux, Rodrigo Y. Esteves, de 34 anos, foi um dos que testou o jailbreak e diz ter obtido sucesso:

“Instalei hoje e está tudo correndo bem, multitarefa está sendo realizado tranquilamente da mesma forma que é utilizada no 3GS e que infelizmente foi banida do 3G”.

A bateria, segundo Esteves, está funcionando normalmente até mesmo com variadas aplicações simultâneas, sem gastos excessivos - exceto quando se usa o Wi-Fi.

Em seu aparelho, o único recurso do iOS 4 indisponível com o jailbreak foi o de gravação de vídeo, desabilitado na câmera. Ainda assim, é possível substituir pelo app iCam, que, diz Esteves, “não deixa nada a desejar”.

O iOS 4 foi disponibilizado ontem pela Apple e possui uma série de novos recursos voltados sobretudo para iPhone 4, que começará a ser vendido amanhã nos Estados Unidos, no Reino Unido e na França.

O download do sistema operacional, todavia, é compatível com iPhones 3G e 3GS, além de iPod Touch a partir da segunda geração. Nestes casos, os updates possuem algumas restrições.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Logitech Harmony 1100, o controle high tech


Gadget universal comanda até 15 equipamentos eletrônicos, de TV a persiana


Com certeza você já teve vontade de arremessar seus trocentos controles remotos pela janela – seja porque acabou a pilha de um deles, pela dificuldade de identificar qual é o modelo correspondente a um aparelho ou porque eles ficam espalhados pelo sofá, bagunçando a sala. O Logitech Harmony 1100 é um dispositivo classudo para resolver todos esses problemas de uma só vez. Ele controla até 15 equipamentos eletrônicos, sendo três simultaneamente.

Esse aparelho em formato de tablet funciona com uma variedade imensa de eletrônicos (quase 200 mil), de televisores a sistemas de iluminação. Basta que eles tenham receptor infravermelho. Por meio de um software que acompanha o produto, é possível cadastrar as instruções no gadget e personalizar ações. Dá para ligar a TV, o tocador de Blu-ray, dar o play no filme e fechar a persiana clicando em apenas um botão.

Depois de instalado num computador com Windows ou Mac OS, o programa busca informações na internet (como fabricante e modelo do equipamento que você deseja controlar). Além de manter atualizada a base de dados de equipamentos compatíveis, o aplicativo permite acessar as configurações do controle por qualquer micro, usando login e senha. Caso não encontre um modelo de televisão, por exemplo, ele oferece um assistente de ajustes, que guia o usuário na inserção de cada função do controle.
Fácil de usar. Chato de configurar

A tela sensível ao toque de 3,5 polegadas proporciona usabilidade agradável. Por ela, é possível acessar controle de mídia, teclado numérico e até uma área de canais favoritos. Se quiser e tiver paciência, o usuário pode fazer o upload dos logotipos das emissoras, dispondo-os lado a lado. Os botões físicos têm os comandos básicos, como trocar de canal, regular o volume e passear pelo menu de cada equipamento.

Se é divertido de usar, o Harmony 1100 não é tão intuitivo na hora de realizar ajustes. As telas de configuração do televisor, por exemplo, são bastante confusas. Até mesmo as tarefas mais simples, como acertar os níveis de cor, brilho e contraste, acabam ficando difíceis. O melhor é usar o controle original do equipamento na hora de fazer os ajustes e ficar com o universal no dia a dia.

Outro problema é que, para qualquer mudança na programação do gadget, é preciso usar o software no computador, com o aparelho conectado pela porta miniUSB. Pequenos ajustes podem ser realizados pela telinha do controle, mas eles não ficam gravados na memória, exigindo nova configuração quando você o liga novamente. A bateria interna é carregada numa base elegante, que mantém o controle em pé.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Brasil tem novo supercomputador do clima


SÃO PAULO - Um novo supercomputador adquirido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) ampliará em mais de 50 vezes a capacidade de processamento de informações cruciais para a previsão do tempo.


Além de mais confiáveis, as previsões deverão ser feitas com maior prazo e qualidade, umas vez que o nível de detalhamento será de cinco quilômetros na América do Sul e 20 quilômetros para todo o globo.
Segundo informações do Ministério de Ciência e Tecnologia, será possível prever eventos extremos com bastante confiabilidade, entre eles chuvas intensas, secas, geadas e ondas de calor.

O sistema foi adquirido nos Estados Unidos com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Sua velocidade é de aproximadamente 15 TFlops, ou seja, 15 trilhões de operações aritméticas por segundo. Nos testes realizados semana passada na fábrica de Chippewa Falls, Wisconsin (EUA), a máquina atingiu velocidade efetiva de 16,6 TFlops.

Esses números mostram que, se fosse atualizado hoje, o Top500, que relaciona os computadores mais rápidos do planeta, colocaria a máquina que será instalada no Inpe na 20ª posição geral e em 1º lugar entre as utilizadas para previsão numérica de tempo e clima no mundo.

A entrega da máquina XT6 está prevista para o final de julho, enquanto o início de sua operação deve ocorrer em dezembro.

O novo sistema de será instalado no Inpe em Cachoeira Paulista (SP) e será utilizado pelos centros de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) e de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do próprio Instituto, além dos grupos de pesquisa, instituições e universidades integrantes da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima) do MCT, do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Mudanças Climáticas.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Notebook vira segundo monitor

Veja como usar seu laptop como segundo monitor para ampliar a área de trabalho do seu desktop


Vive com inveja de quem usa dois monitores? Dá para simular essa funcionalidade com um notebook e o aplicativo Maxivista. Instale os dois pacotes (um para a máquina principal e o outro para o notebook). Rode os aplicativos e permita o acesso através do firewall. Com isso, o note funciona como o segundo monitor. Se preferir um funcionamento mais parecido com um KVM, com uma tela, teclado e mouse para vários micros e notebooks, o Synergy resolve bem, é gratuito (e livre), além de rodar em Windows, Mac e Linux.




Fonte: http://info.abril.com.br/