terça-feira, junho 22, 2010

Onda 3D chega também às filmadoras de bolso


Fazer vídeos em 3D não é só para o diretor de Titanic, nem para quem quiser testar o recurso no YouTube. Agora já estão surgindo as camcorders, ou filmadoras de bolso, com esse recurso. As telas pequenas permitem ao display exibir imagens em três dimensões sem necessidade de óculos. Só o resultado da filmagem que não é uma maravilha.

A filmadora é obra da Hammacher Schlemmer, aquela fabricante que batiza os produtos com nomes absurdos como “The Only 3D Video Camcorder” (a única filmadora de bolso que faz vídeo 3D) e custa 600 dólares.

Os vídeos em AVI, são gravados na resolução de 640 por 480 pixels. O sensor também é um pouco humilde, com 3 megapixels apenas. Até 2.000 fotos em 3D, podem ser gravadas na quantidade de 2.000 no cartão SD de 4 GB. A bateria decepciona com a duração de apenas duas horas.

Apesar das desvantagens do gadget, a tecnologia usada no display (parallax barrier), mesma usada no Nintendo 3Ds, é inegavelmente promissora. Essa pode não ser a câmera que faria qualquer um babar, mas é talvez a primeira de uma série de outras chegando por aí.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Lojas nos EUA fazem pré-venda do Xbox Kinect


O Kinect, com o qual jogadores controlam jogos com movimentos corporais, sem usar controles, é considerado um aparelho revolucionário no mercado de games.


NOVA YORK - Grandes redes varejistas nos Estados Unidos já começaram a pré-venda do Kinect, acessório com sensor de movimento da Microsoft para seu console Xbox, a 149,99 dólares - mesmo sem a companhia ter anunciado um preço oficial para o aparelho.

O sistema de sensor de movimento, que chegará às prateleiras nos EUA em 4 de novembro, já pode ser encomendado com esse preço nas lojas online de BestBuy, GameStop e Amazon.com, enquanto o Wal-Mart oferece o aparelho a um preço 1,50 dólar menor.
Um porta-voz da Microsoft reiterou que a empresa ainda não anunciou o preço do Kinect ou forneceu informações sobres o valor do produto às lojas.

O Kinect, com o qual jogadores controlam jogos com movimentos corporais, sem usar controles, é considerado um aparelho revolucionário no mercado de games e deve gerar uma recuperação nas vendas do Xbox antes do Natal. A expectativa é de que o Kinect atraia novos jogadores casuais para o console da Microsoft, frente à concorrência do Wii, da Nintendo, e do PlayStation 3, da Sony.

Já foram fabricados cerca de 40 milhões de Xbox desde que o console foi lançado em novembro de 2005, superando o PlayStation 3 mas não o Wii, ambos lançados um ano depois.

O Kinect foi anunciado na feira de videogames E3 no ano passado, sob o codinome de "Project Natal", e foi lançado oficialmente no mesmo evento deste ano que ocorreu na semana passada, em Los Angeles.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Facebook terá geolocalização, diz Zuckerberg


Mark Zuckerberg confirmou que o Facebook vai implantar a geolocalização, porém, não informou se terá um sistema próprio ou será por meio de parcerias


SÃO PAULO -O Facebook vai implantar uma ferramenta para a geolocalização de seus usuários. O anúncio aconteceu durante a Facebook Developer Garage, encontro com desenvolvedores de aplicativos para a rede social, ontem, em Londres.

“Nós estamos finalizando o design da aplicação. Espero que em breve possamos oferecê-las aos usuários”, disse Zuckerberg sem definir prazos.
O anúncio confirma uma série de rumores sobre o assunto.

Inicialmente, esperava-se que a apresentação da ferramenta fosse feita durante a f8, conferencia anual da empresa, que aconteceu em abril passado. Porém o CEO não fez menção nenhuma ao assunto. Nesse período, todas as atenções de Zuckerberg estavam voltadas para a alteração das configurações de privacidade da rede social.

Apesar do anúncio, Zuckerberg não informou se a ferramenta será oferecida em parceria com outros serviços, como o Foursquare ou Gowalla, ou se o Facebook vai implantar um mecanismo próprio para fazer os check-ins e a geolocalização em fotos.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Funcionário diz que alertou BP


SÃO PAULO - Funcionário da BP disse em entrevista que avisou a empresa sobre um vazamento no equipamento de segurança da plataforma que explodiu no Golfo do México.

Tyrone Benton afirmou que, semanas antes do acidente com a Deepwater Horizon, ele descobriu um problema na câmara de controle do Blow Out Preventer (BOP) – equipamento que serve justamente para evitar os vazamentos como o que atualmente contamina todo o Golfo.
Segundo análises, foi exatamente o BOP que falhou na explosão da plataforma.

À BBC, o funcionário disse que seu supervisor enviou um e-mail relatando a descoberta para a BP e para a Transocean, a proprietária da plataforma. A decisão dos responsáveis pela plataforma foi a de simplesmente desligar o aparelho e ativar um segundo equipamento de segurança, ao invés de consertá-lo.

Benton disse que seria necessário interromper a perfuração para consertar a unidade problemática – o que poderia causar enormes prejuízos, uma vez que o custo diário de operação da Deepwater Horizon é de US$ 500 mil. À BBC, o funcionário afirmou ainda que não sabe se a câmara que apresentou vazamento voltou a ser ligada antes do acidente ou não.

A plataforma que explodiu no dia 20 de abril causou a morte de 11 funcionários da BP e, desde então, vem derramando mais de 800 mil litros de petróleo por dia no mar.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Alunos acham caverna em Marte


SÃO PAULO - Estudantes da sétima série da Califórnia encontram uma caverna em Marte.

Usando uma câmera a bordo da nave Mars Odyssey, que orbita o planeta vermelho, eles observaram tubos de lava que, muito provavelmente, indicam a existência de um caverna.
Dezesseis alunos do professor Dennis Mitchell, da escola Evergreen, em Cottonwood, estavam examinando esses tubos como parte de um projeto chamado Mars Student Imaging Program, oferecido pela NASA e pela Universidade Estadual do Arizona.

Como parte do programa, os estudantes devem elaborar uma pergunta e então apontar a câmera que orbita Marte para fotografar uma localização geográfica que ajude a esclarecer a questão.

A Mars Odyssey está orbitando o planeta desde 2001, mandando dados e imagens da superfície e permitindo a comunicação com os veículos terrestres no planeta vermelho, Spirit e Opportunity.




Fonte: http://info.abril.com.br/