sexta-feira, outubro 05, 2012

Aker abre hoje inscrições para trainee

Este ano, os talentos serão selecionados no Brasil, Malásia, Noruega, Reino Unido e EUA

A Aker Solutions, grupo internacional da área de óleo e gás, abre hoje as inscrições para seu Programa Internacional de Talentos. O Brasil foi escolhido como fonte de talentos entre cinco países no mundo.

O programa é uma experiência prática de aprendizado de dois anos, que consiste em três etapas de oito meses cobrindo funções, negócios e locais diferentes na rede global de escritórios e centros de tecnologia e fabricação da Aker Solutions. Esta rodada de captação dos melhores jovens talentos do ramo de óleo e gás é a sexta desde 2006. A edição anterior, realizada em 2011, atraiu mais de 1.400 inscritos no total, sendo 237 do Brasil.

Tanto portadores de passaporte nacional quanto estrangeiro no Brasil podem se candidatar.

“O objetivo do Programa Internacional de Talentos é atrair e desenvolver talentos que construam nossa empresa de forma global. Recrutamos talentos de algumas de nossas regiões de crescimento estratégico. Designar-lhes várias tarefas dentro da organização lhes permitirá compartilhar experiências de vários segmentos de negócios, regiões e culturas. Esta é uma parte importante da realização das nossas ambições nacionais e internacionais de crescimento”, disse o vice-presidente de Recursos Humanos e Comunicação da Aker Solutions no Brasil Markus Busch.

A Aker Solutions fornece produtos, sistemas e serviços de campo de petróleo para clientes da indústria de óleo e gás. A empresa emprega aproximadamente 25.000 pessoas em mais de 30 países ao redor do mundo. No Brasil, a Aker Solutions tem aproximadamente 1.400 funcionários.

“Eu gostaria de incentivar todos os que preenchem os requisitos a se candidatar, pois estamos buscando diferentes indivíduos e qualidades pessoais. No total, esperamos selecionar aproximadamente 15 candidatos dos cinco países que estamos recrutando este ano”, acrescenta o vice-presidente.

O candidato típico ao programa é aquele que se formou na área de negócios em nível de mestrado, tendo preferencialmente um diploma em Engenharia. Por se tratar de um programa global, a exposição internacional também é um requisito, juntamente com a fluência em Inglês.

Além das três etapas de oito meses, os candidatos participarão regularmente de workshops ao redor do mundo, nos quais se reunirão para discutir seu progresso e compartilhar experiências. Cada talento será encaminhado ao um mentor pessoal com vasta experiência e habilidades de coaching, que acompanhará o talento ao longo do programa para facilitar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

As inscrições se encerram no dia 11 de novembro. Para mais detalhes acesse www.akersolutions.com

A Aker Solutions fornece produtos, sistemas e serviços para os clientes na indústria de óleo e gás em todo o mundo. O conhecimento e a tecnologia da companhia abrangem desde o reservatório até o campo de produção.

A Aker Solutions reúne engenharia e tecnologias para extração de óleo e gás, desenvolvimento e produção do campo. A empresa emprega cerca de 25 000 pessoas em mais de 30 países, que aplicam conhecimento, criam e utilizam tecnologias para entregar soluções aos clientes.

Aker Solutions ASA é a empresa controladora do grupo, que consiste em uma série de entidades jurídicas distintas. Aker Solutions é a marca comum e comercial para a maioria destas entidades. Em 2011, a Aker Solutions agregou receita anual de aproximadamente NOK 36,5 bilhões. A empresa está listada na Bolsa de Valores de Oslo.

Da Redação com informações de assessoria de imprensa

Crescimento do setor de petróleo e gás atraem profissionais

De acordo com o Guia Salarial 2012, o aumento médio nos salários desse mercado foi de 27,6% em 2011, um percentual bem acima da inflação do período, que ficou em 6,5%

Rio de Janeiro (RJ) - A falta de mão de obra especializada para atender o setor de petróleo e gás é o principal gargalo ao aquecimento que teve início em 2006 e se intensificou em 2011, graças ao grande aumento de start-ups que vieram para o Brasil. Esse movimento resultou na supervalorização e inflação dos salários, colocando as atividades relacionadas ao segmento na mira dos estudantes, lotando cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. De acordo com o Guia Salarial 2012 elaborado pela HAYS em parceria com o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, o aumento médio nos salários desse mercado foi de 27,6% em 2011, um percentual bem acima da inflação do período, que ficou em 6,5%. Os principais beneficiados foram os profissionais de perfuração (drilling) e da área comercial, o que reflete a alta demanda do período por profissionais voltados a vendas técnicas.

Com uma tendência de estabilização, os altos salários, portanto, tendem a deixar de ser um diferencial para quem deseja atuar nesse setor. Na luta para atrair e reter talentos, as empresas de petróleo e gás precisam ser inovadoras e criativas: itens como valorização da família e a qualidade do ambiente de trabalho, por exemplo, despontam como diferenciais. Investimentos e políticas robustas de segurança do trabalhador também passam a ser fatores de atração e retenção. E, gradualmente, as empresas optam pela valorização das pessoas e dos benefícios individuais em vez de se restringir a políticas-padrão.

“Engenheiros de equipamentos / contratos foram os profissionais mais demandados em 2011. Aliás, formação em Engenharia com capacidade de comunicação elevada, completa a lista dos profissionais mais demandados no ultimo ano.”, afirma Raphael Falcão, gerente da HAYS no Rio de Janeiro.

Em paralelo, o mercado está requerendo profissionais altamente especializados, com domínio de idiomas e que tenham conhecimento da cadeia de petróleo e gás. A abertura de centros de pesquisa e áreas de projetos está demandando mão de obra com alto grau de especialização, já incluindo doutorado. Em 2012, o foco permanece em profissionais de perfuração, junto com demandas nas empresas que são operadoras, ou seja, que exploram o petróleo, bem como nos fornecedores de serviços e equipamentos. Inglês fluente, por sua vez, tende a ser um diferencial importantíssimo em prol do candidato, em função tanto da característica da atividade, que é intrinsecamente internacional, quanto pela gritante falta de profissionais que dominam um segundo idioma.

Da redação