sábado, fevereiro 18, 2012

Extração e Produção de Petróleo


A fase de extração do petróleo começa após a avaliação da extensão da jazida. Em cada poço é introduzida uma tubulação de aço na superfície até o fundo, chamada de revestimento.

O espaço entre as rochas perfuradas e o revestimento é preenchido com cimento para impedir a comunicação entre as várias zonas porosas que foram atravessadas pelo poço. O passo seguinte é descer o canhão pelo interior da tubulação de aço. Essa ferramenta perfura o revestimento e o cimento criando uma comunicação entre a jazida e o interior do poço.

Os fluidos que migram da rocha geradora são extraídos através de uma coluna de produção - tubulação de menor diâmetro introduzida no revestimento, enquanto que o controle da vazão espontânea desses fluidos é realizado pela árvore de natal - nome dado ao equipamento composto por um conjunto de válvulas instalado na superfície do poço.

Quando o óleo não consegue ser extraído dos poços pelos processos naturais (surgência) e artificiais (elevação artificial), é utilizada a recuperação secundária, cujo objetivo é também maximizar o volume de petróleo a ser produzido das jazidas (extraído).

Nos poços surgentes, o óleo chega à superfície espontaneamente, impelido pela pressão interna dos gases, em outros, como a pressão interna é reduzida, são necessários processos mecânicos que suprem a pressão dos gases no reservatório, isto é, eles elevam artificialmente a pressão interna dos gases.

Os processos de elevação artificial têm como objetivo maximizar o volume de petróleo a ser extraído. Os mais utilizados na indústria de petróleo são: bombeio mecânico, bombeio por cavidades progressivas, bombeio centrífugo submerso, bombeio hidráulico e elevação pneumática ou gás-lift.
A recuperação secundária pode ser realizada por técnicas tradicionais que são a injeção de água (ou de gás) ou através de técnicas mais sofisticadas, como por exemplo, a injeção de gás carbônico e de polímeros, entre outras.

Ao se descobrir petróleo, pode-se encontrar também gás natural. Isso acontece, principalmente nas bacias sedimentares brasileiras, na qual o gás aparece dissolvido no petróleo. Este duplo achado recebe o nome de gás associado ao petróleo.

Dos campos de produção em terra ou no mar, o petróleo e o gás seguem para o parque de armazenamento, onde ficam estocados. Este parque é uma grande área na qual se encontram instalados diversos tanques que se interligam por meio de tubulações.

Fonte: http://www.tpn.usp.br/

A equipe de perfuração é composta pelas seguintes funções:


• Toolpusher - É o encarregado da equipe de Perfuração. O responsável direto pela mesma e que reportará ao Company Man (Supervisor de Perfuração da Operadora)


• Driller (Sondador) - Profissional que comanda a perfuração. É ele que opera o Top Drive, coloca o peso na coluna de perfuração, controla a pressão e etc.

• Assistente de Driller - Como o nome diz, auxilia o Driller em suas atividades.


• Torrista (Derrickman) - Apesar do nome, não é o Torrista que fica na lá em cima na torre, como muitos pensam. O Torrista tem um dos trabalhos mais importantes e complexos da atividade da perfuração. Ele é o responsável pelo controle da vazão da lama de perfuração, pela operação das bombas de lama e demais atividades pertinentes a isso, trabalhando em conjunto com o Químico.
• Assistente de Torrista - O assistente de torrista, em algumas empresas, também chamado de bombeiro, que é o profissional que fica manobrando os tubos no monkey board, nome dado ao alto da torre, próximo ao topo, onde se armazenam os tubos.


• Plataformista (Roughneck) - É o famoso profissional que conecta e manobra as colunas de perfuração, que sempre aparecem nos vídeos de manobras e conexões de tubos.


Já a Equipe de Movimentação de Carga é composta pelos:
• Guindasteiros - É o Operador de Guindaste. Tanto na movimentação de cargas dentro da plataforma, como para auxiliar na perfuração, movimentando os tubos e revestimentos.


• Auxiliar de Guindasteiro - É aquele que Auxilia o Guindasteiro nas manobras de cargas com sinais visuais e orientação externa.


• Homem de Área (Roustaboud) - Talvez como muitos pensam também, o Homem de Área não fica na perfuração, e sim auxilia a movimentação das cargas e limpeza da área.


A Equipe de Subsea é composta por profissionais responsáveis pela instalação e manutenção dos equipamentos subsea, como BOP, Risers, Árvore de Natal e etc.

Fonte: http://petroleo21.blogspot.com/

Senai prorroga inscrições para curso da Petrobras


As inscrições dos cursos de qualificação profissional do Programa de Mobilização Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp), que encerrariam nesta semana, tiveram de ser prorrogadas pela Petrobras e Sebrae por conta da baixa adesão em Três Lagoas e região.

Segundo Algemiro Munhoz Calistel Filho, do CetecSenai Três Lagoas, ao todo, o programa visa qualificar 860 pessoas nos cursos gratuitos de armador, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro e pintor. As vagas são distribuídas entre Três Lagoas (400), Brasilândia (160), Selvíria (100), Bataguassu (100), Água Clara (100).

Entretanto, até ontem, apenas uma média de 140 a 150 vagas haviam sido preenchidas em Três Lagoas. A situação é semelhante à enfrentada pelo Senai em 2008, quando a Fibria – até então Votorantim Celulose e Papel (VCP) – precisou qualificar mão-de-obra local para construção da unidade. “A Fibria também passou por isto. Mas há algumas diferenças. Naquela época, os índices de desemprego eram altos. Hoje, a realidade é outra: boa parte da população está trabalhando”, completou Algemiro.

Entre os cursos com maior número de vagas disponíveis, estão: Carpinteiro, com 100 vagas (algumas já preenchidas); armador, com 120 vagas (maioria disponível) e pedreiro, com 80 vagas. Até o momento apenas o curso de eletricista, com 20 vagas, está totalmente preenchido. Enquanto que o de encanador (20 vagas) possui poucas em aberto.

O coordenador ressaltou que boa parte dos inscritos é jovem: com idade entre 18 e 30 anos e de pessoas que já atuam na área, ou tiveram algum contato com a profissão e buscam qualificação. Além disto, o número de mulheres inscritas também surpreende. Do total de inscritos uma média de 35% é do sexo feminino. “Já vem sendo normal esta procura. Algumas mulheres são donas de casa e agora tem interesse por este tipo de trabalho. Depois do Pereirão, as mulheres viram que podem trabalhar na área de manutenção”, completou.

BOLSA

Como forma de incentivo aos interessados, Algemiro lembra que os inscritos que forem aprovados no teste receberão uma bolsa de pouco mais de R$ 300,00 ao mês. A bolsa é destinada aos aprovados na prova de coeficiência e que comprovem 80% de frequência no curso. “Os benefícios do curso são muitos: os estudantes vão sair qualificados pelo Senai. Serão capacitados em um projeto de uma empresa de renome nacional e com essa parceria com o governo federal para garantir incentivo financeiro. Além disto, as chances de sair já empregado, ou por uma terceirizada da Petrobras, ou por qualquer outra indústria é grande. O mercado local está muito aquecido”, completou.
O coordenador não soube precisar números relacionados à carência de profissionais da construção civil em Três Lagoas e região, mas citou o próprio programa da Petrobras como exemplo. De acordo com ele, o número de vagas do Promimp é baseado em estudos relacionados às carências de mão-de-obra local e quais precisariam ser preenchidas.

CURSOS

As inscrições seguem até o dia 28. No dia 3 de março, será realizada a prova de conhecimentos básicos – português e matemática. O nível exigido é até a quarta série do ensino fundamental. “Mas a maior exigência é que tenha um bom aproveitamento na prova”, completa Algemiro. As aulas serão iniciadas no dia 12 de março.

Fonte: http://www.jptl.com.br