Novas ferramentas de busca têm chegado à internet, todas tentando desbancar o Google com algum diferencial. Entre eles estão Bing, Wolfram Alpha, TextRunner e outros. O Twitter, que nem se propunha a isso, ganhou destaque pela busca em tempo real em seu banco de dados. Seguindo esta linha, chega à web o Collecta, uma buscador em tempo real que abrange toda a internet.
O texto logo na página inicial diz: "O Collecta não é como as outras ferramentas de busca. A web está viva com informação em tempo real. Então, porque procurar num arquivo velho? O Collecta monitora os updates de sites de notícia, blogs populares e mídias sociais e Flickr, então nós podemos te mostrar os resultados assim que eles acontecem. Experimente."
A web é atualizada constantemente, e informações "quentes" podem não ser encontradas na hora em que se precisa caso sejam usadas as ferramentas convencionais que já se conhece. Motores de busca como o Google e o Bing primeiro indexam porções de informação para, só depois, oferecerem aos usuários. "Há muito mais velocidade na criação de notícias e conteúdo hoje", declara Gerry Campbell, CEO do Collecta, ao blog The Tech Beat.
Na hora da busca, em uma interface mais carregada do que a do Google mas ainda assim simples, diversas opções são apresentadas. É possível procurar apenas em posts de blogs e artigos, ou em comentários de blogs, em fotos ou em updates de redes sociais como Twitter, Jaiku, Identi.ca e outros. De acordo com o blog Webware, outra vantagem do Collecta é poder ver o conteúdo encontrado sem sair da janela de resultados.
Há também outras opções parecidas, como o oneriot.com que se baseia não só no tempo, mas também na relevância dos assuntos discutidos na rede. O site BusinessWeek também comenta a respeito do crowdeye.com, que funciona junto ao Twitter; do Facebook, que recentemente lançou uma ferramenta de busca em tempo real para o conteúdo do seu site; e do friendfeed.com, site que agrega redes sociais e possui uma ferramenta parecida.
Entretanto, apesar do que se propõe, o Collecta parece ser mais eficiente com termos mais famosos na web. Eleições do Irã e "Mosca do Obama" possuem muitos resultados, rapidamente atualizados com novas informações. Porém, ao procurar seu próprio nome ou apelido nele, os resultados são poucos e antigos, mostrando que o Collecta ainda tem muito o que evoluir. Para acessá-lo, basta entrar no endereço collecta.com.
Fonte: www.terra.com.br
segunda-feira, junho 29, 2009
Sistema operacional para netbooks ganha novos aplicativos
O Jolicloud OS, um sistema operacional otimizado para netbooks baseado em Linux e com forte ênfase em aplicativos online e "computação nas nuvens" ganhou novos aplicativos.
Mantendo o ideal que levou à sua criação, os aplicativos são versões adaptadas de atrações online populares como o site de entretenimento Heavy, o serviço online Mobile.me, da Apple, e o site de jornalismo cidadão Almost.at. Todos rodam em tela cheia, sem um browser visível por trás, e podem ser acessados através de ícones no desktop.
Segundo os desenvolvedores, em breve será liberado um novo conjunto de convites para testes do sistema, que ainda está em versão alfa com acesso restrito.
O Jolicloud OS rodará em um grande número de netbooks, do ASUS EeePC 701 original aos modelos mais recentes como o Lenovo IdeaPad S10.
Mais informações sobre o Jolicloud OS estão disponíveis no site oficial, www.jolicloud.com, onde os usuários interessados também podem se inscrever para testar o sistema.
Fonte: www.terra.com.br
Mantendo o ideal que levou à sua criação, os aplicativos são versões adaptadas de atrações online populares como o site de entretenimento Heavy, o serviço online Mobile.me, da Apple, e o site de jornalismo cidadão Almost.at. Todos rodam em tela cheia, sem um browser visível por trás, e podem ser acessados através de ícones no desktop.
Segundo os desenvolvedores, em breve será liberado um novo conjunto de convites para testes do sistema, que ainda está em versão alfa com acesso restrito.
O Jolicloud OS rodará em um grande número de netbooks, do ASUS EeePC 701 original aos modelos mais recentes como o Lenovo IdeaPad S10.
Mais informações sobre o Jolicloud OS estão disponíveis no site oficial, www.jolicloud.com, onde os usuários interessados também podem se inscrever para testar o sistema.
Fonte: www.terra.com.br
Blogueiros estão na mira das autoridades de comércio dos EUA
Os blogs de consumo cresceram com seus conselhos sobre os artigos que valem a pena ser comprados, às vezes com pagamento das marcas, mas esta prática pode acabar nos Estados Unidos com a entrada em cena de um novo ator: o governo.
Daniel Garcia, apelidado de "The Consumer King" ("O Rei do Consumidor", em tradução livre) e colaborador do blog sobre consumo consumerqueen.com, está fascinado com o novo aspirador Platinum Collection Cordless Stick Vac da marca Hoover.
"Desde que abri a caixa até o momento em que aspirei o chão do quarto do meu filho, fiquei surpreendido", escreve Garcia em uma das críticas de produtos do blog. "Não diga isso para minha esposa, mas, com este aparelho, não me importo de passar o aspirador", acrescenta.
A fascinação de Garcia pela nova Hoover pode parecer real, mas uma olhada na normativa legal do blog faz com que surjam dúvidas sobre a sinceridade da opinião.
Como a maioria dos blogueiros que falam sobre temas de consumo, os colaboradores do consumerqueen.com recebem pagamentos de diversos fabricantes em troca de escrever seus comentários.
"Embora os donos deste blog obtenham uma compensação por seus artigos ou publicidade, sempre damos nossas opiniões honestas, crenças ou experiências sobre esses assuntos ou produtos", asseguram os administradores do blog.
Apesar de o leitor ocasional não saber disso muitas vezes, a maioria dos responsáveis de blogs não escrevem só por amor à blogosfera, mas também para obter produtos gratuitos e, em algumas ocasiões, elevadas compensações econômicas por seus artigos.
Atualmente, o blogueiro decide se comunica a seus leitores sobre de que empresas recebeu dinheiro ou presentes e, embora muitos o façam, outros preferem esconder esses dados para ter uma maior credibilidade entre os internautas.
A prática se popularizou ao ponto de a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, em inglês) ter decidido dar as cartas no assunto e pretende aprovar novas medidas que permitam ao organismo controlar blogueiros e anunciantes mais de perto.
Pela primeira vez na história, a FTC vigiará os blogs sobre temas de consumo à caça de relações comerciais ocultas para o leitor e de conflitos de interesses.
"Se você entra em uma loja, você sabe que o vendedor é um vendedor", disse à imprensa americana Rich Cleland, da divisão de práticas propagandistas da FTC. "Na internet, o consumidor deveria saber se alguém tem uma motivação econômica para dizer o que está dizendo", complementa Cleland.
A nova normativa não se limitará a blogs convencionais, mas também a outros meios como a página de microblogging Twitter, onde alguns anunciantes pagam usuários para que escrevam comentários positivos sobre produtos.
Mercedes Levy, responsável pelo blog commonsensewithmoney.com, diz que é necessário os leitores saibam claramente quais são as motivações do blogueiro.
"Me parece uma boa ideia que as pessoas que escrevem um blog divulguem este tipo de relações a seus leitores", disse Levy à agência Efe.
No caso da blogueira, os leitores têm acesso aos termos de seu blog, onde ela esclarece que recebe dinheiro por escrever suas opiniões sobre "produtos, serviços, sites e outros assuntos".
No entanto, Levy não detalha sua relação com cada um dos fabricantes sobre os quais escreve. "Comunicar cada uma das relações aos leitores interrompe o fluxo de comunicação e pode ser confuso", argumentou.
Alguns blogueiros consideram como positivo que exista mais uniformidade nas normativas e acham que isso também beneficiaria os anunciantes, mas acham que os padrões não deveriam ser ditados pela FTC.
"Sempre é melhor que os blogueiros regulem a si mesmos", disse Robert Cox, presidente da Associação de Blogueiros de Meios de Comunicação em New Rochelle, no estado americano de Nova York.
Outros especialistas acham que a falta de normas unificadas faz com que haja abusos e lembram que, na imprensa convencional, os jornalistas normalmente são proibidos de aceitar presentes e devem devolver os produtos após escrever suas críticas.
Fonte: www.terra.com.br
Daniel Garcia, apelidado de "The Consumer King" ("O Rei do Consumidor", em tradução livre) e colaborador do blog sobre consumo consumerqueen.com, está fascinado com o novo aspirador Platinum Collection Cordless Stick Vac da marca Hoover.
"Desde que abri a caixa até o momento em que aspirei o chão do quarto do meu filho, fiquei surpreendido", escreve Garcia em uma das críticas de produtos do blog. "Não diga isso para minha esposa, mas, com este aparelho, não me importo de passar o aspirador", acrescenta.
A fascinação de Garcia pela nova Hoover pode parecer real, mas uma olhada na normativa legal do blog faz com que surjam dúvidas sobre a sinceridade da opinião.
Como a maioria dos blogueiros que falam sobre temas de consumo, os colaboradores do consumerqueen.com recebem pagamentos de diversos fabricantes em troca de escrever seus comentários.
"Embora os donos deste blog obtenham uma compensação por seus artigos ou publicidade, sempre damos nossas opiniões honestas, crenças ou experiências sobre esses assuntos ou produtos", asseguram os administradores do blog.
Apesar de o leitor ocasional não saber disso muitas vezes, a maioria dos responsáveis de blogs não escrevem só por amor à blogosfera, mas também para obter produtos gratuitos e, em algumas ocasiões, elevadas compensações econômicas por seus artigos.
Atualmente, o blogueiro decide se comunica a seus leitores sobre de que empresas recebeu dinheiro ou presentes e, embora muitos o façam, outros preferem esconder esses dados para ter uma maior credibilidade entre os internautas.
A prática se popularizou ao ponto de a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, em inglês) ter decidido dar as cartas no assunto e pretende aprovar novas medidas que permitam ao organismo controlar blogueiros e anunciantes mais de perto.
Pela primeira vez na história, a FTC vigiará os blogs sobre temas de consumo à caça de relações comerciais ocultas para o leitor e de conflitos de interesses.
"Se você entra em uma loja, você sabe que o vendedor é um vendedor", disse à imprensa americana Rich Cleland, da divisão de práticas propagandistas da FTC. "Na internet, o consumidor deveria saber se alguém tem uma motivação econômica para dizer o que está dizendo", complementa Cleland.
A nova normativa não se limitará a blogs convencionais, mas também a outros meios como a página de microblogging Twitter, onde alguns anunciantes pagam usuários para que escrevam comentários positivos sobre produtos.
Mercedes Levy, responsável pelo blog commonsensewithmoney.com, diz que é necessário os leitores saibam claramente quais são as motivações do blogueiro.
"Me parece uma boa ideia que as pessoas que escrevem um blog divulguem este tipo de relações a seus leitores", disse Levy à agência Efe.
No caso da blogueira, os leitores têm acesso aos termos de seu blog, onde ela esclarece que recebe dinheiro por escrever suas opiniões sobre "produtos, serviços, sites e outros assuntos".
No entanto, Levy não detalha sua relação com cada um dos fabricantes sobre os quais escreve. "Comunicar cada uma das relações aos leitores interrompe o fluxo de comunicação e pode ser confuso", argumentou.
Alguns blogueiros consideram como positivo que exista mais uniformidade nas normativas e acham que isso também beneficiaria os anunciantes, mas acham que os padrões não deveriam ser ditados pela FTC.
"Sempre é melhor que os blogueiros regulem a si mesmos", disse Robert Cox, presidente da Associação de Blogueiros de Meios de Comunicação em New Rochelle, no estado americano de Nova York.
Outros especialistas acham que a falta de normas unificadas faz com que haja abusos e lembram que, na imprensa convencional, os jornalistas normalmente são proibidos de aceitar presentes e devem devolver os produtos após escrever suas críticas.
Fonte: www.terra.com.br
Fabricantes assinam acordo para carregador de celular único
As principais fabricantes de celulares do mundo concordaram em apoiar um padrão para os carregadores de bateria de seus aparelhos, informou a Comissão Europeia nesta segunda-feira.
O acordo, acertado por Nokia, Sony Ericsson e outras empresas do setor, vai permitir que os celulares sejam compatíveis com carregadores que serão disponibilizados na Europa no próximo ano, informou a Comissão Europeia, que incentivou o acordo.
"As pessoas não terão que jogar fora o carregador toda a vez que compram um novo celular", disse o comissário de Indústria da União Europeia, Guenter Verheugen, estimando que acessórios não utilizados de celulares são responsáveis por milhares de toneladas de lixo a cada ano.
A comissão informou que o acordo vai envolver a criação de um padrão europeu e que as novas gerações de celulares poderão usar porta de formato micro-USB para serem carregados, assegurando a compatibilidade.
O órgão executivo da União Europeia espera que dentro de três a quatro anos todos os celulares inteligentes do continente estejam usando carregadores padronizados.
Motorola, Apple, LG, NEC, Qualcomm, Research in Motion, Samsung e Texas Instruments também assinaram o acordo, segundo a Comissão Europeia. As 10 empresas comandam 90% do mercado celular europeu.
Os carregadores padronizados serão compatíveis apenas com celulares vendidos na Europa, mas Verheugen afirmou que espera que outros países sigam o exemplo europeu.
"Estamos esperando que esta nova iniciativa europeia terá um efeito global já que os fabricantes não farão isso apenas para o mercado europeu", disse Verheugen.
Fonte: www.terra.com.br
O acordo, acertado por Nokia, Sony Ericsson e outras empresas do setor, vai permitir que os celulares sejam compatíveis com carregadores que serão disponibilizados na Europa no próximo ano, informou a Comissão Europeia, que incentivou o acordo.
"As pessoas não terão que jogar fora o carregador toda a vez que compram um novo celular", disse o comissário de Indústria da União Europeia, Guenter Verheugen, estimando que acessórios não utilizados de celulares são responsáveis por milhares de toneladas de lixo a cada ano.
A comissão informou que o acordo vai envolver a criação de um padrão europeu e que as novas gerações de celulares poderão usar porta de formato micro-USB para serem carregados, assegurando a compatibilidade.
O órgão executivo da União Europeia espera que dentro de três a quatro anos todos os celulares inteligentes do continente estejam usando carregadores padronizados.
Motorola, Apple, LG, NEC, Qualcomm, Research in Motion, Samsung e Texas Instruments também assinaram o acordo, segundo a Comissão Europeia. As 10 empresas comandam 90% do mercado celular europeu.
Os carregadores padronizados serão compatíveis apenas com celulares vendidos na Europa, mas Verheugen afirmou que espera que outros países sigam o exemplo europeu.
"Estamos esperando que esta nova iniciativa europeia terá um efeito global já que os fabricantes não farão isso apenas para o mercado europeu", disse Verheugen.
Fonte: www.terra.com.br
Steve Jobs está de volta ao trabalho, diz Apple
O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, voltou ao trabalho após um período de quase seis meses em licença médica, informou a empresa nesta segunda-feira.
"Steve voltou ao trabalho", afirmou um porta-voz da companhia. "No momento, ele está na Apple alguns dias por semana, e trabalha de casa nos outros dias. Estamos muitos contentes de tê-lo de volta."
Em janeiro, após inicialmente ter dito que sua perceptível perda de peso se devia a um desequilíbrio hormonal, Jobs anunciou que ficaria temporariamente afastado por questões de saúde que seriam "mais complexas" do que tinha pensado.
Jobs, 54 anos, passou por um tratamento de um tipo raro de câncer no pâncreas em 2004.
Ele passou por um transplante de fígado em Memphis, no Estado norte-americano do Tennessee, durante seu afastamento. Apesar do hospital não ter divulgado mais detalhes sobre sua condição, informou que o executivo "está agora se recuperando bem e tem um excelente prognóstico".
As ações da Apple não reagiram imediatamente após a notícia. Os papéis recuavam 0,02%, a US$ 142,42 no início da tarde, na Nasdaq.
Fonte: www.terra.com.br
"Steve voltou ao trabalho", afirmou um porta-voz da companhia. "No momento, ele está na Apple alguns dias por semana, e trabalha de casa nos outros dias. Estamos muitos contentes de tê-lo de volta."
Em janeiro, após inicialmente ter dito que sua perceptível perda de peso se devia a um desequilíbrio hormonal, Jobs anunciou que ficaria temporariamente afastado por questões de saúde que seriam "mais complexas" do que tinha pensado.
Jobs, 54 anos, passou por um tratamento de um tipo raro de câncer no pâncreas em 2004.
Ele passou por um transplante de fígado em Memphis, no Estado norte-americano do Tennessee, durante seu afastamento. Apesar do hospital não ter divulgado mais detalhes sobre sua condição, informou que o executivo "está agora se recuperando bem e tem um excelente prognóstico".
As ações da Apple não reagiram imediatamente após a notícia. Os papéis recuavam 0,02%, a US$ 142,42 no início da tarde, na Nasdaq.
Fonte: www.terra.com.br
Sony estuda fusão de videogame com celular
A Sony está considerando desenvolver um aparelho híbrido entre celular e console portátil de jogos na tentativa de competir melhor com os populares iPod e iPhone, da Apple, publicou o jornal Nikkei neste fim de semana.
O conglomerado japonês de eletrônicos e entretenimento lançou o primeiro Walkman há três décadas, dominando o mercado de dispositivos de música portáteis, mas tem ficado bem atrás das criações da Apple nos últimos anos.
A Sony planeja montar ainda em julho uma equipe para desenvolver um aparelho que combine funções do portátil PSP com celulares da Sony Ericsson, acrescentou a publicação.
Um crescente número de fabricantes de videogames, incluindo a Capcom e a Square Enix Holdings, estão oferecendo jogos para iPod e iPhone, aproveitando a popularidade dos produtos da Apple. A iniciativa representa uma ameaça para o PSP e para o DS, da Nintendo.
Um porta-voz da Sony não comentou o assunto.
Fonte: www.terra.com.br
O conglomerado japonês de eletrônicos e entretenimento lançou o primeiro Walkman há três décadas, dominando o mercado de dispositivos de música portáteis, mas tem ficado bem atrás das criações da Apple nos últimos anos.
A Sony planeja montar ainda em julho uma equipe para desenvolver um aparelho que combine funções do portátil PSP com celulares da Sony Ericsson, acrescentou a publicação.
Um crescente número de fabricantes de videogames, incluindo a Capcom e a Square Enix Holdings, estão oferecendo jogos para iPod e iPhone, aproveitando a popularidade dos produtos da Apple. A iniciativa representa uma ameaça para o PSP e para o DS, da Nintendo.
Um porta-voz da Sony não comentou o assunto.
Fonte: www.terra.com.br
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