sexta-feira, julho 09, 2010

Trate seu notebook com cuidado


Veja o que é preciso observar na hora de usar computadores portáteis e fazer a limpeza de rotina

Qualquer computador exige cuidados. Notebooks merecem atenção ainda maior. Algumas preocupações são óbvias, como a maneira de transportá-lo. Uma eventual queda pode deixar o equipamento fora de uso, com a danificação de partes como o HD, a tela ou o teclado. Mas a maneira como você usa ou limpa o PC portátil também pode ser determinante para sua sobrevida. Confira, a seguir, algumas recomendações básicas para a manutenção do seu equipamento.

Atenção para a tela
A tela é o item maior e mais caro dos laptops. Evite tocá-la com os dedos. A pressão pode danificar pixels da área. Se a máquina tem display sensível ao toque, tome o cuidado de lavar bem as mãos antes de usá-la. A tela dos portáteis pode aceitar toque manual, não pó e gordura, que podem danificá-la.

Limpeza a seco
Cuidado com produtos de limpeza: nada de sabão, álcool, detergentes e similares. Eles podem manchar e descolorir partes da tela. Para limpar computadores, use um pano macio, desses que não soltam pelos. Chumaços de algodão podem ser outra alternativa. O pano e o algodão podem ser umedecidos.

Limpeza úmida
Mas umedecidos com o quê? O produto recomendado é o álcool isopropílico, que pode ser adquirido em lojas de informática e farmácias de manipulação. Atenção: o álcool comum – álcool etílico – pode causar danos ao equipamento. Repetindo: use somente o álcool isopropílico. Mas não o aplique diretamente sobre o display. Coloque o líquido no pano ou algodão e então limpe a tela

Trato no teclado
Passemos ao teclado. Você pode usar o mesmo procedimento adotado na limpeza da tela para remover a sujeira da superfície das teclas e até do gabinete do micro. Se houver pó e outros resíduos acumulados sob as teclas, use uma escova ou um pincel macio para desalojá-los. Existem aspiradores de pó específicos para computadores. Mas, em geral, esses acessórios são caros e não têm potência suficiente para remover os resíduos.

Evite o aquecimento
Durante o uso, não obstrua as saídas de ar do equipamento. Trabalhe com o micro colocado numa área livre. A falta de refrigeração pode causar superaquecimento, que é nocivo para alguns componentes. Convém não usar o equipamento também sobre almofadas ou cobertores. Se seu equipamento aquece muito, use uma base com cooler.

Longe de líquidos
Deixe longe do portátil xícaras de café e copos de água ou refrigerante. Num computador de mesa, você pode perder somente o teclado. No notebook, tudo. Também não use o laptop como apoio de livros e outros objetos. O excesso de peso pode provocar o trincamento da tela.


Fonte: http://info।abril.com.br/

Receita alerta para riscos de compras online


Brasília – O crescente número de fraudes e de outras práticas ilícitas contra o consumidor levaram a Receita Federal do Brasil a divulgar hoje um alerta ao público que chama atenção para a necessidade de se conhecer primeiro a idoneidade da fonte comercial.

As irregularidades vêm acontecendo no meio eletrônico, especialmente no comércio feito pela internet. De acordo com a Receita, os casos mais frequentes são a inexistência de vendedor, a não entrega do produto e a emissão de nota fiscal falsa.
No alerta, a Receita pede que os consumidores suspeitem sempre dos preços muito baixos dos produtos oferecidos e a indicação para depósitos em contas-correntes de titularidade diferente daquele que se apresenta como vendedor. devendo também o consumidor duvidar de avaliações dos vendedores constantes de sites, que procuram “facilitar” os negócios dentro de uma tática de convencimento para a compra.
A Receita Federal diz ainda que as pessoas devem se inteirar do máximo possível de informações sobre o produto e sobre o vendedor a fim de fazer um negócio seguro. Ao comprar um produto o consumidor deve conhecer detalhes sobre a razão social do vendedor, número do CNPJ, endereço e telefone, que possibilite verificar a existência e a idoneidade da empresa.


Fonte: http://info।abril.com.br/

Na mão: o iPhone 4 e nossas primeiras impressões


Eis que o brinquedo mais aguardado dos últimos tempos da última semana chegou ao INFOLAB! E depois de limparmos toda a baba que os vários curiosos deixaram em sua tela, aí vão nossas primeiras impressões sobre o iPhone 4.

O modelo testado por nós está com um chip da Claro cuidadosamente recortado – sim, ele usa um MicroSIM Card, como o do iPad. A conexão 3G funcionou numa boa, mas não antes de perdermos um chip estragado por uma tesourada mal dada.
De primeira, chama a atenção a tela com nitidez acima da média. Ela é bem melhor que a do iPhone 3GS e também mais bonita que a do elogiado Sony Ericsson XPERIA X10. São 3 polegadas e resolução de 960 por 640 pixels. A experiência com vídeo e games é muito legal, até porque o som também recebeu um upgrade em relação ao modelo anterior.
Pelo menos em princípio, com o smartphone ainda pouco habitado por aplicativos, a resposta a todos os comandos é bem veloz. A abertura de todos os programas é quase imediata. O mesmo serve para o sensor de posição, que não titubeia na hora de girar a página dentro das aplicações.
Um dos recursos mais alardeados do novo iPhone, o sistema de multitarefas não deixa a desejar. Basta que o usuário dê um clique duplo no botão central para aparecer uma barra na parte inferior com todos os programas abertos. A alternância entre um e outro também não demora nem um segundo.
A Apple colocou mais antenas dentro do iPhone 4. O que, em teoria, aumenta a precisão na hora de mostrar sua posição no mapa. Como ainda não fomos para as ruas com ele, é difícil ter um diagnóstico definitivo. Mas, dentro de um prédio, o aparelho conseguiu encontrar o sinal em poucos segundos.
A câmera finalmente se iguala à concorrência, com 5 megapixels e flash decente de LED. E uma câmera secundária na parte da frente permite fazer videoconferências com outros iPhones 4. Nosso próximo teste, assim que a bateria do aparelho morrer diante de nosso cronômetro, será justamente essa chamada em vídeo.
Quanto ao visual do aparelho, honestamente ele não é tão bonito quanto nas fotos. Com formato quadradinho, parece ter acabamento rígido, como o modelo anterior. No entanto, muita gente aqui na INFO disse que a empunhadura do smartphone arredondado era melhor. Mas aí é questão de gosto.


Fonte: http://info।abril.com.br/

Aprovada política nacional de resíduo sólido


SÃO PAULO - O plenário do Senado aprovou na tarde de ontem o projeto de lei PLS 354/89, que estabelece regras para tratamento do lixo no país.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos segue agora para a sacão do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O projeto tem como objetivo tentar resolver o problema da produção de lixo das cidades, que chega a 150 mil toneladas por dia. Desse total, 59% vão para os "lixões" e apenas 13% têm destinação correta, em aterros sanitários. Em 2008, apenas 405 dos 5.564 municípios brasileiros faziam coleta seletiva de lixo.
Entre as medidas está a proibição da criação de lixões a céu aberto e a obrigatoriedade as prefeituras em construir aterros sanitários adequados.
Fica também proibido catar resíduos, morar ou criar animais em aterros sanitários ou importar qualquer tipo de lixo.
Os 58 artigos descritos em 43 páginas estabelecem também a chamada "logística reversa", que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a realizarem o recolhimento de embalagens usadas. Foram incluídos nesse sistema agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos.
Outra novidade é a "responsabilidade compartilhada", que envolve a sociedade, as empresas, as prefeituras e os governos estaduais e federal na gestão de resíduos sólidos. Isso inclui as cooperativas de catadores, que devem agora ser incentivadas pelo poder público. Por lei, agora, as pessoas terão que acondicionar de forma adequada seu lixo para a coleta, inclusive fazendo a separação em locais que houver coleta seletiva.
A Política Nacional de Resíduos sólidos estabelece ainda que os governos estaduais e federal concedam incentivos à indústria de reciclagem.


Fonte: http://info।abril.com.br/

Justiça libera romper banda larga sem multa

SÃO PAULO - O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) obteve uma liminar que garante ao usuário o direito de romper o contrato de banda larga sem multa em caso de má prestação de serviço.

Além de garantir ao consumidor o direito de rescindir o contrato sem ônus em caso de lentidão da internet, a liminar obriga as empresas de telefonia fixa a informar ostensivamente na publicidade de banda larga que “a velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a máxima virtual, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos".
A liminar é válida mesmo durante o período de fidelização.
"O objetivo da medida é evitar que o consumidor seja lesado pela obrigação de continuar com um serviço que não corresponde ao que foi ofertado ou que não é prestado de forma adequada", explica Maíra Feltrin Alves, advogada do Idec.
A fim de facilitar a ação do usuário, o Idec disponibilizou em seu site um modelo de carta para ser enviada à operadora de telefonia pedindo a rescisão do contrato.
O Idec alerta que é importante que o consumidor mantenha um comprovante da solicitação feita à empresa. Caso envie a carta pelo correio, o ideal é solicitar o aviso de recebimento (AR); em caso de entrega pessoal, a dica é levar uma cópia para a empresa protocolar.
No mês passado, o Idec comunicou a Justiça Federal de São Paulo sobre a prática das empresas provedoras de não alertar de forma clara em seus anúncios sobre o fato de a velocidade ofertada não corresponder à efetivamente prestada.
Apesar disso, por enquanto, as empresas não alteraram seus modelos de publicidade.


Fonte: http://info।abril.com.br/