segunda-feira, agosto 13, 2012

No Rio, satélites podem ajudar a monitorar exploração de petróleo

RIO – O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, defenderam o uso de satélites para monitoramento das áreas de exploração de petróleo em alto mar, e aperfeiçoar a fiscalização de acidentes. Durante reunião na sede da Agência Nacional do Petróleo, Minc sugeriu ações preventivas para se evitar novos vazamentos de óleo nas atividades de exploração petrolífera.

De acordo com o secretário, Magda Chambriard disse acreditar que a ANP possa ser autorizada a compartilhar o primeiro satélite nacional do sistema de defesa brasileiro para suas ações de monitoramento. Segundo a diretora-geral da ANP, parte das medidas sugeridas são de competência do Ibama, como a disponibilização na internet de dados sobre os estudos geológicos realizados na área a ser explorada. Também foi discutida a disponibilização no site do órgão de informações sobre o perfil técnico dos profissionais e dos equipamentos utilizados em um eventual acidente.

Minc e Magda defenderam a capacidade da Petrobras para explorar, com segurança, as camadas de petróleo no pré-sal:

- Nós temos sim condições para operar no pré-sal, mas temos que ampliar e aperfeiçoar a nossa capacidade de monitoramento de controle das operações e de fiscalização. Queremos o monitoramento por satélite, e fico contente de que a diretora-geral da ANP tenha concordado com essa sugestão – afirmou Minc, após a reunião.

Fonte: Yahoo Notícias

Produção de petróleo poderia ser melhor, diz Magda

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), Magda Chambriard, admitiu nesta quarta-feira que a produção de petróleo no País poderia ser melhor. Segundo ela, a produção em maio de 2012 foi menor do que maio de 2011.

Magda disse que a maior parte da produção brasileira de petróleo (85%) vem da Bacia de Campos, mas alguns dos campos tiveram sua capacidade reduzida nos últimos anos. O Campo de Marlim, segundo ela, produzia 600 mil barris por dia em 2002 e, atualmente, são 200 mil. O Campo de Albacora Leste, de acordo com a diretora da ANP, perdeu em três anos 100 mil barris por dia.

“É por isso que estamos solicitando aos concessionários a atualização dos planos de desenvolvimento”, falou. Segundo ela, os planos serão submetidos à ANP até 30 de setembro. “A partir daí vamos discutir seriamente a produção do pós-sal e de que forma vamos garantir a produção da melhor e maior maneira possível.”

Royalties

Magda fez um apelo ao Congresso para que defina a distribuição dos royalties do petróleo. “Espero que essa discussão de royalties aconteça o quanto antes”. Também disse que essa indefinição compromete a realização de novas rodadas de licitação. “Já são quatro anos sem rodadas”, afirmou.

Segundo a diretora da ANP, que participa nesta quarta-feira de sabatina na Comissão de Infraestrutura do Senado, a continuar nesse ritmo, em 2016, o País não terá mais áreas exploratórias, mas apenas áreas de produção.

Fonte: AE Agência Estado