quarta-feira, julho 07, 2010

Carro magnético ajudaria futuro chinês


SÃO PAULO – Pensando em uma maneira de aliar crescimento econômico com sustentabilidade, designer cria carro magnético para educar a população chinesa na era dos veículos elétricos.

Com mais de 1,3 bilhões de habitantes e uma economia em expansão, a China passa por um crescimento no consumo de todo tipo de produtos – e carros não ficam de fora dessa lista.
Estima-se que, anualmente, três milhões de novos motoristas surjam no país - e foi pensando nesse grande mercado que Rui Guo criou o projeto Glidex 2020: um carro magnético e interativo que desperte o interesse das pessoas em veículos elétricos.
A ideia é que o Glidex tenha um preço simbólico para o usuário final e seja custeado pelo governo, montadoras e patrocinadores. Ele serviria como um teste, uma plataforma de aprendizado por algumas semanas que os motoristas usariam em estradas embutidas com aceleradores magnéticos. Além disso, ele possui baterias que lhe dão autonomia, como um carro elétrico convencional.
“Quando criei este projeto, duas coisas chamaram a minha atenção”, explica Guo, que nasceu na China, na província de Henan, e começou a estudar design no Departamento de Engenharia Automotiva da Universidade Tsinghua, em Pequim. “Primeiro, foi a recessão global de 2008 para 2009, o que me fez repensar a indústria automotiva do futuro. Segundo, foi o contraste que senti entre a Europa e a China, em termos de desenvolvimento e sacrifícios ambientais. Eu percebi que a China não poderia suportar passar pelo mesmo processo de desenvolvimento econômico pelo qual passou o ocidente. Aí me tornei mais focado em projetar um design verde e soluções factíveis”, diz ele, que, aos 23 anos, é o primeiro chinês a freqüentar a área de design de veículos do Royal College of Art, no Reino Unido.

Fonte: http://info।abril.com.br/

Na mão: Vaio M já tem o N470 da Intel


Um netbook de 1.899 reais, mas que já tem o processador N470 de 1,83 GHz da Intel, evolução do N450. Este é o Vaio M, que deve invadir as prateleiras ainda este mês.
O VPC-M120AB que será lançado no Brasil possui, além do processador rápido, 2 GB de RAM e 320 GB de HD, configurações boas para um netbook. Lá fora, ele foi lançado em algumas versões mais humildes, com 1 GB de RAM e 250 GB de HD. Só esperamos que tudo isso não consuma muito a bateria e deixe seu dono na mão. A Sony estima uma duração de 4,5 horas, coisa que ainda confirmaremos.
O design segue o padrão de beleza dos Vaios, sem novidades que se sobressaiam. O modelo de passagem aqui pelo INFOLAB exibe um azul fosco bastante elegante por fora e a cor prateada por dentro. Há também modelos em branco ou rosa para as pessoas mais chegadas a um colorido.
O tamanho da tela é de 10,1 polegadas, com resolução de 1025 por 600 pixels. Diferente de outros Vaios por aí, porém, ele não tem o famoso teclado chiclets de teclas separadas, e sim um teclado comum com teclas firmes, com boa resposta ao toque.
O Vaio M roda Windows 7 Starter, possui Wi-Fi padrão n, 3 USBs, entrada para Memory Card e cartão SD. É um bom netbook levinho para quem tem um pouco a mais para gastar.

Fonte: http://info।abril.com.br/

HD bonitão da Seagate guarda 500 GB


O modelo Replica tem belo design e bom desempenho na transferência de dados

O HD externo Replica, da Seagate, agrada tanto pelo design quanto pelo desempenho. Por fora ele conta com belo visual, revestimento emborrachado na parte inferior para não sambar em cima da mesa e apoio para ficar em pé. Com 500 GB para armazenar dados, o dispositivo é rápido na transferência de arquivos. Seu maior problema é o preço de 1,30 real por gigabyte, muito acima da média. Ele custa 649 reais.
Durante os testes do INFOLAB, o tempo de acesso ao disco de 2,5 polegadas foi de 19,9 milissegundos (média entre leitura e escrita), um ótimo resultado. Já a taxa de transferência média foi de 33,2 MB/s. Um ponto fraco desse equipamento é a necessidade de usar duas portas USB num laptop ou desktop para alimentação.
A parte de cima do HD externo é prateada e fosca. Atrás, ele é preto e tem superfície emborrachada. O formato é retangular e arredondado nas pontas de cima. O dock que acompanha o modelo é elegante, com acabamento em preto brilhante, e fica firme na mesa. Quando o disco está funcionando, um LED azul pisca.
O software que auxilia nas transferências e faz backup automático dos arquivos funciona bem. Ele ocupa 5 MB no sistema e não pede muito processamento da máquina. Seu visual, no entanto, não é dos mais intuitivos. A interface de controle também não possui um leque variado de opções para usuários avançados.


Fonte: http://info।abril.com.br/

BP procura investidor após desastre no Golfo


Companhia tenta assegurar sua independência no caso de alguém tentar comprá-la em meio à sua luta para controlar um devastador derramamento de petróleo na parte norte-americana do Golfo do México.

LONDRES - A petroleira BP está em busca de um investidor estratégico para assegurar sua independência no caso de alguém tentar comprá-la em meio à sua luta para controlar um devastador derramamento de petróleo na parte americana do Golfo do México, disseram jornais.
A publicação britânica Sunday Times disse que negociadores contratados pela BP estavam buscando interessados em levar uma fatia de entre 5% e 10% da empresa por um valor de até 6 bilhões de libras (9,1 bilhões de dólares).
O negócio estaria sendo oferecido a fundos soberanos e também a outras grandes petroleiras.
O jornal The National, de Abu Dhabi, citando fontes com conhecimento da operação, disse que a BP poderia conseguir um alívio vindo de instituições financeiras do Oriente Médio que estão buscando uma chance de realizar um investimento estratégico na empresa.
A publicação diz que propostas já foram apresentadas à direção da BP em Londres e estão sendo avaliadas. Elas incluiriam a compra de alguns ativos da companhia britânica, que já perdeu mais da metade de seu valor de mercado desde que uma explosão na plataforma Deepwater Horizon em 20 de abril deu início ao grande vazamento de petróleo.
O The National não informou nomes de possíveis investidores.
Fundos soberanos do Oriente Médio, como o Qatar Investment Authority (QIA) e o Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), têm fornecido apoio a companhias ocidentais em tempos de crise financeira, comprando participações que acabam impedindo quedas maiores nos preços das ações
Entre as eventuais petroleiras interessadas, foram citadas a ExxonMobil, a Total e a Shell.
A BP não quis comentar as reportagens.

Fonte: http://info।abril.com.br/

Dell estreia serviços para data centers

SÃO PAULO - A Dell anunciou, esta semana, uma nova linha de produtos e serviços para empresas que pretendem criar ou ampliar seus próprios data centers.

De acordo com a Dell, a companhia pretende fornecer infraestrutura de hardware e software pré-montada e testada a clientes que planejem criar data centers para serviços de computação de nuvem. Além disso, a Dell apresentou serviços de suporte e consultoria para terceiros.
As ofertas da Dell incluem soluções baseadas em software da Microsoft, como Windows Azure. Segundo a companhia, outras soluções desenvolvidas por Aster Data, Greenplum e Canonical, parceiros da Dell, também podem ser contratados.
Entre os serviços oferecidos estão recursos de Iaas, infraestrutura como serviço. Neste modelo, ao invés de comprar hardware ou licenças de software, os clientes corporativos remuneram a Dell proporcionalmente ao uso de suas aplicações e hardware.
No mesmo anúncio, a Dell, apresentou seus novos servidores da linha PowerEdge, chamados de família C (PowerEdge C1100, C2100 e C6100).
Segundo a Dell, esses novos equipamentos tiveram seus recursos e consumo de energia otimizados para clientes dos setores de computação de alto desempenho (HPC), web 2.0, jogos online, redes sociais, energia, fornecedores de SaaS, bem como montadores de sistemas de computação em nuvem, tanto públicos como privados.

Todos os serviços e equipamentos já encontram disponíveis no Brasil.


Fonte: http://info।abril.com.br/