segunda-feira, março 01, 2010

Fumaça de terremoto é captada por satélite


A NASA registrou imagens do nevoeiro escuro que cobriu a capital Chilena no dia 27 de fevereiro, após o terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu o país.


A potência do evento foi tamanha que ele disparou alarmes de tsunami na maioria dos países com costa no Oceano Pacífico, como Austrália, Japão, Rússia, Indonésia, Filipinas e Havaí.
Já na capital chilena, Santiago, o fogo tomou conta das ruas, enquanto prédios queimavam lançando fumaça negra ao espaço. A quantidade foi tanta que uma nuvem negra no norte da cidade pode ser capturada pelo satélite Terra.


A parte sul de Santiago ficou coberta por uma fumaça mais clara, provavelmente poluição e poeira, que também se espalhou por um cânion que corta as montanhas a leste.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Google cria busca de desaparecidos no Chile

O Google está ajudando, com seus motores de busca, a localizar pessoas desaparecidas após o terremoto ocorrido no Chile, na madrugada deste sábado, que matou mais de 120 pessoas.


Pelo site Chile Person Finder, qualquer usuário pode cadastrar informações sobre a saúde e a segurança de quem estiver no país. Se você tiver conhecidos no local da tragédia, basta digitar o nome das pessoas para consultar sua situação ou completar os dados.


Até este momento, cerca de 800 entradas já estão disponíveis para visualização no site. Elas servem também para acalmar familiares e amigos de quem está no Chile, longe de perigo, mas não consegue se comunicar de outra forma.


A ferramenta pode ser adicionada a blogs e páginas de terceiros. Basta copiar o código disponível no endereço e usá-lo em qualquer postagem. Devido ao alto número de acessos, a página chegou a ficar fora do ar por algum tempo, minutos atrás.


O serviço é abastecido somente pelos usuários, e o Google diz que não revisará as informações. Por isso, há o risco de se encontrar nomes falsos e entradas criadas por pessoas mal intencionadas.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Forças armadas dos EUA liberam uso de redes sociais

O Pentágono autorizou o uso do Twitter, Facebook e outras redes sociais pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, alegando que os benefícios superam as preocupações com segurança.

» Siga o Terra no Twitter

A decisão, que surge em um período de preocupação renovada com a segurança da computação, se aplica apenas às redes militares não sigilosas.

Mas pode significar mudança considerável para grande proporção das forças armadas, o que inclui os fuzileiros navais, que haviam adotado proibições seletivas a sites de mídia social nos computadores de trabalho da corporação.

O Departamento da Defesa também tem restrições em vigor desde 2007 ao acesso a certos sites que consomem muita banda, como o YouTube.

"O propósito dessa norma é reconhecer que precisamos tirar vantagem das capacidades que a Internet oferece. Essas ferramentas de web 2.0 precisam ser parte daquilo que utilizamos", disse David Wennergren, secretário assistente da Defesa, à Reuters.

"E aquilo que tínhamos eram abordagens inconsistentes. Alguns sites eram bloqueados e alguns comandos bloqueavam coisas", acrescentou.

A mídia social é cada vez mais importante nas forças armadas dos EUA. O almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto e principal comandante militar dos EUA, usa o Twitter e tem mais de 16 mil seguidores.

O Comando Sul dos EUA também ofereceu atualizações operacionais via Twitter sobre as atividades de assistência no Haiti.

O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, disse que deseja usar a mídia social para ajudar o Pentágono a interagir com os integrantes das forças armadas do país, muitos dos quais jovens na casa dos 20 anos.

Mas os opositores da decisão mencionaram o risco de vazamento de informações, de abertura de entradas para hackers e de uso excessivo da preciosa banda disponível na rede do Departamento da Defesa.

A nova regra determina que os comandantes ainda terão de se defender contra ataques de hackers e bloquear o acesso online a sites de pornografia, jogos de azar e que promovam "atividades relacionadas a crimes de ódio".





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Versão shareware do Windows 7 começa a sofrer restrições

A partir desta segunda-feira, usuários do Windows 7 RC terão seu sistema desligado a cada duas horas, como forma de avisar que essa versão do sistema operacional expirará em 1 de junho.

Apesar de alguns usuários terem instalado o sistema acreditando ser uma forma fácil de obter o novo Windows de forma gratuita, na verdade era como se fosse um shareware, com data limita para utilização, explica o site IT Management. De acordo com o site Tech Radar, até junho o Windows 7 RC será desligado automaticamente a cada duas horas, sem salvar nenhum trabalho em execução, e não permitirá nenhum tipo de atualização ou download que necessite de validação de cópia do Windows. A partir de junho, quando o sistema não deverá mais ser utilizado, uma tela avisará o usuário que a versão não é original.

"A partir de primeiro de junho de 2010, um alerta de sistema não original será ativado, removendo o atual wallpaper e inserindo a mensagem 'Essa cópia do Windows não é genuína' no canto inferior direito da tela. O PC não poderá obter nenhuma atualização opcional nem qualquer tipo de download que requisite uma validação do sistema operacional", explica Brandon LeBlanch em postagem no blog oficial do Windows 7.

Quem quiser migrar para uma versão comercial do Windows 7 não poderá apenas atualizar seus sistemas - será necessário instalar o novo sistema operacional do zero. Mais informações podem ser obtidas no blog oficial do WIndows 7 pelo atalho bit.ly/bGZi7o





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Jogo Final Fantasy chega ao iPhone

Os jogos Final Fantasy I e Final Fantasy II, que pertecem a uma das séries de games mais bem sucedidas de todos os tempos, estão agora disponíveis para compra na loja de aplicativos da Apple, para o iPhone e o iPod touch, pela empresa Square Enix.

O lançamento dos jogos já estava previsto, mas o preço só foi divulgado agora. Cada um custará US$ 8,99 (aproximadamente R$ 16) e vem com gráficos mais elaborados que as versões originais, similares aos encontrados nas versões Sony PSP. Os títulos surgiram pela Nintendo Entertainment System no final da década de 80.

O site Mashable conta que a loja iTunes recebeu a versão japonesa do Final Fantasy II, e não a americana. O Final Fantasy IV japonês acabou sendo lançado nos EUA como Final Fantasy II, mas essa versão para iPhone é o Final Fantasy II verdadeiro.

A série de jogos Final Fantasy é uma das maiores franquias de RPG japonesas, e traz diversas batalhas de estratégia, junto a diálogos e exploração dos territórios. É um jogo que, mais do que habilidade, exige tempo e paciência para terminá-lo.

O site de notícias da CNET afirma que a novidade pode ainda tornas os aparelhos da Apple mais interessante para os jogadores, que estão descobrindo boas alternativas para os consoles.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br