sábado, agosto 14, 2010

Personalize a tela de fundo do Twitter




Coloque os avatares de seus seguidores ou seguidos como fundo da página do seu perfil no microblog

Sem muita inspiração para criar um fundo para seu perfil no Twitter, mas não quer usar nenhuma das opções oferecidas pelo microblog? Tente o Twilk. Esse serviço junta as imagens dos perfis que você segue e faz um fundo personalizado. Para usá-lo, visite a página, forneça seu login e senha no Twitter. Em seguida, autorize a conexão do Twilk com sua conta do Twitter.

Estabelecida a conexão, você precisa decidir quais avatares devem ser incluídos no fundo. Por padrão, o serviço usa as imagens do perfis que você segue, mas é possível incluir apenas seus seguidores, ambos seguidores e seguidos, ou, ainda, apenas as pessoas que você segue e, ao mesmo tempo, são suas seguidoras. Nessa etapa, você decide também o tamanho das fotos (pequenas, médias ou grandes), se as imagens vão ficar em preto e branco, se serão reunidas em apenas duas colunas ou se vão ser dispostas de forma mais desordenada, como numa colagem (opção Confetti). Clique em Preview para ver se gosta das definições. Se não ficar do seu agrado, clique em Edit para mudar as opções selecionadas anteriormente. Caso goste, clique Use Background.

Quem pagar 5 dólares mensais por uma conta Pro pode ainda usar um logo customizado, excluir alguns avatares do fundo e escolher as pessoas que devem entrar no lado esquerdo. A conta paga também garante atualização diária automática e a eliminação do logo do Twilk.

Fonte; http://info.abril.com.br/

Startup permite publicar voz no Twitter


SÃO PAULO -Quem precisa de mais de 140 caracteres para mandar o recado no Twitter pode recorrer ao Tuitefone, serviço que permite publicar mensagens de voz enviadas via fone.


Para usá-lo, basta acessar o endereço www.tuitefone.com, criar uma conta e cadastrar o seu número. Em seguida, é preciso ligar para o número (21) 2025-6666. Cada mensagem pode ter até um minuto de duração. Na sequência, o link para a mensagem é publicada em sua conta.
De acordo com Gustavo Guida Reis, CEO da Samba Ventures, o Tutiefone leva as redes sociais até o usuário e amplia as oportunidades de interação entre os internautas.

“É mais uma maneira de promover a troca de informação na Web. Acreditamos que essa nova ferramenta vai fortalecer ainda mais a relação entre as pessoas que têm perfil no Twitter”, afirma Reis.

Fonte: http://info.abril.com.br/

20 passos resolvem qualquer cubo-mágico


SÃO PAULO – Com a ajuda de supercomputadores do Google, matemáticos provam que qualquer combinação no cubo-mágico pode ser resolvida em apenas 20 movimentos.


Processando todas as 43.252.003.274.489.856.000 de configurações possíveis, Morley Davidson, da Kent State University, John Dethridge, engenheiro do Google, Herbert Kociemba, professor de matemática da Alemanha, e Tomas Rokicki, programador da Califórnia, descobriram o número máximo para solucioná-las.
Esse chamado “número de Deus” já havia sido proposto, porém nenhum grupo havia conseguido provar que todas as possibilidades do objeto poderiam ser resolvidas com duas dezenas ou menos de movimentos.

Na verdade, apenas cerca de 300 milhões de possibilidades precisam de 20 movimentos.
Esta foi a combinação mais difícil para os computadores resolverem

O Google não revele os detalhes de suas super máquinas utilizadas, mas os pesquisadores fazem uma comparação em seu site: com um bom PC (como o Intel Nehalem, de quatro núcleos com freqüência de 2,8 GHz), seriam necessário 1,1 bilhão de segundos, ou cerca de 35 anos, para fazer esses cálculos.

Como calcular 43.252.003.274.489.856.000 combinações?

Mesmo os computadores de Mountain View teriam trabalho lidando com um número tão grande. Por isso, a equipe teve que dividir as combinações em 2.217.093.120 grupos de 19.508.428.800 diferentes posições.Dessa forma, cada um desses subproblemas era pequeno o bastante para caber na memória – e a maneira como eles foram quebrados, matematicamente, permitiu resolver cada etapa rapidamente.
Simetria
O próximo passo foi cortar etapas desnecessárias. Se você pegar um cubo embaralhado e virá-lo de ponta cabeça, não terá alterado em nada sua dificuldade, pois ele ainda levará o mesmo número de movimentos para ser resolvido. Na hora de calcular, ao invés de resolver essas duas posições, a equipe viu que poderia simplesmente resolver uma e virá-la de cabeça para baixo. Há 24 diferentes maneiras para se orientar um cubo no espaço, portanto, usando essas simetrias, foi possível diminuir o número de problemas a serem resolvidos de 2.217.093.120 para 55.882.296.
Otimização
A “solução otimizada” tem uma definição bem óbvia: é aquela que não requer mais movimentos do que o necessário. Parece óbvio, mas não é simples realizar, ou calcular, o mínimo de movimentos possíveis. Ao invés de resolver de forma otimizada todos os problemas, os pesquisadores programaram seus algoritmos para buscar soluções que precisavam de 20 ou menos movimentos.
Dessa forma, pela primeira vez, um grupo conseguiu provar que todas as combinações do cubo mágico pode ser resolvidas em, no máximo, 20 etapas. Agora, os quatro colegas aguardam que uma equipe independente confirme seus resultados.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Botão 'curtir' do Twitter estreia com erro


SÃO PAULO - O novo botão especial "tuíte" mal estreou e já gerou uma mensagem de erro no navegador Firefox.


Anunciado ontem pelo Twitter , a nova ferramenta, semelhante ao botão Curtir do Facebook, serve para ser incorporado em sites e blogs.

A rede social, inclusive, até já reconheceu a falha da nova ferramenta e diz ter efetuado o reparo.

“Tivemos um problema momentâneo, onde o botão ‘tweet’ estava lançando um alerta no Firefox. A questão já foi resolvida e as coisas devem voltar ao normal”, afirma.

O novo recurso foi criada com objetivo de possibilitar que os usuários tuítem links sem deixar a página de origem. Após clicar no botão, o internauta pode personalizar a mensagem. Também é possível ver outros usuários que tuítaram a página. O link será publicado usando o encurtador t.co.
A ferramenta será útil, ainda, para sites e blogs, pois vai ajudar a viralizar o conteúdo pela web, assim como já faz o Curtir do Facebook. Para incorporar o código a uma página, o desenvolvedor deverá incluir um pequeno código de três linhas baseado em Java em seu site.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Os rivais do iPhone



SÃO PAULO - A advogada Simone Maciel de Bem, de 37 anos, também deixa o seu BlackBerry no criado-mudo na hora de dormir. Mas o aparelho serve para mantê-la sempre em contato com os amigos.

Uso mais para a vida social que para o trabalho”, diz. Entre os usuários finais, a RIM tem a segunda maior fatia do mercado, de 19,4%, segundo o Gartner. Mas as ações da empresa caíram 30% nos últimos 12 meses. Por isso, a fabricante está empenhada em tentar mudar sua imagem de smartphone corporativo e chegar às massas. No mês passado, exibiu na São Paulo Fashion Week o Curve 8520 na cor violeta. A operadora TIM está vendendo o BlackBerry em estações do metrô do Rio de Janeiro. “Hoje, mais de 70% dos novos assinantes são usuários finais”, afirma Rick Constanzo, diretor-geral da RIM para a América Latina.


Atualmente, são oferecidos planos de dados voltados para uso de redes sociais no BlackBerry que não incluem e-mail, mas permitem usar de forma ilimitada serviços como Twitter e Facebook. Quem oferece é a Claro, por 29,90 reais por mês. “Para os jovens, e-mail é coisa de tiozão, e a RIM quer rejuvenescer a marca”, diz Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da Claro.
Com a estabilização da receita de voz, as operadoras estão prospectando novos usuários da rede de dados. “Há um público com demanda reprimida desse serviço”, diz Rafael Marques, diretor de marketing de serviços de valor agregado da TIM. A operadora criou um pacote para clientes de pré-pago, para uso de 40 MB, para uso em um dia, que custa 9,90 reais.
A ameaça do Android
Enquanto as plataformas iPhone, BlackBerry e Symbian estão atreladas a um fabricante, o sistema Android, criado pelo Google e mantido pela Open Handset Alliance, está sendo intensivamente adotado por empresas como Motorola, Samsung e HTC. O Android que chegou ao mercado em setembro de 2008, um ano depois do iPhone, tem 9,6% do mercado mundial, mas tem ganhado espaço rapidamente. “Os fabricantes se interessam, pois a plataforma aberta atrai desenvolvedores”, diz Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco. A loja Android Market já tem mais 70 000 programas — no iTunes são pelo menos 200 000 aplicativos. Em maio, Eric Schmidt, CEO do Google, afirmou que o sistema estava sendo usado em 34 dispositivos móveis em 49 países e que, por dia, eram vendidos 65 000 smartphones com Android. No portfólio da operadora Vivo do próximo semestre, dos 20 produtos, 12 são smartphones, sendo que oito deles usam Android.
O sistema está sendo embarcado não só em smartphones de topo de linha, mas também em equipamentos de faixa média de preço. A Motorola, que produziu modelos sofi sticados como o Milestone, trouxe ao Brasil, no mês passado, o Quench (MB 501), que custa 550 reais no plano Tim Infi nity 120. “É um produto de preço médio, voltado para o jovem que quer acessar as redes sociais pelo celular. Com o Android, pretendemos fazer smartphones mais populares”, diz Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Motorola.
É o mesmo caminho trilhado pela Samsung, que trouxe ao Brasil o primeiro smartphone com Android, o Galaxy, em setembro de 2009. O Android será embarcado em celulares de gama alta e média, diz Hamilton Yoshida, diretor de marketing de telecom da Samsung. A empresa coreana prepara um novo concorrente, o sistema operacional Bada, baseado em Linux. O primeiro modelo vendido no Brasil com ele é o Wave, que vai custar 1 900 reais, desbloqueado, e mira o público que deseja estar sempre conectado às redes sociais. “É um concentrador de todos os contatos”, diz Yoshida. Mas a ideia é que o Bada equipe os modelos mais populares, pois permite trabalhar com componentes de hardware menos poderosos.
O alô do Windows 7
A HTC, que produziu o G1, primeiro smartphone com Android, em 2008, e o “Google Phone” Nexus One, está investindo em smartphones para jovens conectados às redes sociais, mas não pretende entrar na guerra de preços. “A tendência é a massifi cação. Queremos nos posicionar como uma empresa inovadora”, diz Juan Ortiz, diretor regional da HTC na América Latina. A HTC exibiu em março, nos Estados Unidos, um aparelho que funciona em redes de dados de quarta geração, o EVO 4G.
A empresa taiwanesa vai trabalhar também com o Windows Phone 7, nova plataforma móvel da Microsoft, e deve apresentar o produto no segundo semestre. “Não nos focamos em apenas um sistema”, diz Ortiz, da HTC. Não há consenso entre os especialistas em relação às chances da Microsoft no mercado de smartphones. Para Cripa, da IDC, a Microsoft tem experiência e seu sistema será bem-aceito pelos fabricantes. Mas na opinião de Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, a Microsoft está atrasada. “O Android deixou o Windows para trás”, diz.
A integração do Windows Phone 7 com o Office, Messenger, Zune e Xbox é um dos diferenciais da plataforma, diz Celso Winik, gerente de Mobilidade da Microsoft Brasil. A empresa vai trabalhar com fabricantes parceiras, que vão embarcar o sistema nos seus aparelhos. “O hardware é uma commodity, o software, integrado aos serviços, que faz a diferença.”
Será que ele é?
Uma categoria intermediária entre o celular e o smartphone, os chamados feature phones apresentam apenas algumas funções presentes em smartphones, mas são mais limitados, têm sistema operacional proprietário e naturalmente custam menos. Com sistema de mensagem integrado, o Scrapy Touch (GT-B3410), da Samsung; o Motocubo, da Motorola; e o Messenger (GT 360), da LG, se encaixam nesse grupo. “O público desse tipo de produto não escolhe o aparelho pelo sistema operacional, mas pelos recursos”, diz Yoshida, da Samsung.
E quando um recurso é considerado fundamental, mas a grana é curta, há pessoas que não se importam em comprar um produto sem marca, “made in China”. Aparelhos MP9, que têm recursos como sintonizador de TV, MP3 player, rádio e slots para dois chips, conquistaram os garçons José Domingos Carvalho, de 23 anos, e Evaldo Santos de Aquino, de 25 anos. “Quando estou no restaurante, nas horas vagas, uso a TV para assistir a programas de comédia”, diz Aquino, que pagou 250 reais pelo aparelho.
A governanta Ana Marta dos Santos, de 44 anos, moradora de Belo Horizonte, diz que seus três fi lhos e a maioria dos seus amigos usam smartphone xing ling. “Eu precisava de um celular que aceitasse dois chips e os de marca tinham um preço absurdo. Decidi apelar para o mercado informal.” Em um shopping de produtos chineses, Ana pagou 299 reais em um “Vaic”, que imita a marca da Sony. Diz que está satisfeita. “Uso bastante o MP3 e a TV, para assistir ao noticiário quando estou no ônibus”, diz. Afi nal, para os donos de smartphone, falar é o que menos importa.

Fonte: http://info.abril.com.br/