terça-feira, maio 01, 2012

Plugar participa da OTC 2012 e lança Centro de Inteligência em Petróleo e Gás


De 30 de abril a 3 de maio, a Plugar estará em Houston, EUA, participando da OTC 2012 ? Offshore Technology Conference. A visita marca oficialmente o lançamento do Centro de Inteligência Plugar em Petróleo e Gás, uma verticalização do já existente Centro de Inteligência Plugar (CIP), e lá estará representado por seu gerente, Luciano Gonçalves. A OTC é considerada a mais importante feira do mundo na área de perfuração, exploração, produção e proteção ambiental em petróleo e gás.


“O conhecimento compartilhado e os contatos realizados durante a OTC serão essenciais para consolidar o Centro de Inteligência Plugar em Petróleo e Gás (CIP O&G) que tem como objetivo apoiar as empresas que já estão estabelecidas no Brasil e aquelas que queiram realizar negócios no país, ajudando-as a ter melhor entendimento da cadeia de valor da indústria de petróleo e gás, e a transpor seus desafios”, explica Gonçalves.
O Centro de Inteligência para Petróleo e Gás atuará como braço de inteligência em petróleo e gás dos clientes da Plugar, diagnosticando, recomendando e desenvolvendo soluções específicas para o segmento. As soluções serão focadas em Estratégia, Inteligência, Informação e Projetos on demand para a cadeia produtiva de petróleo e gás, sejam em conjunturas locais, regionais, estaduais, nacionais ou internacionais.
A visita da Plugar à OTC integra a missão de empresas brasileiras organizada pelo Sebrae RJ e pela ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo. A delegação contará com um espaço exclusivo na feira para a realização de encontros de negócio.
SOBRE A EMPRESA
A Plugar Informações Estratégicas é um full service provider em Inteligência Competitiva, oferecendo consultoria, processos e serviços, tecnologia e treinamento para IC de forma integrada. Somos uma empresa com 15 anos de atuação nesse segmento, focada na construção de parcerias com nossos clientes, atendendo empresas dos setores econômicos, incluindo energia, petróleo e gás, mercado financeiro, telecomunicações, setor automotivo, logística, de alimentos, entre outros.
Nossas unidades de serviços e de consultoria focam na definição da estratégia de IC, na estruturação de processos de IC, na comunicação e sensibilização interna, treinamento para IC, implementação de processos de monitoramento de mercado e de metodologias de prospecção de mercado.
Nossa área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias atua desde tecnologias de gestão de processos de IC até tecnologias que automatizam o processo de coleta, por meio de robôs de coleta e filtragem que monitoram um conjunto de mais de 2.000 fontes nacionais e mais de 30.000 fontes internacionais, bem como algoritmos de reconhecimento de entidades e mining em texto e documentos.

Congresso Pré-sal Brasil reúne especialistas enquanto a indústria petrolífera se prepara para explorar enormes reservas

A indústria de petróleo e gás enfrenta desafios técnicos e de competências

Enquanto o Brasil se prepara para explorar uma das maiores descobertas de petróleo da história, cerca de 250 representantes internacionais da indústria de petróleo e gás estão se reunindo com a empresa estatal de petróleo Petrobras e outras instituições governamentais no Congresso Pré-Sal Brasil anual no Rio de Janeiro em junho.

“Mais uma vez estamos reunindo a indústria e um grupo importante do Brasil para nos concentrarmos sobre o estado atual da exploração da área de pré-sal, bem como quais os principais desafios para podermos progredir", afirma Bruno Araujo, gerente de programa do Congresso Pré-Sal Brasil. “Nós olhamos para o conteúdo nacional, o desenvolvimento da cadeia de abastecimento, o investimento estrangeiro e os desafios de financiamento. Alguns dos principais desafios técnicos da exploração das reservas do pré-sal incluem o acesso difícil e, muitas vezes, a falta de conhecimento de tecnologias e equipamentos necessários para a exploração; a falta de mão de obra qualificada e a logística complexa do transporte do equipamento e pessoal por causa da distância do poço a ser explorado até a costa.”

“A indústria está à procura de informações e de peritos”

Ele continua: “A Petrobras e seus parceiros da área do pré-sal precisam capitalizar e desenvolver a tecnologia de exploração para a área. Também seriam necessários fornecedores de todas as áreas offshore em uma perspectiva global para fornecer a esses consórcios equipamentos e serviços flutuantes, submarinos e de perfuração. Além disso, as sete maiores empresas petrolíferas do mundo estão desesperadas por novas reservas de petróleo e têm se mostrado dispostas a pagar o que for necessário para o acesso a elas."

De acordo com o gerente de programa do Congresso Pré-Sal Brasil, as atividades do pré-sal estão em fase inicial e já representam 80% das reservas totais de petróleo do Brasil: “É incrível ver como as empresas estão reestruturando seus negócios para enfrentar este novo cenário. A indústria está procurando por informações, peritos, cursos especializados para estar mais envolvida e ser parte deste emocionante período da história do petróleo e gás no país. Ao mesmo tempo, notamos que os operadores estão com medo de perder seus funcionários para as concorrentes porque certas habilidades estão agora se tornando muito valiosas."

A participação oficial do governo no Congresso Pré-Sal Brasil incluirá:
  • Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Presidente, Maurício Tolmasquim
  • Senado Federal, Senador, Wellington Dias
  • Câmara dos Deputados, Consultor, Paulo Cesar R. Lima
  • Governo Estatual do Espírito Santo, Secretário de Desenvolvimento, Márcio Felix
  • Departamento de Energia de São Paulo, Subsecretário de Petróleo e Gás, Henrique Gross
  • Banco Caixa Econômica Federal, Superintendente, Eugenia Regina de Melo
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Diretor-geral, Tiago Lima
  • Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Diretor-geral, Jean Paul Prates
A participação de operadores globais de petróleo e gás e fornecedores incluirão: BP Energy do Brasil, Statoil, Chevron, Petrobras, TOTVS, Aveva, Petra Executive Search, Grupo Zorovich, Villares Metals, Wilson Sons, Technip, Swift e Horton do Brasil.

Datas do evento: 4-6 de junho de 2012
Local do evento: Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro, Brasil
Site do evento: www.presaltbrazilcongress.com.br