Pode se despedir do laptop "tijolo preto". A era dos computadores pessoais simples e caretas chegou oficialmente ao fim. Com o lançamento de novos notebooks e netbooks para a temporada de festas de fim de ano, os fabricantes estão definitivamente concentrando suas atenções em máquinas bonitas, coloridas e ultrafinas, e designs atraentes se tornaram um traço dominante em uma gama de escolhas cada vez mais ampla.
A chance de que Hewlett-Packard e Dell ressaltem a textura sutil do revestimento ou o artista famoso responsável pelo design é maior que a de que se concentrem em aspectos técnicos como velocidade, os quais costumavam ser o tema principal dos fabricantes de computadores em uma disputa pela superioridade tecnológica.
Não muitos anos atrás, a maioria dos laptops representava alguma variação de uma caixa em tom cinzento ou preto, excetuadas as máquinas da Apple, que já produzia laptops com estilo nos anos de 1990.
Agora, o design ganhou importância inédita no mercado de computadores pessoais, já que as máquinas se tornaram cada vez mais parecidas em termos técnicos, o que deixa poucos fatores de diferenciação de desempenho e faz do estilo uma das poucas áreas restantes em que se pode haver concorrência.
Ed Boyd, vice-presidente de design de produtos de consumo na Dell, a segunda maior fabricante de computadores pessoais, chegou à empresa cerca de dois anos atrás, vindo da Nike. Ele afirma que o mercado de computadores pessoais está passando pela mesma transformação vista no mercado de calçados esportivos.
A Nike "tomou um produto sem diferenciação, os tênis, e fez dele algo moderno, atraente e relevante", disse. "O que estamos testemunhando é a mesma transformação no mercado de computadores... e esse fenômeno está afetando tanto o mercado empresarial quanto o mercado ao consumidor."
À medida que os computadores pessoais se tornam mais leves e portáteis, consumidores e empresas vêm destacando a aparência de máquinas usadas fora de casa ou do escritório. No início da era dos computadores pessoais, no começo da década de 1980, os primeiros PCs "portáteis" surgiram de empresas como Tandy, Osborne, NEC, Epson e outras. Muitos modelos iniciais se pareciam com uma placa bege de plástico e eram maiores que modelos desktop de hoje.
Já no início da década de 1990, a indústria viu a Apple lançando a linha PowerBook de notebooks, que ajudou a criar um padrão de design no segmento, junto com os ThinkPads da IBM. Depois, surgiram os notebooks Vaio, da Sony, no final da década, junto com a colorida linha iBook, da Apple.
Com os componentes se tornando cada vez mais baratos e leves, os fabricantes encontraram mais espaço para explorar o lado criativo, optando por novos materiais e acabamentos e prestando mais atenção a detalhes de design que atraem o olho dos compradores.
Atualmente, fino e liso é uma das tendências mais quentes da indústria, e a categoria está mais cada vez mais competitiva com os MacBook Air, da Apple; Adamo, da Dell; e Envy, da HP.
Um comprador pode escolher entre uma série grande de cores, texturas e designs. Personalização é a palavra de ordem do dia, por exemplo, a Dell oferece mais de 200 designs de exteriores para suas máquinas.
O analista da empresa de pesquisa de mercado IDC Richard Shim afirma que o mercado começou a mudar por volta de 2005, com a queda nos preços dos PCs. "Os consumidores começaram a ganhar voz no setor e o que eles estavam dizendo era: 'Já temos bastante performance para o que precisamos fazer...mas o que queremos é uma máquina que não seja igual a de todo mundo'".
Não muitos anos atrás, a maioria dos laptops representava alguma variação de uma caixa em tom cinzento ou preto, excetuadas as máquinas da Apple, que já produzia laptops com estilo nos anos de 1990.
Agora, o design ganhou importância inédita no mercado de computadores pessoais, já que as máquinas se tornaram cada vez mais parecidas em termos técnicos, o que deixa poucos fatores de diferenciação de desempenho e faz do estilo uma das poucas áreas restantes em que se pode haver concorrência.
Ed Boyd, vice-presidente de design de produtos de consumo na Dell, a segunda maior fabricante de computadores pessoais, chegou à empresa cerca de dois anos atrás, vindo da Nike. Ele afirma que o mercado de computadores pessoais está passando pela mesma transformação vista no mercado de calçados esportivos.
A Nike "tomou um produto sem diferenciação, os tênis, e fez dele algo moderno, atraente e relevante", disse. "O que estamos testemunhando é a mesma transformação no mercado de computadores... e esse fenômeno está afetando tanto o mercado empresarial quanto o mercado ao consumidor."
À medida que os computadores pessoais se tornam mais leves e portáteis, consumidores e empresas vêm destacando a aparência de máquinas usadas fora de casa ou do escritório. No início da era dos computadores pessoais, no começo da década de 1980, os primeiros PCs "portáteis" surgiram de empresas como Tandy, Osborne, NEC, Epson e outras. Muitos modelos iniciais se pareciam com uma placa bege de plástico e eram maiores que modelos desktop de hoje.
Já no início da década de 1990, a indústria viu a Apple lançando a linha PowerBook de notebooks, que ajudou a criar um padrão de design no segmento, junto com os ThinkPads da IBM. Depois, surgiram os notebooks Vaio, da Sony, no final da década, junto com a colorida linha iBook, da Apple.
Com os componentes se tornando cada vez mais baratos e leves, os fabricantes encontraram mais espaço para explorar o lado criativo, optando por novos materiais e acabamentos e prestando mais atenção a detalhes de design que atraem o olho dos compradores.
Atualmente, fino e liso é uma das tendências mais quentes da indústria, e a categoria está mais cada vez mais competitiva com os MacBook Air, da Apple; Adamo, da Dell; e Envy, da HP.
Um comprador pode escolher entre uma série grande de cores, texturas e designs. Personalização é a palavra de ordem do dia, por exemplo, a Dell oferece mais de 200 designs de exteriores para suas máquinas.
O analista da empresa de pesquisa de mercado IDC Richard Shim afirma que o mercado começou a mudar por volta de 2005, com a queda nos preços dos PCs. "Os consumidores começaram a ganhar voz no setor e o que eles estavam dizendo era: 'Já temos bastante performance para o que precisamos fazer...mas o que queremos é uma máquina que não seja igual a de todo mundo'".
Fonte: www.terra.com.br