segunda-feira, maio 28, 2012

Macaé é alternativa para terminal portuário da Transpetro

A informação é do secretário de Desenvolvimento do RJ, que vetou projeto de ampliação de terminal portuário em Angra

Rio de Janeiro (RJ) - Macaé pode ser alternativa para a construção de um terminal portuário da Transpetro, braço logístico da Petrobras. A oferta foi feita nesta quinta-feira (24) pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno. O anúncio deu-se após a divulgação de veto do Governo do Estado do Rio ao projeto de ampliação do Terminal da Baía da Ilha Grande (Tebig), solicitado pela Transpetro. Além de Bueno, a medida foi tomada, em conjunto, com outros dois secretários estaduais: Carlos Minc (Ambiente) e Felipe Peixoto (Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca).

Para Julio Bueno, o projeto, orçado em R$ 2 bilhões, encontra outras alternativas no Rio de Janeiro, com destaque para o Terminal Portuário de Macaé e seu similar em Itaguaí. "Estamos sempre conversando com o pessoal da Transpetro e assim que formos procurados, vamos oferecer essas alternativas. Com certeza o projeto de construção de terminal para empresa continuará no Rio", disse Bueno.

No documento apresentado, os riscos de impactos ambientais e de danos nos setores de turismo e pesqueiro da região foram as razões que fizeram com que o grupo coordenado pelas três secretarias não aprovasse a proposta de ampliação do Tebig.

"Queremos que os investimentos 'bombem' no Rio de Janeiro, mas sem que destruam o ambiente. Já estamos gastando bastante para despoluir as baías de Guanabara e de Sepetiba. Não podemos colocar em risco a baía de Ilha Grande", afirmou Carlos Minc. Segundo ele, a Baía de Ilha Grande sofreu, ao longo de mais de duas décadas, cinco acidentes com derramamento de óleo.

Durante a coletiva, o vereador José Antônio (PMDB), do município de Angra dos Reis, manifestou-se contra a conclusão do governo estadual, afirmando que o documento apresentado continha erros de avaliação. Ele disse ainda que a proibição do projeto de ampliação do Tebig irá acarretar perdas de arrecadação para os cofres do munícipio. O porto de Angra dos Reis é o maior exportador de petróleo do Brasil.