segunda-feira, março 04, 2013

Petrobras precisará de menos sondas para cumprir metas

Segundo o diretor de engenharia da estatal, os poços do pré-sal estão se mostrando mais produtivos do que se imaginava

Rio de Janeiro – A Petrobras precisará de menos sondas de exploração para cumprir suas metas de produção nos próximos anos, uma vez que os poços do pré-sal estão produzindo acima da expectativa, disse o diretor de Engenharia da empresa, José Antônio de Figueiredo, nesta quarta-feira.

“Todo o plano será cumprido, a curva de produção será cumprida, mas com um número menor de sondas porque os poços estão se mostrando mais produtivos do que se imaginava”, disse Figueiredo a jornalistas em evento do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), no Rio.

Figueiredo disse que, desde o primeiro poço do pré-sal perfurado, houve uma otimização do uso de equipamentos de perfuração na região.

“Estamos com 28 sondas sendo construídas, suficientes, além de outros equipamentos… Nada nos preocupa, tudo nos ocupa.” Ele não mencionou o período nem a meta de produção que será cumprida.

A Petrobras planeja produzir 3 milhões de barris de óleo equivalente (boe, que inclui petróleo e gás) no Brasil em 2016, de acordo com o Plano de Negócios e Gestão (2012-2016), sendo 2,5 milhões de barris de petróleo. Em 2020, planeja atingir a produção de 5,2 milhões de boe, sendo 4,2 milhões de petróleo.

Atualmente, a estatal produz cerca de 2 milhões de barris diários de petróleo no Brasil.

A empresa cancelou em novembro passado o processo de contratação de cinco sondas de perfuração para 3 mil metros de lâmina d’água com o grupo Ocean Rig.

A justificativa dada na ocasião era de que havia previsão de número menor de poços a serem perfurados no pré-sal da bacia de Santos.

Fonte: Exame

Petrobras anuncia produção recorde no pré-sal em fevereiro

SÃO PAULO, 28 Fev (Reuters) – A Petrobras anunciou nesta quinta-feira que a produção de petróleo nos campos operados por ela no pré-sal bateu recorde em fevereiro, ao alcançar 300 mil barris por dia no dia 20, em um momento em que a estatal sofre com a redução da produtividade em outros poços.

Do total extraído, 249 mil barris de petróleo, ou 83 por cento, correspondem à parcela da Petrobras. O restante pertence às empresas parceiras da estatal nas diversas áreas de produção da camada pré-sal, disse a empresa em comunicado.

A produção no chamada camada pré-sal tem ajudado a amenizar o declínio na extração da estatal em outras áreas. Em janeiro, o bombeamento de petróleo no Brasil caiu quase 7 por cento na comparação com o mesmo mês de 2012, devido a uma série de fatores, entre eles paradas para manutenção e problemas operacionais, informou a Petrobras nesta quinta-feira.

A marca recorde, destacou a companhia, indica a alta produtividade dos poços do pré-sal.

“A produção de 300 mil barris por dia foi alcançada sete anos, apenas, depois da primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, ocorrida em 2006″, disse a Petrobras, observando que o intervalo de tempo é inferior ao necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo.

Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 17 anos, depois da primeira descoberta, para se alcançar a produção de 300 mil barris de petróleo por dia, disse a estatal brasileira. Na bacia de Campos, continuou a Petrobras, foram 11 anos. E no Mar do Norte, nove.

“Diferentemente dessas áreas, na camada pré-sal toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna esse resultado ainda mais expressivo.”

Na quarta-feira, o diretor de Engenharia da empresa, José Antônio de Figueiredo, já havia destacado durante evento no Rio de Janeiro que os poços do pré-sal estão produzindo acima da expectativa.

A marca de 300 mil barris/dia, além disso, foi obtida com a contribuição de somente 17 poços produtores. “Isso evidencia a elevada produtividade dos campos já descobertos na camada pré-sal”, disse a estatal.

Desses poços, seis estão localizados na bacia de Santos, que responde por 43 por cento, ou 129 mil barris/dia, da produção atual do pré-sal. Os demais poços estão localizados na bacia de Campos e respondem por 57 por cento da produção (171 mil barris por dia).

A produção de gás natural nesses poços é de 9,8 milhões de metros cúbicos/dia.

PRODUÇÃO EM FEVEREIRO

A produção média mensal de petróleo na camada pré-sal em fevereiro está em 281 mil barris por dia, o que representa um crescimento de 138 por cento em relação a fevereiro do ano passado.

Atualmente, a produção do pré-sal ocorre em oito diferentes plataformas, quatro delas produzindo exclusivamente da camada pré-sal.

Em maio, mais uma plataforma será colocada em produção no pré-sal da bacia de Santos: o FPSO Cidade de Paraty, com capacidade para processar 120 mil bpd e 5 milhões de metros cúbicos/dia de gás.

Essa plataforma, que se encontra em fase final de montagem, em Angra dos Reis, será instalada na área Nordeste do campo de Lula, na Bacia de Santos.

Entre 2014 e 2016 outras 11 novas plataformas entrarão em operação para a produção do pré-sal: dez na bacia de Santos e uma na bacia de Campos.

“Isso permitirá que a produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal supere, já em 2017, 1 milhão de barris de petróleo por dia”.

Fonte: Reuters (Por Roberto Samora)