sábado, junho 19, 2010

NASA testa droids inspirados em Star Wars


SÃO PAULO - Trio de droids na Estação Espacial Internacional é inspirado em Star Wars.


Para quem assistiu à saga de George Lucas, a forma desses pequenos robôs deve ser familiar.
Eles foram baseados nos pequenos aparelhos que Luke Skywalker usava para testar suas habilidades com o sabre-de-luz antes de poder enfrentar Darth Vader e a turma do Império Galáctico.

Mas na ISS, ao invés de usados para testar práticas jedis, os droids são um protótipo para sistemas de encontros automáticos e formação de vôo em gravidade zero.

Conhecidos como O Satélites Experimentais de Posição Sincronizada, ou SPHERES (Synchronized Position, Hold, Engage and Reorient Experimental Satellites) estão na Estação desde 2006 e, de lá para cá, os atronautas já conduziram mais de 20 experimentos com eles.

O projeto é uma iniciativa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, mas foi recentemente transferido para o controle da NASA.

Cada SPHERE contém seu próprio sistema de armazenamento de energia, propulsão, computação e navegação. Eles testam tecnologias que podem levar a avanços na tecnologia envolvida em acoplagens automáticas, serviços de satélites, montagem de naves espaciais e reparos de emergência.

Embora possam ser testadas em simulações na Terra, a ISS é o único lugar em que esssas tecnologias passam por condições de micro gravidade especificas.

Até agora, os testes de algoritmos de trajetórias complexas, para evitar que as Spheres se choquem com objetos, foram feitos dentro da ISS. Mas agora a NASA já planeja enviá-las para o espaço... Que a força esteja com elas.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Oito em cada dez internautas brasileiros acessam redes sociais, diz pesquisa


Uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen e divulgada nesta terça-feira (15) indica que 86% dos internautas brasileiros ativos acessaram redes sociais no mês de abril. Essa porcentagem faz com que o país fique na liderança de um ranking em que constam nações consideradas desenvolvidas, como Itália (78%), Espanha (77%) e Japão (75%). Cada usuário brasileiro passou, em média, 5 horas e 3 minutos navegando em redes sociais no mês de abril.

O elevado índice de acesso a rede sociais, segundo o levantamento, ocorre em função da popularidade do Orkut, que iniciou as operações no Brasil em 2004. Para se ter uma noção de como se deu o crescimento da rede, o estudo divulgou que em setembro de 2005 – um ano e nove meses após a estreia da rede – metade dos usuários da internet no país acessava a rede social do Google.

Em comparação, o Facebook, que é a rede social mais acessada do mundo, ainda não faz muito sucesso no país. Cerca de 30% dos internautas brasileiros acessaram o Facebook em abril, gastando em média 1 hora e 46 minutos navegando na rede social.

A Itália é um dos países em que o serviço, criado por Mark Zuckerberg, mais cresce. No mês de abril, o Facebook teve mais audiência na Itália que nos três maiores mercados de língua inglesa do mundo. Países como Austrália, Estados Unidos e Reino Unido tiveram 63% e 62%, respectivamente, de acessos à rede social, enquanto a Itália teve 66%.

Crescimento de uso de mídias sociais
O estudo ainda aponta o crescimento geral no acesso a mídias sociais (redes sociais e blogs). Mídias sociais representaram cerca de 110 bilhões de minutos de acesso à internet em abril, ou seja, 22% do tempo gasto online por internautas.

Pela primeira vez, 75% das pessoas que usam internet acessaram redes sociais. Isso representa um aumento de 24% em comparação ao mesmo período – mês de abril – do ano passado.

Mostrando que as redes sociais estão em alta, três sites de mídias sociais estão no ranking de marcas mais valiosas do mundo: Facebook, YouTube e Wikipedia.




Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/

Quem não precisa de caixas de som em formato de sapato de salto?


O que dizer disso? Certas fotos de divulgação valem mais que mil palavras, mais que 20 mil reportagens investigativas ou 300 mil invenções revolucionárias.

Nessa caixa de som inusitada, o alto-falante fica posicionado no "calcanhar" do sapato, mas ainda não descobrimos se a altura do salto tem relação com o volume. O par de caixas de som USB é vendido no site site japonês Fu-Bi por US$ 55 (cerca de R$ 100).

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Acessório: Caixa de som sapato de salto (em japonês).
Lá do Coolest Gadgets.
Foto: Divulgação.




Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/