domingo, fevereiro 07, 2010

Twitter cria "cartão de visitas" para usuários


O Twitter começa a liberar aos poucos para seus "microblogueiros" uma espécie de cartão de visitas virtual, chamados pela empresa de "hovercards". O recurso será utilizado mais para apresentar novos usuários do microblog a outros, por conta do recurso de reenviar mensagens para sua rede de contatos.
Os hovercards aparecem quando você passa o mouse sobre o nome ou avatar de qualquer usuário do Twitter, e mostra informações adicionais sobre a pessoa e como você pretende interagir com ela, sem precisar sair da página em que está.

O Twitter diz, em seu blog oficial, que o recurso é bom para quem tem curiosidade sobre pessoas que aparecem em sua linha do tempo mas que não são, necessariamente, seus contatos: são aquelas com mensagens "retuitadas" por outros usuários.

Os cartões também servem como atalho para enviar mensagens diretas para seus seguidores no microblog. Segundo o Twitter, os cartões de visita virtuais começam a ser liberados em etapas, então nem todos os usuários os verão no início.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nasa convida internautas a questionar astronautas pelo Twitter

Depois de permitir aos astronautas enviar mensagens diretamente à rede social Twitter do espaço, a Nasa convida agora os internautas a fazer perguntas à tripulação do Endevour, que decola no domingo para a Estação Espacial Internacional (ISS), através do microblog.

A agência espacial americana informou que o astronauta Mike Massimino, no Controle da Missão em Houston, Texas, transmitirá as perguntas enviadas nos próximos dias à tripulação do ônibus espacial Endeavor.

As respostas serão conhecidas durante uma sessão de vídeo aovivo, de 20 minutos, que será transmitida pela internet e pelo canal de TV da Nasa a partir das 8h24 GMT (6h24 de Brasília) do dia 11 de fevereiro.

As perguntas devem ser enviadas para a conta de Mike Massimino no Twitter: @astro_Mike

O lançamento do Endeavour está previsto para domingo. Outros dois astronautas da missão, o americano Timothy "TJ" Creamer, engenheiro de voo das Nasa (@Astro_TJ), e o japonês Soichi Noguchi (@Astro_Soichi), já enviam mensagens ao Twitter regularmente.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Sony prepara a própria versão do iPad

Durante apresentação em Tóquio, Nobuyuki Oneda, diretor financeiro da Sony, disse que a empresa tem intenções de desenvolver a própria "versão" do iPad. Segundo Oneda, o iPad disputa um mercado que muito interessa à Sony.

"Nós estamos confiantes de que temos habilidade para desenvolver um produto como este", disse ele, de acordo com a Wired.

Efetivamente, a Sony tem planos de lançar um novo produto mobile, que permitiria a conexão com uma loja online que ofereceria músicas, filmes, jogos e ebooks, destaca o site ComputerWorld.

Entretanto, um dos maiores problemas a ser enfrentado pela empresa não será a fabricação do dispositivo em si, mas o desenvolvimento de um sistema operacional, que precisa ser simples e fácil de usar.

Oneda, no entanto, se mostra confiante, e não mostra sinais de preocupação em relação ao possível impacto do iPad no mercado de ebooks, ressalta o site PC World. "O Sony Reader Daily Edition, que apresenta conectividade com rede 3G, tem sido bem recebido e nós planejamos expandir suas vendas", garantiu.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Hackers roubam milhões em créditos de carbono na Europa

Roubo de números de cartões de crédito são coisa do passado. Autoridades da Europa, Nova Zelândia e Japão descobriram uma nova modalidade de crime cometido por hackers: roubo de créditos de carbono.

Ao longo desta semana empresas descobriram que os ataques conseguiram acesso não autorizado a contas online em que são mantidos os certificados de créditos de carbono.

Estima-se, segundo a BBC, que hackers roubaram cerca de 250 mil créditos de carbono de seis empresas - avaliados em um total de US$ 4 milhões. Outras duas mil empresas alemãs foram alvo do mesmo grupo e teriam sido roubadas em mais US$ 2,1 milhões. Os créditos foram imediatamente revendidos por um valor desconhecido. Os compradores, que pensavam se tratar de uma transação legal, não foram revelados.

Os hackers enviaram e-mails a empregados das companhias em nome da Autoridade Alemã de Transações de Emissões, onde os créditos são registrados, afirmando que precisavam recadastrar novamente suas contas. O e-mail tinham um link para uma página falsa, na qual os funcionários, entrando com suas senhas, permitiram que os hackers, acessando a verdadeira página, transferissem os créditos para outra conta.

As leis ambientais fixam limites para os gases que as empresas podem emitir. Ultrapassando estes limites, é necessária a compra de créditos de carbono para que continuem produzindo. Na Europa, foram negociados em 2009 cerca de 8 milhões de toneladas de CO2 - em um total de US$130 bilhões.

Diante da fraude, a Autoridade Alemã de Transações de Emissões suspendeu o acesso a seu banco de dados por uma semana enquanto ocorre a investigação.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Facebook remove anúncios da Microsoft de sua página

O Facebook está retomando o controle do setor de anúncios na maior rede social do mundo, voltando atrás em um acordo de exclusividade com a Microsoft para controlar metade do negócio.
No entanto, a Microsoft —fornecedora exclusiva dos serviços de busca do Facebook— continuará a vender anúncios baseados em buscas de texto no site, uma vez que o acordo foi prorrogado para além de 2011, antigo prazo do acordo. Um porta-voz do Facebook não quis divulgar o novo prazo.

A Microsoft também afirmou que irá ampliar a integração de seu site de buscas, Bing, com o Facebook, ao mesmo tempo expandindo seu alcance para além dos Estados Unidos.

O Facebook, rede social com quase 400 milhões de usuários, disse que seu serviço de anúncios conta com funções interativas para serem dirigidos ao consumidor de acordo com suas informações pessoais, tornando-os mais apropriados para redes sociais que o serviço de banners da Microsoft.

"Formatos de publicidade que contam com ações sociais têm um melhor desempenho e são uma melhor experiência para o usuário uma vez que são mais consistentes com o ambiente do Facebook", disse a empresa em comunicado.

"Essa combinação de ''targeting'' e relevância social é o fator mais importante dessa mudança de estratégia".

O Facebook afirmou que deixou de exibir banners da Microsoft recentemente em alguns mercados de fora dos EUA e, após negociações com a Microsoft, chegou a um acordo para remover todos os banners do Facebook. A mudança deve ocorrer ao longo dos próximos 30 dias.

O Facebook já vendia anúncios nas páginas de perfil de usuários por conta própria há tempos, além de em outras partes do site, mas a empresa permitia que a Microsoft vendesse banners em certas partes do site desde 2006. O acordo, que foi ampliado em 2007, deveria ser mantido até 2011.

Um porta-voz do Facebook não quis dar detalhes sobre se o acordo de publicidade com a Microsoft incluía qualquer acordo de divisão de receita, ou se o Facebook pagaria uma taxa por ter alterado o acordo antecipadamente.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Sistema de crédito de carbono da UE sofre ataque cibernético

Ataques ao sistema de comércio de emissões da União Europeia (ETS, na sigla em inglês) levaram a Comissão Europeia, braço executivo da UE, a reavaliar suas regras de segurança na internet, afirmou a comissão.
O ETS é a principal ferramenta dos 27 países-membros da UE para forçar a indústria a cortar suas emissões de gases do efeito-estufa.

A comissão disse ainda que foram feitas operações fraudulentas, com o envio de e-mails falsos a usuários pedindo seus códigos e senhas.

"Mas a segurança do Registro da Comunidade e do registro de Transações Independentes da Comunidade não foi comprometida", disse a comissão.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br