quinta-feira, outubro 15, 2009

UFMG apresenta avião de acobracias inédito no Brasil



O Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou, nesta quarta-feira, o primeiro avião brasileiro com capacidade para voar na classe ilimitada, a categoria mais elevada das competições internacionais de acrobacias aéreas.
O coordenador do projeto e professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG, Paulo Iscold, explicou que o CEA-309 Mehari é "capaz de realizar manobras ousadas e complexas, como piruetas, loopings e rasantes atingindo até 400º por segundo e 430 km/h. É um protótipo desenvolvido para competir em nível internacional," disse.
O desenvolvimento da aeronave teve início há seis anos, quando o coordenador apresentou ao piloto de testes e financiador do projeto, Marcos Geraldi, a proposta de construir um avião de categoria ilimitada com o custo operacional da categoria intermediária.
A utilização de um motor de quatro cilindros no lugar do motor com seis, tradicionalmente utilizado em aeronaves da categoria ilimitada, foi o passo principal para a redução em até quase 70% do valor de construção da aeronave em relação aos aviões similares.
"A estrutura de fibra de carbono, normalmente utilizada nesse tipo de avião, foi substituída por outros materiais como aço-cromolibdênio e madeira frejó, reduzindo o custo sem prejudicar o desempenho," explicou Geraldi.
Os estudos e testes com o Mehari contaram com a participação dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFMG. Os alunos colaboraram na concepção da aeronave com a realização de cálculos, desenhos e na construção da estrutura do avião.


Relógio-celular está entre novidades da LG no Brasil


A LG anunciou nesta quarta-feira no Futurecom 2009, que ocorre em São Paulo, sua linha atualizada de celulares para o mercado brasileiro. Entre os destaques estão o primeiro smartphone com sistema Android, do Google, da fabricante, um relógio-celular, um modelo "fashion" e um telefone com teclado transparente.

O New Chocolate BL40 é o celular voltado aos entusiastas do design. Com tela widescreen sensível ao toque de 4 polegadas, o aparelho é maior que a grande parte dos celulares hoje. Vem com uma câmera de 5 megapixels, Wi-Fi, 3G e GPS, e chega às lojas para as vendas de Natal, em meados de novembro.
Já o Watch Phone GD910 será o primeiro celular-relógio à venda no Brasil. O aparelho tem uma tela de 1,4 polegadas protegida por vidro temperado, conectividade 3G (permitindo até videochamadas no pulso) e consegue converter voz para texto para criar mensagens, de acordo com a LG. O GD910 ainda toca músicas em MP3 e tem Bluetooth para uso integrado com fones de ouvido estéreo.
Outro destaque é o Crystal GD900, aparelho em formato slider com teclado transparente, sem conectores ou fios à mostra. Vem com câmera de 8 megapixels com flash, 3G, Wi-Fi e, diz a LG, tem capacidades multitoque no teclado transparente (serve para aumentar/diminuir imagens e reconhecer escrita por gestos).
O Futurecom é também onde a LG mostra seu primeiro modelo de smartphone que roda o sistema operacional Android, do Google. O GW620 tem tela sensível ao toque, 3G, Wi-Fi, teclado QWERTY integrado e foco no acesso a redes sociais.
A LG informou apenas o preço sugerido do New Chocolate BL40, que será vendido por R$ 1.699. Os demais modelos também devem chegar às lojas até o final do ano.





Fonte: www.terra.com.br

Câmeras Polaroid serão relançadas em 2010


Depois de anunciar que as clássicas câmeras Polaroid teriam sua produção descontinuada, a Polapremium finalmente anunciou nesta quarta-feira que está preparando o relançamento da lendária Polaroid One Step, influenciada declaradamente pela persistência do projeto "The Impossible Project", que será o responsável pela produção e venda dos filmes instantâneos. A chegada ao mercado das câmeras e dos filmes deve ocorrer na metade de 2010.

O comunicado oficial da empresa explica que após "as dificuldades e mudanças na direção dos últimos anos", finalmente a Polapremium entendeu o "charme da marca que, surpreendentemente, não é baseado em câmeras digitais mas na inovadora invenção de Edwin Land de 1948".
Segundo explica o jornal Telegraph, os filmes instantâneos serão fabricados pela equipe do "The Impossible Project", uma espécie "de resgate das cinzas da fábrica original da Polaroid em Enschede, na Holanda". "Nos últimos anos ex-administradores da fábrica trabalharam, praticamente no amor, para recriar a mágica do filme instantâneo através de um valor de mercado acessível", escreve o jornal britânico.
O "The Impossible Project" foi criado em 2008 no mesmo dia em que a Polapremium anunciou o fechamento da fábrica da Polaroid na Holanda e a descontinuação da produção dos filmes instantâneos. Ex-executivos da empresa e alguns fâs da fotografia instantânea se uniram em torno do desafio de inventar um produto que tivesse as mesmas características da Polaroid e competitividade no mercado.
No comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Polapremium afirma que foi "inspirada pelo sucesso do 'The Impossible Project'" para relançar a câmera One Step. Também explica que será uma das financiadoras do projeto, que inicialmente irá produzir uma edição limitada dos Filmes Instantâneos, já no início de 2010. A produção em larga escala dos filmes, em P&B e colorido, ocorrerá no decorrer do ano, conforme explica a Polapremium.
Não há informações sobre a chegada do produto ao Brasil, mas mais informações podem ser obtidas no site da empresa, no endereço http://www.polapremium.com/.



Google revela nova 'cara' do Orkut



A atual página de download do navegador Chrome mostra o novo visual do site de relacionamentos. Um aparente "descuido" da empresa colocou a página nova do Orkut como screenshot de exemplo. A mudança na interface do Orkut ainda não foi oficialmente divulgada pela Google, dona do site, que tradicionalmente se nega a comentar sobre produtos ainda não anunciados.
No momento em que a presente nota foi finalizada, a página de download do Chrome (google.com/chrome) ainda mostrava a imagem. Por ela, pode-se notar uma repaginação total do visual, com menos cores escuras e mais próximo do "padrão Google". A imagem também leva a supor que o perfil do usuário poderá ser mais modificado e personalizado, com cores à escolha. A divisão dos blocos lembra um pouco a do festejado Google Wave. Por fim, na parte inferior tem-se, ao que parece, uma área que assemelha-se a um microblog.
Não foi possível contactar a assessoria de imprensa ou um representante da Google Brasil para comentar o caso.





Fonte: www.terra.com.br

Novo Acordo Ortográfico chega ao Office 2007

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira que vai disponibilizar gratuitamente uma ferramenta de atualização que permite aos usuários do pacote de softwares Office 2007 trabalharem com as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor no início deste ano.
De acordo com o comunicado da empresa, a adequação às novas regras da língua servirá aos revisores de texto do Microsoft Office 2007, nos quais serão atualizados os verificadores gramatical e ortográfico, além do dicionário de sinônimos.
Para que o produto funcione corretamente é necessário que o computadores funcionem a partir de sistemas operacionais com suportes como Windows Server 2003, Windows Vista ou Windows XP.
Depois de instalado, o usuário pode testar se as configurações ficaram devidamente atualizadas. "Digite a palavra contigüidade e verifique a ortografia. Essa é a ortografia correta de acordo com as regras ortográficas pré-reforma. Se a palavra 'contiguidade' for marcada como incorreta, o padrão será pré-reforma. Se a palavra contiguidade for marcada como incorreta, o padrão será pós-reforma. Se ambas estiverem corretas, o padrão permitirá ambas as ortografias", orienta a empresa no comunicado.
As informações sobre a atualização estão disponíveis no site www.microsoft.com/brasil/reformaortografica.

Câmera portátil filma em HD e tira fotos de 8 megapixels

A JVC anunciou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, o lançamento de uma câmera portátil em alta definição que também tira fotos de até 8 megapixels de resolução, a Picsio GC-FM1.
O modelo faz vídeos em alta resolução a 30 quadros por segundo (na configuração de 1440 x 1080p) ou 60 quadros por segundo (1280 x 720p), além de resolução padrão de DVD (640 x 480). A Picsio conta com estabilização de vídeo, e a JVC afirma que o recurso funciona mesmo com o zoom digital de 4x ativado.
As fotografias feitas com a Picsio GC-FM1, de acordo com a fabricante, têm resolução nativa de 8 megapixels graças a um sensor específico para fotos presente na filmadora. Além disso, o modelo vem com uma tela LCD de 2 polegadas e conectores HDMI, A/V e USB. Os vídeos e fotos são armazenados em cartões de memória padrão SD.
A Picsio GC-FM1 já está à venda pelo preço sugerido de US$ 199,95 em três opções de cores (preto, azul ou roxo).