terça-feira, outubro 18, 2011

Empresa italiana de petróleo compra terreno no Brasil


O grupo italiano de serviços de petróleo Saipem investirá cerca de US$ 300 milhões em uma área no Guarujá (SP) para abrigar suas estruturas de offshore, fortalecendo sua posição no lucrativo mercado de desenvolvimento em águas profundas.

Os 35 hectares servirão como base logística e lugar para produção de estruturas subaquáticas e flutuantes para completar a frota de águas ultraprofundas que a Saipem recentemente construiu, afirmou a empresa em comunicado. A área é estrategicamente localizada a cerca de 350 km da Bacia de Santos e a 650 km da Bacia de Campos.

Fonte: Terra

Segurança máxima risco mínimo


Hoje, todas as áreas críticas são vigiadas por células fotossensíveis e sensores de fumaça. Método equivalente será implantado para proteger a rede de 4.200 quilômetros de dutos submarinos da Bacia de Campos. Ali, sensores farão medições em pontos estratégicos a cada dez segundos. Em centros de controle, computadores vão comparar os volumes transportados por toda a rede, em busca de diferenças de fluxo, o que permitirá a identificação de vazamentos muito antes que se caracterize um acidente ambiental.

"Mas, muito mais importante que os modernos equipamentos é a questão cultural. Segurança no local de trabalho é sobretudo uma questão de compromisso e de empenho de toda a empresa, de cada empregado", afirma Ricardo Caselli Moni, gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da UN-Rio. " Hoje, ao premiar seus empregados pela melhoria dos índices de produtividade e de segurança com o mesmo peso e a mesma ênfase, de forma equivalente, a Petrobras dá um sinal muito claro: a segurança é tão As certificações 150 14001 (para a gestão ambiental), BS 8800 (segurança e saúde ocupacional) e ISM CODE (segurança e poluição em unidades marítimas) comprovam que os sistemas de gestão de segurança da Petrobras estão em conformidade com os mais rígidos padrões internacionais. Conseguiu-se difundir a cultura da segurança na empresa.
Por isso, os resultados não demoraram a aparecer. Entre 1996 e 2000 houve uma redução de 80% no número de acidentes com afastamento. E, em dezembro de 2001, um recorde: a estratégica plataforma P-32, no campo de Marlim, completou mil dias sem nenhum acidente que determinasse o afastamento de um membro de sua força de trabalho, envolvendo empregados da Petrobras e de empresas contratadas - no dia 20 de julho, a P-32 estava há 1.205 dias sem acidentes.
Na Bacia de Campos, segurança é sinônimo de prevenção.

Fonte: Petrobras