quinta-feira, agosto 19, 2010

Twitter cria espaço para histórias longas


SÃO PAULO - A alguns meses de completar cinco anos, o Twitter lançou na terça-feira (12) uma página especial para reunir histórias que contam como os usuários usam a ferramenta. O objetivo, segundo o site, é inspirar outras pessoas a usar o serviço de formas "inovadoras e interessantes".
O espaço Twitter Tales foi lançado com três relatos, separados nas categorias "Vida", "Comunidade" e "Humor".

A primeira história é da usuária @natashabadhwar, uma moradora de Nova Déli que conta encarar o Twitter como uma forma de terapia.

O segundo depoimento é do perfil @caltrain, uma conta controlada por vários ciclistas da Califórnia na qual as pessoas podem ajudar outras a evitar transtornos com trens. Já o relato de @thebloggess conta como o Twitter ajuda uma blogueira a mostrar os "bastidores" de um blog.

Segundo Carolyn Penner, membro das comunicações do Twitter, outras histórias serão publicadas na página "nas próximas semanas". Os textos podem ser enviados para o endereço tales@twitter.com - e podem ter mais do que 140 caracteres.

No mês de julho, na ocasião da comemoração da marca de 500 milhões de usuários, o Facebook lançou um serviço semelhante ao Twitter Tales, chamado de Facebook Stories.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Bolas de ping-pong ajudam Nasa


Os jovens estudantes do projeto de verão que calcularam a viabilidade de manter o módulo de testes (ao fundo) flutuando com bolas de ping-pong

SÃO PAULO - Centro de Pesquisas Langley, da NASA, propõe que a agência utilize bolas de ping-pong para impedir que nave afunde após testes.

A proposta, que já se mostrou técnica e economicamente viável, aguarda aprovação de oficiais seniores para ser posta em prática.
A idéia partiu de um engenheiro chamado John DiNonno, que se lembrou de um programa que assistiu no Discovery Channel, no qual um navio naufragado foi reerguido com 27 mil bolinhas.
O desafio era solucionar um problema para a equipe de Langley: recuperar um projeto após seus testes. O centro está trabalhando em um simulador de módulo de viagens para astronautas que será usado em testes não tripulados. Essa etapa é parte do esforço para construir um veículo que substitua os ônibus espaciais, prestes a serem aposentados.
O veículo Orion é a nave de próxima geração criada pra levar astronautas ao espaço e, em sua primeira viagem, deverá subir 120 km acima da superfície da Terra. No entanto, justamente por se tratar de um teste, o módulo destinado a tripulação não será pressurizado. Com isso, ele não terá a flutuabilidade de uma nave comum e corre o risco de afundar no Atlântico após a queda.

Portanto, o desafio proposto era: como salvar o modelo de testes para futuras análises e possível reuso sem que a medida pesasse no orçamento final do projeto?

E é aí que a ideia de DiNonno entra em ação. Junto com um grupo de estudantes de um projeto de verão do Centro, ele testou diversos tipos de bolinhas de ping pong em vários critérios: reação ao ambiente de quase-vácuo, flutuação, aplicação de peso usando prensa hidráulica, aquecimento (para ver a reação às altas temperaturas de reentrada na atmosfera), descargas eletrostáticas e emissão de quaisquer substanciais nocivas à nave.

Após a bateria, as bolinhas de ping-pong se mostraram uma opção segura e viável. Segundo o cálculo feito em Langley, para manter o módulo boiando seriam necessárias pelo menos 150 mil bolinhas. Se cada uma sai a um preço de 50 centavos de dólar (que poderia ser reduzido devido à quantidade adquirida), o preço final seria muito baixo para os padrões de gastos da NASA.

O projeto ainda deve passar por algumas etapas de aprovação dentro da Agência Espacial Americana.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Orkut vaza novo layout de comunidades


Novo modelo permite que usuários postem vídeos e fotos na página inicial do grupo

SÃO PAULO - O novo layout das comunidades do Orkut já pode ser visto em uma comunidade teste.
Estruturalmente, a nova interface não traz grandes mudanças. A principal novidade é a possibilidade de incorporar vídeos e outros links com ícones no espaço para descrição do espaço. Essa caixa será controlada pelo dono da comunidade.

Segundo anúncio postado no fórum do Orkut, a página também vai ganhar divisões segmentadas para as regras, tópicos de ajuda e anúncios. Porém, essas informações somente serão acessíveis aos membros do grupo.

Logo abaixo, uma nova caixa vai permitir que os membros da comunidade postem fotos e vídeos.
No restante, a página não será alterada. O espaço e a estrutura para os fóruns, enquetes, membros e comunidades relacionadas não sofreram alterações.
Sistema de buscas foi reformado; página de resultados ficou mais clean

No último domingo (15), o Orkut alterou seu sistema de buscas. Segundo o blog da rede social, a nova ferramenta foi desenvolvida com base na Google Web Toolkit. A página com os resultados foi redesenhada e ficou mais limpa.
Os filtros também saíram das abas abaixo da caixa de pesquisa e foram realocados em uma coluna à esquerda da página.
Outro setor que passou por mudanças recentes foi o dos aplicativos. Com o novo modelo de página, o usuário pode acessar informações e alterar configurações do app sem a necessidade de abrir uma nova janela.

Desde o final do mês passado, o Orkut tem implementado uma série de mudanças, como a reincorporação dos recados privados e uma nova barra de navegação na página inicial a fim de tornar a navegação mais simples. O Orkut é a rede social mais popular entre os brasileiros.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Fabricante do NOD32 terá operação no Brasil


SÃO PAULO - A Eset, empresa de segurança responsável pelo antivírus NOD32, passa a operar no Brasil diretamente, apresentando soluções de segurança como o pacote Smart Security e preços mais acessíveis.


O antivírus NOD32 já era comercializado no Brasil por meio de parceiros da Eset. Com a participação direta no mercado local e gestão das ações, os consumidores ganham além de uma redução de custo, de R$79,99 o antivírus passa para R$ 54,99, um novo produto que integra antivírus, antispam e firewall pessoal, afirma Camillo Di Jorge, diretor da Eset para o Brasil.

“Além do lançamento do Smart Security, teremos até o final de 2010 ou início de 2011 um pacote combinado de produtos, oferecendo soluções para dispositivos móveis e Mac Home Edition”, afirma Di Jorge. O executivo conta que a Eset também oferece cursos online gratuitos voltados a segurança, permitindo que o usuário seja treinado para evitar cair em ameaças virtuais. “Não existe produto cem por cento seguro. Nossa produto possui alta pró-atividade, interferindo antes da execução da ameaça, mas é importante que o usuário tenha seus sistemas atualizados e saiba onde navegar, evitando assim golpes de engenharia social”.
Um teste da AV Comparatives, instituto independente de teste de antivírus, colocou o NOD32 no quinto lugar para detecção pró-ativa de malwares, situando o produto à frente de McAfee, Symantec e AVG. Segue abaixo a classificação do último levantamento:

1- Trustport, Panda – 63%

2- G DATA – 61%

3- Kaspersky, Microsoft – 59%

4- AVIRA – 53%

5- ESET NOD32, F-Secure – 52%

6- BitDefender, k7 e eScan – 50%

7- Symantec – 43%

8- McAfee – 38%

9- AVG – 34%

10- Sophos – 32%

11- Avast – 29%

12- Norman – 27%

13- TrendMicro – 26%

14- PC Tools – 17%

15- Kingsoft – 11%

Fonte: http://info।abril.com.br/

Apple traz suporte ao formato RAW no Mac OS


SÃO PAULO - Atualização para o sistema operacional da Apple garante suporte a formato de imagem RAW para diversos modelos de câmeras digitais.


Com a atualização os programas como Aperture e iPhoto passam trabalhar com arquivos RAW, que oferecem uma qualidade superior de imagem, além de suporte no sistema operacional para o formato, garantindo a exibição correta de informações, miniaturas e associações com aplicativos.

Os arquivos em formato Raw são extraído dos sensores sem um processamento prévio na câmera, oferecendo maior qualidade e flexibilidade do que formatos comprimidos, como o JPEG.

A lista completa de formatos pode está disponível no site de suporte da Apple.

Fonte: http://info.abril.com.br/