Utilizando o software SolidWorks CAD 3D, a Seabed Rig desenvolveu uma maneira mais segura, econômica e ecológica de explorar petróleo e gás em águas profundas
Procurando aprimorar o custo, a eficiência e a segurança da perfuração de petróleo em águas profundas, a empresa Seabed Rig, sediada na Noruega, escolheu o software SolidWorks CAD 3D para desenvolver um novo sistema para a perfuração que opera no leito oceânico. “O mundo precisa de novas idéias para proteger as pessoas e o meio ambiente”, diz Oscar Siqueira, country manager da SolidWorks Brasil. “A Seabed Rig faz a sua parte; a empresa oferece uma solução que transforma uma das atividades mais perigosas e complexas - a perfuração de petróleo em águas profundas - em um trabalho econômico, eficiente e seguro”, detalha Siqueira.
Sonda de exploração pode ser instalada em apenas um dia
Esse projeto inovador, desenvolvido com o apoio do software SolidWorks, elimina quilômetros de tubulações rígidas para transferência de petróleo; saem de cena, também, as enormes superestruturas que prejudicam a beleza das paisagens costeiras. O projeto substitui essa dispendiosa superestrutura por uma sonda de perfuração completa e totalmente automatizada. Esse equipamento possui uma fração do tamanho de uma plataforma tradicional. Em vez de ser montada por equipes de construção trabalhando ininterruptamente ao longo de muitos meses, ela pode ser colocada no leito oceânico a partir de um navio na superfície em apenas um dia.
Equipamento evita contaminação do ambiente e reduz custos
Controlada remotamente a partir do navio de superfície, a sonda é preenchida com água, tem sua pressão compensada e é encapsulada para evitar a contaminação do ambiente circundante. Exigindo menos maquinário, construção, configuração, pessoal, limpeza e desmontagem, a Seabed Rig reduzirá significativamente os custos da exploração de petróleo e gás em águas profundas e nas difíceis regiões árticas.
“Segurança e custo são as duas maiores preocupações envolvendo a extração e o uso de combustível fóssil, o que é algo totalmente correto”, afirma Kenneth Mikalsen, CTO da Seabed Rig. “Esses são exatamente os problemas tratados pelo novo projeto. Trabalhamos há muito tempo desde nossa fundação, e o software de projeto SolidWorks tem sido uma ferramenta importante para a realização de nossos objetivos. Continuaremos a usar o SolidWorks durante nosso trabalho para mudar a maneira pela qual a perfuração de petróleo e gás em águas profundas é realizada”, diz Mikalsen.
CAD 3D acelerou o projeto
Os robôs especializados da Seabed Rig, os equipamentos de perfuração e as grandes montagens demandam software poderoso e intuitivo. “Todos os engenheiros envolvidos na fase inicial de colocação em serviço eram usuários experientes do SolidWorks”, declara Mikalsen. “Isso permitiu que eles soubessem como o SolidWorks poderia efetivamente resolver os desafios de projeto enfrentados”.
Fonte:
http://www.clickmacae.com.br/