domingo, novembro 11, 2012

Novos poços fazem pré-sal bater novo recorde de produção

Três novos poços entraram em produção em reservatórios do pré-sal no campo de Baleia Azul, operado pela Petrobras. Um deles já está entre os 30 maiores produtores, com uma média de produção de 15,6 Mboe/d. Dentre os 13 poços produtores do pré-sal, 8 figuram nessa lista. Os outros 10 poços estão localizadas nos campos de Jubarte (1), Lula (5), Caratinga e Barracuda (1) Marlim Leste (1), Marlim e Voador (1) e Barracuda (1).

Com isso, a produção média nesses reservatórios, atualmente conhecidos como a "menina dos olhos" de empresas brasileiras e estrangeiras, registrou um novo recorde, com 182,6 Mbbl/d de petróleo e 5,9 MMm3/d de gás natural, totalizando 220,1 Mboe/d, que corresponde a um aumento de 8,3% em relação ao mês passado. É o terceiro mês consecutivo que essa produção média fica acima de 200 mil barris de óleo equivalente por dia.

A produção média de gás natural no Brasil foi de aproximadamente 71,7 MMm3/d, um aumento de aproximadamente 9,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O maior produtor foi o campo de Manati, na Bacia de Camamu (litoral da Bahia), com uma produção média de 6,7 MMm3/d. O aproveitamento de gás natural na fase de produção foi de 94%.

A produção média de petróleo no Brasil em setembro foi de aproximadamente 1.924 Mbbl/d, uma queda de 4% se comparada ao mês anterior. O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o que mais produziu petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, com média de 318,1 Mboe/d.

Aproximadamente 89,9% da produção de petróleo e 76% da de gás natural foram explotados de campos marítimos. Cerca de 93,7% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras. Dentre os 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, 2 são operados por empresas estrangeiras: Statoil (Peregrino) e Shel (Ostra). O campo de Baleia Azul, que iniciou a produção neste mês, teve média de aproximadamente 23,6 Mboe/d.

A produção de petróleo e gás natural em setembro foi oriunda de 9.059 poços, sendo 778 marítimos e 8.281 terrestres. A plataforma P-56, no campo de Marlim Sul, foi a que mais produziu, com média de 144,4 Mboe/d. O grau API médio do petróleo produzido em setembro foi de aproximadamente 24,1º, sendo que 9% da produção é considerada de óleo leve (>= 31º API), 56% de óleo médio (>= 22º e <31 35="35" api="api" de="de" e="e" leo="leo" pesado="pesado">

OGX começa perfuração em Cozumel, na Bacia de Campos

A OGX iniciou na quinta-feira (8) a perfuração do prospecto de Cozumel, na Bacia de Campos. Em teleconferência com analistas sobre os resultados do terceiro trimestre, os executivos da companhia revelaram ainda que pretendem perfurar em cinco prospectos novos no ano que vem, nos blocos BM-C-37 e BM-C-38, também na Bacia de Campos.

A estimativa de investimentos da OGX em 2013 é de US$ 1,2 bilhão, sendo 20% desse total, ou US$ 240 milhões, destinados à exploração. Os 80% restantes irão para o desenvolvimento da produção.

O diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Roberto Monteiro, disse ainda que a empresa vai conectar o terceiro poço produtor em Tubarão Azul em dezembro.

"Em janeiro poderemos ter uma estimativa de quantos barris esse poço vai produzir", afirmou Monteiro.

Tubarão Martelo

O diretor de exploração da OGX, Paulo de Tarso, afirmou que o reservatório de Tubarão Martelo "é melhor" que o de Tubarão Azul.

O campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos, é atualmente o único produtor da petroleira do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

A companhia informou ainda que deverá conectar em dezembro o terceiro poço produtor em Tubarão Azul. Até janeiro, será possível ter uma estimativa de quanto será a produção do terceiro poço, segundo a companhia.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/